Morre Celestino Valenzuela, um dos principais narradores esportivos do RS, aos 92 anos - Portal Plural
Connect with us

Esportes

Morre Celestino Valenzuela, um dos principais narradores esportivos do RS, aos 92 anos

Publicado

em


FAST AÇAÍ15 topo humberto pluralNuvera

 

Natural de Alegrete, ele foi narrador esportivo da RBS TV e da Rádio Gaúcha, e morreu nesta quinta-feira

 

Conhecido pelo bordão “Que lance!”, o narrador Celestino Valenzuela, uma das principais vozes do jornalismo esportivo do Rio Grande do Sul, morreu na noite desta quinta-feira (15), aos 92 anos. Ele estava internado no Hospital São Francisco, da Santa Casa de Porto Alegre.

De acordo com a família, Celestino sofreu um infarto no dia 9 de junho deste ano, mesmo dia em que fez aniversário. No hospital, teve outras complicações e não resistiu.

Ganhou de presente (de aniversário) uma ambulância e uma internação. Ele dava risada. Mas vinha tentando se recuperar. Ele ficou numa fragilidade, pegou pneumonia, e aí não voltou — conta a filha Valena.

Natural de Alegrete, Celestino chegou a atuar como jogador de futebol em São Gabriel. Era o ano de 1955, e uma lesão no joelho o deixou de molho, imobilizado. Foi aí que um conhecido da Rádio São Gabriel o convidou para ser locutor. Ele nunca mais voltaria a atuar nos gramados.

Chegou à Capital para ficar marcado como um dos maiores comunicadores gaúchos de todos os tempos. Em 1959, foi para a televisão, com a inauguração da TV Piratini. Também trabalhou nas rádios Itaí, Difusora e Farroupilha. Foi narrador esportivo da RBS TV — e da antiga TV Gaúcha — nos anos 1970 e 1980. Trabalhou também na Rádio Gaúcha, onde transmitia futebol, vôlei e basquete, além de apresentar o programa Domingo Esporte Show.

Celestino contou momentos históricos do futebol gaúcho, como as conquistas do Inter no Campeonato Brasileiro na segunda metade dos anos 1970 e os títulos do Grêmio na Libertadores e no Mundial de Clubes em 1983.

Aposentou-se em 1989, tanto da RBS TV quanto da UFRGS (era locutor da Rádio Universidade). Revelou, anos depois, que decidiu parar naquele momento, com 61 anos, porque temia não ter a mesma precisão de outro tempos na narração e “não queria fazer feio”. Além disso, queria passar mais tempo com a esposa Iris e os filhos Cézar e Valena, e também tirar alguns dias para pescar, sua outra paixão.

Em 2002, esteve na festa de 35 anos do Jornal do Almoço e brincou em entrevista à ZH:

Pois é, simplesmente disse que estava saindo e me despedi ao vivo no “Jornal de Almoço”. E quando saí do ar sorteei o paletó e a gravata, pois não pretendia usá-los mais.

Segundo a jornalista Rafaela Meditsch, autora da biografia Que Lance! (2014), escrita em parceira com Eduarda Streb, Celestino saiu da vida pública para se recolher totalmente. Não gostava de dar entrevistas. Ela recorda que, desde sua despedida da televisão, poucos sabiam do seu paradeiro. Trabalhando com esporte na extinta TV COM, a jornalista costumava colocar arquivos de locuções de Celestino. Muitos fãs perguntavam onde andava o célebre narrador. Foram muitas telefonemas dispersados pela esposa, Iris, até que Rafaela conseguisse marcar um encontro com ele.

Um belo dia, ele estava sozinho em casa e precisou atender o telefone. Ele me disse: “guria, vem aqui em casa amanhã que eu não te aguento mais” — lembra a jornalista.

Em um dia de inverno de 2008, Rafaela ficou frente à frente com Celestino na casa dele, no bairro Menino Deus.

Foi espetacular. Só conhecia ele de arquivos. Achei que era um cara durão, em função de não querer dar entrevista, mas foi o contrário. Era brincalhão, sempre com piada na manga.

Segundo Rafaela, a entrevista após anos de reclusão fez com que Celestino voltasse a ser reconhecidos nas ruas. O livro, no entanto, não revela tudo.

Ele tinha a seguinte marca: nunca falou se era gremista ou colorado. Jamais falava. Dizia que torcia para o Aimoré. E ele virou um torcedor símbolo do Aimoré. Confesso que ele nunca me falou se torcia para o Inter ou pro Grêmio.

Em 2012, Celestino chegou a narrar alguns momentos do Gre-Nal pelo SporTV como uma referência ao jogo que era tratado como a despedida do Estádio Olímpico. Dois anos depois, em entrevista a Zero Hora no lançamento da sua biografia, contou a origem do bordão:

Já trabalhava há dois anos na TV Gaúcha e fui fazer um jogo do Grêmio contra o Flamengo de Caxias do Sul (atual Caxias). Em um lance, um gremista, não lembro quem, entrou área adentro. A bola sobrou sem ninguém na frente, aqueles gols imperdíveis, mas ele preferiu dar um toque de leve. O goleiro ficou olhando, e a bola passou devagar, perto da trave, saindo pela linha de fundo. Eu sempre acelerava a narração quando havia perigo de gol. Naquele momento, foi algo assim: “Bola pelo lado direito, fulano chuta rasteiro, goleiro sem reação e… pela linha de fundo! Que lance, hein?”. Depois do jogo, o Clóvis Prates, diretor da emissora, me chamou. Com um cachimbo na boca, me mostrou a fita do jogo e perguntou de onde eu tinha tirado o “Que lance, hein?”. Respondi que era algo não planejado. Ele gritou: “A partir de hoje, diz isso sempre!”. Tinha muita gente conosco ali, foi uma risada geral.

A despedida, agora, deixará a tristeza de quem o admirava, mas tantos “que lances” marcantes jamais serão esquecidos. Seu corpo será velado nesta sexta-feira (16), na Capela do Crematório Metropolitano de Porto Alegre. Fãs que desejam enviar homenagens e flores podem entrar em contato pelo telefone (51) 3252-5000.

 

 

ClicRbs

Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Atleta santarosense Manu Hein chega à Sérvia para disputar os Jogos Estudantis Mundiais

Publicado

em

portal plural atleta santarosense manu hein chega à sérvia para disputar os jogos estudantis mundiais

15 topo humberto pluralNuveraFAST AÇAÍ

A jovem atleta Manu Hein, de 14 anos, natural de Santa Rosa, já está em solo europeu para representar o Brasil nos Jogos Estudantis Mundiais, que acontecem em Belgrado, capital da Sérvia. Ela chegou ao país neste final de semana, após uma conexão na Alemanha, integrando a delegação da seleção brasileira escolar.

Manu irá competir nas provas de 800 metros e 1.500 metros rasos, duas das mais desafiadoras do atletismo de meio fundo. A participação da jovem nos jogos é resultado de um ciclo de treinos intensos e conquistas em competições nacionais, que a credenciaram a vestir a camisa do Brasil nesta competição internacional.

Nesta segunda-feira (7), a atleta terá acesso à programação oficial dos Jogos, incluindo os dias, horários e locais das suas provas. A expectativa é grande para o início das disputas, e Manu já demonstra foco e determinação para alcançar bons resultados e levar o nome de Santa Rosa ao pódio internacional.

A comunidade santarosense acompanha com orgulho e torcida a trajetória da atleta, que é considerada uma das promessas do esporte brasileiro na sua categoria.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Portal Plural e Marcos Bones: A nova casa do Santa Rosa Futsal nas transmissões online

Publicado

em

portal plural portal plural e marcos bones a nova casa do santa rosa futsal nas transmissões online

15 topo humberto pluralNuveraFAST AÇAÍ

A temporada 2025 começa com grandes novidades para os torcedores do Santa Rosa Futsal. Neste sábado, a equipe entra em quadra para disputar seu primeiro campeonato oficial do ano contra a AGSL de São Luiz Gonzaga. A partida acontece no Ginásio João Batista Moroni, no Berço Nacional da Soja, marcando o início da temporada.

E para os torcedores que desejam acompanhar cada lance do Santa Rosa Futsal, a parceria entre o Grupo Plural de Comunicação e a Equipe Esportiva Marcos Bones promete transmissões de alta qualidade. Todos os jogos estarão disponíveis nas redes do Portal Plural, garantindo informação e entretenimento com profissionalismo e emoção.

A Equipe Esportiva Marcos Bones é uma referência quando o assunto é transmissões esportivas. Com 15 anos de experiência, a equipe tem se destacado na cobertura de diversas competições, sempre com compromisso e qualidade. Pioneiros na transmissão por vídeo, seus profissionais conhecem os bastidores do esporte e traduzem cada jogada com precisão e paixão. Ao longo dos anos, marcaram presença em grandes eventos esportivos, consolidando credibilidade e inovação na comunicação esportiva.

O futsal de 2025 promete ser inesquecível, com a melhor equipe esportiva e a maior audiência online do Norte e Noroeste Gaúcho. Além das transmissões do Santa Rosa Futsal, a parceria entre a Equipe Esportiva Marcos Bones e o Portal Plural levará ao público a cobertura de diversos eventos municipais. Com tecnologia e dedicação, a equipe estará presente nos principais acontecimentos esportivos da região, garantindo emoção e informação em tempo real.

Fique ligado! Acompanhe tudo sobre o Santa Rosa Futsal e o melhor do esporte regional com o Grupo Plural e a Equipe Esportiva Marcos Bones.

 

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Patinadores de Santa Rosa e região se destacam no Campeonato Brasileiro 2025

Publicado

em

portal plural patinadores de santa rosa e região se destacam no campeonato brasileiro 2025

FAST AÇAÍNuvera15 topo humberto plural

Atletas da Academia Trans Nação tiveram destaque no Campeonato Brasileiro e Torneio Nacional de Patinação Artística 2025, que aconteceu em Venâncio Aires/RS. No total, 16 patinadores representando Santa Rosa e região participaram deste evento que é o mais importante da temporada, já que classifica o ranking para as convocações da Seleção Brasileira. No total, foram conquistadas 23 medalhas.

A partir dos seus resultados, os patinadores, Manuela, Heloísa e Eduardo foram convocados para integrar a Seleção Brasileira nas duas etapas de Semifinais da Copa do Mundo, a “Artistic Internacional Series”, em Buenos Aires na Argentina e Trieste na Itália. O Secretário de Esporte, Cauhã Pereira da Silva, destacou as importantes conquistas obtidas pelo grupo, “O desempenho dos nossos atletas em diversos campeonatos é motivo de muito orgulho para a cidade e para a região. Sabemos do compromisso da Academia Trans Nação, que é uma inspiração e exemplo de dedicação ao esporte. Com os resultados alcançados, estamos vendo o reconhecimento de nossa região no cenário nacional e internacional da patinação artística”.

A Academia de Patinação Trans Nação trabalha há mais de 30 anos, na prática e desenvolvimento da patinação artística, e é a única escola da região filiada à Federação Gaúcha de Patinagem (FGP) e Confederação Skate Brasil (CSB). Além das aulas em Santa Rosa, a escola conta com aulas para todas as idades em Horizontina, Três de Maio, Giruá e Santo Cristo. A escola é dirigida pelas técnicas, Michele e Vanessa Flores e conta também com o trabalho da técnica Carolina Rebellato, todas qualificadas e habilitadas pela CSB.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

×

Entre em contato

×