Paraná envia 32 bombeiros, helicóptero e quatro barcos de resgate para auxiliar vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul
Connect with us

Clima/Tempo

Paraná envia 32 bombeiros, helicóptero e quatro barcos de resgate para auxiliar vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Publicado

em

portal plural paraná envia 32 bombeiros, helicóptero e quatro barcos de resgate para auxiliar vítimas das chuvas no rio grande do sul
Foto: Cristiano Vaz/Banda B / Banda B

15 topo humberto pluralNuveraFAST AÇAÍ

O estado do Paraná respondeu rapidamente ao apelo de assistência às vítimas das intensas chuvas que assolam o Rio Grande do Sul. Nesta quarta-feira (1º), o Governo paranaense anunciou o envio de um contingente de apoio, composto por 32 bombeiros, um helicóptero e quatro barcos de resgate.

A equipe de resgate, liderada pelo major do Corpo de Bombeiros, Gabriel Greinert, partiu de Curitiba ainda nesta quarta-feira, com parte da equipe seguindo por terra e outra parte programada para ser enviada na quinta-feira (2), via transporte aéreo.

Greinert detalhou como os profissionais paranaenses planejam contribuir com as operações de resgate no Rio Grande do Sul: “Vai ser designada uma área e a gente espera fazer o trabalho de busca e salvamento dessas pessoas em situação de enchentes, que estão dentro de casa, ilhadas em árvores, que estão em regiões afetadas… Esse é o nosso trabalho, associado ao trabalho de atuação em áreas deslizadas, que nos pediram também”.

Os temporais no Rio Grande do Sul já causaram 10 mortes, deixaram 21 pessoas desaparecidas e 11 feridas, de acordo com a Defesa Civil. O último boletim indica que 4,4 mil pessoas estão desalojadas e desabrigadas em todo o estado.

Os impactos das chuvas afetaram 107 municípios, prejudicando um total de 19.110 pessoas. As previsões meteorológicas indicam a persistência das chuvas por pelo menos mais 36 horas, aumentando a preocupação com novas ocorrências.

Além do Paraná, Santa Catarina também contribuiu com a mobilização de 28 bombeiros especialistas em busca e resgate para auxiliar nas operações de emergência no Rio Grande do Sul.

Fonte: G1

Compartilhe

Clima/Tempo

Primeiras massas de ar Polar já tem data para ocorrer

Publicado

em

portal plural primeiras massas de ar polar já tem data para ocorrer

FAST AÇAÍ15 topo humberto pluralNuvera

Próximo do dia 12 de abril e 04 de maio que massas chegarão ao Estado

Análise dos prognósticos de médio e longo prazo já dão sinais de quando o frio mais forte poderá chegar ao Brasil. O outono climático até agora registrou grande variabilidade térmica o que é normal no começo da estação de transição. A primeira semana do mês de março foi escaldante e nas demais houve refresco. Massas de ar seco já proporcionaram manhãs frias em partes do sul do Brasil. Tanto que a primeira geada do ano já ocorreu.

A pergunta é quando o frio mais amplo e generalizado irá chegar ao Brasil?

No prognóstico de outono a MetSul já apontou que o outono terá temperatura acima da média histórica em grande parte do território Nacional. Em contrapartida isso não significa ausência total de dias com frio, que naturalmente ocorrem nessa época do ano. Em março até agora a menor temperatura registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia na capital gaúcha foi 16,4°C no dia 14.

Finalmente com base nas análises das saídas gráficas dos modelos matemáticos para os próximos 45 dias algumas informações interessantes apresentam sinais importantes da variabilidade da temperatura nas próximas semanas.

Aí redor do dia 12 de abril e posterior a isso no começo de maio, por volta do dia 04. Como resultado concluímos que nessas duas datas, especialmente, há potencial para a ocorrência de incursão de massa de ar de origem polar que poderá impactar, sobretudo, partes do Centro e Sul do país.

Não será um período prolongado de frio, e terá elevação em seguida.

Nesse sentido, é provável que ocorra mudança brusca de temperatura com previsão de frio significativo por um curto período tanto em abril quanto em maio.

Se esse frio irá provocar a formação somente no curto prazo será possível prever. Se ocorrerá as primeiras marcas negativas de temperatura, também só será possível prever no curto prazo.

É importante ressaltar que os prognósticos poderão mudar, justamente por se tratar do outono, mas é bom indicativo que teremos a predominância de dias amenos e até quentes, alternado com curtos de períodos de frio, os quais poderão ser pontualmente intensos.

Agora ondas de frio, com períodos superiores a 5 dias de marcas muito baixas de temperatura, pelos prognósticos atuais é mais provável que só ocorram mesmo no inverno climático. As projeções sustentam a projeção inicial de um outono de 2025 mais quente que o normal. Apesar disso, curtos de frio irão ocorrer dentro da estação.



Fonte Metsul Meteorologia.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Clima/Tempo

Quarta-feira de Cinzas será de sol e calor intenso no RS

Publicado

em

portal plural quarta feira de cinzas será de sol e calor intenso no rs

Nuvera15 topo humberto pluralFAST AÇAÍ

O Rio Grande do Sul terá uma Quarta-feira de Cinzas (5) com tempo firme e temperaturas elevadas. A atuação de uma massa de ar quente sobre a região manterá o sol predominando ao longo do dia.

As máximas mais altas estão previstas para cidades da Fronteira Oeste, Região Metropolitana, Vale do Sinos e Vale do Taquari.

Em Santa Rosa, o calor será intenso, com termômetros variando entre 23°C e 35°C. Apesar do tempo seco na maior parte do dia, pode haver pancadas isoladas de chuva em alguns momentos.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Clima/Tempo

Geada e frio abaixo de zero em pleno Fevereiro no Centro da Argentina

Publicado

em

portal plural geada e frio abaixo de zero em pleno fevereiro no centro da argentina

FAST AÇAÍNuvera15 topo humberto plural

Uma massa de ar frio trouxe temperatura abaixo de zero e geada em pleno fevereiro nesta terça-feira para cidades da província de Buenos Aires, onde apenas poucos dias atrás os termômetros marcavam temperaturas máxima ao redor a acima de 40ºC.

Geadas precoces em fevereiro foram registradas hoje cedo no centro da província de Buenos Aires, um evento pouco comum para a época do ano, como mostram imagens publicadas a partir de várias cidades nas redes sociais.

Embora estações oficiais do Serviço Nacional de Meteorologia (SMN) não tenham registrado marcas negativas, medições particulares apontaram temperaturas abaixo de zero, o que é incomum nesta época do ano.

Os produtores rurais da região destacaram que as baixas temperaturas no meio da safra de verão, a principal da Argentina, podem afetar cultivos de verão como o milho e a soja, além de forragens para a pecuária.

Estações do Serviço Nacional de Meteorologia registraram mínima de 7,7ºC em La Plata, capital da província de Buenos Aires. Na região metropolitana, Ezeiza anotou 8,0ºC. Na cidade de Buenos Aires, a mínima oficial no Observatório Central desceu a 12,9ºC. Na costa, Mar del Plata teve gelados 4,4ºC.

No interior da província de Buenos Aires, as mínimas foram de inverno. As estações do SMN apontaram 1,0ºC em Benito Juárez; 2,3ºC em Azul; 2,5ºC em Olavarría; 2,9ºC em Coronel Suárez; 3,5ºC em Bolivar; 3,6ºC em Tandil; 4,8ºC em Villa Gesel; 5,1ºC em Dolores; e 5,2ºC em Las Flores.

A massa de ar frio derrubou a temperatura também no Uruguai, onde o Institito Uruguaio de Meteorologia registrou hoje cedo mínimas de 9,4ºC em Lavalleja; 10,8ºC em San José; 12,2ºC em Florida; 12,3ºC em San Jacinto; 12,8ºC em Rocha; e 13,0ºC em Montevidéu (Melilla).

A influência do ar frio no Uruguai e na Argentina trouxe a temperatura hoje cedo para 13,7ºC em Pinheiro Machado, no Sul do Rio Grande do Sul. Nesta quarta, cidades do Sul e da Campanha devem amanhecer com temperatura baixa para fevereiro. Como a parte mais intensa do ar frio e seco não chega ao território gaúcho, a temperatura segue apenas agradável na maioria das cidades gaúchas.

Fonte: MetSul.

 

 

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×