Relatório sobre oceanos revela aquecimento, acidificação e queda de O₂
Connect with us

Clima/Tempo

Relatório sobre oceanos revela aquecimento, acidificação e queda de O₂

Publicado

em

portal plural relatório sobre oceanos revela aquecimento, acidificação e queda de o₂
Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil/Divulgação

Academia PersonaFAST AÇAÍNuvera15 topo humberto pluralbanner plano0 gold

Um novo relatório divulgado nesta segunda-feira (3) pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) apresenta uma série de informações científicas sobre o estado atual dos oceanos, abordando aspectos físicos, químicos, ecológicos e socioeconômicos. O documento revela um avançado processo de aquecimento das águas, além de acidificação e queda das taxas de oxigênio (O₂) no ambiente marinho.

Um dos principais alertas envolve a elevação das temperaturas dos oceanos. O monitoramento tem mostrado que isso ocorre não apenas nas águas superficiais. Embora apenas 25% do fundo do oceano esteja mapeado atualmente, já se sabe que o aquecimento em zonas mais profundas ocorre em um ritmo sem precedentes.

O ano de 2023 registrou recordes em temperaturas oceânicas. A publicação também aponta que o aquecimento está se acelerando. “As principais e bem conhecidas consequências incluem a subida do nível do mar, alterações nas correntes oceânicas e mudanças dramáticas nos ecossistemas marinhos”, destaca o relatório.

Segundo dados divulgados no ano passado pela Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, nos últimos 30 anos o nível dos oceanos teve uma elevação média de nove centímetros. O novo relatório da Unesco destaca que esse processo irá se acelerar, relacionado com o aquecimento global do planeta, resultado do excesso de emissão de gás carbônico e outros gases de efeito estufa provocados pelo homem. O documento cita que o derretimento das massas de gelo na Groenlândia e na Antártica Ocidental contribui para a elevação dos mares.

O Relatório sobre o Estado do Oceano (StOR, na sigla em inglês) também lembra que, com o aquecimento global, episódios de extremos climáticos devem se tornar cada vez mais frequentes. Há menção aos danos causados por tsunamis, geralmente provocados por terremotos, que podem ser mais catastróficos diante da subida do nível do mar. Além disso, os tsunamis de fontes não sísmicas poderão se tornar um desafio crescente.

A nova edição contou com a participação de 98 autores de 25 países, destacando a importância do oceano no controle climático do planeta, uma vez que absorve grandes quantidades de gás carbônico. No entanto, esse processo tem consequências. Com maior absorção de gás carbônico, ocorre a acidificação dos oceanos, exigindo medidas de mitigação. Além disso, os pesquisadores observam que a disponibilidade de oxigênio no ambiente marinho está caindo devido à poluição, o que afeta as espécies e a biodiversidade.

“O oceano contém 40 vezes mais carbono que a atmosfera. Os cenários climáticos futuros estão considerando o potencial das técnicas de remoção de dióxido de carbono marinho para aumentar este estoque. Foram propostas diversas técnicas, mas a implantação em grande escala não pode ser implementada sem uma maior compreensão sobre como essas novas abordagens irão interagir com o ciclo do carbono oceânico e os ecossistemas marinhos, e seus riscos e benefícios”, diz o relatório.

Apesar de reunir diversas informações e estimativas científicas sobre o estado dos oceanos, a publicação destaca a necessidade de novas pesquisas que permitam aumentar o conhecimento sobre as mudanças em curso e prever as consequências. Além disso, o compartilhamento global de dados de forma equitativa e com livre acesso é considerado um desafio.

Ele alerta que a crise oceânica está se desenvolvendo mais rapidamente do que o conhecimento sobre ela. “O fato é: não sabemos o suficiente. Quando o primeiro Relatório sobre o Estado do Oceano foi lançado, em 2022, aprendemos que a descrição quantitativa do oceano está drasticamente incompleta e, como resultado, o conhecimento atual é insuficiente para informar eficazmente soluções para as múltiplas crises oceânicas que a humanidade está agora enfrentando”, acrescenta.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe

Clima/Tempo

Sol e tempo firme predominam no Rio Grande do Sul, mas frente fria se aproxima.

Publicado

em

portal plural sol e tempo firme predominam no rio grande do sul, mas frente fria se aproxima.

Academia PersonaNuvera15 topo humberto pluralbanner plano0 goldFAST AÇAÍ

O sol brilhará forte em todo o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (25), proporcionando um dia de tempo firme e ensolarado. Apesar do amanhecer frio, as temperaturas subirão ao longo do dia, com termômetros variando entre 14°C e 27°C em Santa Rosa.

No entanto, a chegada de uma frente fria ao sul do país promete pôr fim ao veranico dos últimos dias. A partir de sexta-feira (26), a instabilidade aumentará e as temperaturas começarão a cair em todo o estado.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Clima/Tempo

Julho deve se despedir com temperaturas mais amenas

Publicado

em

portal plural julho deve se despedir com temperaturas mais amenas
Foto: Divulgação
Nuverabanner plano0 gold15 topo humberto pluralAcademia PersonaFAST AÇAÍ

De acordo com a Climatempo, o bloqueio atmosférico que tem causado tempo seco em grande parte do Brasil começará a enfraquecer no final desta semana. A previsão é de que as instabilidades comecem a avançar sobre o Sul do país, enquanto a condição de chuvas persiste na costa leste do Nordeste e no Norte do Brasil.

No Sul, o tempo continuará estável devido ao bloqueio atmosférico, com temperaturas baixas pela manhã e aumento ao longo do dia. Pode haver chuvas fracas no extremo sul do Rio Grande do Sul à noite. Na região Noroeste do Estado as temperaturas permanecem altas, com a máxima podendo chegar a 27ºC em Santa Rosa.

O cenário deve mudar a partir de sexta-feira (26) quando a chuva deve chegar aos poucos na região. A temperatura deve começar a baixar e na segunda – feira (29), a máxima não deve passar dos 18ºC em Santa Rosa.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Clima/Tempo

Santa Rosa e Noroeste gaúcho com sol e temperaturas em elevação nesta terça-feira

Publicado

em

portal plural santa rosa e noroeste gaúcho com sol e temperaturas em elevação nesta terça feira

banner plano0 goldFAST AÇAÍ15 topo humberto pluralNuveraAcademia Persona

O sol predomina em meio a algumas nuvens nesta terça-feira (23) em grande parte do Rio Grande do Sul. As temperaturas, amenas pela manhã, se elevam ao longo do dia, atingindo máxima de 29°C na Região Central. Já a mínima, de 5°C, está prevista para São José dos Ausentes, na Serra.

No Noroeste, a previsão também é de sol entre nuvens, Santa Rosa deve ter máxima de 27ºC e mínima de 15°C.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×