AMUFRON
Evento realizado pela AMUFRON e COREDE/FN mobiliza prefeituras da região
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A cidade de Horizontina foi palco de um importante evento promovido pela Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste (AMUFRON) e o Conselho Regional de Desenvolvimento (COREDE/FN) da região. Realizado no Memorial Agrícola, o encontro teve como foco a apresentação do Plano Estratégico para a região e a divulgação dos vencedores do “Prêmio Ações Inovadoras da Fronteira Noroeste”.
O evento reuniu representantes de municípios da região, autoridades locais, empresários e membros da sociedade civil. O plano delineia metas e diretrizes para impulsionar o desenvolvimento econômico, social e ambiental dos municípios que compõem a Fronteira Noroeste.
Outro ponto alto do evento foi a divulgação dos vencedores do “Prêmio Ações Inovadoras da Fronteira Noroeste”. Esta premiação visa reconhecer e incentivar projetos e iniciativas que se destacam pela criatividade, impacto positivo e potencial transformador de cada município. Esta foi primeira edição do evento, e 21 projetos foram inscritos.
As entidades públicas foram reconhecidas por suas contribuições significativas em diversas áreas, como educação, meio ambiente, saúde e desenvolvimento econômico.
AMUFRON
Sict promoverá rodadas de conexão entre municípios afetados pelas enchentes e soluções tecnológicas
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A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) realizará, nos dias 10 e 12 de julho, rodadas de apresentação de soluções tecnológicas para municípios atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. O objetivo é fazer a conexão entre demandas apontadas pelas prefeituras e iniciativas que possam resolver desafios locais. As reuniões ocorrerão em formato virtual e estarão abertas para participação de todos os Executivos municipais interessados.
O trabalho envolveu, inicialmente, a coleta de desafios junto a municípios dos oito ecossistemas de inovação do estado: Central, Fronteira Oeste e Campanha, Metropolitana e Litoral Norte, Noroeste e Missões, Produção e Norte, Serra Gaúcha, Sul e Vales. Em seguida, ao lado de parceiros, a Sict fez uma curadoria das iniciativas cadastradas no Catálogo de Soluções Tecnológicas, selecionando aquelas que podem ser úteis às prefeituras.
“A emergência climática impôs uma nova realidade a muitas cidades do estado, que passaram a buscar alternativas para mitigação de estragos e resiliência climática. Com este projeto da Sict, as prefeituras terão a oportunidade de conhecer iniciativas das mais variadas, de diferentes lugares do país e do mundo, com grande potencial de ajudar na reconstrução”, enfatiza a titular da Sict, Simone Stülp.
No dia 10, a rodada de conexões será das 9h às 12h, com a apresentação de soluções para desafios nas áreas de gestão humanitária de abrigos, habitação, infraestrutura digital governamental resiliente e melhoria e expansão de serviços em situações de emergência.
Já no dia 12, será das 9h às 12h, com ênfase nas áreas de destinação de móveis e utensílios danificados, prevenção e contingência para desastres naturais, monitoramento da qualidade do ar, monitoramento de lixo urbano, limpeza urbana, monitoramento de ruído, monitoramento do nível das águas, reconstrução e resiliência logística e tratamento de efluentes.
“Desde maio, estamos trabalhando com o programa Startup Lab, a Rede RS Startup e parceiros para viabilizar este projeto. Fizemos coleta de desafios, curadoria de propostas e, agora, chegamos no momento de conectar demandas e ofertas. Com as rodadas de conexões, queremos que as prefeituras possam conhecer as soluções desenvolvidas por empresas, startups e outras instituições”, explica o diretor adjunto de Ambientes de Inovação da Sict, Bernardo Leso.
Os parceiros da Sict no Catálogo de Soluções são a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), a Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp), a Associação Gaúcha de Startups (AGS), o Sebrae, o GovTech Lab e o South Summit Brazil.
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Prefeito de Senador Salgado Filho é o novo presidente da AMUFRON
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Na manhã desta terça-feira, dia 5 de março, os prefeitos que compõem a Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste (AMUFRON) se reuniram em assembleia para eleger a nova diretoria que irá conduzir a entidade durante o período de março de 2024 a fevereiro de 2025.
O prefeito de Senador Salgado Filho, Mário Aldir Klein, foi eleito para assumir a presidência da AMUFRON, demonstrando a confiança depositada pelos membros da associação em sua liderança e capacidade de gestão.
Além disso, a nova diretoria ficou composta da seguinte forma:
- Vice-presidente substituto: Jair Miguel Wagner, prefeito de Porto Lucena;
- Vice-presidente de Finanças: Gilberto Hammes, prefeito de São José do Inhacorá;
- Vice-presidente Administrativo: Leonel Fernando Petry, prefeito de Tuparendi;
- Vice-presidente de Relações Institucionais: João Edécio Graef, prefeito de Independência;
O Conselho Fiscal, órgão essencial para garantir a transparência e a fiscalização das atividades da AMUFRON, terá como titulares os prefeitos Leocir Weiss de Porto Mauá, Marino Pollo de Dr. Maurício Cardoso e Valdi Luis Goldschimidt de Cândido Godoi. Como suplentes, foram eleitos Antônio Luiz Savela de Novo Machado e Adair Philippen de Santo Cristo.
Com uma nova liderança à frente da AMUFRON, os prefeitos dos municípios da região esperam fortalecer ainda mais a representatividade da associação e trabalhar em prol do desenvolvimento e bem-estar dos cidadãos que residem na Fronteira Noroeste.
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AMUFRON realiza assembleia sobre os transtornos causados pelos eventos climáticos na região
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Na manhã desta quarta-feira(24/01) a Associação dos municípios da Fronteira Noroeste – AMUFRON, esteve reunida em Assembleia, na sede da entidade.
Presidida pelo Prefeito Marcos Vinícius Corso, Prefeito de Três de Maio, com a participação da grande maioria dos prefeitos, ou vice-prefeitos, trouxe para pauta a demora nos reparos da rede elétrica ocasionados pelas intemperes dos temporais que assolaram a região, pensando em medidas que previnam e facilitem o reestabelecimento dos serviços à população.
Foram convidados representantes da RGE/CPFL e CORSAN, no intuito de entender quais as maiores dificuldades que ocorreram, e que levaram muitos consumidores a ficarem mis de seis dias sem energia elétrica. Segundo Rafael Lugoch, consultor de Negócio da CPFL/RGE, a empresa fez de tudo, para que o maior número de consumidores tivesse a energia reestabelecida em curto prazo. Mas, foram muitos municípios atingidos ao mesmo tempo, as equipes da região não conseguiram atender a demanda, evo reforço de outras regiões levou 2 dias para chegar.
Após grande debate, ficou acertado de que os representantes da CPFL/RGE e equipe, junto com os encarregados municipais, irão fazer um levantamento de vegetação ou árvores que podem causar estragos em algum próximo evento climático, e estas serão eliminadas, isso para tentar evitar novos transtornos.
Já ao representante da Corsan – João Corim foi cobrado sobre a necessidade da companhia possuir geradores móveis, que possam garantir ao consumidor o fornecimento de água, primordial para a vida humana, mesmo em caso de faltar energia. Ainda foi sugerido a realização de campanha para que os consumidores, principalmente empresas, instalem caixas de água, o que facilitaria em caso de interrupção no fornecimento de água da rede pública.
Fonte: AMUFRON
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