Anatel prorroga medidas de combate às chamadas abusivas até 2025
Connect with us

Tecnologia

Anatel prorroga medidas de combate às chamadas abusivas até 2025

Publicado

em

portal plural mercado telemarketing anatel prorroga medidas de combate às chamadas abusivas até 2025
Imagem: Getty Images/Reprodução

  • FAST AÇAÍ
  • Academia Persona

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou hoje, sexta-feira (26), a prorrogação das medidas de combate às chamadas abusivas de telemarketing até 31 de maio de 2025. A decisão foi oficializada por meio de despacho publicado no Diário Oficial da União.

Estabelecida inicialmente em 2022, a cautelar impõe uma série de iniciativas visando reduzir a quantidade de ligações de telemarketing que frequentemente incomodam os usuários em todo o país. Segundo a Anatel, os resultados positivos obtidos com essas medidas motivaram a prorrogação.

Entre as ações destacadas, está a determinação para que as operadoras de telefonia móvel e fixa identifiquem e bloqueiem usuários que realizem mais de 100 mil ligações diárias, sendo que mais de 85% delas sejam chamadas curtas. O descumprimento dessas normas pode acarretar multas de até R$ 50 milhões às prestadoras infratoras.

Além disso, a Anatel informou que passará a monitorar regularmente o tráfego horário de chamadas, podendo determinar o bloqueio em caso de reincidência após notificação prévia. As empresas infratoras permanecem proibidas de ativar novos números para chamadas até o término do bloqueio.

As medidas visam especificamente as chamadas curtas, que incluem aquelas não completadas por qualquer motivo ou destinadas à caixa postal, com duração de até seis segundos. Geralmente, essas chamadas são realizadas por meio de soluções tecnológicas para disparo em massa e não têm o propósito de comunicação efetiva.

A Anatel destaca que o bloqueio também abrange empresas que desrespeitam a decisão do usuário de não receber chamadas de telemarketing, registrando-se em plataformas específicas. Até o momento, 909 usuários foram bloqueados por violarem as medidas.

As operadoras permanecem obrigadas a publicar relatórios mensais e fornecerem ferramentas online para consulta e identificação dos titulares dos números que efetuam chamadas.

Fonte: tecmundo

Compartilhe

Tecnologia

Embraer apresenta primeiras imagens do protótipo em tamanho real do ‘carro voador’

Publicado

em

portal plural embraer apresenta primeiras imagens do protótipo em tamanho real do 'carro voador'
Foto: Divulgação/Anac
  • Academia Persona
  • FAST AÇAÍ

A Eve Air Mobility, subsidiária de mobilidade aérea urbana da Embraer, divulgou nesta quarta-feira (8) as primeiras imagens oficiais em tamanho real do protótipo do ‘carro voador’ que está sendo desenvolvido pela empresa no Brasil.

Segundo a Eve Air Mobility, a previsão é que os eVTOLs (Veículos Elétricos de Decolagem e Pouso Vertical, na sigla em inglês) estejam em operação até o final de 2026. As imagens reveladas pela empresa mostram o primeiro protótipo do carro voador no país, apresentando um modelo predominantemente preto com detalhes em verde.

O desenvolvimento do modelo está em andamento na fábrica da empresa em Taubaté, localizada no interior de São Paulo. A Eve afirma que os carros voadores serão capazes de realizar voos verticais, impulsionados por motores elétricos que garantirão alto desempenho e segurança durante as viagens.

Além disso, a empresa destaca que o modelo apresenta diversas vantagens, como eficiência, baixo custo operacional, baixo nível de ruído e uma estrutura otimizada com menos peças e sistemas.

“Estamos progredindo significativamente na montagem do nosso primeiro protótipo do eVTOL, com previsão para concluir a produção e iniciar os testes de voo”, afirmou Johann Bordais, CEO da Eve Air Mobility, em comunicado.

O primeiro protótipo revelado nas imagens dará continuidade à campanha de testes da empresa, que continua a produção das aeronaves na fábrica localizada em Taubaté. Até o momento, a empresa recebeu quase 3 mil encomendas de carros voadores de operadores de helicópteros, companhias aéreas, empresas de leasing e plataformas de compartilhamento de voos em todo o mundo.

Fonte: G1

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Tecnologia

SpaceX revela novos trajes espaciais projetados para missões em Marte

Publicado

em

portal plural spacex apresenta novos trajes espaciais que podem ser usados em marte
Foto: Divulgação/ SpaceX
  • FAST AÇAÍ
  • Academia Persona

A SpaceX apresentou seus novos trajes para caminhadas espaciais, projetados para serem utilizados em expedições à Lua e a Marte, segundo a empresa de Elon Musk.

De acordo com o Pplware, esta revelação representa mais um avanço da SpaceX na criação de equipamentos para missões cada vez mais ambiciosas, ultrapassando os limites da órbita terrestre.

O traje espacial EVA foi desenvolvido com foco na mobilidade, incorporando novos materiais, processos de fabricação e designs de articulações inovadores. Segundo o Pplware, isso proporciona uma “maior flexibilidade em ambientes pressurizados”, mantendo o “conforto” para os astronautas.

O capacete, produzido por impressão 3D, apresenta uma nova viseira projetada para reduzir o brilho, além de um novo ‘Heads-Up Display’ (HUD) e câmera integrada, que fornecem informações cruciais sobre pressão, temperatura e umidade do traje.

Além disso, o capacete foi aprimorado em termos de válvulas de pressão e vedação, aumentando ainda mais a segurança dos membros da tripulação.

Fonte: Notícias ao minuto

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Tecnologia

Toyota e Nissan se unem a Tencent e Baidu para avanço em IA

Publicado

em

portal plural toyota e nissan se unem a tencent e baidu para avanço em ia
Imagem: Tada Images/Shutterstock
  • FAST AÇAÍ
  • Academia Persona

Nesta quinta-feira (25), Toyota e Nissan, duas gigantes automotivas japonesas, anunciaram uma parceria estratégica com empresas chinesas de tecnologia, Tencent e Baidu, com o objetivo de avançar no desenvolvimento de inteligência artificial (IA) aplicada a veículos elétricos. A iniciativa, conforme informações da Reuters, visa à adaptação das montadoras às rápidas mudanças tecnológicas e à recuperação de suas posições de destaque no mercado.

Segundo Yiming Xu, diretor de marca e comunicações da Toyota na China, a Toyota planeja integrar a tecnologia de IA da Tencent em um novo veículo fabricado no país, com previsão de lançamento ainda neste ano.

Por sua vez, a Nissan utilizará a IA generativa da Baidu em sua plataforma para estudar a viabilidade de futuros desenvolvimentos tecnológicos. O foco da montadora é realizar pesquisas adicionais para o aprimoramento de carros inteligentes e a incorporação dos produtos de IA da empresa em seus veículos.

Essas parcerias ressaltam a crescente competitividade da China não apenas no mercado de smartphones, mas também na indústria automotiva, mesmo para grandes empresas globais como a Toyota.

A Tesla, por exemplo, enfrenta uma desaceleração nas vendas e uma concorrência acirrada na região. Como resultado, a fabricante liderada por Elon Musk optou recentemente por reduzir os preços de seus veículos elétricos em todo o mundo, em uma estratégia agressiva que tem sido empregada desde o ano passado, desencadeando uma “guerra de preços”.

Esta semana, a Huawei, que ressurgiu no mercado de smartphones com o lançamento da série Mate 60 (um sucesso na China), lançou um novo software focado em veículos autônomos. A empresa busca se estabelecer como um importante player também no mercado de veículos elétricos. Atualmente, pelo menos 40 marcas disputam a atenção dos consumidores de veículos elétricos na China.

Fonte: Olhar Digital

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×