Caso Kiss: Defesa de Spohr recorre a Comissão Interamericana de Direitos Humanos - Portal Plural
Connect with us

Plantão 24H

Caso Kiss: Defesa de Spohr recorre a Comissão Interamericana de Direitos Humanos

Publicado

em


Nuverabanner plano0 goldFAST AÇAÍ15 topo humberto pluralAcademia Persona

A defesa de Elissandro Spohr, um dos quatro réus do júri popular pelo incêndio da boate Kiss, decidiu levar o caso à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), nesta terça-feira.

O escritório do advogado Jader Marques pede um conjunto de medidas cautelares urgentes para que seja cumprido o habeas corpus concedido pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), permitindo que os condenados recorram em liberdade.

O impasse surgiu a partir da decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, que suspendeu o Habeas Corpus preventivo e determinou a execução imediata da condenação. As penas impostas vão de 18 a 22 anos e meio, a maior delas aplicada a Spohr, que era um dos sócios da casa noturna. A tragédia matou 242 pessoas e feriu mais de 630, em janeiro de 2013, em Santa Maria.

Conforme o recurso enviado à Comissão Interamericana, a decisão transgride o duplo grau de jurisdição, a presunção da inocência e a irretroatividade da lei penal. “É uma situação alarmante. Explicamos que essa decisão mantém presos, em situação de risco, cidadãos que ainda não tiveram sua responsabilidade penal comprovada e que tiveram um habeas corpus liberatório concedido”, explica o criminalista Rodrigo Faucz, que passou a integrar a equipe de defesa de Elissandro Spohr.

Já o advogado Jader Marques relata que a decisão de recorrer à CIDH deve-se à gravidade da violação provocada pela decisão do ministro Fux. “Estamos vivendo uma das mais graves violações do ordenamento jurídico brasileiro. A ideia desse requerimento é salvaguardar, não apenas os direitos do meu cliente, mas evitar danos irreparáveis a todo cidadão brasileiro”, afirmou o criminalista. O pedido busca, ainda, a aprovação imediata das medidas requeridas, visto que se trata de uma “situação emergencial”.

 

Fonte: Correio do Povo

Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plantão 24H

Brigada Militar apreende equipamentos proibidos de jogos de azar em Tenente Portela

Publicado

em

sem titulo 49

banner plano0 gold15 topo humberto pluralNuveraFAST AÇAÍAcademia Persona

Na tarde de quarta-feira (24/7), policiais militares realizaram a apreensão de sete máquinas caça-níqueis em um estabelecimento comercial localizado no bairro Operário, em Tenente Portela.

Após receberem denúncias, a guarnição policial se deslocou até o local e flagrou as máquinas em pleno funcionamento, configurando a contravenção penal de jogos de azar. O responsável pelo estabelecimento comprometeu-se a comparecer à justiça quando intimado e enfrentará processo criminal. Todo o material ilícito foi apreendido.

A Brigada Militar encoraja a comunidade local a denunciar atividades criminosas para colaborar com a segurança pública. As denúncias podem ser feitas de forma anônima através do número de emergência (55) 9 98428-6084 (WhatsApp).

Fonte: Fonte: Brigada Militar

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Plantão 24H

Senhora se perde de casa e Bombeiros a resgatam em Santa Rosa

Publicado

em

civil 8

15 topo humberto pluralbanner plano0 goldFAST AÇAÍNuveraAcademia Persona

Quinta-feira 25/07, as 15h30mn, na rua Vasco da Gama no bairro São Francisco em Santa Rosa, uma senhora de 79 anos não sabia voltar para casa e estava falando coisa com coisa, foram chamados os Bombeiros no local, eles conduziram a senhora até a sua casa através de informações.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Plantão 24H

Acidente deixa 7 pessoas feridas, entre elas um menino, em Júlio de Castilhos

Publicado

em

sem titulo 50

15 topo humberto pluralNuveraFAST AÇAÍbanner plano0 goldAcademia Persona

No início da tarde desta quinta-feira, 25, a Polícia Rodoviária Federal atendeu a um acidente do tipo colisão frontal entre dois veículos.

O fato ocorreu no quilômetro 287 da BR-158, em Júlio de Castilhos e resultou em sete pessoas feridas.

Os veículos envolvidos foram um Celta, de Júlio de Castilhos, e uma Duster, de Tupanciretã. A Duster transitava no sentido Tupanciretã – Santa Maria e o Celta trafegava no sentido oposto, quando colidiram.

Os cinco ocupantes da Duster (quatro deles da mesma família) sofreram lesões leves (motorista, 50 anos, natural de Tupanciretã; passageira, 38 anos, natural de Quevedos; passageira, 18 anos, natural de Tupanciretã; passageiro, 12 anos, natural de Tupanciretã; passageiro, 13 anos, natural de Ibirubá).

Já os dois ocupantes do Celta, mãe e filho (condutora, 33 anos, natural de Gravataí, e passageiro, 8 anos, natural de São Miguel do Oeste em Santa Catarina), sofreram lesões graves.

Todos os feridos foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros Militar e pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência e encaminhados para o Hospital Bernardina Salles de Barros em Júlio de Castilhos.

 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e PRF

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×