Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril - Portal Plural
Connect with us

Clima/Tempo

Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril

Publicado

em

Foto:Wagner Urbano/Portal NotiSerra

  • FAST AÇAÍ
  • Academia Persona

De acordo com o primeiro boletim de 2020 divulgado pelo Centro Americano de Meteorologia e Oceanografia (NOAA), está mantida a previsão de neutralidade climática, ou seja, sem a presença dos fenômenos El Niño e La Niña. Com isso, a expectativa é de que as primeiras ondas de frio já comecem na segunda quinzena de abril na região Sul.

Segundo especialistas, a neutralidade é favorecida até o outono de 2020 no Hemisfério Sul, com aproximadamente 60% de chance. Essa condição pode se estender até o inverno. “Isso não quer dizer que a temperatura do Pacífico esteja dentro da média. Atualmente, observamos uma área mais aquecida no centro e leste do oceano, algo considerado pelo NOAA e que não está associada com o desenvolvimento de um novo El Niño”, afirma Patrícia Vieira, técnica em meteorologia da Somar.

Mês a mês

Depois da passagem de uma frente fria que neste momento provoca ventos de 70 km/h no Rio Grande do Sul e volumes de 40 milímetros, a tendência nos últimos dez dias de janeiro é de as chuvas ganharem força sobre o centro-norte do Brasil, segundo o NOAA. Com isso, a chuva vai diminuir de frequência e intensidade no Sul mais uma vez.

O Sudeste passará por dois extremos, de acordo com o centro de meteorologia. O centro-sul de São Paulo terá tempo mais firme, mais parecido com o Sul do Brasil. Já Espírito Santo, norte de São Paulo e Minas Gerais terão chuva generalizada e volumosa, a exemplo do Nordeste. Isso acontece porque, sem bloqueios atmosféricos no oceano Pacífico, as frentes frias consigam rumar naturalmente ao longo da costa da Bahia.

Em fevereiro, há indícios de um pulso de chuva mais generalizada desde o sul do Amazonas até o norte do Rio Grande do Sul. Na maior parte do Sudeste, esperam-se precipitações mais irregulares, com destaque para Minas Gerais e Espírito Santo. As temperaturas mínimas e máximas indicam valores acima do normal no Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.

Em março, diz o NOAA, a distribuição de chuva migra para uma faixa que vai da Amazônia ao Sudeste, passando pelo Centro-Oeste e oeste do Nordeste. No Sul, as chuvas perdem força e ficam abaixo do normal. Essa distribuição de precipitação reflete a condição de temperatura: o Brasil central terá valores mais próximos do normal por causa do excesso de nuvens, mas o Sul e parte do estado de São Paulo seguem mais quentes do que o normal.

A gangorra na chuva volta a aparecer em abril, com a umidade da Amazônia canalizada para a área entre o Paraguai, norte da Argentina e região Sul do Brasil. Além disso, começam a ocorrer os primeiros episódios de chuva mais intensos na costa leste do Nordeste. Como é natural do mês, diminui a chuva no Sudeste e no Centro-Oeste. Há condição para ainda ondas de calor no Sudeste em abril, mas, com a neutralidade no Pacífico durante o outono, as primeiras ondas de frio podem atingir a região Sul na segunda quinzena do mês.

Do Canal Rural

Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima/Tempo

Calor com dias contados: vem aí a primeira frente fria do outono

Publicado

em

portal plural calor com dias contados vem aí a primeira frente fria do outono

  • Academia Persona
  • FAST AÇAÍ

O outono começa oficialmente no dia de 20 de março, às 00h06, e se estende até às 17h51 do dia 20 de junho, pelo horário de Brasília. Já teremos mudanças nas condições de tempo no primeiro dia da nova estação, devido ao avanço de uma nova frente fria.

A passagem do sistema na noite da quarta-feira (20), vai aumentar a condição de temporal sobre o oeste e sul do Rio Grande do Sul; teremos muita entrada de umidade já provocando mais nuvens de chuva na metade norte do estado gaúcho e o risco de temporal aumenta na Serra e na capital Porto Alegre. Santa Catarina, Paraná e São Paulo, ainda terão um primeiro dia de outono quente e abafado, com condição de pancadas moderadas a forte a partir da tarde.

 

Risco de temporais aumenta

A madrugada de quinta-feira (21), vai ser instável sobre algumas cidades do centro-sul do Rio Grande do Sul e até mesmo Porto Alegre pode receber volumes mais significativos durante a madrugada e as primeiras horas do dia, mas com a chuva perdendo força à tarde e à noite. Com o avanço do sistema em direção ao Sudeste, as pancadas ganham mais intensidade em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, litoral sul do Rio De Janeiro e na divisa dos dois estados com Minas Gerais.

 

Fonte: Clima Tempo.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Clima/Tempo

Semana deve começar com chuva no RS

Publicado

em

portal plural semana deve começar com chuva no rs
Foto: Divulgação
  • Academia Persona
  • FAST AÇAÍ

A Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) prevê para esta semana a ocorrência de “volumes significativos” de chuva. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para chuvas intensas, ventos fortes e possibilidade de queda de granizo, alertando para o risco de cortes de energia elétrica, danos em plantações, quedas de árvores e alagamentos. O aviso abrange as regiões metropolitanas de Porto Alegre, Noroeste, Sudoeste, Nordeste e parte do centro do Rio Grande do Sul, com vigência até às 12h de segunda-feira (18).

Apesar da previsão de chuvas, a Sala de Situação não antecipa extravasamentos dos principais rios do Estado, mas alerta para possíveis transtornos em áreas ribeirinhas e alagamentos pontuais em zonas urbanas. Espera-se que as bacias hidrográficas do Estado enfrentem cheias, com exceção das bacias do Litoral Médio, Tramandaí e parte da Lagoa Mirim e Canal de São Gonçalo.

Após uma onda de calor com máximas em torno de 30ºC nos primeiros dias da semana, as temperaturas devem cair com a chegada do outono, que se inicia às 0h06min de quarta-feira (20) e termina às 17h51 do dia 20 de junho. Já na primeira noite da estação, uma frente fria avançará, aumentando o volume de chuva em grande parte do Rio Grande do Sul, conforme previsto pela Climatempo.

Para a quinta-feira (21), a Climatempo indica uma madrugada com aumento da chuva no centro-sul do Estado e na região de Porto Alegre. A expectativa é de que o volume de chuva diminua ao longo da tarde e noite. Além disso, prevê-se que o mar fique mais agitado no RS durante quinta e sexta-feira (22).

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Clima/Tempo

RS terá sequência de dias de chuva excessiva, com risco de inundações, alerta MetSul

Publicado

em

portal plural rs terá sequência de dias de chuva excessiva, com risco de inundações, alerta metsul

  • Academia Persona
  • FAST AÇAÍ

Após dias de calor intenso, a MetSul Meteorologia emitiu um alerta para o período entre esta sexta-feira (15) e a próxima quinta-feira (21). Condições favoráveis indicam a possibilidade de temporais em pontos isolados, especialmente no Rio Grande do Sul. Há risco de chuvas excessivas e localmente extremas, podendo resultar em inundações no estado.

As áreas de instabilidade mais intensas devem se formar da tarde para a noite, alimentadas por uma massa de ar quente e instável. Nuvens carregadas devem se concentrar sobre o Estado, provocando chuvas volumosas e temporais com rajadas de vento forte e queda de granizo em diferentes regiões.

Embora seja difícil prever a velocidade exata do vento em temporais isolados, espera-se rajadas de 70 km/h a 90 km/h. É importante ressaltar que esses eventos serão isolados e nem todas as cidades serão afetadas. Apesar da possibilidade de temporais em Porto Alegre, eventos severos como o ocorrido em janeiro não são comuns.

Além dos temporais, há um risco significativo de chuvas intensas, com volumes de 50 mm a 100 mm em curtos períodos, aumentando o potencial de alagamentos e inundações repentinas. Apesar da instabilidade prevista para os próximos dias, haverá momentos de melhoria temporária com aberturas de sol e tempo quente.

Devido às condições atmosféricas, é esperado um grande número de raios nos próximos dias, podendo afetar a rede de energia elétrica.

 

Fonte: O Bairrista.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×