Estão abertas as inscrições para exibição de filmes em espaços culturais
Connect with us

Cultura

Estão abertas as inscrições para exibição de filmes em espaços culturais

Publicado

em

portal plural estão abertas as inscrições para exibição de filmes em espaços culturais

  • Academia Persona
  • FAST AÇAÍ

A partir de hoje, quinta-feira (15), os locais de exibição de filmes e cineclubes têm a oportunidade de se inscrever para obter credenciamento na Mostra Difusão, que acontecerá de 25 de março a 24 de abril. Os espaços que atenderem aos requisitos poderão transmitir gratuitamente os filmes que serão disponibilizados na programação da 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos (MCDH), por meio de plataforma de streaming.

As inscrições devem ser feitas no site Mapas da Cultura, até o dia 23 de fevereiro. É necessário criar uma conta e fazer login para concluir o processo de solicitação.

Podem participar da Mostra Difusão pontos de cultura, instituições educacionais, museus, bibliotecas públicas e comunitárias, espaços e coletivos culturais, movimentos sociais do campo e da cidade, associações, cooperativas, ONGs e qualquer equipamento cultural que promova atividades abertas à comunidade. É necessário possuir equipamento de projeção e sonorização, bem como acesso à internet banda larga.

A Mostra Difusão é parte da programação da 13ª MCDH, que engloba filmes e oficinas nas áreas de audiovisual e educação em todo o país. Nesta edição, o tema é “Vencer o ódio, semear horizontes”, com o objetivo de promover debates sobre democracia, direitos políticos, diversidade religiosa, memória, enfrentamento à tortura e ao genocídio, entre outros temas.

Produzida pelo Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense, a MCDH foi retomada após seis anos sem ocorrer. A abertura desta edição aconteceu em dezembro de 2023, no Centro de Artes da instituição, em Niterói, Rio de Janeiro, com uma palestra do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida.

Segundo a organização, mais de 700 professores foram capacitados para utilizar filmes como ferramenta de ensino. Na Mostra Difusão, assim como em edições anteriores, os filmes serão exibidos descentralizadamente para promover debates.

Realizada em conjunto com o Ministério da Cultura (MinC), a iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania é considerada uma das principais frentes educativas no setor. De acordo com o governo federal, essa ação está alinhada com as diretrizes do Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH-3) e do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH).

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe

Cultura

Luan Santana, Chitãozinho e Xororó, Simone Mendes e Ana Castela estão confirmados no Rock in Rio

Publicado

em

portal plural luan santana, chitãozinho e xororó, simone mendes e ana castela estão confirmados no rock in rio

  • FAST AÇAÍ
  • Academia Persona

Há poucos meses meses do Rock in Rio2024, que acontece em setembro no Rio de Janeiro, a assessoria de Chitãozinho e Xororó confirmou nesta segunda-feira (29), que a dupla se apresentará na cidade do rock. Além deles, outros sertanejos estarão no evento: Luan Santana, Simone Mendes e Ana Castela. Esta é a primeira vez que o evento recebe a categoria sertaneja nos shows. “Chitãozinho & Xororó são os primeiros artistas sertanejos a capitanear um show no Rock in Rio”, diz a mensagem, que também informou que o espetáculo contará com participações especiais. A assessoria do festival ainda não se manifestou sobre o assunto.

Já Luan Santana, que é natural de Campo Grande (MS), e recebeu o convite para participar do festival diretamente do diretor do evento, o empresário Roberto Medina. Outro nome que chega na “lineup” é Simone Mendes, ex-dupla de Simaria. Além dela, Ana Castela, de apenas 20 anos, também chega ao festival. Os shows acontecem em dois finais de semana diferentes, entre os dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro.

Nas redes sociais internautas reclamaram da programação e pediram de volta o “rock”, já que o festival, antigamente, era mais destinado à shows deste estilo.

 

Fonte: Jovem Pan.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Cultura

Gaúchos promovem festival tradicionalista nos Estados Unidos

Publicado

em

portal plural gaúchos promovem festival tradicionalista nos estados unidos

  • Academia Persona
  • FAST AÇAÍ

Gaúchos e simpatizantes da cultura gaúcha espalhados pelos Estados Unidos têm encontro marcado em Orlando, na Flórida, a partir desta sexta-feira (26). Por três dias, diversas atividades estão programadas em um parque da cidade para celebrar o tradicionalismo no Festival Cultural Gaúcho da América do Norte.

O grupo Alma Gaudéria, Joca Martins e Juliana Spanevello são as atrações musicais durante esses três dias em que os desgarrados do Rio Grande do Sul poderão matar a saudade do pago. A programação começa com degustação de xis gaúcho e churrasco, passando por cavalgada, curso de formação tradicionalista, oficinas de chimarrão e danças tradicionais, jogo de bocha e Grenal de bombachas.

Fonte: G1 RS.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Cultura

Festival de Balonismo em São Miguel das Missões inicia nesta sexta-feira

Publicado

em

portal plural festival de balonismo em são miguel das missões inicia nesta sexta feira
Foto: Ascom/Turismo São Miguel das Missões | Grupo Sepé/Reprodução
  • FAST AÇAÍ
  • Academia Persona

São Miguel das Missões se prepara para receber o II Festival Internacional de Balonismo, um evento que irá encantar moradores e visitantes com uma programação diversificada. Durante os dias 26 a 28 de abril, a cidade será palco de uma série de atividades voltadas para todas as idades, desde competições de balões até apresentações musicais de destaque.

O festival contará com a presença de 12 balões de ar quente, que colorirão os céus da região e proporcionarão aos visitantes um espetáculo visual único. Além disso, haverá uma variedade de atrações culturais, gastronômicas e de entretenimento, garantindo momentos de diversão para toda a família. Entre as atividades programadas estão o festival de food trucks e o festival de cerveja artesanal.

Destaque também para o show do Night Glow, que iluminará o céu noturno com seus fogos de artifício, e para a apresentação especial do balão shape, nas noites dos dias 26 e 27 de abril. A música também terá espaço garantido no festival, com três grandes shows musicais programados para as noites de sexta-feira, sábado e domingo. Na sexta-feira, a banda Indústria Musical animará o público com sua energia contagiante, a partir das 21h. No sábado, será a vez do renomado Acústicos e Valvulados subir ao palco, prometendo agitar os presentes com seu rock nacional, com início às 21h30. E para encerrar o evento em grande estilo, o Grupo Bem Campeiro trará toda a tradição da música gaúcha para o público presente, a partir das 18h.

Além das atividades programadas, o festival oferecerá a oportunidade para o público realizar voos panorâmicos de balão sobre as Ruínas de São Miguel e as paisagens missioneiras. Os interessados devem fazer reserva prévia pelo telefone (54) 9.9928-8828, com o valor de R$ 550 por pessoa. Recomenda-se que o voo seja realizado por crianças a partir dos 7 anos de idade. O evento é gratuito e aberto para toda a comunidade, reforçando São Miguel das Missões como promotor de grandes eventos.

Para mais informações o público pode acompanhar as informações pelo Instagram Oficial do Turismo de São Miguel das Missões ou pelo site oficial do Turismo de São Miguel das Missões, pelo https://www.visitesaomiguel.tur.br/

 

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×