“Não há ofensiva do governo contra a educação a distância”, diz Ministério da Educação
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“Não há ofensiva do governo contra a educação a distância”, diz Ministério da Educação

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Foto: EBC

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A responsável pela regulação do ensino superior no Ministério da Educação (MEC), Marta Abramo, afirmou que “não há ofensiva do governo contra a educação a distância” e que a paralisação do mercado era necessária para “não prejudicar” os estudantes.

“A intenção não é reprimir, mas impedir a expansão do sistema para não se criar cursos que teriam de ser adaptados depois”, afirmou Marta, titular da Secretaria da Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) da pasta.

O governo editou recentemente duas portarias sobre educação a distância (EAD). A mais polêmica proibiu a abertura de novos polos, a autorização de novos cursos e a expansão de vagas nos cursos existentes até março de 2025, quando será editado um novo marco regulatório para a área.

A segunda portaria recriou o Conselho Consultivo para o Aperfeiçoamento dos Processos de Regulação e Supervisão da Educação Superior (CC-Pares), extinto no governo anterior. Este conselho, que inclui representantes do setor privado e das universidades públicas, foi bem recebido por abrir espaço para diálogo com o setor.

Segundo Marta, a paralisação visa discutir questões como a porcentagem de presencialidade nos cursos, a relação entre professores e alunos, e o papel dos tutores. “É preciso ter um referencial do que é um curso de educação a distância. O que é um polo, o que o aluno pode encontrar num polo de apoio didático? Se tem 5 alunos, é viável?” questiona.

A abertura de polos de EAD se tornou um ponto central na discussão porque foi flexibilizada em 2018, durante a gestão de Michel Temer (MDB). Desde então, as instituições abriram centenas de polos, muitas vezes em estruturas inadequadas, resultando em mais de 40 mil polos no Brasil. Apesar disso, esses polos permitem que o EAD chegue a cidades remotas sem instituições de ensino superior.

Atualmente, o MEC não visita os polos para avaliar suas estruturas e funcionamento, apenas as sedes das instituições. Isso exemplifica a supervisão limitada que o governo busca modificar.

“Os polos são onde os estudantes precisam receber apoio, tirar dúvidas, usar a internet, receber materiais e orientação para estágio. É um espaço estratégico; é importante que isso seja observado”, afirma Marta.

Ela também ressalta a necessidade de novos critérios de avaliação para a EAD, considerando empregabilidade e taxas de conclusão dos cursos. “Muitos cursos têm ociosidade enorme ou formam profissionais que o mercado não consegue absorver. Não se pode expandir, criando cursos sem saber se haverá matrícula e sem compromisso que os alunos concluam os cursos”, avalia.

A portaria do MEC também impediu a criação de novos cursos em EAD por universidades e centros universitários, que por lei têm autonomia para fazê-lo sem autorização prévia, o que pode ser questionado na Justiça. “É somente uma suspensão temporária com data marcada”, diz a secretária.

O Brasil ainda está aquém das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê 33% da população de 18 a 24 anos matriculada no ensino superior até 2024. Atualmente, esse índice está em 20%.

Apesar das medidas recentes, Marta afirma que o ensino privado é um “parceiro” na busca pela expansão. Ela destaca que a EAD ajuda a incluir “outras camadas de renda” e trabalhadores no ensino superior.

Fonte: Jornal o Sul

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Mulheres e Educação: O protagonismo feminino na Unijuí e novas oportunidades acadêmicas

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Nesta quarta-feira (02), o programa D’Life recebeu Bruna Comparsi, Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, e Taciana Enderle, Coordenadora do Campus Santa Rosa da mesma instituição. A conversa abordou o protagonismo feminino na educação e as novas oportunidades acadêmicas na Unijuí, universidade que ostenta conceito 5 no MEC.

A presença feminina na educação tem sido um fator essencial para o crescimento e emancipação das mulheres. Esse reflexo é evidente na Unijuí, onde 65% dos estudantes são mulheres, além de uma maioria feminina entre professores, técnicos e colaboradores. A ocupação de espaços antes inacessíveis para mulheres tem sido impulsionada pela educação, que se mostra um fator transformador.

Taciana Enderle enfatizou a importância da educação para todas as idades e destacou o programa 40 MAIS da Unijuí, que oferece descontos proporcionais à idade do estudante, incentivando a educação continuada e a inclusão acadêmica.

Novos Cursos e Expansão Acadêmica

Bruna Comparsi e Taciana Enderle também trouxeram novidades sobre os cursos que serão implementados na Unijuí em 2025. O campus Santa Rosa recebeu sua primeira turma nos cursos de Biomedicina, Farmácia e Fisioterapia, ampliando as opções na área da saúde.

A grande novidade anunciada foi a oferta dos cursos de Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Gestão do Agronegócio (tecnólogo), este último com duração de dois anos e meio, tornando-se uma opção atrativa para quem busca formação rápida e direcionada ao mercado de trabalho. As inscrições já estão abertas, e nos próximos dias ocorrerá o vestibular de inverno.

Curso de Medicina: Expectativa pelo Resultado

Outro ponto destacado foi o curso de Medicina, que possui um edital diferenciado. No Rio Grande do Sul, quatro regiões receberão o curso, com 11 regiões concorrendo e 19 projetos apresentados. Inicialmente, o resultado estava previsto para março, mas foi adiado para o dia 27 de junho, aumentando a expectativa dos candidatos e da comunidade acadêmica.

Com essas iniciativas, a Unijuí reforça seu compromisso com a educação inclusiva e inovadora, promovendo o crescimento profissional e pessoal de seus estudantes e consolidando-se como uma instituição de excelência no ensino superior.

 

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A importância da Escola de Educação Profissional e Técnica como fundamento no desenvolvimento de nossos cidadãos

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Por Liziana Pfarrius Ladeira Karam – diretora do Senac Santa Rosa, formada em Administração de Empresas com Especialização em Liderança, Coaching e Gestão Pessoas

Nos meus mais de 10 anos de experiência no ramo da educação profissional e técnica, posso afirmar que a escola desempenha um papel fundamental na formação de profissionais qualificados e competentes. A escola não é apenas um local de ensino, mas sim um ambiente de aprendizado e desenvolvimento que prepara os alunos para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.

A educação profissional e técnica é essencial para o desenvolvimento econômico e social de um país, fornecendo aos alunos as habilidades e competências necessárias para exercer uma profissão, contribuindo com o crescimento da produtividade e a competitividade das empresas.

Para além disso, o papel da escola na educação ajuda a reduzir a desigualdade social e a promover a mobilidade social através de projetos inovadores, diversos e inclusivos. A escola é um ambiente motivador para ações positivas e que enriquecem a cultura, reduzem a violência e a criminalidade e no caso da escola profissionalizante, é protagonista importantíssima na redução do desemprego.

No mês em que se comemora o dia da Escola cabe a todos nós enquanto sociedade refletir sobre a importância dessa instituição em nossa sociedade e cada vez mais contribuir para que ações sejam realizadas para fortalecer a educação básica, fundamental e profissional em nosso país.

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Escolas da Rede Municipal de Ensino recebem novos materiais de raciocínio lógico-matemático

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A Prefeitura de Santa Rosa adquiriu novos materiais de raciocínio lógico-matemático para as escolas do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino. O objetivo é reforçar a compreensão dos alunos em relação aos conteúdos matemáticos, promovendo a resolução de problemas de forma ativa, prática e dinâmica. Os itens foram distribuídos nas 13 EMEFs do município e irão auxiliar os professores no desenvolvimento de atividades pedagógicas.

O material, que será utilizado como apoio no trabalho desenvolvido em sala de aula, influencia diretamente na aprendizagem dos alunos, favorecendo a socialização, a organização do pensamento, a concentração e a resolução de problemas matemáticos e do cotidiano. A Secretária de Educação, Josyane Heck, destacou a importância da ação, “Estamos constantemente renovando nosso acervo de materiais pedagógicos, sempre com o foco em estimular novas habilidades. Com certeza, serão bem aproveitados e vão promover, de forma lúdica e prática, o aprendizado dos nossos estudantes”.

Ao todo, 3.800 alunos serão contemplados com o material de raciocínio lógico-matemático, que irá auxiliar em disciplinas que exigem habilidades analíticas, como matemática, ciências exatas e programação.

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