Instabilidade retorna ao Rio Grande do Sul nesta quinta-feira
Connect with us

Clima/Tempo

Instabilidade retorna ao Rio Grande do Sul nesta quinta-feira

Publicado

em

portal plural retorno da instabilidade marca a quinta feira no rs
Foto: Divulgação/ Portal Plural

15 topo humberto pluralFAST AÇAÍNuvera

O tempo volta a ficar instável no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (19), com previsão de chuva na maior parte das regiões. Essa tendência é explicada pela atuação de uma área de baixa pressão no Paraguai e pelo transporte de umidade vindo do Norte do Brasil, que influenciam o clima no Sul do país.

Em Santa Rosa, na região Noroeste, nesta quinta-feira, a previsão é de 60 mm de chuva, com a possibilidade de chuva durante todo o dia. As temperaturas devem  variar entre mínima de 20°C e máxima de 24°C.

Compartilhe

Clima/Tempo

Rio Grande do Sul registra maior temperatura do ano no Brasil com 42°C

Publicado

em

portal plural rio grande do sul registra maior temperatura do ano no brasil com 42°c

FAST AÇAÍNuvera15 topo humberto plural

O Rio Grande do Sul experimentou nesta quinta-feira um dia tórrido com marcas acima de 35ºC em grande número de cidades e máximas que passaram dos 40ºC em algumas regiões, especialmente no Oeste e no Noroeste do estado.

A temperatura máxima à sombra em abrigo meteorológico (não sensação térmica) de hoje na estação do Instituto Nacional de Meteorologia no município de Quaraí, fronteira com a cidade uruguaia de Artigas, no Oeste do estado, atingiu impressionantes 42,4ºC.

A máxima de hoje de 42,4ºC no município gaúcho de Quaraí é a mais alta deste ano no Brasil na rede oficial de estações do Instituto Nacional de Meteorologia, superando o maior registro anterior de 42,1ºC, no município de Porto Murtinho (Mato Grosso do Sul), no dia 17.

O registro desta quinta-feira na cidade do Oeste gaúcho seguramente está entre as mais altas temperaturas do dia de hoje não apenas na América do Sul, mas também no Hemisfério Ocidental.

Outras estações do Instituto Nacional de Meteorologia no estado registraram máximas nesta quinta de 39,4ºC em Alegrete; 39,3ºC em Uruguaiana e em Santiago; 39,0ºC em São Borja; 38,9ºC em São Gabriel; 38,8ºC em São Vicente do Sul; e 38,6ºC em Teutônia.

Estações particulares e da Secretaria da Agricultura, por sua vez, apontaram máximas hoje de 40,8ºC em Tupanciretã; 40,7ºC em Uruguaiana; 40,3ºC em Porto Xavier; 40,2ºC em Maçambará; 40,0ºC em Alegrete; 39,5ºC em São Paulo das Missões; 39,4ºC em Rosário do Sul; 39,3ºC em Teutônia; e 39ºC em Santa Cruz do Sul.

Fez ainda 38,9ºC em Vila Nova do Sul, Itaqui, Cacequi e Pejuçara; 38,8ºC em Estrela e Barra do Quaraí; 38,7ºC em Santa Rosa; 38,6ºC em Colinas, Lajeado e Venâncio Aires; e 38,3ºC em Ijuí, Porto Vera Cruz, São Luiz Gonzaga e Espumoso.

Na Grande Porto Alegre, as temperaturas atingiram 38,1ºC em Parobé; 38,0ºC em São Leopoldo; 37,5ºC em Campo Bom; 36,4ºC em Novo Hamburgo; e 35,7ºC em Gravataí. Em Porto Alegre, a máxima na estação do Jardim Botânico foi de 34,7ºC.

De acordo com o prognóstico da MetSul Meteorologia, o Rio Grande do Sul terá mais um dia de muito calor nesta sexta-feira, entretanto na maioria das cidades não deve aquecer tanto quanto hoje. A sensação de abafamento, porém, será enorme.

Chuva já de manhã em pontos do Oeste e em outras regiões à tarde deve impedir que as máximas atinjam valores tão altos quanto hoje na maioria das cidades do estado. Nos vales e na Grande Porto Alegre, em especial, as máximas ainda podem ser muito altas nesta sexta com mais de 35ºC em vários pontos.

 

Fonte: Metsul.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Clima/Tempo

Cidade gaúcha bateu uma das maiores temperaturas da América do Sul nesta quinta-feira

Publicado

em

portal plural cidade gaúcha bateu uma das maiores temperaturas da américa do sul nesta quinta feira
Foto: Divulgação
Nuvera15 topo humberto pluralFAST AÇAÍ

O Rio Grande do Sul registrou nesta quinta-feira (23) mais um dia de calor intenso, com temperaturas acima de 40ºC, especialmente nas regiões Oeste e Noroeste. Em Quaraí, na fronteira com o Uruguai, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) marcou 42,4ºC à sombra, a maior temperatura do País e uma das mais altas da América do Sul desde o começo do ano, segundo a gaúcha Metsul.

De acordo com o site da Metsul, o Estado enfrentará outro dia de calor nesta sexta-feira (24), mas com temperaturas um pouco mais amenas do que as de quinta-feira, devido à possibilidade de chuvas no Oeste pela manhã e em outras áreas do Estado à tarde.

Na Região Metropolitana de Porto Alegre e Vale do Taquari, as máximas poderão superar os 35ºC, com sensação de abafamento intensa.

As máximas dessa quinta-feira foram:

– 42,4ºC em Quaraí
– 39,4ºC em Alegrete
– 39,3ºC em Uruguaiana e Santiago
– 39,0ºC em São Borja
– 38,9ºC em São Gabriel e São Vicente do Sul
– 38,8ºC em Teutônia e Estrela
– 40,8ºC em Tupanciretã
– 40,7ºC em Uruguaiana
– 40,3ºC em Porto Xavier
– 40,2ºC em Maçambará
– 40ºC em Alegrete
– 39,5ºC em São Paulo das Missões
– 39,4ºC em Rosário do Sul
– 39,3ºC em Teutônia
– 39ºC em Santa Cruz do Sul
– 38,9ºC em Vila Nova do Sul, Itaqui, Cacequi e Pejuçara
– 38,8ºC em Estrela e Barra do Quaraí
– 38,7ºC em Santa Rosa
– 38,6ºC em Colinas, Lajeado e Venâncio Aires
– 38,3ºC em Ijuí, Porto Vera Cruz, São Luiz Gonzaga e Espumoso
– 38,1ºC em Parobé
– 38ºC em São Leopoldo
– 37,5ºC em Campo Bom
– 36,4ºC em Novo Hamburgo
– 35,7ºC em Gravataí
– 34,7ºC em Porto Alegre (estação do Jardim Botânico)

Tempestades também marcaram a quinta-feira, com fortes chuvas e vendavais no final da tarde. Em São Borja, uma chuva de curta duração causou danos e transtornos, incluindo falta de energia elétrica. A Metsul explicou que a combinação de calor e umidade gerou áreas de instabilidade, trazendo chuvas e tempestades isoladas para o Noroeste e a Fronteira Oeste, afetando cidades como Santa Rosa, Ijuí, São Borja, Santiago e São Vicente do Sul.

Fonte: O Sul

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Clima/Tempo

Arco circunzenital aparece no céu de Porto Alegre entenda o que é o fenômeno

Publicado

em

portal plural arco íris invertido
Foto: Arquivo pessoal/Enio Tonet e Fernanda Maia Calorão
Nuvera15 topo humberto pluralFAST AÇAÍ

Você já ouviu falar do “arco circunzenital”? Esse fenômeno raro surgiu no céu de Porto Alegre na tarde desta quinta-feira (23), por volta das 15h. A formação óptica, semelhante a um arco-íris, chamou a atenção por exibir cores invertidas e aparecer sem a presença de chuva.

Segundo a meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo, o arco circunzenital ocorre quando a luz do sol interage com minúsculos cristais de gelo presentes em nuvens muito altas, a mais de 6 km de altitude. O efeito visual se assemelha a um trecho de arco-íris, mas com a curvatura voltada para o sol.

A especialista destaca que esse fenômeno não deve ser confundido com um arco-íris tradicional, que também é um efeito óptico atmosférico, mas ocorre quando a luz do sol atravessa gotas de água suspensas na atmosfera.

Fonte: G1

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×