Vereadores eleitos recebem orientações sobre estreia do mandato parlamentar - Portal Plural
Connect with us

Destaque

Vereadores eleitos recebem orientações sobre estreia do mandato parlamentar

Publicado

em


  • Academia Persona
  • FAST AÇAÍ

Seis vereadores eleitos em 15 de novembro, e que irão estrear no Poder Legislativo de Santa Rosa a partir de 01 de janeiro de 2021, participaram de encontro preparatório organizado pela Mesa Diretora da Câmara na terça-feira, 17.

Cleonice Brinhol, a Cléo (Cidadania), Rafael Rufino (MDB), Jocemar Gerhard, o Kuíque (Cidadania), Régis Bonmann (PT), Amarildo Keiber (Republicanos) e Adilson dos Santos, o Bola (Republicanos), além de Osório Antunes dos Santos, que vai para seu sexto mandato, estiveram no encontro, realizado no plenário Etore Alberto Beltrame e que teve a participação do advogado e professor André Barbi de Souza, diretor do Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos (IGAM).

Participaram das atividades o presidente do Legislativo, Aldair Melchior, o contador da Câmara Joel Facin e os assessores Heitor Henrique Cardoso (Jurídico), Fernando Borela (Mesa Diretora) e Claudiomiro Sorriso (Comunicação). Aos presentes foram repassadas orientações quanto ao funcionamento da Casa Legislativa, o cerimonial de posse, que acontece na manhã de 01 de janeiro e documentações legais a serem reunidas e remetidas à Câmara pelo eleito.

Cada vereador recebeu exemplares da Lei Orgânica do Município e do Regimento Interno, que passa a vigorar a partir da instalação da 18ª Legislatura.

André Barbi, que é autor do livro “O que é ser Vereador”, discorreu sobre a importância do mandato e das ações parlamentares visando o bem comum. Lembrou do papel fundamental que exerce o agente político, sendo este, necessário para a democracia e a cidadania.

Explicou que os vereadores precisam se preparar permanentemente a fim de acompanhar a evolução da sociedade, do meio em que estão inseridos e nas mudanças impostas pela legislação, a fim de realizar um excelente mandato parlamentar.

O IGAM, cuja sede está em Porto Alegre, presta assessoria à Câmara de Vereadores de Santa Rosa, nas questões jurídicas e legislativa, além de desenvolver, através de seu braço tecnológico (IGAMTec) o site do Poder Legislativo.

Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Havan promete transformar experiência de compras em Santa Rosa

Publicado

em

portal plural brigada militar salva bebê de apenas três dias de vida que estava engasgado em santa maria (1)

  • FAST AÇAÍ
  • Academia Persona

Neste sábado, 4, a Havan inaugura a megaloja de número 176, em Santa Rosa (RS), que promete transformar a experiência de compras no berço nacional da soja. Com um mix de mais de 350 mil itens, a varejista oferecerá ainda aos clientes santa-rosenses um horário diferenciado de atendimento, aberta todos os dias, das 9h às 22h, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

O dono da Havan, Luciano Hang, estará presente na inauguração e afirma que a megaloja será mais uma opção de turismo, lazer e compras para a cidade e região. “Estamos muito felizes em presentear Santa Rosa com uma Havan e podermos gerar mais de 100 empregos. Queremos, a partir de agora, contribuir cada vez mais com o município”.

Durante a inauguração, a Havan terá promoções exclusivas, além de diversas outras ofertas aos clientes. “Espero encontrar com cada um santa-rosense neste sábado para abraçar e agradecer ao carinho que tem demonstrado por nossa loja desde que anunciamos a obra na cidade”, diz o dono da Havan.

A Havan de Santa Rosa está localizada no Tape Porã, no bairro Central.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Clima/Tempo

“Infelizmente, o pior está por vir”, alerta meteorologista do Inmet sobre a chuva no RS

Publicado

em

portal plural  “infelizmente, o pior está por vir”, alerta meteorologista do inmet sobre a chuva no rs

  • Academia Persona
  • FAST AÇAÍ

A chuva deve se intensificar e ultrapassar os 100 milímetros em algumas regiões do Rio Grande do Sul nas próximas 36 horas, alerta o meteorologista Marcelo Schneider, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em entrevista ao Gaúcha+ desta segunda-feira (29), Schneider projetou o risco de enchentes, cheias e a preocupação com queda de granizo e raios. Em algumas regiões, volume total de chuva pode chegar aos 300 milímetros.

— Infelizmente, o pior está por vir, porque na quarta-feira, aí sim, a frente fria de fato vai começar a se movimentar e a intensidade da chuva fica até mais abrangente no Estado, entre a tarde e noite da quarta e a madrugada da quinta — projetou Schneider ao falar sobre o alerta vermelho emitido pelo Inmet devido ao volume de chuva previsto.

Conforme o meteorologista, há regiões do RS em que o volume de chuva já ultrapassou os 100 milímetros, especialmente na Região Central e em algumas cidades da Região Metropolitana e da Fronteira Oeste, como Quaraí, onde choveu 120 milímetros nos últimos dias. Schneider alerta que nestas regiões o volume de chuva pode alcançar os 300 milímetros.

— Então a situação é de bastante monitoramento, bastante atenção, bastante preocupação em praticamente todo o Rio Grande do Sul nesses próximos três, quatro dias. Eu acho que é importante ressaltar, claro, cada município sabe da sua realidade, qual é o nível do rio, qual a velocidade que ele sobe, quais são as regiões que normalmente alagam quando chove — alertou.

A chuva deve perder força a partir de sexta-feira, quando se desloca em direção a Santa Catarina. Apesar disso, ainda deve haver precipitação, em menor intensidade, em boa parte do RS. Além da chuva, o alerta do Inmet inclui a possibilidade de vento, granizo e raios.

Informações GZH

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

 Hospitais de referência suspenderão atendimento eletivo a segurados do IPE Saúde na próxima semana

Publicado

em

portal plural  hospitais de referência suspenderão atendimento eletivo a segurados do ipe saúde na próxima semana
Crédito Foto: Edivan Rosa/Critério
  • Academia Persona
  • FAST AÇAÍ

Diante da falta de condições de sustentabilidade para continuar prestando os serviços ao IPE Saúde, devido aos novos modelos de remuneração adotados em 1º de abril, 18 hospitais de referência do estado vão suspender o atendimento eletivo aos segurados do IPE na próxima segunda-feira (6). A medida foi comunicada ao órgão e anunciada em entrevista coletiva hoje (29).

Há vários meses, as instituições vêm tentando demonstrar ao IPE o impacto negativo que o novo modelo trará aos hospitais que atuam na média e alta complexidade. No começo do mês, uma liminar suspendeu as tabelas para mais de 10 hospitais, mas a decisão foi cassada pela desembargadora Laura Louzada Jaccottet, da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do RS.

“Entendemos como necessária a reestruturação do IPE. Mas isso não pode ser feito de forma unilateral e impositiva, obrigando os hospitais a custear esse processo, comprometendo a própria sobrevivência dos hospitais e, consequentemente, a manutenção do atendimento de milhões de gaúchos”, alerta Júlio Dornelles de Matos, diretor-geral da Santa Casa de Porto Alegre.

A suspensão impactará mais de 25 mil pacientes que possuem procedimentos eletivos já agendados a partir da próxima segunda, como cirurgias, exames, consultas e procedimentos. A nominata foi entregue ao IPE Saúde e os pacientes serão comunicados dos cancelamentos durante esta semana.

As novas tabelas de remuneração dizem respeito ao ressarcimento sobre medicamentos, diárias e taxas para as instituições que atendem pelo IPE Saúde. No entanto, para os hospitais credenciados que atuam com alta complexidade, a medida representaria R$ 154 milhões de prejuízo ao ano, segundo estudo da Federação RS – Santas Casas e Hospitais sem Fins Lucrativos e da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Rio Grande do Sul (Fehosul).

Na notificação enviada hoje, as instituições adiantam, também, o início do processo de descredenciamento do IPE Saúde, caso não haja uma solução para o tema.

“Não gostaríamos de tomar essa medida, mas ela é necessária para evitar uma desassistência ainda maior para a população”, afirma Rogério Franklin, presidente em exercício da Federação RS.

“Esperamos que haja um rápido julgamento do tema pelo colegiado da 2ª Câmara Cível do TJRS e, também, que o Judiciário auxilie na mediação desse tema”, acrescenta Cláudio Allgayer, presidente da Fehosul.

As instituições de referência prestam serviços como emergência adulta e pediátrica, tratamento do câncer, cirurgias cardíacas, neurocirurgias, transplantes, gestações de alto risco, neonatologia, UTIs, além de outros exames e procedimentos especializados.

A coletiva contou com a participação de representantes dos hospitais de referência, do Conselho Regional de Medicina do RS (Cremers), da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) e do Sindicato Médico do RS (Simers).

Como funcionará a suspensão

A partir da próxima segunda-feira (6), os hospitais de referência suspenderão todos os atendimentos eletivos já agendados a partir dessa data, incluindo exames diagnósticos, consultas, internações e procedimentos para 25.446 segurados do IPE. Cirurgias, exames e consultas marcadas até domingo (5) serão realizadas normalmente para mais de 6.800 pacientes.

As instituições continuarão atendendo mais de 2.400 pacientes já internados ou em radioterapia, quimioterapia e hemodiálise. Nas emergências, serão atendidos apenas casos de risco de vida iminente, após triagem com adoção dos protocolos de classificação de risco.

A suspensão afetará os seguintes hospitais:
•    Hospital Divina (Porto Alegre)
•    Hospital Ernesto Dornelles (Porto Alegre)
•    Hospital Mãe de Deus (Porto Alegre)
•    Hospital São Lucas da PUCRS (Porto Alegre)
•    Santa Casa de Porto Alegre
•    Hospital Tacchini (Bento Gonçalves)
•    Hospital de Caridade de Cachoeira do Sul
•    Hospital Santa Lúcia (Cruz Alta)
•    Hospital de Caridade de Erechim
•    Hospital Dom João Becker (Gravataí)
•    Hospital de Clínicas de Ijuí
•    Hospital Bruno Born (Lajeado)
•    Hospital de Clínicas de Passo Fundo
•    Hospital São Vicente de Paulo (Passo Fundo)
•    Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo (Santa Maria)
•    Hospital Vida e Saúde (Santa Rosa)
•    Hospital Ivan Goulart (São Borja)
•    Hospital Sapiranga

Hospitais tentam adequação desde 2009
Desde 2009, os hospitais gaúchos tentam adequar seu relacionamento com o IPE Saúde, como foi feito com as demais operadoras de saúde do país, para cumprir a Resolução 03/2009, da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). As novas regras federais exigiram a negociação das margens de remuneração às instituições, que garanta condições de reinvestimento como compra de novos aparelhos e manutenção diária dos serviços.
Somente em 2018 houve a migração do IPE para o novo modelo. No entanto, a partir de 2019, o órgão começou a adotar medidas unilaterais e impositivas, alterando regras e modelos de contraprestação, ignorando as condições de cada instituição. Isso foi reduzindo as margens, fazendo com que os hospitais passassem a trabalhar com um índice próximo de zero.

Recentemente, o IPE começou a discutir novas tabelas de remuneração sobre medicamentos, diárias e taxas que, após estudo das federações, constatou-se que trariam um prejuízo anual de R$ 154 milhões para 13 hospitais de referência. As instituições vêm tentando dialogar com o Governo do Estado por adequações, sem sucesso.

No Hospital Ernesto Dornelles, de Porto Alegre, maior prestador de atendimentos para o IPE (183 mil atendimentos ao ano), o prejuízo seria de R$ 40,6 milhões com as novas regras. Na Santa Casa de Porto Alegre, que faz 129 mil atendimentos ao ano, as perdas seriam de R$ 16,7 milhões. Já para o Hospital Astrogildo de Azevedo, de Santa Maria (101 mil atendimentos/ano), o prejuízo seria de R$ 68,4 milhões.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×