Por que mais casais estão optando por ter filho único, apesar da pressão e dos estigmas
Connect with us

Destaque

Por que mais casais estão optando por ter filho único, apesar da pressão e dos estigmas

Publicado

em

portal plural por que mais casais estão optando por ter filho único, apesar da pressão e dos estigmas
Foto: Divulgação

Nuveratopo humbeto pluralAcademia PersonaFAST AÇAÍ

Quando Jen Dalton engravidou em 2018, ela fez uma planilha detalhada. Considerando a licença maternidade, as recomendações de saúde para espaçar nascimentos e até mesmo possíveis férias em família, ela planejou quando teria cada um dos quatro filhos que pensava querer.

“Olho para isso de vez em quando e rio da minha ingenuidade”, diz Dalton, de 31 anos.

Apenas dois meses após o nascimento da filha, ela e o marido decidiram que um filho era suficiente. Parte dessa decisão foi motivada pela luta contra a privação de sono e pela saúde mental: Dalton enfrentou um parto traumático, depressão pós-parto (DPP) e ansiedade pós-parto (APP). Mesmo quando a vida ficou mais fácil, a decisão pareceu correta para eles. Dalton, que mora em Ontário, no Canadá, e seu marido, não queriam arriscar o bem-estar dela – e de sua família – passando por tudo de novo. Além disso, eles perceberam que não havia nada de “errado” em não dar um irmão à filha.

Após a revolução contraceptiva do século 20, muitas mulheres ganharam algum controle real sobre a fertilidade, tornando a escolha de quantos filhos ter uma decisão pessoal. No entanto, também existem tendências sociais e culturais claras.

Em muitos países, essas tendências estão mudando para menos crianças. No Brasil, a taxa de fecundidade caiu para 1,6 filho por mulher, o menor índice já registrado, segundo o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). Na União Europeia, 49% das famílias com crianças têm apenas um filho. No Canadá, as famílias com filhos únicos também são o maior grupo, passando de 37% em 2001 para 45% em 2021. Nos EUA, 18% das mulheres em 2015 tinham apenas um filho, comparado a 10% em 1976.

A idade avançada das mães é uma questão significativa, mas também há um elemento de escolha envolvido, diz a jornalista investigativa Lauren Sandler, autora de “Primeiro e único: Por que ter um filho único, ou ser um, é ainda melhor do que você imagina” (Ed. Leya, 2014). “Há muitas pessoas que dirão que ninguém quer ter apenas um filho – que o aumento no número de famílias com filhos únicos se deve apenas ao adiamento da maternidade”, diz ela. “Bem, essa também é uma maneira de fazer essa escolha, certo? Você está priorizando outras coisas importantes para você.”

O senso comum sobre o número ideal de filhos também está mudando. Durante milênios, a preferência por ter mais de um filho fazia sentido devido às altas taxas de mortalidade infantil e à necessidade de ajuda nas tarefas familiares. Hoje, porém, em muitas culturas, a situação é diferente. Em Portugal, por exemplo, 59% das famílias com filhos têm apenas um. Antes da década de 1970, nos EUA, apenas 1% dos entrevistados achavam que ter apenas um filho era ideal, mas essa proporção triplicou.

Ainda há uma grande discrepância entre o que as pessoas dizem ser o ideal e quantos filhos realmente têm, mas parte disso tem a ver com a forma como esses dados foram coletados. Muitos entrevistados eram jovens e não necessariamente pais. Como Dalton, muitas pessoas mudam de ideia ao envelhecer ou iniciar suas próprias famílias.

Filhos únicos também enfrentam estigmas. Desde um estudo de 1896, filhos únicos foram considerados “peculiares e excepcionais”. Sandler cita a série de TV Glee, onde o personagem filho único é retratado como mimado e irritante.  Não há evidências de que filhos únicos sejam menos ajustados ou menos bem-sucedidos do que aqueles com irmãos. Muitos pais de filhos únicos valorizam o impacto positivo dessa decisão em suas vidas, como na carreira e nos interesses pessoais. “Há a questão de como você deseja que seja a vida adulta”, diz Sandler.

Manter a saúde também pode ser mais fácil com apenas um filho. Gravidez, parto e período pós-parto apresentam riscos, especialmente para mulheres com mais de 35 anos. Mulheres que dão à luz um segundo filho correm um risco maior de complicações na gravidez. As carreiras também são afetadas quanto mais filhos uma mulher tem. Na Europa, cada criança está associada a uma queda média nos salários de 3,6%.

Pesquisas mostram que, enquanto ter um filho está associado a um ganho de felicidade, ter um segundo filho está ligado a uma queda na felicidade das mães. Outras pesquisas indicam que pais são mais felizes antes e no primeiro ano após o primeiro filho, mas o aumento de felicidade diminui com mais filhos. Globalmente, a felicidade diminui com o número de filhos.

O impacto nos casais também é significativo. Mais de seis em cada 10 homens e cinco em cada 10 mulheres experimentaram uma mudança na satisfação com o relacionamento após o primeiro filho, geralmente para pior. Depois do segundo filho, a perda de satisfação é ainda maior, especialmente entre os homens.

Fonte: BCC

Compartilhe

Destaque

Atletas de Santa Rosa são eleitos campeões de torneio internacional de Futsal

Publicado

em

portal plural santa rosa foi mais uma vez muito bem representada internacionalmente no esporte. sete atletas do município da associação noroeste de futsal asr, disputaram no último final de se
Foto: Divulgação/ ASR
FAST AÇAÍNuveraAcademia Personatopo humbeto plural

Santa Rosa foi mais uma vez muito bem representada internacionalmente no esporte. Sete atletas do município da Associação Noroeste de Futsal – ASR, disputaram no último final de semana, o 5° ASB Futsal Internacional, na Espanha. A equipe sub-12 trouxe para casa o título de campeã após 7 jogos invictos. Ao todo, 28 times de escolas de futsal e clubes de diversos países, como: Espanha, Itália, Portugal, Inglaterra, França, Brasil, Irlanda, Holanda e Austrália, participaram da competição.

O torneio foi organizado na região da Catalunha na Espanha, nas cidades de Barcelona, Reus e Salou. Na última terça-feira (18), os atletas retornaram para o Brasil e foram recepcionados pelas famílias e torcedores com direito a desfile pelas ruas de Santa Rosa. O prefeito Anderson Mantei e o vice-prefeito Aldemir Ulrich, participaram das boas-vindas e parabenizaram a ASR Futsal pela conquista, “É uma alegria ver jovens atletas representando tão bem a nossa cidade em outros países. Estamos implementando diversas melhorias no esporte, para oferecer mais infraestrutura para os atletas de Santa Rosa. Fica os nossos parabéns e o incentivo para que mais títulos possam ser alcançados”, destacou Anderson.

Além do time conquistar o primeiro lugar na 5ª edição do ASB Internacional de Futsal, a equipe também teve o atleta Guilherme Hamerski reconhecido como melhor goleiro e Solano Walter como artilheiro.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Vida & Saúde promove programação de aniversário de 89 anos

Publicado

em

portal plural a sexta fvida & saúde promove programação de aniversário de 89 anos
Foto: Divulgação/ HVS
NuveraFAST AÇAÍtopo humbeto pluralAcademia Persona

O Hospital Vida & Saúde celebra 89 anos de história no dia 27 de junho. Para comemorar a data, o Hospital programou uma série de atividades.

No dia em que celebra o aniversário, o Vida & Saúde inicia com um momento de agradecimento e fé, com uma celebração que reunirá diferentes representantes religiosos. O ato é aberto a comunidade e inicia às 08h, na Praça Julia Lima – pátio interno do hospital. Ao longo do dia, atividades na matriz e na Unidade Dom Bosco, serão destinadas aos profissionais do Hospital, como lanche especial e momentos de relaxamento.

Já na manhã do dia 29, o Hospital celebra com a comunidade de Giruá, com a atividade “Unidade São José em Ação”, onde oferecerá ações de saúde como aferição de pressão e testes de glicose, apresentará serviços e disponibilizará espaço para crianças.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Clima/Tempo

A sexta-feira deve ser marcada por chuvas em todo o Estado

Publicado

em

portal plural a sexta feira deve ser marcada por chuvas em todo o estado
Foto: Divulgação
FAST AÇAÍAcademia PersonaNuveratopo humbeto plural

Hoje (21), o Rio Grande do Sul terá chuvas em quase todas as regiões, conforme a previsão meteorológica. Áreas como as Missões, o Sul, a Região Central, o Noroeste, o Norte, a Região Metropolitana, os Vales e a Serra enfrentarão períodos de chuva intensa. Mesmo com o sol aparecendo entre muitas nuvens, espera-se que ocorram pancadas de chuva na Campanha e na Fronteira Oeste.

No segundo dia de inverno, os maiores volumes de chuva são esperados em Vitória das Missões e Unistalda, com previsão de cerca de 40 milímetros, representando até 31% da média histórica de junho para essas regiões. Em Porto Alegre, o acumulado pode chegar a 20 milímetros, aproximadamente 17% do total esperado para o mês.

As temperaturas no estado variarão pouco. As mínimas estão previstas para 10°C em São José dos Ausentes, na Serra, e em Pedras Altas, no Sul. As máximas, por outro lado, alcançarão 28°C em Vicente Dutra e Novo Tiradentes, localizadas no norte do estado. Em Porto Alegre, as temperaturas oscilarão entre 17°C e 21°C.

Os moradores de diversas regiões devem se preparar para um dia de chuva generalizada e monitorar as condições climáticas para quaisquer desdobramentos.

Fonte: O Bairrista

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×