Sábado será de sol e calor no RS - Portal Plural
Connect with us

Clima/Tempo

Sábado será de sol e calor no RS

Publicado

em


  • FAST AÇAÍ
  • Academia Persona

 

O sábado deve ser de tempo ensolarado, com amplos períodos de céu claro, na maioria das regiões do Rio Grande do Sul. Este cenário é possível devido a um centro de alta pressão que atua na região Sul do Brasil. Entretanto, segundo a MetSul Meteorologia, algumas áreas podem registrar nuvens esparsas.

Com o tempo aberto e o vento calmo da madrugada, o resfriamento noturno será acentuado. Assim,  o dia inicia com temperatura mais baixa do que o registro neste mês. O sábado na cidade de Ausentes, por exemplo deve ter temperatura mínima de apenas 6ºC. A temperatura típica de inverno deve vir acompanhada de neblina ao amanhecer em alguns pontos.

Já o período da tarde será de calor em todas as regiões com termômetros marcando acima dos 20ºC. As máximas mais altas serão registradas em Santa Rosa com 29ºC e Uruguaiana com 30ºC. Porto Alegre deve iniciar o dia com temperatura amena, com mínima de 14ºC e máxima de 27ºC durante a tarde.

O mesmo clima de verão deve se alongar para os próximos dias, garantindo um domingo de sol e calor para os gaúchos. Conforme a previsão da MetSul Meteorologia, a chuva só deve retornar ao Estado na próxima sexta-feira.

Mínimas e máximas

Santa Rosa 14ºC / 25ºC
Caxias do Sul 10ºC / 24ºC
São Miguel das Missões 13ºC / 28ºC
Santa Maria 12ºC / 27ºC
Uruguaiana 15ºC / 30ºC
Bagé 10ºC / 27ºC
Pelotas 11ºC / 27ºC
Chuí 12ºC / 26ºC

CP/PP
Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima/Tempo

“Infelizmente, o pior está por vir”, alerta meteorologista do Inmet sobre a chuva no RS

Publicado

em

portal plural  “infelizmente, o pior está por vir”, alerta meteorologista do inmet sobre a chuva no rs

  • Academia Persona
  • FAST AÇAÍ

A chuva deve se intensificar e ultrapassar os 100 milímetros em algumas regiões do Rio Grande do Sul nas próximas 36 horas, alerta o meteorologista Marcelo Schneider, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em entrevista ao Gaúcha+ desta segunda-feira (29), Schneider projetou o risco de enchentes, cheias e a preocupação com queda de granizo e raios. Em algumas regiões, volume total de chuva pode chegar aos 300 milímetros.

— Infelizmente, o pior está por vir, porque na quarta-feira, aí sim, a frente fria de fato vai começar a se movimentar e a intensidade da chuva fica até mais abrangente no Estado, entre a tarde e noite da quarta e a madrugada da quinta — projetou Schneider ao falar sobre o alerta vermelho emitido pelo Inmet devido ao volume de chuva previsto.

Conforme o meteorologista, há regiões do RS em que o volume de chuva já ultrapassou os 100 milímetros, especialmente na Região Central e em algumas cidades da Região Metropolitana e da Fronteira Oeste, como Quaraí, onde choveu 120 milímetros nos últimos dias. Schneider alerta que nestas regiões o volume de chuva pode alcançar os 300 milímetros.

— Então a situação é de bastante monitoramento, bastante atenção, bastante preocupação em praticamente todo o Rio Grande do Sul nesses próximos três, quatro dias. Eu acho que é importante ressaltar, claro, cada município sabe da sua realidade, qual é o nível do rio, qual a velocidade que ele sobe, quais são as regiões que normalmente alagam quando chove — alertou.

A chuva deve perder força a partir de sexta-feira, quando se desloca em direção a Santa Catarina. Apesar disso, ainda deve haver precipitação, em menor intensidade, em boa parte do RS. Além da chuva, o alerta do Inmet inclui a possibilidade de vento, granizo e raios.

Informações GZH

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Clima/Tempo

Chuvas no RS levam municípios a cancelarem aulas devido a danos causados

Publicado

em

portal plural chuvas no rs levam municípios a cancelarem aulas devido a danos causados
vFoto: Corpo de Bombeiros / Divulgação
  • Academia Persona
  • FAST AÇAÍ

Pelo menos 15 cidades do Rio Grande do Sul anunciaram a suspensão das aulas nesta terça-feira (29) devido às fortes chuvas. Em Quaraí, na Fronteira Oeste, quatro pessoas estão em abrigos públicos e outras 12 foram desalojadas, levando à suspensão das aulas na zona rural.

Na Região Central, diversas cidades também suspenderam as atividades nas escolas municipais devido aos alagamentos e bloqueios de estradas. Em Restinga Seca e São Martinho da Serra, as aulas foram canceladas, enquanto em Faxinal do Soturno e Cachoeira do Sul, escolas foram afetadas e suspenderam as aulas.

No Vale do Rio Pardo, Sobradinho e Sinimbu tiveram as aulas suspensas nas redes municipal e estadual. Em Santa Cruz do Sul, duas escolas foram afetadas e as atividades suspensas, enquanto em Rio Pardo, algumas escolas tiveram aulas parcialmente suspensas devido a dificuldades de acesso.

Em Candelária, as aulas no interior foram suspensas, e em Brochier e Bom Princípio, também houve cancelamento das aulas. Em Carlos Barbosa, na Serra, três escolas municipais cancelaram as atividades. Além disso, três escolas estaduais também suspenderam as aulas devido às condições climáticas.

Fonte:GZH

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Clima/Tempo

RS tem risco grave de enchente nos próximos dias, alerta MetSul

Publicado

em

portal plural rs tem risco grave de enchente nos próximos dias, alerta metsul

  • Academia Persona
  • FAST AÇAÍ

A MetSul Meteorologia emitiu um comunicado reforçando o alerta sobre um cenário de grave risco hidrológico e meteorológico no Rio Grande do Sul com chuva excessiva a extrema e uma muito alta probabilidade de cheias de rios e enchentes no estado neste fim de abril e, em especial, na primeira semana de maio.

Segundo os profissionais, a massa de ar excepcionalmente quente sobre o Brasil vai se intensificar sobre o Centro do país nesta semana sob um padrão de bloqueio atmosférico. Ao mesmo tempo, ar mais frio vai estar atuando em vários dias sobre a Argentina, gerando um enorme contraste térmico nas latitudes médias do continente.

Uma vez que o Rio Grande do Sul estará na zona de transição entre as duas massas de ar, a quente e a fria, a instabilidade será frequente com expectativa de muita chuva. Ora ar mais frio de Sul avançará para o estado, ora ar mais quente de Norte ingressará, e esta variação constante dia a dia gerará sucessivas áreas de instabilidade com precipitação abundante.

A chuva que vai cair neste fim de abril e no começo de maio se somará ao que se já se precipitou neste fim de semana e nos últimos dias no Rio Grande do Sul, quando choveu muito e até excessivamente em algumas localidades. Ou seja, serão acumulados muito altos a extremos que se somarão a volumes já elevados ocorridos dias antes.

Na rede oficial do Instituto Nacional de Meteorologia, os acumulados apenas nas últimas 72 horas foram de 179 mm em Quaraí, 113 mm em Rio Grande, 110 mm em Caçapava do Sul, 87 mm em São Gabriel, 84 mm em Livramento, 80 mm em Capão do Leão e Vacaria, 78 mm em Campo Bom, 75 mm em Teutônia e 73 mm em Canguçu. Diversas outras estações anotaram mais de 50 mm.

Várias cidades sem estações oficiais, mas com monitoramento por outros órgãos e dados particulares, anotaram no período acumulados próximos e acima de 100 mm. Em alguns, a chuva soma 200 mm ou mais em apenas três dias. Na Grande Porto Alegre, somente ontem a maioria das cidades da região anotou chuva entre 50 mm a 80 mm em apenas seis horas.

 

Vem mais?

O cenário de chuva indicado por modelos numéricos para esta semana é por demais preocupante com as simulações indicando acumulados entre 100% e 200% da média de chuva histórica de um mês todo nesta época do ano em apenas sete dias para grande número de localidades gaúchas. Os volumes indicados nas projeções são excessivamente altos a extremos.

Os modelos indicam volumes acima de 100 mm em grande parte do Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina, mas com acumulados superiores a 200 mm em muitas áreas. Preocupa o indicativo em alguns pontos de volumes apenas nesta semana em algumas áreas de 200 mm a 300 mm, mas com marcas até superiores.

 

Fonte: MetSul Meteorologia.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×