Geral
Fenasoja é lançada em comemoração ao centenário da chegada do grão ao Brasil
O Brasil celebra os 100 anos do plantio comercial de soja no país, um marco iniciado em Santa Rosa. Em um clima de festa e com a presença do governador Eduardo Leite, foi lançada a 24ª Feira Nacional da Soja (Fenasoja) em um evento realizado no Plaza São Rafael, em Porto Alegre, nesta segunda-feira (29).
Este ano, a Fenasoja acontecerá entre os dias 17 e 26 de maio em Santa Rosa, conhecida como o berço nacional da soja, conforme estabelecido pela Lei Federal 14.349/2022. A feira é reconhecida como o maior evento multissetorial do país, impulsionando negócios, relacionamentos, conhecimentos e inovação.
“A feira tem o papel de exaltar uma cultura que representa praticamente um terço do nosso setor agropecuário. A soja é uma peça fundamental para o nosso desenvolvimento econômico”, afirmou Leite.
Ele destacou a alta expectativa para a colheita de soja deste ano no Rio Grande do Sul, que provavelmente será a maior safra da história. “Estamos celebrando 100 anos desde a chegada da soja ao Estado, prestando homenagem ao passado, celebrando o presente e, naturalmente, olhando com esperança para o futuro”, acrescentou o governador.
O presidente da Fenasoja 2024, Dário Germano, relembrou o início do plantio de soja por intermédio do pastor luterano Lehembauer, um missionário dos Estados Unidos que trouxe consigo alguns grãos com o propósito de melhorar a vida dos seus congregados na Linha 15 de Novembro, no interior de Santa Rosa.
“Nesses 100 anos, a produção de soja mudou o curso da história e da economia do nosso país. As lavouras se espalharam, surgiram novas cidades, escolas, igrejas e hospitais. Houve avanços em genética, maquinários agrícolas, tecnologia e inovação. Nesse centenário da soja no Brasil, o povo brasileiro experimentou o maior ciclo de riqueza e desenvolvimento humano, social e geográfico”, disse Germano.
A expectativa da organização é receber mais de 350 mil visitantes nesta edição, com uma movimentação de negócios esperada acima de um bilhão de reais. “Tudo indica que vamos superar os resultados da última feira, que alcançou R$ 1,2 bilhão em negócios ao longo de dez dias. O cenário econômico e social, aliado à energia do centenário da chegada da soja ao país, nos dá essa esperança”, compartilhou entusiasmado o presidente da Fenasoja 2024.
A Fenasoja é realizada desde 1996 em Santa Rosa por voluntários e acontece no Parque Municipal de Exposições Alfredo Leandro Carlson. A feira é bienal e conta com o apoio da Prefeitura de Santa Rosa e da Câmara de Vereadores do município. Mais de 600 voluntários e expositores trabalham na organização do evento, que apresenta mais de 14 pavilhões com atrações variadas entre entretenimento, vendas e negócios.
O prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei, destacou a alegria de lançar a Fenasoja na capital. “Mas saibam que a 500 quilômetros daqui temos uma terra pujante, de gente trabalhadora, cuja característica principal é o voluntariado que realiza a maior feira multissetorial do Brasil”, afirmou.
“A região é a maior produtora de colheitadeiras do Brasil. Nós também temos o maior plantel de suínos do Estado e somos o maior produtor de leite, com a maior cadeia leiteira do Rio Grande do Sul. Tudo isso com base na soja, no grão, que justifica essa potência”, ressaltou Mantei.
A Rede Pampa realizará uma cobertura multiplataforma diretamente do evento, com conteúdos exclusivos para a TV Pampa, a Rádio Liberdade e o Jornal e Portal O Sul.
Fonte: Jornal o Sul
Geral
FEBAP vai ao Paraguai para debater melhorias no trânsito fronteiriço
As Febap’s do Brasil, Argentina e Paraguai realizaram uma importante Reunião Plenária Internacional nesta terça-feira (26), em Obligado, Itapúa, no Paraguai.
O foco foi “Panorama do trânsito fronteiriço na área de atuação da FEBAP”. “Elaboramos um documento que será levado aos parlamentares dos três países”, disse o presidente da Febap Internacional, Gerson Lauermann.
O documento pede que sejam realizadas melhorias como a abertura do Porto em Vera Cruz aos domingos, assim como a disponibilidade de horários estendidos nas travessias, começando mais cedo e encerrando mais tarde sem fechar ao meio dia.
Também está sendo solicitado que se use mais a tecnologia para agilizar o trânsito fronteiriço na Argentina com o Paraguai, Posadas/Encarnación.
“Estamos sugerindo também que se agilize os processos burocráticos na liberação de cargas”, disse Lauermann entusiasmado com o resultado da reunião. Já está agendada a próxima reunião para acontecer durante a Indumóveis, levando o maior número de participantes possível, tanto de autoridades como da sociedade civil, que é a maior interessada para que o Mercosul seja uma realidade além do papel.
[mailpoet_form id="1"]Geral
Secretaria de Desenvolvimento Social e CRRM lançam Cartilha “Quebrando o Silêncio”
Na manhã desta quinta-feira (28), o Centro de Referência Regional de Atendimento à Mulher (CRRM), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou o lançamento da Cartilha/Gibi “Quebrando o Silêncio: Maria da Penha vai à escola”. A ação aconteceu no Clube Concórdia e faz parte da programação dos 16 Dias de Ativismo. Uma campanha pelo fim da violência contra a mulher que iniciou no dia 25 de novembro em Santa Rosa. As atividades propostas buscam conscientizar a população sobre a violência de gênero e mobilizar a sociedade para combater essa forma de agressão.
Neste ano, a equipe do Centro de Referência Regional de Atendimento à Mulher, Dirce Margarete Grösz, realizou ações nas escolas e instituições do município sobre a conscientização da violência doméstica. Com o apoio da Gestão Municipal e a parceria da FEMA, foi elaborada uma Cartilha/Gibi para, de forma lúdica, levar conhecimento sobre esse tema tão relevante para as escolas, onde estão sendo formados os futuros adultos.
A Cartilha/Gibi Quebrando o Silêncio vai proporcionar aos estudantes uma reflexão sobre as relações cotidianas e como algumas condutas podem ser prejudiciais. A Gerente do CRRM, Mariza Oleynek, destacou com muito orgulho que Santa Rosa é pioneira no lançamento desta cartilha e que a cidade se tornou referência regional pelo trabalho realizado junto à Rede de Proteção à Mulher no enfrentamento à violência doméstica, “A cartilha, através de histórias em quadrinhos, busca conscientizar de forma mais clara crianças, adolescentes e educadores, para que possam multiplicar o conhecimento sobre a problemática, a fim de romper com o ciclo da violência doméstica”.
O evento contou com a presença da Secretária de Desenvolvimento Social, Taisa Boelter, da Secretária de Educação e Cultura, Josiane Heck, da Juíza da 2ª Vara Criminal, Bianca Predger Sawick, do Promotor de Justiça da 2ª Promotoria de Justiça Criminal de Santa Rosa, Rodrigo Piton, do Defensor Público, Tarcísio Scherer Perlin, da Diretora da Atenção Básica da Fundação Municipal de Saúde, Fabiana Breitenbach, da Major Vanessa Peripoli, do 4º Batalhão de Polícia de Área de Fronteira da Brigada Militar, do Diretor Administrativo da FEMA, Césio Carlos Albea e demais membros da Rede de Proteção à Mulher, além de alunos da Rede Municipal de Ensino.
[mailpoet_form id="1"]Economia
Saiba quem poderá receber o abono do PIS/Pasep em 2025
- Clima/Tempo5 anos atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
- Uncategorized5 anos atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
- Destaque5 anos atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
- Destaque5 anos atrás
Atenção para não ser multado na Argentina
- Uncategorized5 anos atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM