Enem 2020 acontece neste domingo - Portal Plural
Connect with us

Ensino

Enem 2020 acontece neste domingo

Publicado

em

Cerca de 5,8 milhões de estudantes estão inscritos no exame. Foto: Arquivo/Prefeitura de Votuporanga

  • FAST AÇAÍ
  • Academia Persona

 

 

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020 começa a ser aplicado neste domingo (17) para milhões de estudantes em todo o País.

 

 

Este ano, por causa da pandemia, os estudantes terão que seguir uma série de regras e, caso tenham sido diagnosticados com Covid-19 ou apresentem sintomas da doença ou de outras doenças infectocontagiosas, devem comunicar o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) pelo telefone 0800-616161 e não precisam comparecer ao exame. Eles poderão fazer o exame na reaplicação, nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Antes de sair de casa, os participantes devem conferir os locais onde farão as provas, no Cartão de Confirmação de Inscrição, na Página do Participante. Embora não seja obrigatório, a recomendação é que levem o cartão para a necessidade de verificar alguma informação até a hora da aplicação.

Caso necessitem comprovar a participação no exame, os estudantes podem, também na Página do Participante, imprimir a chamada Declaração de Comparecimento para cada dia de prova, informando o CPF e a senha. A declaração deve ser apresentada ao aplicador na porta da sala em cada um dos dias. Ela serve, por exemplo, para justificar a falta ao trabalho.

Para fazer o exame alguns itens são obrigatórios. Este ano, além do documento oficial de identificação com foto e da caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, itens obrigatórios também nos exames anteriores, a máscara de proteção facial passa a integrar essa lista. Os participantes que não estiverem com máscara de proteção facial não poderão ingressar no local de prova.

É recomendado que os participantes levem máscaras extras para trocar durante a prova. Haverá nos locais de prova álcool em gel para que os estudantes higienizam as mãos, mas é permitido que os participantes levem seu próprio produto caso desejem.

Como a prova é longa, é também recomendado que os candidatos levem lanche e água e/ou outras bebidas, com exceção de bebidas alcoólicas que não são permitidas e podem levar à eliminação do candidato.

 

Primeiro dia de prova

Neste domingo, os participantes fazem as provas objetivas de linguagens e ciências humanas, com 45 questões cada, e a prova de redação.

Os portões serão abertos às 11h30. Os estudantes podem entrar no local de prova até as 13h, no horário de Brasília. As provas começam a ser aplicadas às 13h30. Os candidatos terão 5 horas e 30 minutos para resolver as questões. A prova termina às 19h.

O exame continua no próximo domingo, dia 24, quando serão aplicadas as provas de ciências da natureza e de matemática.

Ao todo, cerca de 5,8 milhões de estudantes estão inscritos para fazer as provas. O Enem 2020 terá uma versão impressa, nos dias 17 e 24 de janeiro, e uma digital, realizada de forma piloto para 96 mil candidatos, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

 

Amazonas

O Enem será aplicado em todo o território nacional, com exceção do Amazonas, em razão da calamidade provocada pela pandemia de Covid-19.

As medidas de segurança adotadas em relação à pandemia do coronavírus serão as mesmas tanto no Enem impresso quanto no digital. Haverá, por exemplo, um número reduzido de estudantes por sala, para garantir o distanciamento entre os participantes. Durante todo o tempo de realização da prova, os candidatos estarão obrigados a usar máscaras de proteção da forma correta, tapando o nariz e a boca, sob pena de serem eliminados do exame. Além disso, o álcool em gel estará disponível em todos os locais de aplicação.

 

 

FONTE: O Sul

Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

IFFar Santa Rosa completa 21 dias com aulas suspensas, categorias aguardam uma nova proposta do Governo Federal

Publicado

em

portal plural iffar santa rosa completa 21 dias com aulas suspensas, categorias aguardam uma nova proposta do governo federal
Foto: Portal Plural
  • Academia Persona
  • FAST AÇAÍ

Desde o dia 8 de abril, o Instituto Federal Farroupilha de Santa Rosa está em greve, com todas as aulas suspensas, 77% dos docentes e 70% dos técnicos administrativos em educação aderiram à a paralisação. No dia 19, o governo federal enviou uma proposta às categorias e no dia 26, de forma unânime, os sindicatos rejeitaram a proposta do governo.
Dessa forma, a greve continua e com adesão de mais instituições.

Além da questão salarial, há também a solicitação de melhorias na estrutura do campus. As categorias reforçam que a greve foi o último recurso e desejam retornar o quanto antes. Este movimento, que hoje engloba mais de 76% dos campi dos Institutos Federais e diversas Universidades Federais com aulas suspensas, pressionou o governo a apresentar uma proposta para as demandas das categorias.

Em nota, o comando de greve informou que:

“O movimento grevista está em expansão, e, hoje, já somos mais de 520 unidades dos Institutos Federais paralisados, juntamente com muitas Universidades Federais.  Assim sendo, o fortalecimento da greve é essencial para que as nossas reivindicações sejam atendidas e tenhamos uma educação federal de muito mais qualidade, sempre buscando o desenvolvimento regional ao redor de nossas unidades instaladas.”

A categoria informou também, que o objetivo é de não haja prejuízo ao alunos e que as aulas deverão ser recuperadas.

 

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Greve no IFFar: Aulas Suspensas e Expectativa de Votação Nacional

Publicado

em

portal plural greve no iffar aulas suspensas e expectativa de votação nacional

  • Academia Persona
  • FAST AÇAÍ

A greve dos profissionais do Instituto Federal Farroupilha – Campus Santa Rosa, iniciada em 2 de abril, segue nesta quinta-feira (25/04), mantendo as aulas suspensas desde 8 de abril.

Amanhã (sexta-feira dia 26), deverá ocorrer a votação nacional sobre a aceitação da proposta. Em caso de recusa, espera-se uma nova rodada de negociações nas semanas seguintes, com o Governo Federal pressionado pela situação.

O Comando de Greve informou que mais de 76% dos campi dos Institutos Federais, juntamente com diversas Universidades Federais, têm aulas suspensas, o que pressionou o governo a apresentar uma proposta para as pautas das categorias, incluindo a unidade de Santa Rosa.

O Instituto Federal Farroupilha é composto pela Reitoria, localizada em Santa Maria, 11 campi e dois centros de referência, com aproximadamente 1.500 servidores.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Ensino

Dia Mundial do Livro é celebrado nas escolas da Rede Municipal de Ensino

Publicado

em

portal plural dia mundial do livro é celebrado nas escolas da rede municipal de ensino
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Santa Rosa
  • FAST AÇAÍ
  • Academia Persona

As escolas que fazem parte da Rede Municipal de Ensino celebraram nesta quarta-feira (23), o Dia Mundial do Livro. A data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para incentivar a leitura, homenagear autores e refletir sobre seus direitos legais. Não só neste dia, mas todo o mês de abril e durante todo o ano letivo, os alunos são estimulados ao hábito da leitura.

Por toda a rede municipal, são muitos exemplos de projetos de incentivo à leitura e à escrita. As Escolas de Educação Infantil (EMEIs) e de Ensino Fundamental (EMEFs), tem desenvolvido com os estudantes, projetos de leitura. A Diretora do Departamento de Planejamento Pedagógico de Santa Rosa, Leila Cristiane Bürger, destaca que as ações têm foco no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos estudantes, “Desde cedo, o contato com os livros é essencial para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes. Por meio da leitura e da contação de histórias, eles embarcam em uma jornada de descobertas que enriquece suas mentes e facilita a alfabetização nos anos iniciais. A leitura estimula a criatividade, permitindo que nossos alunos explorem mundos imaginários e desenvolvam a capacidade de pensar de forma inovadora”.

Além do dia 23, as escolas comemoraram neste mês, o Dia do Escritor Local e o Dia Nacional do Livro Infantil. Em Santa Rosa, a lei 5.490/2019, instituiu o dia 18 de abril, como o Dia do Escritor Local. Nesse mesmo dia, é celebrado também, o Dia Nacional do Livro Infantil e o aniversário do escritor Monteiro Lobato, considerado no Brasil, o “pai da literatura infantil”.

Santa Rosa conta também com a Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac, localizada na Rua Buenos Aires, 938, no Centro. O acervo da cidade, possui mais de 17 mil livros, todos disponíveis para a população.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×