Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril - Portal Plural
Connect with us

Clima/Tempo

Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril

Publicado

em

Foto:Wagner Urbano/Portal NotiSerra

15 topo humberto pluralFAST AÇAÍNuvera

De acordo com o primeiro boletim de 2020 divulgado pelo Centro Americano de Meteorologia e Oceanografia (NOAA), está mantida a previsão de neutralidade climática, ou seja, sem a presença dos fenômenos El Niño e La Niña. Com isso, a expectativa é de que as primeiras ondas de frio já comecem na segunda quinzena de abril na região Sul.

Segundo especialistas, a neutralidade é favorecida até o outono de 2020 no Hemisfério Sul, com aproximadamente 60% de chance. Essa condição pode se estender até o inverno. “Isso não quer dizer que a temperatura do Pacífico esteja dentro da média. Atualmente, observamos uma área mais aquecida no centro e leste do oceano, algo considerado pelo NOAA e que não está associada com o desenvolvimento de um novo El Niño”, afirma Patrícia Vieira, técnica em meteorologia da Somar.

Mês a mês

Depois da passagem de uma frente fria que neste momento provoca ventos de 70 km/h no Rio Grande do Sul e volumes de 40 milímetros, a tendência nos últimos dez dias de janeiro é de as chuvas ganharem força sobre o centro-norte do Brasil, segundo o NOAA. Com isso, a chuva vai diminuir de frequência e intensidade no Sul mais uma vez.

O Sudeste passará por dois extremos, de acordo com o centro de meteorologia. O centro-sul de São Paulo terá tempo mais firme, mais parecido com o Sul do Brasil. Já Espírito Santo, norte de São Paulo e Minas Gerais terão chuva generalizada e volumosa, a exemplo do Nordeste. Isso acontece porque, sem bloqueios atmosféricos no oceano Pacífico, as frentes frias consigam rumar naturalmente ao longo da costa da Bahia.

Em fevereiro, há indícios de um pulso de chuva mais generalizada desde o sul do Amazonas até o norte do Rio Grande do Sul. Na maior parte do Sudeste, esperam-se precipitações mais irregulares, com destaque para Minas Gerais e Espírito Santo. As temperaturas mínimas e máximas indicam valores acima do normal no Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.

Em março, diz o NOAA, a distribuição de chuva migra para uma faixa que vai da Amazônia ao Sudeste, passando pelo Centro-Oeste e oeste do Nordeste. No Sul, as chuvas perdem força e ficam abaixo do normal. Essa distribuição de precipitação reflete a condição de temperatura: o Brasil central terá valores mais próximos do normal por causa do excesso de nuvens, mas o Sul e parte do estado de São Paulo seguem mais quentes do que o normal.

A gangorra na chuva volta a aparecer em abril, com a umidade da Amazônia canalizada para a área entre o Paraguai, norte da Argentina e região Sul do Brasil. Além disso, começam a ocorrer os primeiros episódios de chuva mais intensos na costa leste do Nordeste. Como é natural do mês, diminui a chuva no Sudeste e no Centro-Oeste. Há condição para ainda ondas de calor no Sudeste em abril, mas, com a neutralidade no Pacífico durante o outono, as primeiras ondas de frio podem atingir a região Sul na segunda quinzena do mês.

Do Canal Rural

Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima/Tempo

Quinta-feira começa com chuva e temperaturas mais amenas em Santa Rosa

Publicado

em

portal plural chuva
Foto: Divulgação/ Portal Plural
NuveraFAST AÇAÍ15 topo humberto plural

Nesta quinta-feira (28), a cidade de Santa Rosa, amanheceu com chuva. A instabilidade chegou no inicio da noite e permaneceu até esta manhã, deixando a temperatura um pouco mais amena.

De acordo com o clima tempo, a previsão é de que a chuva se estenda ao longo de todo o dia, com momentos alternados entre sol e pancadas de chuva. A máxima no Berço Nacional da Soja, deve ser de 27ºc.
A precipitação deve ser de 11mm e a chuva deve se estender até a sexta-feira, onde são esperados 18mm de chuva

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Clima/Tempo

Defesa Civil implementará nova ferramenta para temporais no Rio Grande do Sul

Publicado

em

portal plural ▶️ confira a matÉria no link!! 📲aconteceu! está no portal plural, a mídia de todos ‼️
Foto: Alex Rocha/PMPA
Nuvera15 topo humberto pluralFAST AÇAÍ

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul implementará uma nova ferramenta de alerta para temporais e desastres severos no Estado, enviando avisos diretamente aos telefones celulares.

De acordo com o órgão, essa ferramenta foi desenvolvida em parceria com a Defesa Civil Nacional e a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para emitir alertas utilizando a rede de telefonia celular. Uma demonstração do sistema ocorrerá em 36 cidades gaúchas no próximo sábado (30).

O primeiro alerta será enviado às 15h para os municípios de Alegrete, Dom Pedrito, Itaqui, Quaraí, Rosário do Sul, Uruguaiana, Santa Maria, Cachoeira do Sul, Pântano Grande, Capão do Leão, Pedro Osório, Pelotas e São Lourenço do Sul.

O segundo envio, previsto para começar às 15h05, será direcionado aos municípios de Porto Xavier, Porto Mauá, Barra do Guarita, Iraí, Caxias do Sul, São Vendelino, São Sebastião do Caí, Estrela, Encantado, Cruzeiro do Sul, Muçum, Eldorado do Sul, Igrejinha, Itati, Maquiné, Montenegro, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Parobé, Rolante, São Jerônimo, Três Coroas e Três Forquilhas.

Segundo a Defesa Civil, no dia da demonstração, todas as pessoas presentes nos municípios receberão o alerta, mesmo que não residam na localidade. O aviso será recebido mesmo que o telefone esteja configurado para o modo silencioso ou sem créditos.

Durante o teste, os telefones vibrarão e emitirão um sinal sonoro contínuo de cerca de 10 segundos. A mensagem de texto do alerta se sobreporá ao conteúdo que estiver sendo visualizado na tela, e o usuário só conseguirá continuar utilizando o telefone após visualizar o conteúdo.

O novo sistema estará disponível em todo o território gaúcho a partir de 4 de dezembro e será utilizado apenas em casos de desastres extremos ou severos, que envolvam risco à população.

Fonte: O Sul

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Clima/Tempo

Terça-feira de calor e céu nublado no Berço Nacional da soja

Publicado

em

portal plural a terça feira promete ser de calor e tempo firme em santa rosa. durante o dia, o sol aparecerá entre muitas nuvens, alternando com períodos de céu nublado e a máxima deve chegar a
Foto: Portal Plural
NuveraFAST AÇAÍ15 topo humberto plural

A terça-feira promete ser de calor e tempo firme em Santa Rosa. Durante o dia, o sol aparecerá entre muitas nuvens, alternando com períodos de céu nublado e a máxima deve chegar aos 34ºC.  À noite, a cobertura de nuvens aumentará, deixando o céu nublado e amenizando a sensação de calor.

Segundo o clima tempo, a chuva deve chegar na cidade na quarta-feira (27). Os termômetros devem variar entre 23ºC e 33ºC . A  expectativa é de 11mm de chuva.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×