Destaque
Hemocentro encerrou 2021 com 100% das demandas atendidas

O HEMOSAR – Hemocentro Regional de Santa Rosa encerrou o ano de 2021 com todas demandas atendidas. Os ótimos resultados são fruto do Planejamento Estratégico, proposto pelo Governo Municipal e que vem sendo implementado desde o início do ano passado. Por meio desse trabalho, todos os setores que fazem parte do hemocentro, passaram por análises e adequações, com o objetivo de potencializar os serviços desenvolvidos.
Foram implementadas ações administrativas como definições de parâmetros de estoque para o HEMOSAR. Os parâmetros foram desenvolvidos a partir de um estudo do uso de hemácias por período, banco de dados dos doadores, tabela de tipagem sanguínea do Brasil, entre outros fatores técnicos considerados. Com esse estudo, foi possível equacionar os doadores de sangue de acordo com o estoque necessário, otimizando o tempo e o trabalho dos servidores. Outra ação importante realizada em 2021, foi a organização espontânea de doadores, pela agenda de doação de sangue, desse modo, houve diminuição do tempo de espera do doador que tem seu horário previamente agendado, evitando aglomeração.
O hemocentro passou a ter também um número de WhatsApp para facilitar a comunicação do doador com a equipe, tanto para agendamento como para sanar dúvidas técnicas sobre a doação. Com o planejamento estratégico foi possível criar controles internos e externos de uso consciente do sangue. Em torno de 200 profissionais das agências transfusionais que fazem parte do HEMOSAR, dentre eles: motoristas, agentes administrativos, técnicos de laboratório, técnicos de enfermagem, enfermeiras e médicos, receberam treinamento e qualificação técnica, administrativa sobre o uso de hemocomponentes. A Gerente do HEMOSAR, Alice Klein destacou a importância do planejamento estratégico para a gestão do hemocentro, “Estamos muito contentes com o desempenho e agora com os resultados em mãos, podemos ver o quão importante foi o planejamento estratégico. Quero agradecer toda equipe que se empenhou para implementar os novos parâmetros e que busca oferecer cada vez mais, um serviço de qualidade para doadores e receptores”.
O hemocentro teve um aumento de 42% em relação a 2020 de novos doadores no banco de dados. Além disso, encerrou o ano com 100% das demandas atendidas, de todos os tipos de hemocomponentes fornecidos pelo serviço e solicitadas pelas agências, ou seja, não teve falta de sangue. Alcançou 100% de aprovação do controle de qualidade dos hemocomponentes oferecidos aos usuários. Todo o processo implementado, mediante o planejamento estratégico, envolve desde os doadores aos receptores dos hemocomponentes. O resultado é positivo e vem mantendo a satisfação dos doadores e o estoque seguro, com qualidade para os 600 mil habitantes dos 52 municípios e 23 hospitais que abrangem o Hemocentro Regional de Santa Rosa.
Destaque
Inclusão e literatura: Marli Schiefelbein Arruda lançou mais um livro com acessibilidade

Aos 14 dias do mês de abril, na Biblioteca Pública, às 14h e 30 minutos, durante a 20ª Feira do Livro de Santa Rosa, RS a autora local Marli Schiefelbein Arruda lançou mais um livro com acessibilidade. É o resultado do projeto de mesmo nome: “O detetive Ocy e o mistério do boné”. Financiado pelo Fundo Municipal de cultura, Secretaria de Educação e Cultura e Prefeitura Municipal de Santa Rosa.
O segundo objeto é um link e QR code de acesso a audiolivro, em parceria com o projeto Traças digitais, da Unijui, na coordenação de Anderson Amaral de Oliveira e Josei Fernandes que está disponível desde final de maio. As ações da contrapartida foram realizadas na APADEV, no Patronato Agrícola – Centro da Esperança e da Cidadania, na APADA (com palestra e atividade de incentivo a criação traduzida em libras pelas professoras; na ACISAP com doação para as Bibliotecas de Rua, doação para a Biblioteca Pública Olavo Bilac, para a EEE Básico Professor Joaquim José Felizardo – CIEP e para a Secretaria de Educação e Cultura de Santa Rosa entregar às escolas municipais e suas bibliotecas.
“Sou muito grata a todos que tornaram possível mais este projeto que cumpri com muita satisfação sendo agente de inclusão.. Que a comunidade, região…Faça bom proveito dele, fomentando o incluir, a acessibilidade, a leitura e todos os benefícios que ela traz”. Encerra Marli.
[mailpoet_form id="1"]Destaque
Inteligência Artificial, criação de nova disciplina para escolas municipais é proposta por Carlos Nasi

Na Sessão do dia 14/04/2025, o Vereador Carlos Alberto Marchioro Nasi (Progressistas) protocolou um Projeto de Lei para incorporar nova disciplina a grade curricular das escolas municipais de Santa Rosa, trata-se da disciplina Inteligência Artificial (I.A.).
Nasi salienta que o uso da Inteligência Artificial na formação de alunos os familiariza com tecnologias emergentes, preparando-os para um futuro no qual a habilidade de interagir com sistemas inteligentes será cada vez mais essencial.
O vereador lembra que o cenário educacional deve se manter em constante evolução. A Inteligência Artificial emerge como uma ferramenta poderosa para enriquecer a experiência de aprendizado, proporcionando benefícios significativos para alunos, educadores e instituições de ensino.
“Independentemente da profissão futura que os alunos irão escolher, a Inteligência Artificial será útil, porque estará presente em todos os setores, sendo assim essa uma experiência que irá ajudar os alunos a enxergar novas possibilidades profissionais” completa o vereador.
Destaque
Ação solidária com galetos neste sábado busca ajudar santa-rosense em tratamento pós-cirúrgico

No dia 14 de março, Fernando Schmidt passou por uma cirurgia de grande porte. O que todos esperavam ser um processo de recuperação difícil, mas administrável, acabou se tornando um verdadeiro desafio. “Nós sabíamos que a cicatrização não seria fácil, mas não imaginávamos que chegaria a esse ponto”, conta Fernando.
No início, os curativos eram simples — apenas gases e esparadrapo. No entanto, a intensa secreção fez com que o tratamento básico não fosse suficiente. Isso resultou em uma infecção, abertura dos pontos e, em pouco tempo, Fernando estava com um corte de mais de 30 centímetros aberto na perna.
Foi então que surgiu uma nova esperança: o Tratamento por Pressão Negativa (TPN), também conhecido como curativo a vácuo. “Nos primeiros sete dias, o curativo drenava cerca de 800ml de secreção por dia. Desde então, sigo com esse tratamento, que tem ajudado muito, mesmo que de forma bem gradativa”, explica.
Esse tipo de tratamento é relativamente novo na medicina e ainda não é coberto pelo SUS, o que significa que todos os custos precisam ser pagos de forma particular. Para seguir com a recuperação, Fernando e seus amigos o estão organizando uma ação solidária.
Ação com venda de galetos será neste sábado na Vigor
Neste sábado, será realizada uma venda de galetos na Vigor com o objetivo de arrecadar fundos para o tratamento. Os cartões estão à venda no Papa Burguer, na própria Vigor, ou diretamente com Fernando, pelo WhatsApp (55 9 9222-8665) e Instagram (@schmidt_com_schmidt).
“Tenho uma turma de amigos e familiares que estão me apoiando muito. Eles têm sido essenciais nas vendas e na organização. Algumas empresas da região também estão contribuindo para que tudo aconteça da melhor forma”, agradece Fernando. “Sou muito grato por todos!”, finaliza.
[mailpoet_form id="1"]- Clima/Tempo5 anos atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
- Uncategorized5 anos atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
- Destaque5 anos atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Atenção para não ser multado na Argentina
- Uncategorized6 anos atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
- Uncategorized6 anos atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM