Nova onda de frio vai provocar frio intenso e geada no Brasil - Portal Plural
Connect with us

Clima/Tempo

Nova onda de frio vai provocar frio intenso e geada no Brasil

Publicado

em

Foto: Mycchel Legnaghi - Agência São Joaquim Online/SC

Nuvera15 topo humberto pluralFAST AÇAÍ

Depois de vários dias de tempo firme na maior parte do Brasil, a previsão já indica mudanças no tempo para esta semana. Vários sistemas meteorológicos irão contribuir para a ocorrência de chuva sobre o país, mas o que chama a atenção é grande frente fria que vai avançar pelo continente. Este sistema é extenso, semelhante ao do fim de junho. O ar polar que acompanha esta frente fria vai derrubar as temperaturas do Sul até o Norte do Brasil.

Chuva

Na quarta-feira um sistema de baixa pressão atmosférica já vai provocar o retorno da chuva em muitas cidades do centro-sul gaúcho. Na quinta-feira, além deste sistema, uma nova frente fria associada ao ciclone vai se formar e avançar pelo centro-sul do Brasil. Este sistema espalha chuva sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, sul e oeste de Mato Grosso do Sul e extremo sul de São Paulo.

A partir de sexta-feira, volta a chover em muitos municípios de São Paulo, inclusive na capital, e entre sábado e segunda-feira(19) o tempo fica instável no estado. Os maiores volumes de chuva são previstos para o litoral.

Ar frio de origem polar

As temperaturas já começam a cair no Sul do Brasil com a entrada da frente fria, na quinta-feira(15). Mas é ao longo da segunda quinzena do mês de julho que a temperatura cai de forma mais acentuada.

Geada

No sábado, dia 17, tem previsão de geada por amplas áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e até no sul do Paraná. No domingo pode gear nas serras gaúcha e catarinense.

-su_geada07

Outra massa de ar polar avança e reforça o frio entre os dias 19 e 21 de julho. Há risco de geada novamente, principalmente no dia 20. A geada é forte e se espalha sobre os três estados.

-su_geada09-su_geada10 (1)-su_geada11

Para o Sul, por enquanto, os modelos meteorológicos não indicam neve, mas os meteorologistas da Climatempo vão continuar atentos para novas atualizações!

As temperaturas vão cair de forma significativa também no estado de São Paulo e em Mato Grosso do Sul. A queda é prevista já na sexta-feira em muitos municípios, mas é ao longo do fim de semana que o ar polar entra sobre essas regiões. A terceira semana de julho já será bem diferente no centro-sul do Brasil. Não dá para descartar geada em áreas destes dois estados. Na próxima semana também vai diminuir a temperatura no Rio De Janeiro e em áreas de Minas Gerais, áreas de Mato Grosso e no sul da Amazônia.

Para tirar todas as dúvidas sobre o frio do inverno de 2021, o podcast O Clima entre Nós conversou com Ana Clara Marques, meteorologista da equipe de previsão de Clima da Climatempo.  Confira!

Fonte Clima Tempo

Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima/Tempo

Semana de Natal inicia com tempo estável no Rio Grande do Sul e temperaturas elevadas

Publicado

em

portal plural (30)
Foto: Divulgação/ Portal Plural
Nuvera15 topo humberto pluralFAST AÇAÍ

A semana de Natal começa com o retorno do tempo firme no Rio Grande do Sul. Na segunda-feira (23), a massa de ar frio se afastará do Estado ao longo do dia, permitindo a abertura de sol entre algumas nuvens passageiras, sem previsão de chuva. Na terça-feira (24), véspera de Natal, o dia amanhece ensolarado em todo o Rio Grande do Sul, com temperaturas elevadas.

A partir da tarde, a circulação dos ventos favorecerá a formação de nuvens e pancadas de chuva isoladas pelo território gaúcho.

Em Santa Rosa, na véspera de natal  os termômetros devem variar entre 20ºC e 30º C podendo ter pancadas leves de chuva. Na quarta-feira de Natal, a máxima deve chegar aos 28ºC

Fonte: GZH e Clima Tempo

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Clima/Tempo

Verão no Rio Grande do Sul será marcado pela diminuição de chuvas

Publicado

em

portal plural verão no rio grande do sul será marcado pela diminuição de chuvas
Foto: Divulgação
FAST AÇAÍNuvera15 topo humberto plural

O verão, que começará às 12h59 deste sábado (21), terá uma redução nas chuvas em grande parte do Rio Grande do Sul. Essa previsão é do meteorologista e coordenador do Simagro-RS (Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos do Estado), Flávio Varone.

“Embora o volume de precipitações diminua no final de dezembro e em janeiro, ainda haverá algumas chuvas, o que deve evitar estiagens amplas e severas”, afirmou Varone.

Para fevereiro, o modelo climático do Simagro-RS indica que as chuvas estarão dentro da normalidade em todo o Estado. “Essa condição de retorno da umidade e mais chuvas favorecerá bastante o desenvolvimento da safra de verão e das culturas do Estado. Todas as áreas produtoras devem ser beneficiadas”, prevê Varone.

Ele também mencionou que o fenômeno La Niña previsto é de curta duração e fraca intensidade, se realmente ocorrer. “Essas condições são comparáveis a fenômenos similares que ocorreram no passado. Observamos o passado para tentar projetar as condições futuras”, explicou o meteorologista.

Temperatura

Em relação à temperatura, a tendência é de que ela comece a subir gradualmente. “Em dezembro, ainda teremos a entrada de algumas massas de ar frio, resultando em temperaturas amenas. No final de dezembro, devemos ter temperaturas abaixo da média em grande parte do Estado, com noites e madrugadas amenas e dias mais quentes”, disse Varone.

“Em janeiro, deve ocorrer um aquecimento maior e, em fevereiro, a temperatura deve estar acima da média. No entanto, a tendência é que não tenhamos ondas de calor prolongadas, o que é um alívio para os produtores rurais gaúchos, pois grandes ondas de calor aumentariam a evaporação das culturas”, concluiu o meteorologista.

Fonte: O Sul

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Clima/Tempo

Instabilidade retorna ao Rio Grande do Sul nesta quinta-feira

Publicado

em

portal plural retorno da instabilidade marca a quinta feira no rs
Foto: Divulgação/ Portal Plural
FAST AÇAÍ15 topo humberto pluralNuvera

O tempo volta a ficar instável no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (19), com previsão de chuva na maior parte das regiões. Essa tendência é explicada pela atuação de uma área de baixa pressão no Paraguai e pelo transporte de umidade vindo do Norte do Brasil, que influenciam o clima no Sul do país.

Em Santa Rosa, na região Noroeste, nesta quinta-feira, a previsão é de 60 mm de chuva, com a possibilidade de chuva durante todo o dia. As temperaturas devem  variar entre mínima de 20°C e máxima de 24°C.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×