Calor aumenta no Sul – Portal Plural
Connect with us

Clima/Tempo

Calor aumenta no Sul

Pável Bauken

Publicado

em



O ar seco e quente ganha ainda mais força no Sul do Brasil nas próximas 48 horas e causa a diminuição da umidade em várias localidades da Região. A queda da umidade vai afastar ainda mais a chance de chuva.

As madrugadas e as primeiras horas do dia serão mais amenas, mas a tarde a temperatura sobe bastante. Portanto, a amplitude térmica ainda segue elevada. A sensação de calor é maior e consequentemente a evaporação será maior também prejudicando ainda mais as áreas agrícolas que sofrem com a estiagem.

Nesta quinta-feira, o sol predomina nos três estados da Região e as temperaturas ficam altas, principalmente no Rio Grande do Sul. Na sexta-feira, o sol ainda aparece com força no Paraná, Santa Catarina e no Rio Grande do Sul e não há expectativa de chuva.

As condições do tempo começam a mudar no Rio Grande do Sul no fim de semana.

O que você precisa saber sobre o tempo seco

Dentre os problemas que o clima seco nos traz, o principal são os problemas respiratórios que nos tiram literalmente o ar, são vários os casos de pneumonias, sinusites, gripes, resfriados e alergias que aumentam em quase 25% em períodos de tempo seco, sem contar à poluição que atinge níveis críticos, devido a esse acúmulo de poluentes com gazes tóxicos que não conseguem se dispersar na atmosfera ocorrem mais problemas como, dores de cabeça, irritações nos olhos, nariz e garganta que pode ficar extremamente seca, voz rouca podendo desenvolver inflamação na faringe.

Durante esse período de clima seco alguns cuidados simples podem ser mantidos para que não comprometa tanto a saúde, nos livrando de possíveis transtornos, confira:

O cuidado mais eficaz, simples e básico que deve ser feito é ingerir bastante água, em especial crianças e idosos, não espere sentir sede, pois nessa altura o corpo já apresenta sinais de desidratação, além da água, a hidratação também pode ser feita com sucos naturais, água de coco e frutas.

Nesse período nossa pele sofre muito com o ar seco, se nosso organismo ficar muito tempo sem água ele aproveitará a água que se encontra no corpo, por isso vale ressaltar hidrate-se constantemente tomando muita água, esse é o passo fundamental para atravessar esse período de dias secos.

Para as mulheres que estão amamentando o cuidado é redobrado, como o bebê ainda não toma água, a hidratação dele se dará exclusivamente pelo leite materno, por isso mamães, não descuidem da sua própria hidratação.

Nesses dias secos, ácaros e fungos tendem a aumentar desencadeando problemas respiratórios, para evitá-los é importante manter a casa limpa, passe pano úmido no chão e móveis, dessa forma estará protegendo a saúde.

É importante manter os ambientes fechados umidificados, para isso os especialistas recomendam o uso de aparelhos específicos, caso não seja possível use toalhas molhadas nas extremidades das portas e janelas, ao dormir mantenha sempre uma ou mais bacias com água para umidificar o ar.

Para evitar a irritação nos olhos e hidratar as vias nasais, use soro fisiológico, mas atenção colírios somente com prescrição médica.

Para garantir hidratação e saúde da pele evite banhos quentes e demorados e abuse de cremes hidratantes e filtros solares.

É preciso muita atenção, pois além do incômodo o tempo seco nos aproxima de vários problemas de saúde, crianças e idosos tendem a sofrer mais com a baixa umidade do ar, por isso a prevenção continua sendo a melhor opção.

Climatempo

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima/Tempo

RS terá predomínio de sol e nuvens nesta quinta-feira

Tempo segue quente, com máximas acima dos 30ºC em diversos pontos

Pável Bauken

Publicado

em



A quinta-feira tem sol e nuvens na maioria das regiões gaúchas, contudo com períodos de maior nebulosidade em parte do Rio Grande do Sul. Maior presença de nuvens deve ser esperada na Metade Norte do Estado, onde ocorrem momentos de céu nublado ou encoberto, com chance de precipitação em alguns pontos.

Mais ao Sul e ao Oeste segue o tempo mais aberto. Nestas áreas em que o sol aparece mais, a temperatura se elevará mais com calor à tarde. Já na Metade Norte, presença de nebulosidade e a instabilidade em alguns pontos, além do vento, inibem um maior aquecimento durante o dia.

Em Santa Rosa, sol e aumento de nuvens de manhã, pancadas de chuva à tarde e à noite, máxima de 30ºC e mínima de 19ºC.

As mínimas rondam os 14ºC em São José dos Ausentes e os 17ºC em Santana do Livramento. As máximas, por sua vez, podem chegar a 31ºC em Bagé e 33ºC em Uruguaiana.

A situação rapidamente se deteriora em diferentes pontos de Santa Catarina e do Paraná em razão do excesso de chuva que vem sendo registrado e objeto de sucessivos alertas da MetSul Meteorologia. Já ocorreram dezenas de deslizamentos de terra no Nordeste de Santa Catarina, os rios estão subindo rapidamente, já existem áreas inundadas e são registrados alagamentos. No Paraná, diferentes áreas igualmente sofrem com excesso de chuva e apresentam pontos de inundação.

A MetSul adverte que o quadro já complicado deve se agravar e atingir nível crítico por chuva extrema em pontos de Santa Catarina e do Paraná. Isso porque se espera muita chuva nos próximos dias.

MetSul / Clima Tempo e Tempo Agora

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Clima/Tempo

Semana começa com sol e calor no RS

Há chance de chuva mais isolada na Metade Norte

Pável Bauken

Publicado

em



O sol aparece com nuvens no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. Chuva por demais isolada ainda é possível em parte do dia em pontos da Metade Norte gaúcha, sobretudo em localidades mais próximas de Santa Catarina, e em alguns locais da faixa costeira. No geral, quase todo o território gaúcho não deve ter precipitação depois de um fim de semana de instabilidade.

Ar menos quente passa a atuar no Estado, mas se espera que faça calor durante a tarde com as maiores marcas no Noroeste e no Oeste gaúcho. Na área, as máximas superam 30ºC em alguns municípios.

As mínimas rondam os 13ºC em São José dos Ausentes e em Bagé. As máximas, por sua vez, podem chegar a 30ºC em Santa Cruz e 31ºC em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 20ºC e 29ºC.

O fim de semana foi marcado pela instabilidade atmosférica no Rio Grande do Sul com chuva e temporais isolados em diferentes regiões. Já no começo, Livramento registrou 180 mm de chuva entre o final da sexta e o começo do sábado com muitos alagamentos.

O grande risco nesta semana se concentrará no Sul do país em Santa Catarina e no Paraná, onde a chuva será excessivamente volumosa e mesmo extrema com acumulados de 100 mm a 200 mm em grande número de cidades e marcas de 300 mm a 400 mm em algumas, o que, certamente, vai trazer muitos alagamentos, inundações e deslizamentos de terra.

MetSul

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Clima/Tempo

Previsão do tempo no RS: Inmet alerta para risco de tempestades neste sábado

Reporter Global

Publicado

em



 

 

Veja como fica o tempo na sua região neste final de semana

 

O sábado (16) começa com tempo firme e presença de sol no Rio Grande do Sul. No decorrer da tarde, no entanto, de acordo com a Somar Meteorologia, uma nova frente fria (vinda do Uruguai) deve provocar pancadas fortes de chuva em todo o Estado, podendo chegar acompanhadas de raios, vento e eventual queda de granizo.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade para todo o território gaúcho, assim como para os Estados de Santa Catarina e do Paraná. O instituto chama atenção para o risco de acumulados significativos (de até 100mm) e de vento intenso (com rajadas de até 100 km/h), que podem provocar transtornos como queda de árvores e de energia elétrica, alagamentos e estragos em plantações.

Apesar do tempo instável, as temperaturas seguem elevadas no RS, com máxima de 37°C prevista para municípios como Sapucaia do Sul, Canoas e Esteio, na Região Metropolitana, Triunfo, na Região Cabonífera, e Portão, no Vale do Sinos. Na Capital, a variação térmica fica entre 21°C e 33°C.

No domingo (17), a frente fria segue atuando sobre o Estado e, com isso, ainda há previsão de chuva forte em todas as regiões gaúchas. Segundo a Somar, além das precipitações, ainda há condições para ocorrência de descargas elétricas, rajadas de vento (acima de 60km/h) e queda de granizo. As temperaturas, porém, tendem a diminuir em relação às do dia anterior. A máxima do domingo no RS, 30°C, está prevista para Três Coroas e Igreinha, no Vale do Paranhana. Em Porto Alegre, os termômetros registram de 22°C a 27°C.

Veja, abaixo, como deve ficar o tempo na sua região:

Região Metropolitana: o sábado (16) começa com tempo firme, mas, a partir da tarde, pancadas fortes de chuva devem atingir a região, podendo chegar acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e queda de granizo. Para este dia, o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de tempestade em todo o Estado, chamando atenção para o risco de acumulados significativos (de até 100mm) e de vento intenso (com rajadas de até 100 km/h). No domingo (17), a frente fria segue atuando sobre o RS e, com isso, ainda há condições para chuva forte, raios, vento e queda de granizo, a qualquer hora do dia. Em Guaíba, os termômetros variam entre 21°C e 33°C no sábado (16) e entre 22°C e 27°C no domingo (17).

Serra gaúcha: o sábado (16) começa com tempo firme, mas, a partir da tarde, pancadas fortes de chuva devem atingir a região, podendo chegar acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e queda de granizo. Para este dia, o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de tempestade em todo o Estado, chamando atenção para o risco de acumulados significativos (de até 100mm) e de vento intenso (com rajadas de até 100 km/h). No domingo (17), a frente fria segue atuando sobre o RS e, com isso, ainda há condições para chuva forte, raios, vento e queda de granizo, a qualquer hora do dia. Em Bom Jesus, os termômetros variam entre 15°C e 22°C no sábado (16) e entre 17°C e 20°C no domingo (17).

 

Litoral Norte: o sábado (16) começa com tempo firme, mas, a partir da tarde, pancadas fortes de chuva devem atingir a região, podendo chegar acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e queda de granizo. Para este dia, o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de tempestade em todo o Estado, chamando atenção para o risco de acumulados significativos (de até 100mm) e de vento intenso (com rajadas de até 100 km/h). No domingo (17), a frente fria segue atuando sobre o RS e, com isso, ainda há condições para chuva forte, raios, vento e queda de granizo, a qualquer hora do dia. Em Tramandaí, os termômetros variam entre 23°C e 30°C no sábado (16) e entre 23°C e 27°C no domingo (17).

 

Litoral Sul: o sábado (16) começa com tempo firme, mas, a partir da tarde, pancadas fortes de chuva devem atingir a região, podendo chegar acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e queda de granizo. Para este dia, o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de tempestade em todo o Estado, chamando atenção para o risco de acumulados significativos (de até 100mm) e de vento intenso (com rajadas de até 100 km/h). No domingo (17), a frente fria segue atuando sobre o RS e, com isso, ainda há condições para chuva forte, raios, vento e queda de granizo, a qualquer hora do dia. Em Rio Grande, os termômetros variam entre 23°C e 27°C no sábado (16) e entre 21°C e 25°C no domingo (17).

 

Região Norte: o sábado (16) começa com tempo firme, mas, a partir da tarde, pancadas fortes de chuva devem atingir a região, podendo chegar acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e queda de granizo. Para este dia, o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de tempestade em todo o Estado, chamando atenção para o risco de acumulados significativos (de até 100mm) e de vento intenso (com rajadas de até 100 km/h). No domingo (17), a frente fria segue atuando sobre o RS e, com isso, ainda há condições para chuva forte, raios, vento e queda de granizo, a qualquer hora do dia. Em Passo Fundo, os termômetros variam entre 19°C e 30°C no sábado (16) e entre 19°C e 25°C no domingo (17).

 

Região Noroeste: o sábado (16) começa com tempo firme, mas, a partir da tarde, pancadas fortes de chuva devem atingir a região, podendo chegar acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e queda de granizo. Para este dia, o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de tempestade em todo o Estado, chamando atenção para o risco de acumulados significativos (de até 100mm) e de vento intenso (com rajadas de até 100 km/h). No domingo (17), a frente fria segue atuando sobre o RS e, com isso, ainda há condições para chuva forte, raios, vento e queda de granizo, a qualquer hora do dia. Em Cruz Alta, os termômetros variam entre 22°C e 29°C no sábado (16) e entre 21°C e 26°C no domingo (17).

 

Região Sul: o sábado (16) começa com tempo firme, mas, a partir da tarde, pancadas fortes de chuva devem atingir a região, podendo chegar acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e queda de granizo. Para este dia, o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de tempestade em todo o Estado, chamando atenção para o risco de acumulados significativos (de até 100mm) e de vento intenso (com rajadas de até 100 km/h). No domingo (17), a frente fria segue atuando sobre o RS e, com isso, ainda há condições para chuva forte, raios, vento e queda de granizo, a qualquer hora do dia. Em Cristal, os termômetros variam entre 21°C e 31°C no sábado (16) e entre 20°C e 27°C no domingo (17).

 

Região Central: o sábado (16) começa com tempo firme, mas, a partir da tarde, pancadas fortes de chuva devem atingir a região, podendo chegar acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e queda de granizo. Para este dia, o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de tempestade em todo o Estado, chamando atenção para o risco de acumulados significativos (de até 100mm) e de vento intenso (com rajadas de até 100 km/h). No domingo (17), a frente fria segue atuando sobre o RS e, com isso, ainda há condições para chuva forte, raios, vento e queda de granizo, a qualquer hora do dia. Em Nova Palma, os termômetros variam entre 23°C e 30°C no sábado (16) e entre 22°C e 26°C no domingo (17).

 

Campanha gaúcha: o sábado (16) começa com tempo firme, mas, a partir da tarde, pancadas fortes de chuva devem atingir a região, podendo chegar acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e queda de granizo. Para este dia, o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de tempestade em todo o Estado, chamando atenção para o risco de acumulados significativos (de até 100mm) e de vento intenso (com rajadas de até 100 km/h). No domingo (17), a frente fria segue atuando sobre o RS e, com isso, ainda há condições para chuva forte, raios, vento e queda de granizo, a qualquer hora do dia. Em Pinheiro Machado, os termômetros variam entre 21°C e 29°C no sábado (16) e entre 20°C e 27°C no domingo (17).

 

Fronteira Oeste: o sábado (16) começa com tempo firme, mas, a partir da tarde, pancadas fortes de chuva devem atingir a região, podendo chegar acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e queda de granizo. Para este dia, o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de tempestade em todo o Estado, chamando atenção para o risco de acumulados significativos (de até 100mm) e de vento intenso (com rajadas de até 100 km/h). No domingo (17), a frente fria segue atuando sobre o RS e, com isso, ainda há condições para chuva forte, raios, vento e queda de granizo, a qualquer hora do dia. Em Uruguaiana, os termômetros variam entre 23°C e 29°C no sábado (16) e entre 20°C e 27°C no domingo (17).

 

Ainda não é assinante? Assine GZH e tenha acesso ilimitado ao site, aplicativos e ‘jornal digital. Conteúdo de qualidade na palma da sua mão.

Veja como deve ficar o tempo em algumas cidades neste sábado (16):

Capital: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 21°C e máxima de 33°C.
Pelotas: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 28°C.
Caxias do Sul: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 17°C e máxima de 28°C.
Santa Maria: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 30°C.
SANTA ROSA: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 29°C.
Erechim: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 17°C e máxima de 31°C.
Uruguaiana: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 23°C e máxima de 29°C.
Torres: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 30°C.
Rio Grande: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 23°C e máxima de 27°C.
Mostardas: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 24°C e máxima de 27°C.
Passo Fundo: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 19°C e máxima de 30°C.
Bagé: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 21°C e máxima de 27°C.
Tramandaí: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 23°C e máxima de 30°C.
Xangri-Lá: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 30°C.
Capão da Canoa: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 30°C.
São Borja: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 23°C e máxima de 29°C.

 

Veja como deve ficar o tempo em algumas cidades neste domingo (17):

Capital: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 22°C e máxima de 27°C.
Pelotas: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 20°C e máxima de 26°C.
Caxias do Sul: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 18°C e máxima de 23°C.
Santa Maria: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 21°C e máxima de 26°C.
SANTA ROSA: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 21°C e máxima de 27°C.
Erechim: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 19°C e máxima de 27°C.
Uruguaiana: Pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 20°C e máxima de 27°C.
Torres: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 23°C e máxima de 28°C.
Rio Grande: chuva a qualquer hora do dia.. Mínima de 21°C e máxima de 25°C.
Mostardas: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 22°C e máxima de 25°C.
Passo Fundo: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 19°C e máxima de 25°C.
Bagé: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 19°C e máxima de 25°C.
Tramandaí: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 23°C e máxima de 27°C.
Xangri-Lá: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 22°C e máxima de 26°C.
Capão da Canoa: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 22°C e máxima de 27°C.
São Borja: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 22°C e máxima de 27°C.

 

 

FONTE: ClicRBS

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

ENQUETE

Trending

© 2020 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


error: Conteúdo protegido, para ter acesso seja nosso parceiro entre em contato no whats (55) 984161736
×