Saiba como os hospitais da Capital atingidos pela tempestade estão operando
Connect with us

Geral

Saiba como os hospitais da Capital atingidos pela tempestade estão operando

Publicado

em

portal plural hospitais poa
Foto: Reprodução.

15 topo humberto pluralNuveraAcademia Personabanner plano0 goldFAST AÇAÍ

A tempestade que atingiu Porto Alegre na noite de terça-feira (16) causou uma série de transtornos na rede de saúde do município. De acordo com o último boletim, divulgado na manhã desta quarta-feira (17), o Hospital São Lucas da PUCRS foi o mais afetado.

Na instituição, localizada na Avenida Ipiranga, está sendo adotado um plano de contingência emergencial, principalmente em decorrência da falta de energia elétrica e de problemas estruturais — com pontos de destelhamento que atingiram principalmente a área dos ambulatórios.

Houve destelhamento e danos em três andares. A emergência e o Centro de Diagnóstico por Imagem estão alagados, e os 10 leitos SUS estão temporariamente inutilizados.

Conforme a administração do hospital, as cirurgias eletivas (de não urgência) programadas para esta quarta-feira estão sendo canceladas gradativamente, bem como consultas e outros procedimentos de rotina que não envolvam urgência, como exames laboratoriais e de imagem.

“Estamos acompanhando a situação com cautela e máxima atenção de nossas equipes para garantir que pacientes já internados contem com toda a assistência necessária. Além disso, pedimos que a emergência do hospital seja procurada somente em caso de risco de morte e/ou urgência máxima”, afirmou a assessoria, em nota.

 

Hospital de Clínicas

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) teve janelas quebradas e rachadas pela força do vento. Surgiram ainda alagamentos em algumas áreas. De acordo com a assessoria, a radiologia foi a área mais afetada pela chuva. Só estão sendo realizados exames radiológicos em casos urgentes. O restante do atendimento ambulatorial segue normalmente.

“É importante ressaltar que caso o paciente não possa comparecer às consultas agendadas para esta quarta-feira, não será considerado falta. As consultas perdidas poderão ser agendadas no hospital ou pelo aplicativo Meu Clínicas”, completa o hospital, em nota.

 

Grupo Hospitalar Conceição

O Grupo Hospitalar Conceição (GHC) adotou medidas emergenciais para garantir a normalização do atendimento nas instituições de saúde que foram afetados pela tempestade, afirmou a administração. Em todos os hospitais do grupo houve queda de energia elétrica, o que levou a ativação dos geradores para garantir o atendimento dos pacientes e dos usuários com consultas e exames marcados, até o restabelecimento da energia.

No Hospital Conceição alguns pacientes foram remanejados em razão de alagamentos pontuais e a equipe de infraestrutura própria do grupo fez a remoção de uma árvore que caiu sobre o muro do hospital. Consultas e exames seguem normalmente.

Além da energia elétrica, também houve interrupção no abastecimento de água pelo Dmae no Hospital Cristo Redentor, que está suprindo o consumo por reservatório próprio com a possibilidade de o GHC buscar abastecimento por caminhão-pipa, caso a situação permaneça assim.

Algumas unidades básicas do GHC, localizadas nas regiões norte da Capital, também foram afetadas e estão com falta de energia e desabastecimento de água. Das 12 unidades, apenas cinco estão funcionando normalmente. São elas: Jardim Leopoldina, Divina Providência, Jardim Itu, Costa e Silva e Sesc.

As unidades Conceição, Floresta, Nossa Senhora Aparecida, Parque dos Maias, Santíssima Trindade e Coinma estão com equipes realizando o acolhimento dos usuários e remanejando para unidades vizinhas, pois estão sem energia elétrica e sem água.

A unidade Barão de Bagé não está realizando atendimento porque houve queda de uma árvore que atingiu parte do prédio (usuários estão sendo encaminhados para a unidade Divina Providência). Já a UPA Moacyr Scliar teve avarias pontuais que não afetaram o atendimento.

 

Hospital de Pronto Socorro

Conforme a administração da instituição, o Hospital de Pronto Socorro (HPS) permanece sem energia elétrica na manhã desta quarta-feira, funcionando com gerador. Ligações externas não estão completando e a orientação é que o contato seja feito de forma extraordinária para o telefone (51) 99531-2137.

 

Hospital Fêmina

O Hospital Fêmina também registra pontos de alagamento, segundo a assessoria do local. Em nota, a instituição informa que em virtude das intercorrências graves ocorridas pela tempestade que alagou todos os andares, a direção comunica a suspensão temporária de todos os serviços. O texto afirma que os pacientes ainda no local estão protegidos e, assim que possível, o restabelecimento do serviço com segurança será comunicado.

 

Hospital Moinhos de Vento

O Hospital Moinhos de Vento informa que foi adotado o plano de contingência institucional, com foco em evitar danos aos pacientes internados na instituição. Os geradores de energia estão acionados e as ações para garantir o abastecimento de energia elétrica e água já foram realizadas.

Os exames de imagem, consultas e cirurgias eletivos (não urgência) estão sendo reagendados gradativamente.  O atendimento pelos telefones 3314-3434 e 3314-3300 apresenta oscilações de disponibilidade. O serviço de telefonia está prestando suporte.

Como medida de precaução, os atendimentos de emergência estão restritos a casos graves e de risco à vida.

 

Postos de Saúde

Em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, a diretora da atenção primária de Porto Alegre, Vânia Frantz, relatou que maioria dos postos de saúde do município abriu, porém com muitas restrições. Alguns deles estão sem energia, água e internet.

— A recomendação é que, caso não haja urgência, as pessoas não se desloquem para os postos de saúde nesta quarta-feira — afirmou Vânia.

A diretora explicitou ainda que há dificuldades nas farmácias municipais. Das 10, apenas duas estão funcionando a pleno. São elas as unidades da Restinga e do Santa Marta.

Já os Prontos Atendimentos Cruzeiro do Sul e Lomba do Pinheiro atendem com uso de gerador de energia elétrica e também há pontos de alagamentos. A Secretaria de Saúde da capital também ressalta que mesmo com avarias e alagamentos no entorno da sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a central segue funcionando e pode ser acionada pela população pelo telefone 192.

Os hospitais Presidente Vargas e Santa Casa de Misericórdia não tiveram estragos e seguem funcionando normalmente.

 

 

Fonte: GZH.

Compartilhe

Geral

Assessoria de Roberto Carlos refuta boatos sobre o término do especial na TV Globo

Publicado

em

portal plural roberto carlos
Foto: © Getty Images
Nuvera15 topo humberto pluralFAST AÇAÍAcademia Personabanner plano0 gold

A equipe de Roberto Carlos desmentiu os rumores de que o contrato do cantor com a TV Globo não seria renovado após o especial de fim de ano de 2024. Segundo a assessoria do artista, as negociações com a emissora estão seguindo seu curso habitual. Os contratos geralmente têm uma duração de dois anos e são renovados em março do ano anterior ao término de cada biênio.

A equipe também destacou que 2024 marcará 50 anos do especial e que 2025 é o ano de celebração dos 60 anos da TV Globo, o que tornaria a interrupção do especial de Roberto Carlos improvável para ambas as partes.

Quando o cantor começou a ter seu próprio programa, ele era um jovem na indústria musical que reverenciava ídolos vivos. Nas edições iniciais, o especial não se limitava a um simples show, mas era intercalado por videoclipes. Em 1974, por exemplo, foram exibidas gravações de “Gaivotas”, com Antônio Marcos em um pequeno iate no mar, e “Haroldo, o Robot Doméstico”, com Erasmo Carlos e marionetes.

O caráter familiar, natalino e religioso do programa era mais pronunciado. Em 1974, Roberto apareceu ao lado de sua esposa e filhos antes de cantar “Jesus Cristo”, com “O Altar de Middelburg” de Van Der Weyden ao fundo. Ele também deu espaço para dom Paulo Evaristo Arns falar sobre a pobreza infantil no Brasil e cantou com o padre Zezinho e o padre Antônio Maria.

Nos últimos anos, esse aspecto foi reduzido a um breve discurso de boas festas durante os créditos, mantendo um fundo cristão, mas menos católico. Essa abordagem sempre o acompanhou e o levou a recusar, por exemplo, gravar “Se Eu Quiser Falar com Deus”, de Gilberto Gil, em uma coletânea – uma canção que é mais agnóstica do que cristã.

Fonte: Notícias ao minuto
Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Juros do cartão de crédito sobem e atingem 429,5% ao ano em junho

Publicado

em

portal plural juros do cartão de crédito sobem e atingem 429,5% ao ano em junho
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
15 topo humberto pluralFAST AÇAÍAcademia PersonaNuverabanner plano0 gold

A taxa média de juros do cartão de crédito rotativo para famílias subiu 7,1 pontos percentuais, passando de 422,4% ao ano em maio para 429,5% ao ano em junho. Em um período de 12 meses, no entanto, houve uma queda de 6,3 pontos percentuais nessa taxa. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (26) pelo Banco Central (BC) nas Estatísticas Monetárias e de Crédito.

O crédito rotativo, que dura 30 dias, é acionado pelo consumidor quando paga menos que o valor integral da fatura do cartão. Nesse caso, o cliente contrai um empréstimo e passa a pagar juros sobre o valor não quitado.

Essa modalidade possui as taxas mais altas do mercado. Em janeiro deste ano, entrou em vigor uma lei que limita os juros do rotativo a 100% do valor da dívida, mas essa medida não afeta a taxa de juros estabelecida no momento da concessão do crédito. Como a lei só se aplica a novos financiamentos, não houve impacto nos dados estatísticos de junho.

Após os 30 dias, as instituições financeiras parcelam a dívida do cartão de crédito. No caso do cartão parcelado, os juros caíram 5,4 pontos percentuais no mês e 15,6 pontos percentuais em 12 meses, chegando a 180,5% ao ano.

O resultado do crédito livre para famílias em junho também foi influenciado pela queda de 6 pontos percentuais nas operações de crédito pessoal não consignado, que chegou a 87,8% ao ano, e pelo aumento de 3,1 pontos percentuais no cheque especial, que atingiu 135% ao ano.

Com isso, a taxa média de juros no crédito com recursos livres para pessoas físicas ficou em 51,7% ao ano, uma redução de 0,7 ponto percentual no mês e de 7,4 pontos percentuais em 12 meses.

Para as operações com empresas, a taxa média alcançou 20,9% ao ano, com um aumento mensal de 0,3 ponto percentual e uma queda de 1,9 ponto percentual em 12 meses. Contribuíram para esse resultado as altas mensais nas taxas médias das modalidades de cheque especial (14,1 pontos percentuais), capital de giro com prazo superior a 365 dias (1,7 ponto percentual) e cartão de crédito parcelado (13,2 pontos percentuais). Em contrapartida, houve uma queda de 18,6 pontos percentuais no cartão de crédito rotativo e de 0,6 ponto percentual em desconto de duplicatas e recebíveis.

Taxas Médias

No total do crédito com recursos livres, considerando pessoas físicas e jurídicas, a taxa média de juros atingiu 39,6% ao ano em junho, com uma redução de 0,3 ponto percentual no mês e de 4,6 pontos percentuais em 12 meses.

No crédito livre, os bancos têm autonomia para emprestar o dinheiro captado no mercado e definir as taxas de juros cobradas dos clientes. Já no crédito direcionado, as regras são definidas pelo governo, e destinam-se principalmente aos setores habitacional, rural, de infraestrutura e ao microcrédito.

Para o crédito direcionado, a taxa média para pessoas físicas ficou em 10,1% ao ano em junho, um aumento de 0,2 ponto percentual no mês e uma queda de 1,6 ponto percentual em 12 meses. Para as empresas, a taxa subiu 0,6 ponto percentual no mês e 0,5 ponto percentual em 12 meses, alcançando 12,4% ao ano. No total, a taxa média do crédito direcionado ficou em 10,6% ao ano em junho, com um acréscimo de 0,2 ponto percentual no mês e uma queda de 1,1 ponto percentual em 12 meses.

Dessa forma, a taxa média de juros das concessões de crédito, considerando todos os segmentos, continua a desacelerar, alcançando 27,86% ao ano em junho, uma redução de 0,42 ponto percentual no mês e de 3,8 pontos percentuais em 12 meses. O pico dos juros ocorreu em maio do ano passado, quando atingiu 32,2% ao ano.

Fonte: Jornal o Sul

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Olimpíada de Paris tem primeiro caso de doping

Publicado

em

portal plural olimpíada de paris tem primeiro caso de doping
Foto: Divulgação
Academia Persona15 topo humberto pluralNuveraFAST AÇAÍbanner plano0 gold

Os Jogos Olímpicos de Paris registraram o primeiro caso de doping. A Agência Internacional de Testes (ITA) anunciou nesta sexta-feira (26) que o judoca iraquiano Sajjad Sehen testou positivo.

O exame, realizado no dia 23 de julho, revelou que o atleta iraquiano havia consumido metandienona e boldenona, esteroides anabolizantes proibidos pela Agência Mundial Antidopagem (WADA).

“O atleta foi informado do caso e suspenso provisoriamente até a resolução do assunto de acordo com o Código Mundial Antidoping e as regras antidoping do COI aplicáveis aos Jogos Olímpicos de Paris 2024”, declarou a ITA.

“Isso significa que o atleta está impedido de competir, treinar ou participar de qualquer atividade durante os Jogos Olímpicos de Paris”, acrescentou a agência.

Sajjad Sehen tem o direito de solicitar uma contraprova, mas já está fora das Olimpíadas. Ele competiria na categoria até 81kg.

Fonte: Jornal o Sul

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×