Musk x Moraes: Regulação das redes é ‘inevitável’, diz presidente do Senado
Connect with us

Geral

Musk x Moraes: Regulação das redes é ‘inevitável’, diz presidente do Senado

Publicado

em

portal plural musk x moraes regulação das redes é ‘inevitável’, diz presidente do senado
Imagem: Viktollio/Shutterstock

  • FAST AÇAÍ
  • Academia Persona

A polêmica envolvendo o bilionário Elon Musk e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, tem gerado debates acalorados sobre censura e liberdade de expressão, principalmente nas redes sociais. Nesse contexto, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), destacou a inevitabilidade da regulação das redes sociais.

Pacheco instou a Câmara dos Deputados a votar um projeto aprovado pelo Senado em 2020, conhecido como PL das Fake News, que visa combater a desinformação e a disseminação de notícias falsas na internet. Segundo o presidente do Senado, essas medidas não visam censurar ou limitar a liberdade de expressão, mas estabelecer regras para o uso responsável das plataformas digitais, prevenindo a manipulação e a disseminação de desinformação, ódio e ataques a instituições.

O PL 2.630/2020, além de criar a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, define o que é considerado “notícia falsa” e estabelece obrigações para as plataformas online, como a remoção de conteúdo falso, transparência sobre algoritmos e a criação de um Conselho de Transparência e Responsabilidade na Internet.

O senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado, também defendeu a regulamentação das plataformas digitais como necessária, destacando que a lei é uma norma de conduta para todos, incluindo os bilionários.

A fala de Pacheco ocorre em meio à escalada da tensão entre Musk e o ministro do STF, e o Judiciário brasileiro. Após ameaças de Musk em descumprir decisões judiciais e críticas ao ministro, Alexandre de Moraes incluiu o empresário no inquérito das milícias digitais, que investiga a organização e financiamento de tentativas de minar a democracia brasileira.

Apesar das polêmicas e do embate na esfera virtual, as instituições brasileiras têm reafirmado a importância do Estado de Direito e da Constituição. O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, destacou que as decisões judiciais podem ser contestadas, mas não desrespeitadas, reforçando a prevalência do Estado de Direito no Brasil.

 

Fonte: Olhar Digital

Compartilhe

Geral

Governo Municipal monta Gabinete de Urgência

Publicado

em

portal plural governo municipal monta gabinete de urgência
Foto: Divulgação/Prefeitura de Santa Rosa
  • FAST AÇAÍ
  • Academia Persona

Em Santa Rosa vários locais foram atingidos pelo forte volume de chuva dos últimos dias. Nesta madrugada, foram 110 mm em apenas 4 horas. Na manhã desta quinta-feira (02), o vice-prefeito Aldemir Ulrich, que coordena o Gabinete de Urgência, está visitando os locais mais afetados. Por conta dos estragos ocasionados em alguns bairros e no interior, o Governo Municipal unificou esforços em uma força tarefa, com a participação de diversas secretarias, para atender a população. Dessa forma, a Defesa Civil, Câmara de Vereadores, Exército, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros também estão trabalhando em conjunto com o município. A Prefeitura de Santa Rosa lamenta as mortes e se solidariza com todas as cidades atingidas pelas chuvas no Estado.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um novo alerta para chuvas extremas em todo o Estado, com precipitações que podem superar a média esperada para um mês inteiro em poucos dias. Há risco de temporais com chuvas intensas e potencial para inundações em praticamente todo o território gaúcho. Em Santa Rosa, a previsão é de mais de 100 milímetros para hoje. O Prefeito Aldemir Ulrich esteve no bairro Planalto, Jardim Petrópolis, Sulina e na Auxiliadora, agora pela manhã, onde acompanhou os principais pontos críticos, “Nossas equipes estão todas mobilizadas para atender as demandas. Tivemos uma madrugada de chuva muito intensa que ocasionou alagamentos em várias localidades. Estamos unindo esforços para atender, o mais breve possível, todos que estão necessitando”.

A ponte do Alibem e um trecho do trevo entre Santa Rosa e Giruá, estão sendo desobstruídos. Outros pontos também estão sendo atendidos pelas equipes da Secretaria de Obras, Secretaria de Agricultura e Secretaria de Mobilidade Urbana. As pessoas que necessitarem de auxílio podem entrar em contato pelo telefone: (55) 3511-5110 (Desenvolvimento Social).

Em breve, será atualizada a situação de Santa Rosa.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Rio Taquari passa dos 30 metros e atinge o maior nível da história no RS

Publicado

em

portal plural rio taquari passa dos 30 metros e atinge o maior nível da história no rs
Foto: Reprodução/RBS TV
  • Academia Persona
  • FAST AÇAÍ

O Rio Taquari, que corta a Região dos Vales, uma das áreas mais impactadas pelos temporais no Rio Grande do Sul desde segunda-feira (29), atingiu uma marca histórica, ultrapassando os 30 metros de altura e alcançando seu maior nível já registrado.

De acordo com medições realizadas na madrugada desta quinta-feira (2) pelo Serviço Geológico do Brasil nas cidades de Lajeado e Estrela, o nível do rio atingiu impressionantes 31,2 metros. Essa marca supera o registro da enchente de setembro de 2023, que alcançou 29,5 metros, e também a maior alta anteriormente registrada, de 29,9 metros em 1941.

Diante dessa situação crítica, a Defesa Civil emitiu uma “orientação expressa” para a evacuação da Região dos Vales, especialmente o Vale do Taquari. Os municípios de Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado e Lajeado estão entre os mais afetados e foram recomendados para evacuação.

O Vale do Taquari já foi duramente impactado em setembro de 2023 por um ciclone seguido de enchentes, que resultaram na perda de 54 vidas e no desaparecimento de outras quatro pessoas.

Segundo a Defesa Civil, o Rio Taquari está recebendo volumes significativos de água devido às fortes chuvas dos últimos dias no estado, ultrapassando drasticamente sua cota de inundação. Os residentes em áreas de risco foram aconselhados a buscar abrigos públicos ou outros locais seguros.

O órgão ressaltou: “As pessoas que não possuem locais alternativos devem buscar informações junto à Defesa Civil de sua cidade sobre os abrigos públicos disponibilizados pelas prefeituras, rotas de fuga e pontos de segurança”.

Os temporais já causaram 11 mortes, deixaram 22 desaparecidos e 11 feridos, de acordo com a Defesa Civil. Além disso, transtornos foram registrados em 114 municípios, com um total de 4.400 pessoas precisando deixar suas residências, sendo 1.072 abrigadas e 3.416 desalojadas.

Fonte: G1

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Ponte é levada pela água durante gravação de prefeita alertando sobre temporal no RS

Publicado

em

portal plural ponte é levada pela água durante gravação de prefeita alertando sobre temporal no rs
Foto: Reprodução/RBS TV
  • Academia Persona
  • FAST AÇAÍ

Nesta terça-feira (30), uma ponte de concreto desabou e foi arrastada pela correnteza formada no Arroio Barramansa, em Santa Tereza, na Serra do Rio Grande do Sul, devido ao forte temporal que atinge a região. O incidente ocorreu por volta das 7h.

O desabamento da ponte aconteceu enquanto a prefeita Gisele Caumo gravava um vídeo para alertar a população sobre os impactos da chuva. Nas imagens, é possível observar o intenso fluxo de água, arrastando galhos de árvores e entulhos. No desfecho do vídeo, a estrutura da ponte cede e desaparece sob as águas.

Localizada na Rua Saldanha Marinho, a ponte fornecia acesso às comunidades do interior do município, conectando também Santa Tereza a São Valentim do Sul.

De acordo com informações da Defesa Civil, uma segunda ponte também foi arrastada na localidade de Linha Pederneiras, no interior de Santa Tereza. Equipes de resgate estão realizando avaliações para determinar se outras estruturas foram afetadas pelo temporal.

Fonte: G1

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×