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Em seu décimo aniversário, Instagram deixa de ser uma fuga da realidade

Aplicativo ganhou novos recursos e tem sido usado como ferramenta de trabalho e como forma de propagar ideias

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Instagram completa dez anos de existência | Foto: Lionel Bonaveture / AFP / CP

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Fotos artísticas do pôr do sol e sorvetes estão perdendo espaço para conteúdos mais engajados no Instagram nos dez anos de lançamento do aplicativo, que coincide com tempos de protestos por justiça social, crise climática e pandemia.

Fundado em 2010 por Kevin Systrom e Mike Krieger, em dois anos o aplicativo tinha um bilhão de usuários e, desde então, cresceu rapidamente, após inicialmente atrair a atenção do público com seus filtros de imagem e ferramentas fáceis de edição e compartilhamento de fotos. Porém, fotos lúdicas, que já foram uma marca registrada do Instagram, são cada vez mais vistas como fora do tom em um momento em que pessoas estão “perdendo empregos, ficando doentes, isoladas e deprimidas, e ainda por cima há os protestos do BLM (Black Lives Matter) e tudo que está acontecendo com as eleições nos EUA”, argumentou Rebecca Davis.

Em 2016, ela criou o perfil “Rallyandrise”, dedicado a ajudar as pessoas a se engajarem politicamente. “Não que não haja tempo e lugar para fotos bonitas, mas talvez as pessoas estejam tentando encontrar um equilíbrio”, disse ela. O número de seguidores da moradora de Nova York mais do que dobrou nos últimos meses, chegando a 24 mil.

Em maio, manifestações eclodiram em todos os EUA depois do compartilhamento nas redes sociais de um vídeo em que um homem negro algemado, George Floyd, agoniza enquanto um policial se ajoelha em seu pescoço por mais de cinco minutos, em Minneapolis. Simultaneamente, a pandemia fez com que as pessoas se isolassem em casa e passassem mais tempo do que nunca on-line. Ofuscando tudo isso, há ainda a controversa eleição presidencial de novembro. “As pessoas estavam desesperadas por conselhos e orientação para fazer algo”, disse Davis. Petições online, arrecadação de fundos e mobilização tornaram-se a norma e o Instagram foi o terreno principal para essa tendência.

“Insta” foco

A ex-candidata à Presidência dos EUA, Hillary Clinton, e a celebridade Kourtney Kardashian, estão entre as várias figuras públicas que usaram o Instagram para colocar em foco questões raciais, emprestando suas contas a afro-americanos notáveis por 24 horas. “O Instagram é a nossa maior e mais eficaz plataforma quando se trata de fazer com que os usuários levem a cabo os links de ação”, explicou Emily Patterson, gerente de mídias sociais da União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU), referindo-se a fazer as pessoas clicarem para assinar petições, organizar protestos ou entrar em contato com membros do Congresso. “Ele tem o público que estamos tentando alcançar.”

O recurso Stories do Instagram permite que os usuários mostrem uma sequência de imagens, como por exemplo um dia inteiro protestando. E o aplicativo também aumentou sua gama de ferramentas de compartilhamento. Para movimentos políticos, o Instagram tem um público cobiçado de jovens adultos, desde adolescentes até pessoas na casa dos 30 anos, se conectando com seus amigos e pares.

“No Facebook, não são só amigos e comunidades escolhidas, mas também seus pais, colegas de quarto, ex-parceiros – uma ampla coleção de todo mundo que alguém já conheceu”, disse Patterson. “Então as pessoas não entram em alguns assuntos profundamente importantes para elas nessa plataforma”. Além disso, o Instagram é onde as pessoas passam muito tempo, o que o torna propício para o ativismo. Os resultados são comprovados, de acordo com Patterson.

A ACLU recebeu reclamações de advogados norte-americanos sobre “o quanto eles odiavam as pessoas os confrontando a partir das redes sociais” sobre a separação de crianças imigrantes de seus pais na fronteira com o México, e a maioria dos casos acontecia no Instagram, afirmou Patterson.

Fotos alimentam indignação

A adolescente sueca Greta Thunberg, ativista da crise climática, reuniu jovens de todo o mundo usando o Instagram. O aplicativo focado em imagens cai como uma luva para o ativismo ambiental, sensibilizando as pessoas a agir com imagens de partir o coração, como os coalas queimados nos incêndios australianos.

O imunologista Dr. Noc, 27, disse que poucas pessoas vão ao Instagram para se educarem, então é preciso surpreendê-las com conhecimento. “As pessoas preferem informações curtas com legendas, que sejam fáceis de digerir e também divertidas”, disse Noc, que usa sua conta para explicar a covid-19 e a pandemia.

De olho no futuro, Noc acha, na verdade, que seu crescimento foi mais explosivo no TikTok, plataforma de compartilhamento de vídeos curtos. Ele suspeita que seu sucesso se deve ao fato de que não há tantas pessoas postando sobre imunologia por lá.

Ele passa horas fazendo vídeos para seus 200 mil seguidores do TikTok e os republica no Instagram, onde tem menos seguidores. No dinâmico mundo da tecnologia, o Instagram celebra seu 10º aniversário com sua vantagem política agora sob ameaça do novato em ascensão.

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Tecnologia

Anatel prorroga medidas de combate às chamadas abusivas até 2025

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Imagem: Getty Images/Reprodução
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A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou hoje, sexta-feira (26), a prorrogação das medidas de combate às chamadas abusivas de telemarketing até 31 de maio de 2025. A decisão foi oficializada por meio de despacho publicado no Diário Oficial da União.

Estabelecida inicialmente em 2022, a cautelar impõe uma série de iniciativas visando reduzir a quantidade de ligações de telemarketing que frequentemente incomodam os usuários em todo o país. Segundo a Anatel, os resultados positivos obtidos com essas medidas motivaram a prorrogação.

Entre as ações destacadas, está a determinação para que as operadoras de telefonia móvel e fixa identifiquem e bloqueiem usuários que realizem mais de 100 mil ligações diárias, sendo que mais de 85% delas sejam chamadas curtas. O descumprimento dessas normas pode acarretar multas de até R$ 50 milhões às prestadoras infratoras.

Além disso, a Anatel informou que passará a monitorar regularmente o tráfego horário de chamadas, podendo determinar o bloqueio em caso de reincidência após notificação prévia. As empresas infratoras permanecem proibidas de ativar novos números para chamadas até o término do bloqueio.

As medidas visam especificamente as chamadas curtas, que incluem aquelas não completadas por qualquer motivo ou destinadas à caixa postal, com duração de até seis segundos. Geralmente, essas chamadas são realizadas por meio de soluções tecnológicas para disparo em massa e não têm o propósito de comunicação efetiva.

A Anatel destaca que o bloqueio também abrange empresas que desrespeitam a decisão do usuário de não receber chamadas de telemarketing, registrando-se em plataformas específicas. Até o momento, 909 usuários foram bloqueados por violarem as medidas.

As operadoras permanecem obrigadas a publicar relatórios mensais e fornecerem ferramentas online para consulta e identificação dos titulares dos números que efetuam chamadas.

Fonte: tecmundo

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Tecnologia

Toyota e Nissan se unem a Tencent e Baidu para avanço em IA

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Imagem: Tada Images/Shutterstock
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Nesta quinta-feira (25), Toyota e Nissan, duas gigantes automotivas japonesas, anunciaram uma parceria estratégica com empresas chinesas de tecnologia, Tencent e Baidu, com o objetivo de avançar no desenvolvimento de inteligência artificial (IA) aplicada a veículos elétricos. A iniciativa, conforme informações da Reuters, visa à adaptação das montadoras às rápidas mudanças tecnológicas e à recuperação de suas posições de destaque no mercado.

Segundo Yiming Xu, diretor de marca e comunicações da Toyota na China, a Toyota planeja integrar a tecnologia de IA da Tencent em um novo veículo fabricado no país, com previsão de lançamento ainda neste ano.

Por sua vez, a Nissan utilizará a IA generativa da Baidu em sua plataforma para estudar a viabilidade de futuros desenvolvimentos tecnológicos. O foco da montadora é realizar pesquisas adicionais para o aprimoramento de carros inteligentes e a incorporação dos produtos de IA da empresa em seus veículos.

Essas parcerias ressaltam a crescente competitividade da China não apenas no mercado de smartphones, mas também na indústria automotiva, mesmo para grandes empresas globais como a Toyota.

A Tesla, por exemplo, enfrenta uma desaceleração nas vendas e uma concorrência acirrada na região. Como resultado, a fabricante liderada por Elon Musk optou recentemente por reduzir os preços de seus veículos elétricos em todo o mundo, em uma estratégia agressiva que tem sido empregada desde o ano passado, desencadeando uma “guerra de preços”.

Esta semana, a Huawei, que ressurgiu no mercado de smartphones com o lançamento da série Mate 60 (um sucesso na China), lançou um novo software focado em veículos autônomos. A empresa busca se estabelecer como um importante player também no mercado de veículos elétricos. Atualmente, pelo menos 40 marcas disputam a atenção dos consumidores de veículos elétricos na China.

Fonte: Olhar Digital

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Tecnologia

TikTok Notes é lançado como rival do Instagram para publicar fotos

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Imagem: Getty Images/Reprodução
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O TikTok deu um passo ousado em direção à concorrência com o Instagram com o lançamento do TikTok Notes, um novo aplicativo dedicado à publicação de fotos estáticas. Desenvolvido pela ByteDance, o TikTok Notes foi oficialmente anunciado nesta quarta-feira (17).

Embora ainda esteja em fase experimental e tenha sido amplamente vazado nos últimos meses, o aplicativo já está disponível para download na App Store e na Google Play Store, mas apenas na Austrália e no Canadá. A empresa não forneceu uma data para o lançamento em outras regiões, incluindo o Brasil.

No TikTok Notes, os usuários podem compartilhar fotos individuais ou em galerias, acompanhadas por textos curtos que podem ser descrições, resumos ou mensagens sobre o conteúdo. Por enquanto, não foram divulgados detalhes sobre outros recursos, como adesivos, emojis ou opções de edição de fotos.

O feed do TikTok Notes é dividido em duas telas: uma dedicada às postagens das pessoas que o usuário segue, e outra voltada para a descoberta de novos conteúdos.

“Seja documentando aventuras, expressando criatividade ou simplesmente compartilhando momentos instantâneos do dia, a experiência do TikTok Notes foi projetada para aqueles que desejam compartilhar e interagir por meio de conteúdo fotográfico”, afirmou o anúncio oficial.

Assim como acontece com o Instagram e Threads, os usuários têm a opção de conectar suas contas do TikTok com o TikTok Notes. Com essa integração, a empresa busca oferecer uma experiência mais ampla e coesa para seus usuários, abrangendo tanto fotos estáticas quanto vídeos de curta duração.

 

Fonte: tecmundo

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