Mundo
Setrem sedia 43ª Amostra de Teatro da Rede Sinodal de Educação

‘Tem palavras que chegam como um abraço… e têm abraços que não precisam de palavras…’ Foi com esta frase, exposta na entrada do Auditório do Campus Setrem, que, na sexta-feira, 26 de agosto, os atesistas foram recepcionados na 43ª Amostra Estudantil de Teatro da Rede Sinodal de Educação (Atese).
Sediada pela Setrem, a amostra de teatro deste ano contou com a participação de alunos de seis instituições da região que fazem parte da rede: Colégio Evangélico Augusto Pestana, de Ijuí; Colégio Frederico Jorge Logemann, de Horizontina; Instituto Sinodal Da Paz, de Santa Rosa; Colégio Evangélico Panambi, de Panambi; Colégio Sinodal Rui Barbosa, de Carazinho; e Centro de Ensino Médio Setrem, de Três de Maio.
A abertura do evento teve a presença do presidente da Mantenedora Setrem, Nelson Moura de Oliveira; do diretor-geral da instituição, Sandro Ergang; da coordenadora da Educação Básica, Ana Cláudia Leite; da coordenadora do Ensino Fundamental e Ensino Médio, Fernanda Sartor; da professora de teatro da Setrem e coordenadora da 43ª Atese, Ana Lúcia Paniz; da diretora do Instituto Sinodal Da Paz, Leila Rebelato; do prefeito de Três de Maio, Marcos Corso; e das representantes da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Rosana Foletto e Gelci Assmann.
O diretor Sandro destacou o quanto o dia era especial para as instituições e alunos participantes da Atese. Ele relembrou que a última edição do evento, também sediada pela Setrem, ocorreu em 2019. “A última Atese antes da pandemia, também foi a última edição com o protagonismo da professora de teatro do grupo Poracaso da Setrem, Margarete Stiegelmeier, que nos deixou em dezembro daquele ano.” Emocionado ao relembrar a importância do trabalho de Margarete na instituição, foi aplaudido. “E agora, em 2022, voltamos a sediar a Atese em virtude da comemoração do centenário da instituição”, completou.
Ao afirmar a importância do teatro na vida das pessoas, o diretor-geral da Setrem acrescentou duas frases famosas sobre a arte. “Conforme Aristóteles citou, ‘A arte imita a vida’. Mais tarde, Oscar Wilde declarou que ‘A vida imita a arte mais do que a arte imita a vida’. Mas, se olharmos para os cenários mais contemporâneas, podemos dizer que a arte prospecta o nosso futuro.”
O diretor-executivo da Rede Sinodal de Educação, Ruben Goldmeyer, que participou do encontro de forma online, deixou uma mensagem aos presentes. “É uma grande alegria ver esta retomada, mesmo que em formato regional, da Atese. No futuro, vocês terão orgulho de dizer que foram atesistas. Agradeçamos a Deus a oportunidade de estarmos juntos novamente.”
O prefeito Marcos Corso, ex-aluno da Setrem e também ex-atesista, relembrou emocionado da época em que participava do grupo de teatro Poracaso, dos ensinamentos deixados pela professora Margarete e das participações em edições da Atese. “O teatro me ensinou muito. Cresci como pessoa. Lembro deste palco e é impossível não se emocionar estando aqui!”
Na sequência, a pastora Mariza Allebrandt, da IECLB, proferiu a mensagem do dia, seguida de um momento de oração. “O teatro nos ajuda no dia a dia a termos as nossas barreiras quebradas. Muitas vezes, temos dificuldades em subir no palco da vida e o teatro nos inspira, nos move, para termos vontade de seguir”, declarou.
A Atese também contou com um depoimento da ex-aluna da Setrem e ex-atesista Ana Clara Paniz Danazollo. Hoje, ela cursa Artes Cênicas com habilitação em Direção Teatral na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “A Atese é um grande evento. Foi pela Atese que eu descobri e decidi o que queria fazer na minha vida. O teatro é coisa séria. Aproveitem estes momentos maravilhosos que o evento proporciona!”
‘Atese é uma tradição dentro da Rede Sinodal de Educação’
Durante todo o dia ocorreram apresentações dos grupos teatrais das escolas. A primeira a se apresentar foi a escola anfitriã, com o espetáculo ‘A Ratoeira’, do grupo Poracaso. O segundo espetáculo foi ‘O Auto da Compadecida’, do grupo Eis a questão, do Colégio Frederico Jorge Logemann. Após o almoço, o terceiro espetáculo foi ‘Lisbela e o Prisioneiro’, do grupo Perdidos no Palco, do Colégio Evangélico Augusto Pestana. Na sequência, o quarto espetáculo foi ‘A feira é agora, escolha seus frutos’, do grupo Script, do Colégio Sinodal Rui Barbosa; o quinto espetáculo foi ‘Ócios do Ofício’, do grupo Etc & Tal, do Colégio Evangélico Panambi; e o sexto e último espetáculo do dia foi ‘A Partilha’, apresentado pelo grupo Cata-vento, do Instituto Sinodal da Paz.
Todos os espetáculos foram debatidos e parodiados e, ao fim do dia, foi realizado um happy hour, com homenagens aos 3ºanistas e highlanders. De acordo com a professora de teatro Ana Lúcia Paniz, que também coordenou a 43ª Atese, fazer teatro é muito bom. “A Atese, em seu recomeço após a pandemia, ocorreu de forma regionalizada, pensada e organizada com muito carinho para que todos se sentissem bem. As peças teatrais apresentadas foram maravilhosas, assim como o reencontro. Esta retomada marca grandes eventos que ainda estão por vir, já que a Atese é uma tradição dentro da Rede Sinodal de Educação”, avalia Ana.
Mundo
Justiça determina que governo Trump recontrate dezenas de milhares de funcionários

Dois juízes dos Estados Unidos ordenaram que agências federais reintegrassem dezenas de milhares de trabalhadores em estágio probatório que foram demitidos em 19 agências como parte da iniciativa de enxugamento do governo do presidente Donald Trump.
Um dos juízes, James Bredar, do Tribunal Distrital dos EUA em Maryland, também restringiu temporariamente o governo de realizar quaisquer “reduções de força de trabalho” planejadas nas 18 agências afetadas por sua ordem. Isso inclui um corte planejado que o Departamento de Educação anunciou esta semana, que o deixaria com cerca de metade da equipe que tinha quando Trump assumiu o cargo.
Juntas, as decisões formaram um amplo, ainda que temporário, alívio para funcionários em grande parte do governo, incluindo grandes agências como os Departamentos de Defesa, Tesouro, Assuntos de Veteranos e Interior. E elas representaram a mais significativa resistência judicial até agora contra os esforços de Trump e Elon Musk para cortar a força de trabalho federal.
A ordem do juiz Bredar, na quinta-feira à noite (13), seguiu uma semelhante no início do dia do juiz William H. Alsup, do Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Norte da Califórnia. O juiz Alsup concluiu que a demissão de trabalhadores em estágio probatório pelo governo Trump foi essencialmente feita ilegalmente por decreto do Gabinete de Gestão de Pessoal, o braço de recursos humanos do governo. Somente as próprias agências têm amplos poderes de contratação e demissão, disse Alsup.
O juiz da Califórnia ordenou que o Tesouro e os Departamentos de Assuntos de Veteranos, Agricultura, Defesa, Energia e Interior cumprissem sua ordem e se oferecessem para reintegrar quaisquer funcionários em estágio probatório que tivessem sido indevidamente demitidos. Alsup acrescentou que estava aberto a expandir sua decisão mais tarde para aplicar a outras agências onde a extensão dos danos não tivesse sido tão completamente documentada.
A decisão do juiz Bredar, em um processo aberto há uma semana por 19 procuradores-gerais estaduais, também se aplicava a todas essas agências, exceto o Departamento de Defesa, junto com outras 13. Embora ele tenha ordenado que os trabalhadores em estágio probatório fossem reintegrados, ele disse que isso poderia incluir licença administrativa remunerada.
Alegação “frívola”
Nenhuma das ordens foi uma decisão final no caso. A decisão do juiz Alsup foi uma liminar (provisória), com a intenção de permanecer em vigor enquanto o caso é julgado e uma decisão final é proferida. A decisão do juiz Bredar é ainda mais curta, apenas uma medida de duas semanas com o objetivo de pausar quaisquer cortes mais drásticos nessas agências enquanto o processo se desenrola.
O juiz Bredar disse em sua longa decisão que a alegação do governo de que as demissões dos funcionários em estágio probatório foram por justa causa, e não uma demissão em massa, “beira o frívolo”. O juiz Alsup, em uma audiência na quinta-feira anterior, concluiu praticamente o mesmo e deixou claro que achava que a maneira como o governo Trump demitiu os trabalhadores em estágio probatório era uma “farsa”.
Nesse caso, os sindicatos de funcionários federais contestaram a legalidade de como essas agências haviam demitido trabalhadores em estágio probatório. Os sindicatos, argumentando que esses trabalhadores haviam sido envolvidos em um esforço maior de Trump e Musk, que lidera a iniciativa conhecida como Departamento de Eficiência Governamental, para devastar arbitrariamente o governo federal e desmoralizar seus funcionários, estavam buscando uma liminar.
Fonte: O Sul.
[mailpoet_form id="1"]Mundo
Papa Francisco completa um mês de internação; entenda quadro de saúde

O papa Francisco passou mais uma noite tranquila, segundo informou a Santa Sé sobre o estado de saúde do pontífice nesta sexta-feira (14). O argentino de 88 anos foi levado em 14 de fevereiro ao Hospital Gemelli, em Roma para tratar de uma pneumonia bilateral e completa agora um mês de internação.
Na tarde dessa quinta-feira (13), a equipe médica levou um bolo com velas ao quarto do papa para comemorar o 12º aniversário de sua eleição. Jorge Mario Bergoglio foi eleito na quinta votação do conclave de 2013, convocado após a renúncia do papa Bento XVI.
Também à tarde, ele participou dos exercícios espirituais para a Cúria Romana em conexão de vídeo com a Sala Paulo VI.
Em seguida, Francisco retomou a terapia respiratória. “Francisco continua alternando a ventilação mecânica não invasiva à noite com oxigenação de alto fluxo com cânulas nasais usadas durante o dia”, disse, na quinta-feira, o Vaticano.
No mesmo dia, também foram entregues ao pontífice centenas de mensagens de crianças e jovens enviadas ao Vaticano por escolas, associações e instituições religiosas.
Fonte: O Sul.
[mailpoet_form id="1"]Geral
Justiça dos Estados Unidos decide devolver para o Brasil esmeralda de 380 kg descoberta na Bahia
- Clima/Tempo5 anos atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
- Uncategorized5 anos atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
- Destaque5 anos atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Atenção para não ser multado na Argentina
- Uncategorized6 anos atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
- Uncategorized6 anos atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM