Educação e SEBRAE realizam projeto piloto em escolas da Rede Municipal de Ensino - Portal Plural
Connect with us

Destaque

Educação e SEBRAE realizam projeto piloto em escolas da Rede Municipal de Ensino

Publicado

em

363938680 674301044737212 4628450713063153521 n

15 topo humberto pluralNuveraFAST AÇAÍ

A equipe da Secretaria de Educação e Cultura em parceria com o SEBRAE, deu início nesta sexta-feira (28), ao programa Educação Empreendedora no Ensino Fundamental. O projeto piloto conhecido como: “Jovens Empreendedores – Primeiros Passos – JEPP”, será executado em quatro escolas que fazem parte da Rede Municipal de Ensino de Santa Rosa. Na oportunidade, foi realizada uma formação pedagógica para 35 professores, com diretrizes sobre o programa.
O JEPP tem como objetivo desenvolver habilidades e comportamentos empreendedores nos alunos, de forma lúdica. O Vice-Prefeito Aldemir Ulrich e a Secretária de Educação e Cultura, Lires Zimmermann, acompanharam a formação. “A educação empreendedora incentiva a busca pelo autoconhecimento, novas aprendizagens e estimula o espírito de coletividade. A ideia é que através do programa, o aluno seja motivado para desenvolver atributos e atitudes essenciais para a gestão da própria vida, fomentando a criatividade e a cultura empreendedora”, destacou Lires.
✔️ A ação foi liderada pelo Coordenador do JEPP, Altamir Bernardes. O programa Jovens Empreendedores – Primeiros Passos vai ser composto por nove cursos: O mundo das ervas aromáticas; Temperos naturais; Oficina de brinquedos ecológicos; Locadora de produtos; Sabores de cores; Ecopapelaria; Artesanato sustentável; Empreendedorismo social e Novas ideias, grandes negócios.
Compartilhe

Destaque

Governo Lula assume que não negocia com judeus

Publicado

em

bd7f2968 a612 4c52 8ca5 9b9a6011c917

FAST AÇAÍNuvera15 topo humberto plural

Alemães são alemães. Canadenses são canadenses. Mas israelenses, para o ministro da Defesa de Lula, são “judeus”

 

Rótulos são comuns. Adjetivos, também. Mas muitos são carregados de preconceito, ainda que involuntariamente. Sabem aquela história de “estrutural”? Machismo estrutural, racismo estrutural, patrimonialismo estrutural… Pois é.

Quando alguém se refere a africanos como macacos, quando alguém se refere a homossexuais como bichas, quando alguém se refere a lésbicas como sapatões, quando alguém se refere a transexuais como travecos, quando alguém se refere a pobres como favelados, quando alguém se refere a nordestinos como cabeças chatas, quando alguém se refere a interioranos como jecas, está sendo asquerosamente preconceituoso.

Um americano é americano. Um argentino é argentino. Um francês é… francês! Por que diabos, então, um israelense é judeu? A pergunta é meramente retórica, claro, pois a resposta é irrefutável: preconceito. Mas, atenção! Não confundam com antissemitismo, ainda que comumente associados.

Sincericídio ministerial

O ministro da Defesa do governo Lula, José Múcio Monteiro, em evento na Confederação Nacional da Indústria (CNI) na terça-feira, 8, resolveu abrir o baú de barbaridades e proferiu um sem número de besteiras, ainda que algumas, com certa razão, e, quero crer, no caso dos judeus, sem má intenção; apenas por preconceito “estrutural”.

 

Múcio falou sobre a importação de potássio do Canadá: “Temos a segunda maior reserva, mas como está embaixo da terra dos índios, nós não podemos explorar”. Falou sobre munições: “Temos uma munição no Exército que não usamos. Fizemos um grande negócio. Não faz, porque senão o alemão vai mandar pra Ucrânia e a Ucrânia vai usar contra a Rússia e a Rússia vai mexer nos nossos acordos de fertilizantes“. Falou sobre as Forças Armadas e golpe de Estado: “Se tem muita gente que debita às Forças Armadas o golpe de 64, então tem de creditar às Forças Armadas não ter havido golpe em 2023”. Meu Deus!

 

Antes de continuar, um lembrete ao ministro: a democracia não é garantida pelas Forças Armadas, mas as Forças Armadas, pela democracia. É o Estado Democrático de Direito que faculta aos militares o uso das armas, para a defesa da nação. O golpe de 64 foi perpetrado pelo Exército, sim. Não se trata de Muita gente debitar”. E se não houve golpe em 2023, não foi por causa das Forças Armadas, mas, sim, repito, pela obediência ao Estado Democrático de Direito e à Constituição Federal. Nenhum brasileiro deve gratidão alguma às Forças Armadas por causa disso.

A coisa só piora

Múcio guardou o suprassumo do sincericídio banal para os judeus, e não israelenses, segundo ele, apesar de estar se referindo ao Estado de Israel, ou, como disse, tentando reparar a gafe, “Povo de Israel”: “Houve agora uma concorrência, uma licitação… Venceram os judeus, o povo de Israel, mas, por questão da guerra, do Hamas, os grupos políticos… Nós estamos com essa licitação pronta, mas, por questões ideológicas, nós não podemos aprovar”.

 

O ministro se referia à compra de blindados israelenses, e quem, segundo apuração do Portal Uol, impediu a negociação, foi o assessor especial de Lula, Celso Amorimnotório por seus posicionamentos contra Israel.

Não fosse o governo federal e, principalmente, o próprio presidente Lula tão assumidamente anti-israelenses e pró-Irã e grupos terroristas financiados pelos aiatolás, e não fossem (Lula e o PT) tão históricos aliados de ditadores e ditaduras mundo afora, talvez o deslize do ministro passasse batido.

 

Antissemitismo de Estado

Mas sendo o representante da Defesa de um governo que se tornou uma espécie de porta-voz informal do Hamas –  e agora também do Hezbollah -, e opositor ferrenho de Israel, inclusive disseminando mentiras e desinformação sobre a guerra entre – aí, sim – judeus e terroristas, tudo fica ainda pior.

 

A manifestação de José Múcio é totalmente consonante, contudo, com o pensamento de gigantesca parte da população mundial. Desde que Abraão criou o judaísmo, aliás.

Não foram por outro motivo as perseguições persa, otomana, russa, árabe, romana, nazista, islâmica, católica e sei lá mais quantas ao longo dos últimos quase 6 mil anos aos judeus por todos os quatro cantos da Terra.

 

Estrela de Davi amarela

Somos – e falo na primeira pessoa do plural por ser judeu – um povo rejeitado, mal tratado, perseguido e odiado por muita gente em muitas nações. E os pouco mais de 13 milhões de judeus vivos só não foram ainda extintos da face da Terra, porque desenvolveram uma incrível capacidade adaptativa, habilidades comerciais e científicas fundamentais, um inigualável senso de sobrevivência e, o mais importante, criaram a própria nação.

Sem Israel, muito provavelmente, leitor amigo, leitora amiga, vocês não estariam, aqui, me lendo. Eu, como meus pais e avós, teria sido exterminado, como meus bisavós. E como foram, antes deles, os bisavós de seus bisavós. E como foi boa parte de todas as gerações passadas de judeus desde, repito, Abraão.

Eu sou comentarista de uma rádio em Belo Horizonte. No programa de ontem, ainda sem saber da fala de Múcio, comentando sobre o aniversário de um ano dos atos bárbaros do Hamas, em 7 de outubro de 2023, em Israel, Luiz Fernando Rocha, o âncora, me perguntou : “Por que o mundo dá tanta importância para a guerra em Israel e menos, para a guerra na Rússia?“. “Simples”, eu respondi. “Porque são judeus”.

 

Fonte: O Antagonista por Ricardo Kertzman

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Com 3,26% dos votos, mesmo com apoio, genro de Lula perde eleição para prefeito em Sergipe

Publicado

em

imagem do whatsapp de 2024 10 09 à(s) 09.45.00 3a88ea46

NuveraFAST AÇAÍ15 topo humberto plural

Para tentar a vitória, o candidato chegou a gravar um vídeo pessoalmente com o sogro.

 

Danilo de Lula (PT), genro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sofreu uma derrota na eleição para a prefeitura de Barra dos Coqueiros (SE), no domingo (6).

 

O candidato recebeu apenas 781 votos, o que representa 3,26% dos votos válidos, e ocupou a terceira posição na disputa.

Para tentar a vitória, o genro do presidente Lula chegou a gravar um vídeo pessoalmente com o sogro, mas não foi o suficiente para garantir a conquista do petista.

 

No domingo, a disputa pela prefeitura de Barra dos Coqueiros foi bastante acirrada. Airton Martins (PSD) conquistou a vitória com 11.817 votos, representando 49,3% dos votos válidos. Alberto Macedo (União Brasil) ficou em segundo lugar, com 11.371 votos, correspondendo a 47,4%. Danilo de Lula (PT) ficou longe de incomodar os adversários.

Nas redes sociais, Danilo se manifestou nesta segunda-feira (7) sobre a derrota nas urnas e agradeceu pelos 781 votos. “Muito obrigado a todos barracoqueirenses que acreditaram na mudança. Nossa caminhada por uma Barra dos Coqueiros para todos foi linda. Quem luta por uma cidade mais justa não descansa. Seguimos juntos! Agradeço a cada voto de confiança. A Barra continua merecendo mais”, registrou o genro de Lula.

 

Fonte: CNN Brasil

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Com a conta de luz em alta, saiba o que gasta mais energia e como reduzir a despesa

Publicado

em

portal plural com a conta de luz em alta, saiba o que gasta mais energia e como reduzir a despesa

FAST AÇAÍ15 topo humberto pluralNuvera

Com a bandeira tarifária vermelha patamar 2 valendo a partir deste mês, a conta de luz deve ficar até 4,4% mais cara. A medida, autorizada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), tem o maior custo adicional na tarifa, com acréscimo de R$ 7,877 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Por isso, é importante entender quais aparelhos e hábitos consomem mais energia para tentar utilizá-los de forma sustentável e economizar no orçamento da família. Para orientar o consumidor, Thalita Moschini, coordenadora do curso de engenharia elétrica da Faculdade Anhanguera, fez um ranking com os principais vilões da conta de luz.

Ela explica que o líder de gasto de energia é o ar-condicionado, principalmente em períodos de calor intenso. “Um ar-condicionado pode representar até 40% do consumo de energia em uma residência”, alerta Thalita.

Além de identificar os vilões do consumo, a professora destaca a importância de adotar boas práticas. “Educação e conscientização são essenciais. Todos na casa devem estar envolvidos na economia de energia”, afirma.

Thalita recomenda também o uso da tecnologia inverter. “Essa é uma grande aliada na redução da conta de luz, proporcionando até 80% mais eficiência energética. Isso ocorre porque seu funcionamento contínuo evita oscilações que geram picos de energia. Além da eficiência, essa tecnologia pode oferecer uma economia de até 40% em comparação com aparelhos convencionais novos. Em relação a equipamentos antigos, a economia pode variar entre 60% e 70%. Embora o custo inicial seja mais alto, o retorno do investimento é rápido devido à eficiência energética oferecida”, avalia.

 

Veja o gasto dos equipamentos em casa e como economizar

Ar-condicionado

Pode representar até 40% do consumo de energia em uma residência. A orientação é manter o aparelho em 23°C e utilizar ventiladores para auxiliar na circulação do ar. Além disso, a manutenção regular do equipamento é fundamental para garantir eficiência.

Aquecedor de água

Pode ser responsável por até 25% do consumo, especialmente em regiões mais frias. A sugestão é optar por aquecedores a gás ou sistemas de aquecimento solar, que não apenas ajuda a reduzir a conta de luz, mas também é uma escolha mais sustentável.

Geladeira

Consome entre 10% e 20% da energia total. Para otimizar seu uso, é essencial manter a temperatura entre 3°C e 5°C e verificar a vedação das portas. Descongelar o freezer regularmente. Isso melhora a eficiência do aparelho.

Iluminação

Quando se trata de iluminação, a professora alerta que esse fator pode representar cerca de 15% do total da conta. Uma dica é trocar lâmpadas incandescentes por LEDs, uma vez que as lâmpadas de LED consomem até 80% menos energia e têm uma vida útil muito maior.

Televisão e computador

Os equipamentos eletrônicos também são responsáveis por uma parte significativa do consumo. “Equipamentos em standby continuam consumindo energia, e uma televisão pode consumir até 10% da conta de luz”, afirma Thalita. Para economizar, a professora recomenda desligar completamente os dispositivos quando não estiverem em uso.

Máquina de lavar roupa e secadores

Consomem entre 5% a 10% do total da conta. Thalita aconselha usar a máquina de lavar com carga cheia e optar por secar roupas ao ar livre sempre que possível.

Fogão elétrico

Equipamento pode representar até 6% do consumo total de energia. A sugestão é usar panelas de fundo plano que se ajustem às bocas do fogão e manter a tampa durante o cozimento para economizar.

 


Fonte: Metrópoles.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×