Dia da Pizza: saiba como é a ciência por trás das massas e variedades de recheios
Connect with us

Culinária

Dia da Pizza: saiba como é a ciência por trás das massas e variedades de recheios

Publicado

em

portal plural dia da pizza saiba como é a ciência por trás das massas e variedades de recheios
Foto: Nilson Porcel/EPTV1

Academia PersonaFAST AÇAÍNuverabanner plano0 gold15 topo humberto plural

Quem não ama uma boa pizza? Essa delícia feita de massa e recheada com uma infinidade de sabores é adorada pelos brasileiros, que até dedicaram um dia no calendário para celebrá-la: 10 de julho.

Mas você sabia que há uma ciência por trás da fabricação dessa iguaria deliciosa? O segredo está na massa, especificamente no processo de fermentação, que é uma reação química.

“A farinha é composta principalmente de amido e proteínas, misturada com água, um pouco de sal e levedura. A levedura é um micro-organismo vivo que consome os açúcares presentes e produz gás carbônico e etanol. A proteína na massa retém o CO2, fazendo com que ela cresça e fique mais fofinha”, explica o professor Stanislau Bogusz Junior, da USP.

A combinação perfeita de ingredientes e fornos que atingem até 600ºC é essencial para alcançar o sabor e a consistência ideais.

“O forno de pizzaria pode atingir temperaturas superiores a 600ºC, permitindo assar a massa e os ingredientes de forma muito rápida. Isso confere à pizza um sabor e uma qualidade sensorial muito diferentes daqueles obtidos em um forno caseiro, que não atinge essas temperaturas”, afirma o professor.

Os primeiros registros da pizza datam do século VI a.C. Contudo, ela ganhou popularidade quando egípcios e gregos criaram uma espécie de pão árabe em formato de disco, feito com água e farinha de trigo. Com o tempo, a receita foi aprimorada, especialmente pelos italianos, e os recheios foram se diversificando.

Numa pizzaria em São Carlos, a pizza mais popular é a de alface. A comerciante Laura Picharillo observa que os gostos dos clientes evoluíram. “Antigamente, as pessoas pediam principalmente as tradicionais, como marguerita e quatro queijos. Hoje, os sabores variaram muito, com opções como strogonoff, leite em pó e banana caramelizada. Uma das mais pedidas é a de alface, que os clientes adoram e elogiam muito”, relata.

O pizzaiolo Carlos Alberto da Silva descreve como aprende diariamente a alcançar o ponto ideal da massa, sentindo com as mãos. “No dia a dia, a gente aprende. Quando preparamos a massa, ela é mais dura no início, mas depois de cerca de meia hora a uma hora, ela cresce como um bolo, indicando que está fermentada”, comenta.

Para os amantes de pizza, o mais importante é que ela chegue quente, saborosa e pronta para ser saboreada. A estudante Beatriz Daniela dos Santos é fã da iguaria e aprecia os encontros culinários com a família, regados a pizza. “Meu pai sempre pede pizzas de vários sabores. É uma experiência maravilhosa para se reunir com amigos e família”, conclui.

Fonte: G1

Compartilhe

Culinária

Pizza de Ouro: saiba em que lugar de Santa Catarina você pode experimentar esse luxo

Publicado

em

portal plural as pizzas possuem vários sabores, pepperoni, portuguesa, calabresa, muçarela e aqui no brasil, tem um local que serve um sabor um tanto quanto diferente de ouro.

NuveraAcademia Persona15 topo humberto pluralFAST AÇAÍbanner plano0 gold

As pizzas possuem vários sabores, pepperoni, portuguesa, calabresa, muçarela e aqui no Brasil, tem um local que serve um sabor um tanto quanto diferente: de ouro.

A iguaria é servida em Balneário Camboriú, Santa Catarina, é possível saborear uma pizza com folhas de ouro 24 quilates.

De acordo com a Federação Brasileira de Mestres e Pizzaiolos, trata-se da pizza mais cara do Brasil, comercializada por R$ 350 em seu tamanho médio. Para quem deseja gastar um pouco menos, é possível adquirir a versão pequena por R$ 200.

Entretanto, não é somente o ouro que faz parte da receita; ela conta com outros ingredientes luxuosos, como filé mignon e trufa negra, além dos tradicionais queijo parmesão ralado, borda de catupiry e um molho bechamel.

Fonte: G1

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Culinária

Senac Santa Rosa promove oficina culinária de Bolos e Tortas

Publicado

em

portal plural senac

Academia PersonaFAST AÇAÍNuvera15 topo humberto pluralbanner plano0 gold

Com intuito de oferecer qualificação profissional gratuita para a comunidade, o Senac Santa Rosa, em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Rosa, iniciou três novas turmas da Oficina Culinária de Bolos e Tortas.

 

A capacitação é ofertada para usuários do Centro de Referência da Assistência Social. As aulas iniciaram no dia 20 de novembro e acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h.

Durante a formação, que possui carga horária de 20 horas, os participantes aprendem as principais técnicas para a preparação de bolos e tortas, bem como o preparo de bases para bolos, recheios tradicionais, merengues e coberturas. Além disso, são abordados conteúdos sobre comercialização e apresentação dos produtos.

Para saber mais sobre a iniciativa, os interessados podem entrar em contato com o Senac Santa Rosa pelo telefone (55) 3512-2522 ou pelo WhatsApp (55) 999117-7531. A escola fica localizada na rua Santa Rosa, 1827, no bairro Centro

 

Fonte: Senac Santa Rosa

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Culinária

O churrasco gaúcho é um dos melhores do mundo, segundo ranking

Publicado

em

portal plural churrasco
Anahís Vargas / Agencia RBS
FAST AÇAÍ15 topo humberto pluralNuveraAcademia Personabanner plano0 gold

O Japão lidera, com técnica de grelhar pequenos pedaços de carne

 

O churrasco gaúcho ficou em sexto lugar na lista dos melhor avaliados da TasteAtlas, um site que funciona como uma enciclopédia virtual, catalogando pratos e alimentos de todo mundo. A lista que coloca os gaúchos no top 10 de churrascos no mundo foi feita com base na audiência do portal.

O site descreve o prato como uma técnica de churrasco brasileiro onde suculentos pedaços de carne são colocados em grandes espetos e grelhados em fogo de lenha. No topo do ranking está o Japão, com o Yakiniku, técnica de origem coreana que cozinha pequenos pedaços de carne em uma grelha.

Em uma segunda lista do site, de churrasco mais populares do mundo, os gaúchos avançam três posições, ficando atrás somente do Yakiniku, líder absoluto do ranking.

Confira a lista dos melhores churrascos do mundo:

  1. Yakiniku – Japão
  2. Asado – Argentina
  3. Kushiyaki – Japão
  4. Shashlik – Rússia
  5. Gui – Coreia do Sul
  6. Churrasco – Brasil
  7. Parrilla – Argentina
  8. Braai – África do Sul
  9. Barbacoa – México
  10. Churrasco estilo Texas – Estados Unidos

 

Fonte: GZH

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×