Clima/Tempo
RS tem risco grave de enchente nos próximos dias, alerta MetSul
A MetSul Meteorologia emitiu um comunicado reforçando o alerta sobre um cenário de grave risco hidrológico e meteorológico no Rio Grande do Sul com chuva excessiva a extrema e uma muito alta probabilidade de cheias de rios e enchentes no estado neste fim de abril e, em especial, na primeira semana de maio.
Segundo os profissionais, a massa de ar excepcionalmente quente sobre o Brasil vai se intensificar sobre o Centro do país nesta semana sob um padrão de bloqueio atmosférico. Ao mesmo tempo, ar mais frio vai estar atuando em vários dias sobre a Argentina, gerando um enorme contraste térmico nas latitudes médias do continente.
Uma vez que o Rio Grande do Sul estará na zona de transição entre as duas massas de ar, a quente e a fria, a instabilidade será frequente com expectativa de muita chuva. Ora ar mais frio de Sul avançará para o estado, ora ar mais quente de Norte ingressará, e esta variação constante dia a dia gerará sucessivas áreas de instabilidade com precipitação abundante.
A chuva que vai cair neste fim de abril e no começo de maio se somará ao que se já se precipitou neste fim de semana e nos últimos dias no Rio Grande do Sul, quando choveu muito e até excessivamente em algumas localidades. Ou seja, serão acumulados muito altos a extremos que se somarão a volumes já elevados ocorridos dias antes.
Na rede oficial do Instituto Nacional de Meteorologia, os acumulados apenas nas últimas 72 horas foram de 179 mm em Quaraí, 113 mm em Rio Grande, 110 mm em Caçapava do Sul, 87 mm em São Gabriel, 84 mm em Livramento, 80 mm em Capão do Leão e Vacaria, 78 mm em Campo Bom, 75 mm em Teutônia e 73 mm em Canguçu. Diversas outras estações anotaram mais de 50 mm.
Várias cidades sem estações oficiais, mas com monitoramento por outros órgãos e dados particulares, anotaram no período acumulados próximos e acima de 100 mm. Em alguns, a chuva soma 200 mm ou mais em apenas três dias. Na Grande Porto Alegre, somente ontem a maioria das cidades da região anotou chuva entre 50 mm a 80 mm em apenas seis horas.
Vem mais?
O cenário de chuva indicado por modelos numéricos para esta semana é por demais preocupante com as simulações indicando acumulados entre 100% e 200% da média de chuva histórica de um mês todo nesta época do ano em apenas sete dias para grande número de localidades gaúchas. Os volumes indicados nas projeções são excessivamente altos a extremos.
Os modelos indicam volumes acima de 100 mm em grande parte do Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina, mas com acumulados superiores a 200 mm em muitas áreas. Preocupa o indicativo em alguns pontos de volumes apenas nesta semana em algumas áreas de 200 mm a 300 mm, mas com marcas até superiores.
Fonte: MetSul Meteorologia.
Clima/Tempo
Quinta-feira começa com chuva e temperaturas mais amenas em Santa Rosa
Clima/Tempo
Defesa Civil implementará nova ferramenta para temporais no Rio Grande do Sul
Clima/Tempo
Terça-feira de calor e céu nublado no Berço Nacional da soja
- Clima/Tempo5 anos atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
- Uncategorized5 anos atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
- Destaque5 anos atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
- Destaque5 anos atrás
Atenção para não ser multado na Argentina
- Uncategorized5 anos atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM