Desafios persistentes na luta contra o analfabetismo no Brasil
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Desafios persistentes na luta contra o analfabetismo no Brasil

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Erradicação do analfabetismo até 2024 era um dos objetivos do Plano Nacional de Educação, lançado há uma década, porém o país ainda está distante dessa meta. Embora o problema esteja mais concentrado no Nordeste, com uma taxa de analfabetismo de 11,2% em 2023, o Rio Grande do Sul apresenta uma taxa de 2,7% entre a população acima de 15 anos, esses dados são provenientes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua de 2023, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2022, a taxa era de 2,5% no Estado, enquanto em 2019 era de 2,4%, indicando uma estabilidade, considerando a margem de erro. Cerca de 62,5% dos 256 mil analfabetos do Estado são brancos, totalizando aproximadamente 160 mil pessoas. No entanto, proporcionalmente, a população negra é mais afetada, dado que há menos pessoas pretas e pardas do que brancas no Rio Grande do Sul.

No Brasil, aproximadamente 9,3 milhões de pessoas são incapazes de ler ou escrever, segundo dados do IBGE. Entretanto, especialistas acreditam que esse número possa ser ainda maior. Na pesquisa, os entrevistados são questionados se são capazes de escrever um bilhete simples. Aqueles que respondem negativamente são considerados analfabetos.

“A situação geralmente é mais grave do que sugere a Pnad, pois a pesquisa é baseada na autodeclaração dos participantes, o que pode ser influenciado pelo constrangimento das pessoas”, analisa a professora Patrícia Camini, da Faculdade de Educação da UFRGS. “A falta de desenvolvimento completo na alfabetização afeta a vida da pessoa em todos os aspectos, criando um estigma social por não dominar a leitura e a escrita.”

Esse é frequentemente o caso de pessoas mais velhas que são analfabetas, enfrentando dificuldades ao longo da vida e se sentindo constrangidas e desmotivadas. No Brasil, o analfabetismo é predominantemente um problema entre idosos, e no Rio Grande do Sul não é diferente. Considerando a faixa etária acima de 60 anos, a taxa aumentou de 6,8% para 7,4% entre 2022 e 2023, de acordo com a Pnad.

Impacto Social e Econômico

De acordo com João Paulo Derocy Cêpa, gerente de articulação e advocacy do Movimento pela Base, não ser alfabetizado na idade correta tem diversos efeitos negativos. “Assegurar a alfabetização precoce é garantir que os alunos desenvolvam as habilidades necessárias para continuar aprendendo em um caminho regular. Aqueles que não conseguem ler, escrever e compreender textos dificilmente aprenderão plenamente Matemática, História e Geografia, disciplinas que exigem interpretação de texto e análise crítica”, explica o especialista.

A alfabetização é fundamental para o desenvolvimento social, linguístico e cognitivo do indivíduo, segundo Patrícia Camini. Ela afirma que o atraso nessa formação fundamental resulta em uma falta de autoconfiança, o que pode contribuir para o aumento da evasão escolar a longo prazo. “Se a pessoa não aprende na idade correta, ela perde confiança em suas habilidades de comunicação. Em uma sala de aula regular, alguns alunos progridem na alfabetização, enquanto outros percebem que seu desenvolvimento é mais lento. Isso pode levar essas pessoas a desistirem de aprender, sentindo-se menos valorizadas pelo professor”, diz.

Fonte: GZH

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IFFar Santa Rosa completa 21 dias com aulas suspensas, categorias aguardam uma nova proposta do Governo Federal

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Desde o dia 8 de abril, o Instituto Federal Farroupilha de Santa Rosa está em greve, com todas as aulas suspensas, 77% dos docentes e 70% dos técnicos administrativos em educação aderiram à a paralisação. No dia 19, o governo federal enviou uma proposta às categorias e no dia 26, de forma unânime, os sindicatos rejeitaram a proposta do governo.
Dessa forma, a greve continua e com adesão de mais instituições.

Além da questão salarial, há também a solicitação de melhorias na estrutura do campus. As categorias reforçam que a greve foi o último recurso e desejam retornar o quanto antes. Este movimento, que hoje engloba mais de 76% dos campi dos Institutos Federais e diversas Universidades Federais com aulas suspensas, pressionou o governo a apresentar uma proposta para as demandas das categorias.

Em nota, o comando de greve informou que:

“O movimento grevista está em expansão, e, hoje, já somos mais de 520 unidades dos Institutos Federais paralisados, juntamente com muitas Universidades Federais.  Assim sendo, o fortalecimento da greve é essencial para que as nossas reivindicações sejam atendidas e tenhamos uma educação federal de muito mais qualidade, sempre buscando o desenvolvimento regional ao redor de nossas unidades instaladas.”

A categoria informou também, que o objetivo é de não haja prejuízo ao alunos e que as aulas deverão ser recuperadas.

 

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Greve no IFFar: Aulas Suspensas e Expectativa de Votação Nacional

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A greve dos profissionais do Instituto Federal Farroupilha – Campus Santa Rosa, iniciada em 2 de abril, segue nesta quinta-feira (25/04), mantendo as aulas suspensas desde 8 de abril.

Amanhã (sexta-feira dia 26), deverá ocorrer a votação nacional sobre a aceitação da proposta. Em caso de recusa, espera-se uma nova rodada de negociações nas semanas seguintes, com o Governo Federal pressionado pela situação.

O Comando de Greve informou que mais de 76% dos campi dos Institutos Federais, juntamente com diversas Universidades Federais, têm aulas suspensas, o que pressionou o governo a apresentar uma proposta para as pautas das categorias, incluindo a unidade de Santa Rosa.

O Instituto Federal Farroupilha é composto pela Reitoria, localizada em Santa Maria, 11 campi e dois centros de referência, com aproximadamente 1.500 servidores.

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Ensino

Dia Mundial do Livro é celebrado nas escolas da Rede Municipal de Ensino

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Foto: Divulgação/ Prefeitura de Santa Rosa
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As escolas que fazem parte da Rede Municipal de Ensino celebraram nesta quarta-feira (23), o Dia Mundial do Livro. A data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para incentivar a leitura, homenagear autores e refletir sobre seus direitos legais. Não só neste dia, mas todo o mês de abril e durante todo o ano letivo, os alunos são estimulados ao hábito da leitura.

Por toda a rede municipal, são muitos exemplos de projetos de incentivo à leitura e à escrita. As Escolas de Educação Infantil (EMEIs) e de Ensino Fundamental (EMEFs), tem desenvolvido com os estudantes, projetos de leitura. A Diretora do Departamento de Planejamento Pedagógico de Santa Rosa, Leila Cristiane Bürger, destaca que as ações têm foco no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos estudantes, “Desde cedo, o contato com os livros é essencial para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes. Por meio da leitura e da contação de histórias, eles embarcam em uma jornada de descobertas que enriquece suas mentes e facilita a alfabetização nos anos iniciais. A leitura estimula a criatividade, permitindo que nossos alunos explorem mundos imaginários e desenvolvam a capacidade de pensar de forma inovadora”.

Além do dia 23, as escolas comemoraram neste mês, o Dia do Escritor Local e o Dia Nacional do Livro Infantil. Em Santa Rosa, a lei 5.490/2019, instituiu o dia 18 de abril, como o Dia do Escritor Local. Nesse mesmo dia, é celebrado também, o Dia Nacional do Livro Infantil e o aniversário do escritor Monteiro Lobato, considerado no Brasil, o “pai da literatura infantil”.

Santa Rosa conta também com a Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac, localizada na Rua Buenos Aires, 938, no Centro. O acervo da cidade, possui mais de 17 mil livros, todos disponíveis para a população.

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