Será que a PICANHA caiu ?? Veja aqui! - Portal Plural
Connect with us

Culinária

Será que a PICANHA caiu ?? Veja aqui!

Publicado

em


FAST AÇAÍ15 topo humberto pluralNuvera

Carnes ficaram mais baratas em fevereiro, segundo IBGE; picanha caiu 2,63%

 

As carnes ficaram mais baratas em fevereiro, segundo os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA). De acordo com o levantamento apresentado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na sexta (10), um dos cortes nobres que teve a maior redução no último mês foi a picanha (-2,63%).

 

De forma geral, o preço das carnes recuou 1,22%. Além da queda na picanha, outros cortes nobres também tiveram seus preços reduzidos, como:

  • alcatra: – 2,50%;
  • filé-mignon: – 1,77%;
  • costela: – 2,28%.

 

As carnes estão incluídas no setor de alimentos e bebidas, que registrou uma variação de 0,16% no último levantamento.

 

Compartilhe

Culinária

Dia 1º de novembro é o dia internacional do sushi

Publicado

em

portal plural dia 1º de novembro é o dia internacional do sushi
Foto: Divulgação
FAST AÇAÍ15 topo humberto pluralNuvera

Assim como muitos pratos ancestrais, a origem do sushi é envolta em mistério. No entanto, é inegável que, independentemente da história que o cerca, esse “bolinho de arroz com peixe” conquistou o paladar de milhões ao redor do mundo.

A culinária japonesa no Brasil, especialmente em São Paulo — que abriga uma das maiores comunidades nipo-brasileiras fora do Japão — já se tornou quase uma “paixão nacional”. Entre os diversos pratos, quentes e frios, destaca-se o sushi, que talvez seja o mais popular dessa rica gastronomia. Mesmo os mais ávidos apreciadores da culinária japonesa podem não saber que a definição clássica de sushi abrange tudo que inclui arroz, alga e peixe! Isso significa que o temaki, por exemplo, é tecnicamente um sushi. Por outro lado, os pequenos rolinhos vegetarianos, que contêm apenas arroz, manga e vegetais, além da alga, não se enquadram nessa categoria, pois não têm peixe.

O Dia Internacional do Sushi é celebrado há mais de 50 anos em seu país natal, originando-se como uma iniciativa da Federação Nacional das Associações do Sushi no Japão. Na época, havia menos variações, mas à medida que o sushi se espalhou pelo mundo, novas versões surgiram, incluindo sushis com cream cheese, manga e até o hot roll, uma versão empanada que foi criada na Califórnia. Em São Paulo, os restaurantes japoneses vão desde os mais tradicionais, especialmente no bairro da Liberdade, até os mais contemporâneos e descolados. Em Moema, um único dia é insuficiente para experimentar todas as delícias disponíveis!

Fonte: Moema

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Culinária

Dia da Pizza: saiba como é a ciência por trás das massas e variedades de recheios

Publicado

em

portal plural dia da pizza saiba como é a ciência por trás das massas e variedades de recheios
Foto: Nilson Porcel/EPTV1
NuveraFAST AÇAÍ15 topo humberto plural

Quem não ama uma boa pizza? Essa delícia feita de massa e recheada com uma infinidade de sabores é adorada pelos brasileiros, que até dedicaram um dia no calendário para celebrá-la: 10 de julho.

Mas você sabia que há uma ciência por trás da fabricação dessa iguaria deliciosa? O segredo está na massa, especificamente no processo de fermentação, que é uma reação química.

“A farinha é composta principalmente de amido e proteínas, misturada com água, um pouco de sal e levedura. A levedura é um micro-organismo vivo que consome os açúcares presentes e produz gás carbônico e etanol. A proteína na massa retém o CO2, fazendo com que ela cresça e fique mais fofinha”, explica o professor Stanislau Bogusz Junior, da USP.

A combinação perfeita de ingredientes e fornos que atingem até 600ºC é essencial para alcançar o sabor e a consistência ideais.

“O forno de pizzaria pode atingir temperaturas superiores a 600ºC, permitindo assar a massa e os ingredientes de forma muito rápida. Isso confere à pizza um sabor e uma qualidade sensorial muito diferentes daqueles obtidos em um forno caseiro, que não atinge essas temperaturas”, afirma o professor.

Os primeiros registros da pizza datam do século VI a.C. Contudo, ela ganhou popularidade quando egípcios e gregos criaram uma espécie de pão árabe em formato de disco, feito com água e farinha de trigo. Com o tempo, a receita foi aprimorada, especialmente pelos italianos, e os recheios foram se diversificando.

Numa pizzaria em São Carlos, a pizza mais popular é a de alface. A comerciante Laura Picharillo observa que os gostos dos clientes evoluíram. “Antigamente, as pessoas pediam principalmente as tradicionais, como marguerita e quatro queijos. Hoje, os sabores variaram muito, com opções como strogonoff, leite em pó e banana caramelizada. Uma das mais pedidas é a de alface, que os clientes adoram e elogiam muito”, relata.

O pizzaiolo Carlos Alberto da Silva descreve como aprende diariamente a alcançar o ponto ideal da massa, sentindo com as mãos. “No dia a dia, a gente aprende. Quando preparamos a massa, ela é mais dura no início, mas depois de cerca de meia hora a uma hora, ela cresce como um bolo, indicando que está fermentada”, comenta.

Para os amantes de pizza, o mais importante é que ela chegue quente, saborosa e pronta para ser saboreada. A estudante Beatriz Daniela dos Santos é fã da iguaria e aprecia os encontros culinários com a família, regados a pizza. “Meu pai sempre pede pizzas de vários sabores. É uma experiência maravilhosa para se reunir com amigos e família”, conclui.

Fonte: G1

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Culinária

Pizza de Ouro: saiba em que lugar de Santa Catarina você pode experimentar esse luxo

Publicado

em

portal plural as pizzas possuem vários sabores, pepperoni, portuguesa, calabresa, muçarela e aqui no brasil, tem um local que serve um sabor um tanto quanto diferente de ouro.

15 topo humberto pluralFAST AÇAÍNuvera

As pizzas possuem vários sabores, pepperoni, portuguesa, calabresa, muçarela e aqui no Brasil, tem um local que serve um sabor um tanto quanto diferente: de ouro.

A iguaria é servida em Balneário Camboriú, Santa Catarina, é possível saborear uma pizza com folhas de ouro 24 quilates.

De acordo com a Federação Brasileira de Mestres e Pizzaiolos, trata-se da pizza mais cara do Brasil, comercializada por R$ 350 em seu tamanho médio. Para quem deseja gastar um pouco menos, é possível adquirir a versão pequena por R$ 200.

Entretanto, não é somente o ouro que faz parte da receita; ela conta com outros ingredientes luxuosos, como filé mignon e trufa negra, além dos tradicionais queijo parmesão ralado, borda de catupiry e um molho bechamel.

Fonte: G1

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

×

Entre em contato

×