Destaque
Pescadores e piscicultores da região de Santa Rosa se organizam para comercializar na Semana Santa

A importância da piscicultura e da pesca artesanal fica ainda mais evidente durante a Semana Santa, sendo que, segundo levantamento realizado pela Emater/RS-Ascar nos 45 municípios da Fronteira Noroeste e das Missões, a previsão é de que estejam à disposição para comercialização aproximadamente 355 toneladas de pescados. Ao longo do ano, a piscicultura, assim como a Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) a pescadores artesanais, de modo especial dos municípios costeiros ao Rio Uruguai, recebem atenção da Emater/RS-Ascar na região, especialmente por meio do assessoramento a associações, assistência técnica nas propriedades e realização de capacitações, sempre em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).
Na região, inicialmente, existiam 13 feiras do peixe planejadas para a Semana Santa, no entanto, em consonância com as determinações dos órgãos oficiais sobre cuidados em relação à disseminação da Covid-19, a maior parte destas não será realizada.
Diante disso, a tendência é que os produtores comercializem os peixes em 700 pontos de venda diretamente nas propriedades rurais, 16 pesque-pagues e 45 produtores experimentarão nova modalidade de venda, via whatsapp e telefone com entrega nas casas dos consumidores. A venda de peixes refere-se à produção de agricultores familiares, que cultivam em açudes, e também a pescadores artesanais de dez municípios da região. As atividades que acontecerem em locais públicos deverão seguir as normas voltadas a estabelecimentos que comercializam itens de alimentação, de acordo com o que determinam as autoridades. Para quem realizar a venda direta, os cuidados para manter a segurança alimentar e nutricional, bem como sanitários, também são imprescindíveis.
O extensionista do Escritório Central da Emater/RS-Ascar, Henrique Bartels, orienta que quem comercializar na propriedade deve dar preferência à venda fracionada na taipa, no sistema de encomendas ou outras ações que envolvam uma baixa movimentação de pessoas ao dia. Outra proposta apresentada por Bartels é não secar o açude, limitando-se a retirada de poucos peixes a cada dia, mantendo a produção diante dos efeitos da estiagem.
Aos consumidores, a Emater/RS-Ascar recomenda o consumo de peixes com origem comprovada, a aquisição com os cuidados sanitários recomendados, lembrando também que, ao adquirir o peixe, os consumidores devem observar a qualidade e a conservação dos mesmos.
Aters em Pesca e Piscicultura
Ao longo do ano são realizadas diferentes ações de Aters na área de piscicultura. São assistidos pela Emater/RS-Ascar na área de piscicultura, na região de Santa Rosa, aproximadamente 650 produtores, que possuem em torno de 900 viveiros para a produção de peixes. Da mesma forma, 251 famílias de pescadores artesanais recebem assistência da Instituição em oito municípios da região. No total, existem 623 famílias de pescadores nestes municípios.
Entre as ações realizadas pela Emater/RS-Ascar ao longo do ano estão cursos de aperfeiçoamento aos produtores, discutindo sistemas de cultivo, instalações e espécies para cultivo, qualidade da água para a piscicultura, alimentação e sanidade, além de suporte nas propriedades rurais para o acompanhamento de parâmetros físicos, como temperatura, transparência, turbidez e cor da água, e parâmetros químicos, como pH, alcalinidade, dureza, oxigênio dissolvido, gás carbônico, amônia e nitrito, todos importantes para o sucesso no cultivo de peixes. Ainda a Emater/RS-Ascar envolve-se diretamente na abertura e organização do mercado para a produção, atuando junto a feiras de produtores e outros mercados. Junto aos pescadores artesanais são desenvolvidas diversas ações para sua inclusão social e produtiva e defesa e garantia de direitos.
Para além da Aters voltada à produção de peixes em açudes e da pesca artesanal de captura em rios, também são orientados o processamento do pescado e seu preparo em diversos tipos de receitas, em uma proposta de segurança e soberania alimentar.
Destaque
Inteligência Artificial, criação de nova disciplina para escolas municipais é proposta por Carlos Nasi

Na Sessão do dia 14/04/2025, o Vereador Carlos Alberto Marchioro Nasi (Progressistas) protocolou um Projeto de Lei para incorporar nova disciplina a grade curricular das escolas municipais de Santa Rosa, trata-se da disciplina Inteligência Artificial (I.A.).
Nasi salienta que o uso da Inteligência Artificial na formação de alunos os familiariza com tecnologias emergentes, preparando-os para um futuro no qual a habilidade de interagir com sistemas inteligentes será cada vez mais essencial.
O vereador lembra que o cenário educacional deve se manter em constante evolução. A Inteligência Artificial emerge como uma ferramenta poderosa para enriquecer a experiência de aprendizado, proporcionando benefícios significativos para alunos, educadores e instituições de ensino.
“Independentemente da profissão futura que os alunos irão escolher, a Inteligência Artificial será útil, porque estará presente em todos os setores, sendo assim essa uma experiência que irá ajudar os alunos a enxergar novas possibilidades profissionais” completa o vereador.
Destaque
Ação solidária com galetos neste sábado busca ajudar santa-rosense em tratamento pós-cirúrgico

No dia 14 de março, Fernando Schmidt passou por uma cirurgia de grande porte. O que todos esperavam ser um processo de recuperação difícil, mas administrável, acabou se tornando um verdadeiro desafio. “Nós sabíamos que a cicatrização não seria fácil, mas não imaginávamos que chegaria a esse ponto”, conta Fernando.
No início, os curativos eram simples — apenas gases e esparadrapo. No entanto, a intensa secreção fez com que o tratamento básico não fosse suficiente. Isso resultou em uma infecção, abertura dos pontos e, em pouco tempo, Fernando estava com um corte de mais de 30 centímetros aberto na perna.
Foi então que surgiu uma nova esperança: o Tratamento por Pressão Negativa (TPN), também conhecido como curativo a vácuo. “Nos primeiros sete dias, o curativo drenava cerca de 800ml de secreção por dia. Desde então, sigo com esse tratamento, que tem ajudado muito, mesmo que de forma bem gradativa”, explica.
Esse tipo de tratamento é relativamente novo na medicina e ainda não é coberto pelo SUS, o que significa que todos os custos precisam ser pagos de forma particular. Para seguir com a recuperação, Fernando e seus amigos o estão organizando uma ação solidária.
Ação com venda de galetos será neste sábado na Vigor
Neste sábado, será realizada uma venda de galetos na Vigor com o objetivo de arrecadar fundos para o tratamento. Os cartões estão à venda no Papa Burguer, na própria Vigor, ou diretamente com Fernando, pelo WhatsApp (55 9 9222-8665) e Instagram (@schmidt_com_schmidt).
“Tenho uma turma de amigos e familiares que estão me apoiando muito. Eles têm sido essenciais nas vendas e na organização. Algumas empresas da região também estão contribuindo para que tudo aconteça da melhor forma”, agradece Fernando. “Sou muito grato por todos!”, finaliza.
[mailpoet_form id="1"]Destaque
Santa Rosa amplia serviços de reabilitação auditiva e intelectual com anúncio de novo prédio do CER II

A Prefeitura de Santa Rosa anunciou uma grande novidade para a área da saúde. Foi assinada a ordem de início da construção do novo prédio do Centro Especializado em Reabilitação Auditiva e Intelectual – CER II. Com investimento superior a R$ 5 milhões, repassados pelo Ministério da Saúde, a nova sede vai qualificar o atendimento especializado para pessoas com deficiência, beneficiando não apenas o município, mas outras seis cidades da região Noroeste.
Após uma década da implantação do CER II em Santa Rosa, o serviço referência em reabilitação auditiva e intelectual vai ganhar uma nova estrutura. O prefeito Anderson Mantei assinou a ordem de início para as obras da nova sede do centro, que será construída em uma área total de 1.430,89 m², localizada na Rua Germano Dockhorn, ao lado do CRAS de Cruzeiro, “Essa é uma obra que simboliza cuidado, respeito e investimento em quem mais precisa. É uma conquista para Santa Rosa e toda a região”, enfatizou o prefeito.
O projeto foi elaborado pela equipe de arquitetos e engenheiros da Prefeitura e prevê uma infraestrutura moderna, pensada para acolher e qualificar ainda mais os atendimentos. Serão 10 salas de consultório e 6 salas de terapias que permitirão o desenvolvimento de atividades práticas, ações em grupo e estimulação precoce. O prédio contará ainda com vestiários, sanitários com acessibilidade, fraldários, depósito, almoxarifado, copa, sala de reuniões, recepção, sala administrativa, sala de audiometria com tratamento acústico completo e um auditório com capacidade para 36 pessoas.
Um dos grandes diferenciais do novo espaço está no atendimento ao público com Transtorno do Espectro Autista (TEA). As salas destinadas a esse grupo receberão tratamento acústico especial, e as áreas de atividade prática e estimulação precoce contarão com estruturas metálicas para atividades suspensas, trabalhadas pelos profissionais de fisioterapia e terapia ocupacional. Segundo o Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, a nova sede representa um avanço importante na qualidade do atendimento, “Cada profissional terá sua própria sala de atividades, o que vai permitir um cuidado mais individualizado e uma qualificação ainda maior nos serviços oferecidos aos nossos usuários”. A previsão de conclusão da obra é de 540 dias, conforme estipulado em contrato.
[mailpoet_form id="1"]- Clima/Tempo5 anos atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
- Uncategorized5 anos atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
- Destaque5 anos atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Atenção para não ser multado na Argentina
- Uncategorized5 anos atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
- Uncategorized5 anos atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM