Escolas Sesc de Educação Infantil recebem inscrições para 2020 - Portal Plural
Connect with us

Ensino

Escolas Sesc de Educação Infantil recebem inscrições para 2020

Publicado

em


  • Academia Persona
  • FAST AÇAÍ

A partir do dia 30 de setembro, estarão abertas as inscrições para o ano letivo de 2020 nas Escolas Sesc de Educação Infantil do Rio Grande do Sul (Sesquinhos). As escolas, que atendem crianças de 3 anos a 5 anos e 11 meses em turno integral e/ou parcial, buscam desenvolver há mais de 20 anos a curiosidade, a criatividade, o senso crítico e a autonomia infantil. Os interessados devem realizar a inscrição até o dia 25 de outubro nas unidades Sesc responsáveis. Há vagas gratuitas por meio do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) e vagas na modalidade Pagantes. Mais informações e o regulamento estarão disponíveis a partir do dia 27 de setembro no site  www.sesc-rs.com.br/educacao/educacao-infantil.

Por meio deste projeto, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc oferece toda a infraestrutura e proposta pedagógica que entende a criança como sujeito ativo e protagonista do seu processo de conhecimento. São 19 escolas em todo o Estado certificadas e com equipes qualificadas para cuidar e ensinar: Alegrete, Bagé, Cachoeira do Sul, Cachoeirinha, Camaquã, Carazinho, Chuí, Ijuí, Lajeado, Novo Hamburgo, Porto Alegre (bairro Navegantes), Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento, Santo Ângelo, Tramandaí e Viamão.

As bolsas gratuitas são direcionadas a famílias que possuem renda mensal de até três salários mínimos nacionais. As escolas oferecem alimentação, material escolar e uniforme, além de contar com uma qualificada equipe pedagógica e espaço escolar. Por meio de diversas atividades, a criança desenvolve seus aspectos físicos, socioemocionais e cognitivos. Nos Sesquinhos ao longo do ano letivo, acontecem ações voltadas à cultura, vivências de cidadania, integração com as famílias, desenvolvimento das linguagens artísticas, atividades de corpo e movimento e educação para a saúde.

Inscrições para Escolas Sesc de Educação Infantil – Sesquinho 2020

 Período de inscrições: 30/09 a 25/10

Local: Unidades Sesc e site www.sesc-rs.com.br/educacao/educacao-infantil

* O regulamento está disponível no site  www.sesc-rs.com.br/educacao/educacao-infantil

Há vagas gratuitas por meio do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), e também vagas pagantes.

Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Greve no IFFar: Aulas Suspensas e Expectativa de Votação Nacional

Publicado

em

portal plural greve no iffar aulas suspensas e expectativa de votação nacional

  • FAST AÇAÍ
  • Academia Persona

A greve dos profissionais do Instituto Federal Farroupilha – Campus Santa Rosa, iniciada em 2 de abril, segue nesta quinta-feira (25/04), mantendo as aulas suspensas desde 8 de abril.

Amanhã (sexta-feira dia 26), deverá ocorrer a votação nacional sobre a aceitação da proposta. Em caso de recusa, espera-se uma nova rodada de negociações nas semanas seguintes, com o Governo Federal pressionado pela situação.

O Comando de Greve informou que mais de 76% dos campi dos Institutos Federais, juntamente com diversas Universidades Federais, têm aulas suspensas, o que pressionou o governo a apresentar uma proposta para as pautas das categorias, incluindo a unidade de Santa Rosa.

O Instituto Federal Farroupilha é composto pela Reitoria, localizada em Santa Maria, 11 campi e dois centros de referência, com aproximadamente 1.500 servidores.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Ensino

Dia Mundial do Livro é celebrado nas escolas da Rede Municipal de Ensino

Publicado

em

portal plural dia mundial do livro é celebrado nas escolas da rede municipal de ensino
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Santa Rosa
  • FAST AÇAÍ
  • Academia Persona

As escolas que fazem parte da Rede Municipal de Ensino celebraram nesta quarta-feira (23), o Dia Mundial do Livro. A data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para incentivar a leitura, homenagear autores e refletir sobre seus direitos legais. Não só neste dia, mas todo o mês de abril e durante todo o ano letivo, os alunos são estimulados ao hábito da leitura.

Por toda a rede municipal, são muitos exemplos de projetos de incentivo à leitura e à escrita. As Escolas de Educação Infantil (EMEIs) e de Ensino Fundamental (EMEFs), tem desenvolvido com os estudantes, projetos de leitura. A Diretora do Departamento de Planejamento Pedagógico de Santa Rosa, Leila Cristiane Bürger, destaca que as ações têm foco no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos estudantes, “Desde cedo, o contato com os livros é essencial para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes. Por meio da leitura e da contação de histórias, eles embarcam em uma jornada de descobertas que enriquece suas mentes e facilita a alfabetização nos anos iniciais. A leitura estimula a criatividade, permitindo que nossos alunos explorem mundos imaginários e desenvolvam a capacidade de pensar de forma inovadora”.

Além do dia 23, as escolas comemoraram neste mês, o Dia do Escritor Local e o Dia Nacional do Livro Infantil. Em Santa Rosa, a lei 5.490/2019, instituiu o dia 18 de abril, como o Dia do Escritor Local. Nesse mesmo dia, é celebrado também, o Dia Nacional do Livro Infantil e o aniversário do escritor Monteiro Lobato, considerado no Brasil, o “pai da literatura infantil”.

Santa Rosa conta também com a Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac, localizada na Rua Buenos Aires, 938, no Centro. O acervo da cidade, possui mais de 17 mil livros, todos disponíveis para a população.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Ensino

Alteração no cálculo do Inep coloca UFRGS como a melhor universidade federal do Brasil

Publicado

em

portal plural alteração no cálculo do inep coloca ufrgs como a melhor universidade federal do brasil
Foto: Divulgação/SECOM UFRGS
  • Academia Persona
  • FAST AÇAÍ

No início de abril, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recalculou o Índice Geral de Cursos (IGC), que avalia a qualidade das graduações e instituições de ensino superior no Brasil. Com essa revisão, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) alcançou a melhor classificação entre as universidades federais.

Este não é o primeiro momento em que a instituição gaúcha lidera o ranking das federais brasileiras, porém, é a sua pontuação mais alta até agora: 4,43, numa escala de 0 a 5. Segundo Soraya Tanure, secretária de Avaliação Institucional da UFRGS, esse desempenho foi impulsionado pelo sucesso dos programas de mestrado da universidade.

“Entre o ingresso e a saída dos alunos, a qualidade das informações científicas produzidas e a excelência das pesquisas do corpo docente, nossos programas de mestrado superaram até mesmo os de doutorado, algo inesperado”, enfatiza Soraya. A UFRGS obteve o melhor Conceito Médio de Mestrado entre as federais, com nota 4,89 – a máxima é 5. No ranking do Conceito Médio de Doutorado, alcançou o oitavo lugar, enquanto no Conceito Médio de Graduação, ficou na nona posição.

Além disso, a UFRGS conquistou o segundo melhor IGC entre as universidades, ficando atrás apenas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e o 14º melhor do Brasil, considerando todas as instituições acadêmicas, como faculdades e centros universitários.

Mudanças no cálculo afetaram várias universidades gaúchas, com a maioria delas perdendo posições no ranking. No entanto, algumas subiram de posição após o recálculo, como a Universidade Franciscana (UFN) e a Universidade Feevale, entre outras.

Segundo Soraya, a mudança no cálculo se deve a alterações no Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que avalia o desempenho dos alunos ao ingressarem e ao saírem da graduação. Isso ocorreu em resposta a demandas das federais, que tendem a receber estudantes com habilidades mais desenvolvidas.

Historicamente, a UFRGS disputa o primeiro lugar com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e nesta última avaliação, referente a dados de 2022, a instituição gaúcha retomou a liderança, com uma diferença de 0,02 no IGC.

Fonte: GZH

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×