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Em seu décimo aniversário, Instagram deixa de ser uma fuga da realidade

Aplicativo ganhou novos recursos e tem sido usado como ferramenta de trabalho e como forma de propagar ideias

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Instagram completa dez anos de existência | Foto: Lionel Bonaveture / AFP / CP

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Fotos artísticas do pôr do sol e sorvetes estão perdendo espaço para conteúdos mais engajados no Instagram nos dez anos de lançamento do aplicativo, que coincide com tempos de protestos por justiça social, crise climática e pandemia.

Fundado em 2010 por Kevin Systrom e Mike Krieger, em dois anos o aplicativo tinha um bilhão de usuários e, desde então, cresceu rapidamente, após inicialmente atrair a atenção do público com seus filtros de imagem e ferramentas fáceis de edição e compartilhamento de fotos. Porém, fotos lúdicas, que já foram uma marca registrada do Instagram, são cada vez mais vistas como fora do tom em um momento em que pessoas estão “perdendo empregos, ficando doentes, isoladas e deprimidas, e ainda por cima há os protestos do BLM (Black Lives Matter) e tudo que está acontecendo com as eleições nos EUA”, argumentou Rebecca Davis.

Em 2016, ela criou o perfil “Rallyandrise”, dedicado a ajudar as pessoas a se engajarem politicamente. “Não que não haja tempo e lugar para fotos bonitas, mas talvez as pessoas estejam tentando encontrar um equilíbrio”, disse ela. O número de seguidores da moradora de Nova York mais do que dobrou nos últimos meses, chegando a 24 mil.

Em maio, manifestações eclodiram em todos os EUA depois do compartilhamento nas redes sociais de um vídeo em que um homem negro algemado, George Floyd, agoniza enquanto um policial se ajoelha em seu pescoço por mais de cinco minutos, em Minneapolis. Simultaneamente, a pandemia fez com que as pessoas se isolassem em casa e passassem mais tempo do que nunca on-line. Ofuscando tudo isso, há ainda a controversa eleição presidencial de novembro. “As pessoas estavam desesperadas por conselhos e orientação para fazer algo”, disse Davis. Petições online, arrecadação de fundos e mobilização tornaram-se a norma e o Instagram foi o terreno principal para essa tendência.

“Insta” foco

A ex-candidata à Presidência dos EUA, Hillary Clinton, e a celebridade Kourtney Kardashian, estão entre as várias figuras públicas que usaram o Instagram para colocar em foco questões raciais, emprestando suas contas a afro-americanos notáveis por 24 horas. “O Instagram é a nossa maior e mais eficaz plataforma quando se trata de fazer com que os usuários levem a cabo os links de ação”, explicou Emily Patterson, gerente de mídias sociais da União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU), referindo-se a fazer as pessoas clicarem para assinar petições, organizar protestos ou entrar em contato com membros do Congresso. “Ele tem o público que estamos tentando alcançar.”

O recurso Stories do Instagram permite que os usuários mostrem uma sequência de imagens, como por exemplo um dia inteiro protestando. E o aplicativo também aumentou sua gama de ferramentas de compartilhamento. Para movimentos políticos, o Instagram tem um público cobiçado de jovens adultos, desde adolescentes até pessoas na casa dos 30 anos, se conectando com seus amigos e pares.

“No Facebook, não são só amigos e comunidades escolhidas, mas também seus pais, colegas de quarto, ex-parceiros – uma ampla coleção de todo mundo que alguém já conheceu”, disse Patterson. “Então as pessoas não entram em alguns assuntos profundamente importantes para elas nessa plataforma”. Além disso, o Instagram é onde as pessoas passam muito tempo, o que o torna propício para o ativismo. Os resultados são comprovados, de acordo com Patterson.

A ACLU recebeu reclamações de advogados norte-americanos sobre “o quanto eles odiavam as pessoas os confrontando a partir das redes sociais” sobre a separação de crianças imigrantes de seus pais na fronteira com o México, e a maioria dos casos acontecia no Instagram, afirmou Patterson.

Fotos alimentam indignação

A adolescente sueca Greta Thunberg, ativista da crise climática, reuniu jovens de todo o mundo usando o Instagram. O aplicativo focado em imagens cai como uma luva para o ativismo ambiental, sensibilizando as pessoas a agir com imagens de partir o coração, como os coalas queimados nos incêndios australianos.

O imunologista Dr. Noc, 27, disse que poucas pessoas vão ao Instagram para se educarem, então é preciso surpreendê-las com conhecimento. “As pessoas preferem informações curtas com legendas, que sejam fáceis de digerir e também divertidas”, disse Noc, que usa sua conta para explicar a covid-19 e a pandemia.

De olho no futuro, Noc acha, na verdade, que seu crescimento foi mais explosivo no TikTok, plataforma de compartilhamento de vídeos curtos. Ele suspeita que seu sucesso se deve ao fato de que não há tantas pessoas postando sobre imunologia por lá.

Ele passa horas fazendo vídeos para seus 200 mil seguidores do TikTok e os republica no Instagram, onde tem menos seguidores. No dinâmico mundo da tecnologia, o Instagram celebra seu 10º aniversário com sua vantagem política agora sob ameaça do novato em ascensão.

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Embraer apresenta primeiras imagens do protótipo em tamanho real do ‘carro voador’

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Foto: Divulgação/Anac
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A Eve Air Mobility, subsidiária de mobilidade aérea urbana da Embraer, divulgou nesta quarta-feira (8) as primeiras imagens oficiais em tamanho real do protótipo do ‘carro voador’ que está sendo desenvolvido pela empresa no Brasil.

Segundo a Eve Air Mobility, a previsão é que os eVTOLs (Veículos Elétricos de Decolagem e Pouso Vertical, na sigla em inglês) estejam em operação até o final de 2026. As imagens reveladas pela empresa mostram o primeiro protótipo do carro voador no país, apresentando um modelo predominantemente preto com detalhes em verde.

O desenvolvimento do modelo está em andamento na fábrica da empresa em Taubaté, localizada no interior de São Paulo. A Eve afirma que os carros voadores serão capazes de realizar voos verticais, impulsionados por motores elétricos que garantirão alto desempenho e segurança durante as viagens.

Além disso, a empresa destaca que o modelo apresenta diversas vantagens, como eficiência, baixo custo operacional, baixo nível de ruído e uma estrutura otimizada com menos peças e sistemas.

“Estamos progredindo significativamente na montagem do nosso primeiro protótipo do eVTOL, com previsão para concluir a produção e iniciar os testes de voo”, afirmou Johann Bordais, CEO da Eve Air Mobility, em comunicado.

O primeiro protótipo revelado nas imagens dará continuidade à campanha de testes da empresa, que continua a produção das aeronaves na fábrica localizada em Taubaté. Até o momento, a empresa recebeu quase 3 mil encomendas de carros voadores de operadores de helicópteros, companhias aéreas, empresas de leasing e plataformas de compartilhamento de voos em todo o mundo.

Fonte: G1

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Tecnologia

SpaceX revela novos trajes espaciais projetados para missões em Marte

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Foto: Divulgação/ SpaceX
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A SpaceX apresentou seus novos trajes para caminhadas espaciais, projetados para serem utilizados em expedições à Lua e a Marte, segundo a empresa de Elon Musk.

De acordo com o Pplware, esta revelação representa mais um avanço da SpaceX na criação de equipamentos para missões cada vez mais ambiciosas, ultrapassando os limites da órbita terrestre.

O traje espacial EVA foi desenvolvido com foco na mobilidade, incorporando novos materiais, processos de fabricação e designs de articulações inovadores. Segundo o Pplware, isso proporciona uma “maior flexibilidade em ambientes pressurizados”, mantendo o “conforto” para os astronautas.

O capacete, produzido por impressão 3D, apresenta uma nova viseira projetada para reduzir o brilho, além de um novo ‘Heads-Up Display’ (HUD) e câmera integrada, que fornecem informações cruciais sobre pressão, temperatura e umidade do traje.

Além disso, o capacete foi aprimorado em termos de válvulas de pressão e vedação, aumentando ainda mais a segurança dos membros da tripulação.

Fonte: Notícias ao minuto

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Tecnologia

Anatel prorroga medidas de combate às chamadas abusivas até 2025

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portal plural mercado telemarketing anatel prorroga medidas de combate às chamadas abusivas até 2025
Imagem: Getty Images/Reprodução
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A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou hoje, sexta-feira (26), a prorrogação das medidas de combate às chamadas abusivas de telemarketing até 31 de maio de 2025. A decisão foi oficializada por meio de despacho publicado no Diário Oficial da União.

Estabelecida inicialmente em 2022, a cautelar impõe uma série de iniciativas visando reduzir a quantidade de ligações de telemarketing que frequentemente incomodam os usuários em todo o país. Segundo a Anatel, os resultados positivos obtidos com essas medidas motivaram a prorrogação.

Entre as ações destacadas, está a determinação para que as operadoras de telefonia móvel e fixa identifiquem e bloqueiem usuários que realizem mais de 100 mil ligações diárias, sendo que mais de 85% delas sejam chamadas curtas. O descumprimento dessas normas pode acarretar multas de até R$ 50 milhões às prestadoras infratoras.

Além disso, a Anatel informou que passará a monitorar regularmente o tráfego horário de chamadas, podendo determinar o bloqueio em caso de reincidência após notificação prévia. As empresas infratoras permanecem proibidas de ativar novos números para chamadas até o término do bloqueio.

As medidas visam especificamente as chamadas curtas, que incluem aquelas não completadas por qualquer motivo ou destinadas à caixa postal, com duração de até seis segundos. Geralmente, essas chamadas são realizadas por meio de soluções tecnológicas para disparo em massa e não têm o propósito de comunicação efetiva.

A Anatel destaca que o bloqueio também abrange empresas que desrespeitam a decisão do usuário de não receber chamadas de telemarketing, registrando-se em plataformas específicas. Até o momento, 909 usuários foram bloqueados por violarem as medidas.

As operadoras permanecem obrigadas a publicar relatórios mensais e fornecerem ferramentas online para consulta e identificação dos titulares dos números que efetuam chamadas.

Fonte: tecmundo

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