Prouni 2025: Inscrições abrem nesta sexta-feira
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Prouni 2025: Inscrições abrem nesta sexta-feira

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Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

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As inscrições para o processo seletivo do Prouni (Programa Universidade para Todos) do primeiro semestre de 2025 começam na sexta-feira (24) e vão até as 23h59 do dia 28 de janeiro (horário de Brasília). O procedimento é gratuito e deve ser realizado exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Para se inscrever, o candidato deve possuir uma conta no Gov.br, portal de serviços digitais do governo federal, e realizar o login utilizando CPF e senha.

Requisitos para Participação

Para concorrer a uma bolsa nesta edição do Prouni, o Ministério da Educação (MEC) estabelece os seguintes critérios:

  • Ter concluído o ensino médio;
  • Ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2024 e/ou 2023;
  • Ter alcançado, no mínimo, 450 pontos na média das provas do Enem;
  • Não ter zerado a redação.

Além disso, o candidato deve atender a pelo menos um dos seguintes requisitos:

  • Ter cursado o ensino médio integralmente em escola pública ou em instituição privada como bolsista integral, bolsista parcial ou sem bolsa;
  • Ter cursado parte do ensino médio em escola pública e parte em instituição privada como bolsista integral ou parcial;
  • Ser pessoa com deficiência (PCD), conforme legislação vigente;
  • Ser professor da rede pública de ensino, concorrendo a cursos de licenciatura ou pedagogia para formação no magistério da educação básica.

Para bolsas integrais, a renda familiar bruta mensal por pessoa não pode ultrapassar 1,5 salário mínimo (R$ 2.277 em 2025). Para bolsas parciais, o limite é de três salários mínimos por pessoa (R$ 4.554 em 2025). Professores da rede pública concorrendo a cursos de licenciatura e pedagogia estão isentos dos critérios de renda.

No ato da inscrição, o candidato deve optar entre a ampla concorrência ou as vagas destinadas a políticas afirmativas para pessoas com deficiência, autodeclaradas pardas, pretas ou indígenas.

Candidatos que participaram do Enem 2024 como “treineiros” (ou seja, apenas para autoavaliação, sem concluir o ensino médio) não podem se inscrever.

Critérios de Classificação

A classificação será baseada na edição do Enem em que o candidato obteve a melhor média. A seleção seguirá a seguinte ordem de prioridade:

  1. Professores da rede pública concorrendo a licenciatura e pedagogia;
  2. Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública;
  3. Estudantes que cursaram parte do ensino médio em escola pública e parte em instituição privada como bolsistas integrais;
  4. Estudantes que cursaram parte do ensino médio em escola pública e parte em instituição privada como bolsistas parciais ou sem bolsa;
  5. Estudantes que cursaram todo o ensino médio em instituição privada como bolsistas integrais;
  6. Estudantes que cursaram todo o ensino médio em instituição privada como bolsistas parciais ou sem bolsa.

Cronograma do Prouni 2025

  • 4 de fevereiro: Resultado da primeira chamada no portal Acesso Único;
  • 28 de fevereiro: Resultado da segunda chamada;
  • 26 e 27 de março: Período de inscrição para a lista de espera;
  • 1º de abril: Divulgação do resultado da lista de espera;
  • 4 a 17 de fevereiro: Entrega da documentação pelos candidatos pré-selecionados.

Sobre o Prouni

Criado em 2004, o Prouni oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e formação específica em instituições privadas de ensino superior. O programa ocorre duas vezes ao ano e é voltado a estudantes sem diploma de nível superior.

Para mais informações, o MEC disponibiliza o telefone 0800-616161.

Fonte: O Sul

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Ensino

Volta às aulas sem celular: saiba como vai funcionar a nova lei

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O ano letivo começa com a restrição do uso de celulares nas escolas públicas e privadas do país. A determinação é da Lei Federal 15.100, sancionada no início de janeiro deste ano, e que procura limitar o uso de dispositivos eletrônicos portáteis nas escolas públicas e privadas, tanto nas salas de aula quanto no recreio e intervalos, mas permite o uso pedagógico, ou seja, quando autorizado pelos professores.

A nova medida tem como meta proteger as crianças e adolescentes dos impactos negativos das telas na saúde mental, física e psíquica, segundo o Ministério da Educação (MEC) e já foi adotada em outros países, como França, Espanha e Dinamarca. Porém, por ser uma novidade no Brasil, a nova lei tem gerado dúvidas na comunidade escolar. Para tentar esclarecer, a Agência Brasil preparou uma série de perguntas e respostas sobre o que a nova lei libera ou proíbe, com base em informações do MEC, do Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro e Região (SinproRio) e do Instituto Alana.

Quando começa a valer a restrição dos celular nas escolas?

Já está em vigor a Lei Federal 15.100, que proibiu o uso de celulares durante as aulas, recreios ou intervalos no ensino básico (infantil, fundamental e médio). A medida foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 13 de janeiro de 2025. Para que a lei seja aplicada corretamente, o MEC prepara uma regulamentação que deve ser divulgada até o fim de fevereiro. Até lá, cabe às instituições de ensino definirem as próprias estratégias de implementação. Para isso, o ministério divulgou manuais para escolas e redes de ensino, citando casos onde a proibição já está em vigor e dados para embasar a medida.

 

Quais as razões para proibir o celular?

Segundo o Ministério da Educação, a medida foi tomada diante das fartas evidências sobre o impacto negativo dos dispositivos no aprendizado, na concentração e na saúde mental dos jovens. O objetivo é permitir que os alunos participem das atividades e interajam. Estudos avaliados pelo MEC apontam que o uso excessivo de telas prejudica o desempenho acadêmico, reduz a interação social e aumenta as chances de depressão e ansiedade entre os jovens.

Dados do Programa de Avaliação de Estudantes (Pisa), uma avaliação internacional, concluiu que oito em cada dez estudantes brasileiros de 15 anos assumiram ter se distraído com o celular nas aulas de matemática.

“Sabemos que o mundo digital é importante e o quanto a educação digital é também uma dimensão fundamental”, disse, em nota, a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt. “Queremos otimizar o uso [dos dispositivos] e potencializar os benefícios, mas mitigando os efeitos nocivos”, completou.

 

A escola vai liberar tablets, no lugar dos celulares?

Não. A nova lei restringe também o uso aparelhos eletrônicos portáteis pessoais, como tablets, relógios inteligentes conectados à internet ou não nas escolas.

 

Como devem ser guardados os aparelhos nas escolas?

As escolas têm autonomia para definir como vai funcionar a nova lei em cada instituição e as escolas devem definir as regras junto com pais, professores e alunos. Algumas escolas do Rio de Janeiro e de São Paulo já orientam estudantes a manter os aparelhos desligados nas mochilas, mas pode haver a opção de colocar em armários individuais ou caixas coletivas.

 

Qual a punição para quem ligar o celular fora de hora?

O MEC explicou que cada escola deve determinar como fazer valer a lei em sala de aula em parceria com a comunidade escolar e como fiscalizar. Essa orientação também está no guia disponível na página da internet do Ministério.

 

Haverá multa às escolas que não cumprirem a lei?

A fiscalização do cumprimento da nova lei é uma atribuição das secretarias municipais e estaduais de educação, mas a lei não determina multas.

 

Quando o celular pode ser usado?

A lei permite o uso pedagógico da ferramenta. Em determinadas situações, o celular pode enriquecer as práticas de ensino, especialmente em contextos de desigualdade, onde há necessidade de desenvolver educação digital e midiática. Em muitas escolas, o celular é uma ferramenta pedagógica e o material didático é eletrônico.

 

Como os alunos poderão se comunicar com as famílias?

Para questões de acessibilidade, inclusão, de saúde ou emergências, o celular não foi proibido. Aqueles que precisam se comunicar com os pais para organizar a rotina familiar devem fazê-lo sob orientação e conhecimento da escola.

 

Qual o papel dos pais?

Nas orientações às escolas, o MEC reforça a atribuição dos pais, de modo que sejam informados sobre as regras e reforcem as medidas em casa, esclarecendo também sobre os impactos negativos do uso das telas.

“Estamos fazendo uma ação na escola, mas é importante conscientizar os pais para limitar e controlar o uso desses aparelhos fora de sala de aula, fora da escola”, disse o ministro da Educação, Camilo Santana.

O material do ministério destaca ainda como efeitos negativos do uso inadequado das telas atrasos no desenvolvimento e na linguagem, miopia, problemas no sono e sobrepeso, citando pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 

Quais os benefícios esperados com a medida?

Segundo o presidente do Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro e Região (SinproRio), Elson Simões de Paiva, a medida favorece a socialização dos jovens. “A socialização deles está sendo feita através de celular, mais de pessoa com pessoa. Então, é importante o uso do celular ser mais controlado dentro das escolas”, disse ele, cobrando também mais esclarecimentos por parte das redes públicas de ensino sobre como as novas medidas serão aplicadas.

 

Há recomendações para as crianças pequenas?

Na infância, há uma preocupação extra, depois do anúncio de afrouxamento da moderação de conteúdos por plataformas. O pesquisador Pedro Hartung, diretor de Políticas e Direitos das Crianças do Instituto Alana disse à Agência Brasil que os menores estão mais suscetíveis agora a crimes no ambiente digital.

“Estamos falando, por exemplo, de um crescimento de imagens advindas de violência contra a criança, que podem ser utilizadas, inclusive, para ameaçá-las”, destacou. “Um crescimento, por exemplo, de cyberbullying, e da exposição não autorizada da imagem e informações pessoais, ou a conteúdos que ou representam ou são mesmo tratamento cruel e degradante, discurso de ódio, incitação e apologia a crimes”.

Para creche e pré-escola, o MEC recomenda atividades desplugadas, priorizando experiências que estimulem a criatividade, a interação e o desenvolvimento motor das crianças. Nos ensinos fundamental e médio, a recomendação é sempre priorizar, quando possível, o uso de dispositivos digitais da própria escola.

 

Fonte: Agência Brasil – Colaborou Mariana Tokarnia – Repórter da Agência Brasil.

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Destaque

Formação Pedagógica para os servidores da educação

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Há poucos de dias do início do próximo ano letivo, os servidores da educação começaram nesta segunda-feira (03), uma formação pedagógica continuada. O evento aconteceu no Centro Cívico Antônio Carlos Borges e contou com a presença de autoridades, professores, monitores e demais servidores das escolas que fazem parte da Rede Municipal de Ensino. Cerca de 800 profissionais participaram das atividades.

O encontro iniciou com o palestrante convidado Beto Grasel, que possui uma carreira de mais de 20 anos, tendo realizado centenas de eventos pelo Brasil. Com experiência nas áreas de gestão de pessoas, relacionamento humano, comportamento e liderança, ele abordou o tema com foco motivacional: “Profissional da educação, lealdade de alma e coração”. A formação tem o objetivo de promover uma melhoria contínua na qualificação dos profissionais que atuam na área do ensino. A Secretária de Educação, Josyane Heck, destacou a importância deste novo ciclo, “Iniciamos um novo ano repleto de oportunidades para impulsionarmos o conhecimento e estimularmos a aprendizagem dos nossos alunos. Que a gente possa ter um ano letivo cheio de entusiasmo e com o foco voltado para o bem-estar e o pleno desenvolvimento das crianças e adolescentes que frequentam as escolas da Rede Municipal de Ensino”.

A formação segue acontecendo no decorrer da semana, nos dias 4 e 5 de fevereiro, com diversas atividades para os profissionais. O ano letivo com o atendimento para os alunos inicia na próxima segunda-feira (10/02). A Rede Municipal conta com mais de 7 mil estudantes, nas 34 escolas da Rede Municipal de Ensino, sendo 21 escolas de Educação Infantil (EMEIs) e 13 escolas de Ensino Fundamental (EMEFs).

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Ensino

USP fica entre as 100 melhores do mundo em cinco áreas do conhecimento, aponta ranking

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ICARO LIMAVERDE/ESTADÃO CONTEÚDO
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O THE World University Rankings by Subject 2025, elaborado pela consultoria britânica Times Higher Education (THE), que classifica as universidades de acordo com as áreas de conhecimento, colocou a Universidade de São Paulo (USP) entre as 100 melhores universidades do mundo em cinco áreas: Direito (58ª posição), Educação (67ª posição), Medicina e Saúde (86ª posição), Artes e Humanidades (98ª posição) e Ciências Sociais (97ª posição).

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