Dia D Azul é promovido nas escolas da Rede Municipal de Ensino
Connect with us

Ensino

Dia D Azul é promovido nas escolas da Rede Municipal de Ensino

Publicado

em

portal plural dia d azul é promovido nas escolas da rede municipal de ensino
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Santa Rosa

15 topo humberto pluralNuveraFAST AÇAÍAcademia Personabanner plano0 gold

O Centro Macrorregional de Referência em Autismo – CMR TEAcolhe Santa Rosa, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura promoveu o Dia D Azul. Todas as escolas que fazem parte da Rede Municipal de Ensino (20 EMEIs + 14 EMEFs), participaram da ação, com atividades sobre o autismo. O objetivo foi conscientizar os estudantes e promover inclusão entre a comunidade escolar.

Durante o Dia D, foram realizadas caminhadas dos alunos e professores, teatros, contações de histórias, pinturas, entre outras ações. A Secretária de Educação, Josyane Cristina Heck, destacou a importância de conscientizar sobre o tema, “Esta é uma campanha que deve ser lembrada todos os meses, não só em abril. Nosso objetivo é difundir informações para toda a comunidade escolar sobre a importância da inclusão e do acolhimento. Tivemos um dia muito especial, com lindas demonstrações de respeito e empatia entre as crianças e adolescentes da nossa cidade”.

O Governo Municipal através da Secretaria de Educação, da FUMSSAR e do CMR TEAcolhe, tem realizado diversas capacitações, fóruns e seminários sobre o autismo, além de investir na qualificação constante dos profissionais que atuam na área do ensino. A Psicóloga e Coordenadora do CMR TEAcolhe Santa Rosa, Flávia Albuquerque, ressalta que durante todo o mês, serão realizadas atividades do Abril Azul, “Abril é o mês da conscientização sobre o transtorno do espectro autista e estamos desde o dia primeiro, promovendo diversas ações para informar a sociedade sobre o tema, a fim de quebrar tabus e eliminar preconceitos”.

A Rede Municipal de Ensino de Santa Rosa, possui matriculados, 91 alunos autistas. Todas as escolas da rede possuem acompanhamento de Professores de Educação Especial, que além de avaliar a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno com transtorno do espectro autista, são grandes incentivadores da inclusão na escola.

Compartilhe

Agro

Emater publica edital para seleção de jovens rurais para intercâmbio no Canadá

Publicado

em

jovens agricultores 18

15 topo humberto pluralbanner plano0 goldFAST AÇAÍAcademia PersonaNuvera

Jovens rurais de 19 a 25 anos que participaram do curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural, realizado pela Emater/RS-Ascar nas regiões de Caxias do Sul, Erechim, Ijuí, Lajeado, Passo Fundo, Pelotas e Porto Alegre, têm até às 23h45 do dia 09 de agosto para se inscreverem para o Projeto Young Farmers (edição piloto) de Intercâmbio Brasil/RS – Canadá. O edital que determina os critérios para seleção, bem como para inscrição, foi publicado no site da Emater/RS-Ascar e pode ser acessado no link https://www.emater.tche.br/site/a-emater/portal-da-transparencia/publicacoes.php. As inscrições para a participação no processo seletivo são gratuitas.

O período do intercâmbio será de oito meses e meio, com início em novembro, no Brasil, modalidade online, com aulas de inglês, e conclusão em setembro de 2025, na Província da Colúmbia Britânica, no Canadá, com aulas na SELC College, e período in loco em propriedades em Vancouver e Kelowna. “As propriedades são de agricultura familiar e têm muitas possibilidades de servirem de modelo para os jovens aplicarem em suas propriedades no Rio Grande do Sul”, avalia a presidente da Emater/RS, Mara Helena Saalfeld.

A seleção dos 15 jovens produtores rurais será em duas etapas, em que serão avaliados o nível de inglês inicial dos inscritos e por meio de uma entrevista via chamada de vídeo de Whatsapp. É exigência da SELC College, com respaldo da Private Training Institutions Branch (PTIB), da Colúmbia Britânica, que os jovens que realizam intercâmbio no Canadá tenham atingido o nível pré-intermediário no idioma inglês. Isso porque os selecionados farão um intercâmbio com famílias canadenses, para trocar experiências e conhecer práticas inovadoras de produção agrícola adaptáveis à sua realidade.

O Edital também divulga a programação do Projeto Young Farmers (edição piloto). Segundo a presidente da Emater/RS, os jovens rurais gaúchos se envolverão no currículo de Comunicação Internacional de Negócios, com foco em técnicas de agronegócio, práticas sustentáveis e inovação na agricultura, com redução do impacto ambiental. “Isso inclui o uso de técnicas de conservação do solo, gestão da água, agricultura de precisão e adoção de práticas orgânicas e de agricultura regenerativa”, observa.

Os alunos estarão vinculados à escola Seymour Education Learning Center (SELC), de Vancouver. Para a realização do Intercâmbio, estão envolvidos ainda o Consulado do Canadá no RS, PH Advisory Group e Canadá Intercâmbio, além da Emater/RS-Ascar, cujos escritórios municipais das regiões que sediaram os cursos de Empreendedorismo e Desenvolvimento da Juventude Rural estão recebendo as inscrições.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Ensino

Sancionada lei que dá prazo maior para pais e mães estudantes concluírem cursos superiores no Brasil

Publicado

em

portal plural ‘itália precisa de profissionais estrangeiros’, diz embaixador em roma sobre migração de brasileiros (1)
Foto: Divulgação
banner plano0 goldAcademia Persona15 topo humberto pluralFAST AÇAÍNuvera

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou um projeto de lei que estende os prazos para estudantes completarem cursos de graduação e programas de pós-graduação, como mestrado e doutorado, em casos de nascimento de filhos ou adoção legal de crianças.

De acordo com a nova lei, as instituições de ensino superior devem garantir a continuidade do atendimento educacional e ajustar os prazos administrativos, concedendo uma prorrogação de, no mínimo, 180 dias. Para situações de parentalidade atípica, a lei prevê uma extensão adicional do prazo. A medida beneficia tanto mães quanto pais.

“Chamamos esse projeto de Mães Cientistas porque sabemos que muitas mulheres, ao chegarem a uma determinada fase da vida, precisam decidir entre continuar suas pesquisas acadêmicas ou cuidar dos seus filhos. É uma vitória para a ciência brasileira, para a educação e para as mulheres brasileiras”, afirmou a deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ), autora do projeto na Câmara dos Deputados.

A lei, sancionada na quarta-feira (17), abrange a conclusão de disciplinas, trabalhos finais como monografias, teses e dissertações, além do adiamento das sessões de defesa e a entrega das versões finais dos trabalhos ou realização de publicações exigidas pelos regulamentos das instituições de ensino.

Fonte: Jornal o Sul

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Campanha “Mochila cheia” ajuda crianças atingidas pela enchente do RS a retomarem as aulas

Publicado

em

portal plural campanha mochila cheia ajuda crianças atingidas pela enchente do rs a retomarem as aulas
Foto: Divulgação
Nuverabanner plano0 goldAcademia Persona15 topo humberto pluralFAST AÇAÍ

A Campanha Mochila Cheia é uma iniciativa da Secretaria da Educação (Seduc) para doação de livros e materiais escolares a crianças e jovens da rede estadual de ensino afetados pela crise climática e ambiental. A ação tem o objetivo de arrecadar o maior número possível de itens escolares, com previsão de compor 100 mil kits completos e em boas condições de volta às aulas.

Entre os materiais sugeridos para doação, estão cadernos, conjuntos de lápis, apontadores, giz de cera, canetas, estojo, lapiseiras, apontadores, estojos, calculadoras réguas e squeezes. Também são aceitos livros de literatura infanto-juvenil.

Junto com a arrecadação, é realizada a seleção e a organização dos donativos de acordo com a idade e série escolar, de forma a entregar uma mochila com materiais escolares dentro. Os trabalhos são coordenados pela Direção-Geral da Seduc, após o levantamento das demandas emergenciais para minimizar os impactos das inundações e enchentes na rede escolar.

A Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação da Seduc estima que será preciso recompor o acervo mínimo em 138 bibliotecas escolares destruídas pelas enchentes. Para isso, são necessários 48.662 títulos de literatura brasileira, incluindo autores gaúchos, e universal em bom estado, com a intenção de garantir aproximadamente cinco exemplares por aluno, totalizando 245.090 livros. A lista completa dos livros necessários está disponível abaixo.

No interior, as doações serão organizadas pelas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). Os interessados em participar da campanha Mochila Cheia devem entrar em contato com a CRE de cada região para obterem informação sobre os locais onde os itens estão sendo recebidos. Em Santa Rosa, a 17ª CRE fica na Av. Borges de Medeiros, 806

Lista de materiais para doar:

  • Mochilas
  • Cadernos
  • Calculadora
  • Canetas azul/preta e vermelha
  • Caixas de grafite
  • Lapiseiras
  • Réguas
  • Lápis de cor – Kit
  • Caneta hidrocor – Kit
  • Lápis preto
  • Apontadores
  • Estojos
  • Squeezes
  • Livros de literatura
Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×