Culinária
Será que a PICANHA caiu ?? Veja aqui!
Carnes ficaram mais baratas em fevereiro, segundo IBGE; picanha caiu 2,63%
As carnes ficaram mais baratas em fevereiro, segundo os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA). De acordo com o levantamento apresentado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na sexta (10), um dos cortes nobres que teve a maior redução no último mês foi a picanha (-2,63%).
De forma geral, o preço das carnes recuou 1,22%. Além da queda na picanha, outros cortes nobres também tiveram seus preços reduzidos, como:
- alcatra: – 2,50%;
- filé-mignon: – 1,77%;
- costela: – 2,28%.
As carnes estão incluídas no setor de alimentos e bebidas, que registrou uma variação de 0,16% no último levantamento.

Culinária
Dia 1º de novembro é o dia internacional do sushi

Culinária
Dia da Pizza: saiba como é a ciência por trás das massas e variedades de recheios

Quem não ama uma boa pizza? Essa delícia feita de massa e recheada com uma infinidade de sabores é adorada pelos brasileiros, que até dedicaram um dia no calendário para celebrá-la: 10 de julho.
Mas você sabia que há uma ciência por trás da fabricação dessa iguaria deliciosa? O segredo está na massa, especificamente no processo de fermentação, que é uma reação química.
“A farinha é composta principalmente de amido e proteínas, misturada com água, um pouco de sal e levedura. A levedura é um micro-organismo vivo que consome os açúcares presentes e produz gás carbônico e etanol. A proteína na massa retém o CO2, fazendo com que ela cresça e fique mais fofinha”, explica o professor Stanislau Bogusz Junior, da USP.
A combinação perfeita de ingredientes e fornos que atingem até 600ºC é essencial para alcançar o sabor e a consistência ideais.
“O forno de pizzaria pode atingir temperaturas superiores a 600ºC, permitindo assar a massa e os ingredientes de forma muito rápida. Isso confere à pizza um sabor e uma qualidade sensorial muito diferentes daqueles obtidos em um forno caseiro, que não atinge essas temperaturas”, afirma o professor.
Os primeiros registros da pizza datam do século VI a.C. Contudo, ela ganhou popularidade quando egípcios e gregos criaram uma espécie de pão árabe em formato de disco, feito com água e farinha de trigo. Com o tempo, a receita foi aprimorada, especialmente pelos italianos, e os recheios foram se diversificando.
Numa pizzaria em São Carlos, a pizza mais popular é a de alface. A comerciante Laura Picharillo observa que os gostos dos clientes evoluíram. “Antigamente, as pessoas pediam principalmente as tradicionais, como marguerita e quatro queijos. Hoje, os sabores variaram muito, com opções como strogonoff, leite em pó e banana caramelizada. Uma das mais pedidas é a de alface, que os clientes adoram e elogiam muito”, relata.
O pizzaiolo Carlos Alberto da Silva descreve como aprende diariamente a alcançar o ponto ideal da massa, sentindo com as mãos. “No dia a dia, a gente aprende. Quando preparamos a massa, ela é mais dura no início, mas depois de cerca de meia hora a uma hora, ela cresce como um bolo, indicando que está fermentada”, comenta.
Para os amantes de pizza, o mais importante é que ela chegue quente, saborosa e pronta para ser saboreada. A estudante Beatriz Daniela dos Santos é fã da iguaria e aprecia os encontros culinários com a família, regados a pizza. “Meu pai sempre pede pizzas de vários sabores. É uma experiência maravilhosa para se reunir com amigos e família”, conclui.
Fonte: G1
[mailpoet_form id="1"]Culinária
Pizza de Ouro: saiba em que lugar de Santa Catarina você pode experimentar esse luxo
Clima/Tempo6 anos atrásFrio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
Uncategorized6 anos atrásIsadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
Destaque6 anos atrás94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
Uncategorized6 anos atrásGrave acidente na RS 344 em Santa Rosa
Destaque6 anos atrásAtenção para não ser multado na Argentina
Destaque6 anos atrásPaciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
Uncategorized6 anos atrásCorpo de homem é encontrado sem vida
- Curiosidades6 anos atrás
Por que pessoas de cabelos ruivos e olhos azuis são raras?


















































