Pescadores e piscicultores da região de Santa Rosa se organizam para comercializar na Semana Santa - Portal Plural
Connect with us

Destaque

Pescadores e piscicultores da região de Santa Rosa se organizam para comercializar na Semana Santa

Publicado

em


FAST AÇAÍNuveraAcademia Personatopo humbeto plural

A importância da piscicultura e da pesca artesanal fica ainda mais evidente durante a Semana Santa, sendo que, segundo levantamento realizado pela Emater/RS-Ascar nos 45 municípios da Fronteira Noroeste e das Missões, a previsão é de que estejam à disposição para comercialização aproximadamente 355 toneladas de pescados. Ao longo do ano, a piscicultura, assim como a Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) a pescadores artesanais, de modo especial dos municípios costeiros ao Rio Uruguai, recebem atenção da Emater/RS-Ascar na região, especialmente por meio do assessoramento a associações, assistência técnica nas propriedades e realização de capacitações, sempre em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

Na região, inicialmente, existiam 13 feiras do peixe planejadas para a Semana Santa, no entanto, em consonância com as determinações dos órgãos oficiais sobre cuidados em relação à disseminação da Covid-19, a maior parte destas não será realizada.

Diante disso, a tendência é que os produtores comercializem os peixes em 700 pontos de venda diretamente nas propriedades rurais, 16 pesque-pagues e 45 produtores experimentarão nova modalidade de venda, via whatsapp e telefone com entrega nas casas dos consumidores. A venda de peixes refere-se à produção de agricultores familiares, que cultivam em açudes, e também a pescadores artesanais de dez municípios da região. As atividades que acontecerem em locais públicos deverão seguir as normas voltadas a estabelecimentos que comercializam itens de alimentação, de acordo com o que determinam as autoridades. Para quem realizar a venda direta, os cuidados para manter a segurança alimentar e nutricional, bem como sanitários, também são imprescindíveis.

O extensionista do Escritório Central da Emater/RS-Ascar, Henrique Bartels, orienta que quem comercializar na propriedade deve dar preferência à venda fracionada na taipa, no sistema de encomendas ou outras ações que envolvam uma baixa movimentação de pessoas ao dia. Outra proposta apresentada por Bartels é não secar o açude, limitando-se a retirada de poucos peixes a cada dia, mantendo a produção diante dos efeitos da estiagem.

Aos consumidores, a Emater/RS-Ascar recomenda o consumo de peixes com origem comprovada, a aquisição com os cuidados sanitários recomendados, lembrando também que, ao adquirir o peixe, os consumidores devem observar a qualidade e a conservação dos mesmos.

Aters em Pesca e Piscicultura

Ao longo do ano são realizadas diferentes ações de Aters na área de piscicultura. São assistidos pela Emater/RS-Ascar na área de piscicultura, na região de Santa Rosa, aproximadamente 650 produtores, que possuem em torno de 900 viveiros para a produção de peixes. Da mesma forma, 251 famílias de pescadores artesanais recebem assistência da Instituição em oito municípios da região. No total, existem 623 famílias de pescadores nestes municípios.

Entre as ações realizadas pela Emater/RS-Ascar ao longo do ano estão cursos de aperfeiçoamento aos produtores, discutindo sistemas de cultivo, instalações e espécies para cultivo, qualidade da água para a piscicultura, alimentação e sanidade, além de suporte nas propriedades rurais para o acompanhamento de parâmetros físicos, como temperatura, transparência, turbidez e cor da água, e parâmetros químicos, como pH, alcalinidade, dureza, oxigênio dissolvido, gás carbônico, amônia e nitrito, todos importantes para o sucesso no cultivo de peixes. Ainda a Emater/RS-Ascar envolve-se diretamente na abertura e organização do mercado para a produção, atuando junto a feiras de produtores e outros mercados. Junto aos pescadores artesanais são desenvolvidas diversas ações para sua inclusão social e produtiva e defesa e garantia de direitos.

Para além da Aters voltada à produção de peixes em açudes e da pesca artesanal de captura em rios, também são orientados o processamento do pescado e seu preparo em diversos tipos de receitas, em uma proposta de segurança e soberania alimentar.

Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Atletas de Santa Rosa são eleitos campeões de torneio internacional de Futsal

Publicado

em

portal plural santa rosa foi mais uma vez muito bem representada internacionalmente no esporte. sete atletas do município da associação noroeste de futsal asr, disputaram no último final de se
Foto: Divulgação/ ASR
Academia PersonaNuveraFAST AÇAÍtopo humbeto plural

Santa Rosa foi mais uma vez muito bem representada internacionalmente no esporte. Sete atletas do município da Associação Noroeste de Futsal – ASR, disputaram no último final de semana, o 5° ASB Futsal Internacional, na Espanha. A equipe sub-12 trouxe para casa o título de campeã após 7 jogos invictos. Ao todo, 28 times de escolas de futsal e clubes de diversos países, como: Espanha, Itália, Portugal, Inglaterra, França, Brasil, Irlanda, Holanda e Austrália, participaram da competição.

O torneio foi organizado na região da Catalunha na Espanha, nas cidades de Barcelona, Reus e Salou. Na última terça-feira (18), os atletas retornaram para o Brasil e foram recepcionados pelas famílias e torcedores com direito a desfile pelas ruas de Santa Rosa. O prefeito Anderson Mantei e o vice-prefeito Aldemir Ulrich, participaram das boas-vindas e parabenizaram a ASR Futsal pela conquista, “É uma alegria ver jovens atletas representando tão bem a nossa cidade em outros países. Estamos implementando diversas melhorias no esporte, para oferecer mais infraestrutura para os atletas de Santa Rosa. Fica os nossos parabéns e o incentivo para que mais títulos possam ser alcançados”, destacou Anderson.

Além do time conquistar o primeiro lugar na 5ª edição do ASB Internacional de Futsal, a equipe também teve o atleta Guilherme Hamerski reconhecido como melhor goleiro e Solano Walter como artilheiro.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Vida & Saúde promove programação de aniversário de 89 anos

Publicado

em

portal plural a sexta fvida & saúde promove programação de aniversário de 89 anos
Foto: Divulgação/ HVS
FAST AÇAÍNuveraAcademia Personatopo humbeto plural

O Hospital Vida & Saúde celebra 89 anos de história no dia 27 de junho. Para comemorar a data, o Hospital programou uma série de atividades.

No dia em que celebra o aniversário, o Vida & Saúde inicia com um momento de agradecimento e fé, com uma celebração que reunirá diferentes representantes religiosos. O ato é aberto a comunidade e inicia às 08h, na Praça Julia Lima – pátio interno do hospital. Ao longo do dia, atividades na matriz e na Unidade Dom Bosco, serão destinadas aos profissionais do Hospital, como lanche especial e momentos de relaxamento.

Já na manhã do dia 29, o Hospital celebra com a comunidade de Giruá, com a atividade “Unidade São José em Ação”, onde oferecerá ações de saúde como aferição de pressão e testes de glicose, apresentará serviços e disponibilizará espaço para crianças.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Clima/Tempo

A sexta-feira deve ser marcada por chuvas em todo o Estado

Publicado

em

portal plural a sexta feira deve ser marcada por chuvas em todo o estado
Foto: Divulgação
topo humbeto pluralNuveraAcademia PersonaFAST AÇAÍ

Hoje (21), o Rio Grande do Sul terá chuvas em quase todas as regiões, conforme a previsão meteorológica. Áreas como as Missões, o Sul, a Região Central, o Noroeste, o Norte, a Região Metropolitana, os Vales e a Serra enfrentarão períodos de chuva intensa. Mesmo com o sol aparecendo entre muitas nuvens, espera-se que ocorram pancadas de chuva na Campanha e na Fronteira Oeste.

No segundo dia de inverno, os maiores volumes de chuva são esperados em Vitória das Missões e Unistalda, com previsão de cerca de 40 milímetros, representando até 31% da média histórica de junho para essas regiões. Em Porto Alegre, o acumulado pode chegar a 20 milímetros, aproximadamente 17% do total esperado para o mês.

As temperaturas no estado variarão pouco. As mínimas estão previstas para 10°C em São José dos Ausentes, na Serra, e em Pedras Altas, no Sul. As máximas, por outro lado, alcançarão 28°C em Vicente Dutra e Novo Tiradentes, localizadas no norte do estado. Em Porto Alegre, as temperaturas oscilarão entre 17°C e 21°C.

Os moradores de diversas regiões devem se preparar para um dia de chuva generalizada e monitorar as condições climáticas para quaisquer desdobramentos.

Fonte: O Bairrista

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×