Cloroquina deve ser usada no combate ao Coronavírus em Santa Rosa - Portal Plural
Connect with us

Destaque

Cloroquina deve ser usada no combate ao Coronavírus em Santa Rosa

Medicamento será armazenado em 27 hospitais de referência nas macrorregiões do Estado

Publicado

em


  • FAST AÇAÍ
  • Academia Persona

O governo do Estado emitiu circular que detalha as normas de uso da cloroquina no tratamento do coronavírus no Estado. O Ministério da Saúde encaminhou 25 mil comprimidos de cloroquina para o Rio Grande do Sul, totalizando 50 caixas do medicamento, e será armazenado em 27 hospitais de referência nas macrorregiões. O remédio será utilizado como terapia adjuvante no tratamento de formas graves da Covid-19 em pacientes hospitalizados.

Até o momento, o Ministério da Saúde considera que não existe outro tratamento específico eficaz disponível. Há, no entanto, diversos estudos clínicos nacionais e internacionais em andamento que avaliam a segurança da cloroquina/hidroxicloroquina, bem como de outros medicamentos e, por isso, essa medida pode sofrer alterações, caso surjam novas evidências científicas.

A previsão é de que uma caixa com 500 comprimidos sirva para o tratamento de 25 a 27 pacientes. O texto da circular destaca que, considerando a característica de uso do medicamento e o crescente número de casos de Covid-19, é fundamental que o medicamento esteja disponível e que seja distribuído a hospitais de referência do Estado.

Sendo assim, foram selecionados 27 hospitais que servirão de referência no abastecimento desse medicamento nas macrorregiões. A seleção levou em conta a distribuição geográfica dos hospitais no Estado, número de casos confirmados da doença até 30 de março e a disponibilidade do medicamento nas Coordenadorias de Regiões de Saúde.

A gestão do controle de estoque do medicamento nos hospitais será feita por meio de sistema informatizado da Secretaria de Saúde, que fornecerá informações em tempo real.

Sendo assim, os demais hospitais, públicos e privados, com registro de pacientes hospitalizados que precisem do medicamento deverão entrar em contato com o hospital de referência da região para a retirada do remédio.

A Secretaria da Saúde (SES) também fará o monitoramento dos estoques da cloroquina, podendo remanejá-lo, a fim de melhor garantir o atendimento aos pacientes.

Hospitais de referência para armazenamento e distribuição de medicamentos:

• Hospital Universitário de Santa Maria – Santa Maria
• Hospital Santa Casa de São Gabriel – São Gabriel
• Santa Casa de Uruguaiana – Uruguaiana
• Hospital Santa Casa de Alegrete – Alegrete
• Santa Casa de Misericórdia de Santana do Livramento – Santana do Livramento
• Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo – Novo Hamburgo
• Hospital Universitário de Canoas – Canoas
• Hospital de Clínicas de Porto Alegre – Porto Alegre
• Hospital Nossa Senhora da Conceição de Porto Alegre – Porto Alegre
• Hospital São Vicente de Paulo – Osório
• Hospital Nossa Senhora dos Navegantes – Torres
• Hospital São Vicente de Paulo de Cruz Alta – Cruz Alta
• Hospital Santo Ângelo – Santo Ângelo
• Hospital Vida e Saúde – Santa Rosa
• Hospital de Caridade de Ijuí – Ijuí
• Hospital de Clínicas – Passo Fundo
• Hospital São Vicente de Paulo – Passo Fundo
• Hospital Santa Terezinha – Erechim
• Hospital de Caridade Palmeira das Missões – Palmeira das Missões
• Hospital Santo Antônio – Tenente Portela
• Hospital Geral – Caxias do Sul
• Hospital Nossa Senhora da Oliveira – Vacaria
• Santa Casa de Rio Grande – Rio Grande
• Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas – Pelotas
• Hospital São Luiz – Dom Pedrito
• Hospital Santa Casa de Bagé – Bagé
• Hospital de Caridade e Beneficência – Cachoeira do Sul
• Hospital Santa Cruz – Santa Cruz do Sul
• Hospital Bruno Born – Lajeado

Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Cultura local estará em destaque na Fenasoja 2024

Publicado

em

portal plural cultura local estará em destaque na fenasoja 2024
Foto: Divulgação/ FenaSoja
  • Academia Persona
  • FAST AÇAÍ

A cultura estará em evidência nos dez dias da Fenasoja 2024, que além de comemorar o centenário do plantio da soja no Brasil, também celebrará a força da cultura local, através de seu Palco Cultural, que está sendo preparado e trará diversas atrações.

Leonardo Chitolina, que coordena os trabalhos da área cultural da Feira Nacional da Soja, destacou que 95% das atrações programadas já estão confirmadas, e a fase atual é de assinatura de contratos. O Palco Cultural iniciará suas atividades antes mesmo da abertura oficial dos portões do parque para recepção das escolas, e irá encerrar após o fechamento dos mesmos. Dentre as atrações que estarão no palco, estão inúmeros estilos musicais (pagode, sertanejo, gospel, gauchesca), além de escolas de ballet, grupos de teatro, mágica, atrações circenses, teatro e artes plásticas. Chitolina destaca que, neste ano, além da apresentação e valorização de artistas locais, o Palco Cultural contará com nomes nacionais como a Orquestra da Ulbra, Orquestra de Teutônia e Érlon Péricles.

Estão previstas, também, atrações que ocorrerão junto ao visitante, nas ruas do parque de exposições, com a participação de bandas marciais e flash mob. O Sesi Show, junto com a Show Time e a Burzum, contarão os 100 anos da soja do Brasil, desde a chegada dos grãos dourados ao voluntariado e ao estágio atual de tecnologia empregada no agronegócio.

O Palco Cultural da Fenasoja teve seu projeto aprovado através da Lei Rouanet, via Ministério da Cultura, com R$999.182,25 disponibilizados, possibilitando a ampliação de suas atrações culturais. Neste ano, mais de 1.200 artistas serão beneficiados, mas o investimento também proporciona à feira uma ampla estrutura que envolve som, painéis de led e camarins, ampliando as oficinas culturais para até 500 alunos da rede pública, embora a perspectiva seja de ultrapassar 4.000 estudantes que terão acesso gratuito ao parque.

A Fenasoja 2024 acontece de 17 a 26 de maio de 2024, no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson, em Santa Rosa-RS. A feira conta com patrocínios viabilizados pelo Ministério da Cultura através da Lei Rouanet.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Vacinação contra a gripe está disponível todas as tardes nas UBSs

Publicado

em

portal plural vacinação contra a gripe está disponível todas as tardes nas ubss

  • Academia Persona
  • FAST AÇAÍ

A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa informa a população que a imunização contra o vírus influenza (gripe), está disponível, todas as tardes, nas UBSs. A campanha nacional vai até o dia 31/05. Podem se vacinar os grupos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde. A imunização acontece de segunda a sexta-feira, das 13h30min às 17h. Ao todo, desde que iniciou a campanha, já foram realizadas 9.352 doses da vacina.

As doses ofertadas são trivalentes, ou seja, protegem contra influenza A (H1N1 e H3N2) e o influenza B. A Diretora da Atenção Básica da FUMSSAR, Dra. Fabiana Breitenbach, informa que até o momento, apenas 32% do público-alvo procurou uma UBS para fazer a vacina e destaca a importância da imunização, “Com a chegada do outono e do inverno, ocorre um aumento das doenças respiratórias como: rinite, sinusite, gripes e resfriados. A vacinação pode prevenir essas doenças, evitando complicações e internações hospitalares”. Fabiana ressalta ainda, que não há impedimento em receber, no mesmo dia, a vacina contra a gripe junto com outras doses do Calendário Vacinal.

 

Documentos Necessários:

Para ser vacinado contra a gripe, é necessário levar documento com foto e a caderneta de vacinação. Os trabalhadores da saúde e professores devem apresentar comprovante de vínculo ativo com a instituição em que atuam (crachá, holerite etc.). As gestantes devem apresentar carteira de pré-natal e as puérperas, comprovante de realização do parto até 45 dias antes.

Confira no site da FUMSSAR, a lista completa com todos os grupos prioritários.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Santa Rosa Futsal realiza seletiva de atletas sub 17

Publicado

em

portal plural santa rosa futsal realiza seletiva de atletas sub 17

  • FAST AÇAÍ
  • Academia Persona

O Santa Rosa Futsal realiza nos dias de ontem (25) e hoje (26), no Ginásio Municipal João Batista Moroni, seletiva de atletas que irão compor a equipe sub-17 nas competições estaduais neste ano.

Ao todo, 177 atletas se inscreveram para participar da seletiva, a qual está sob o comando do ex-atleta profissional de futebol Marco Antônio Urnau, treinador das categorias de base, Paulinho Gambier, treinador da equipe profissional, e Eduardo Santana, Diretor Executivo de Futebol.

O primeiro dia de avaliações foi extremamente produtivo, com vários atletas se destacando e demonstrando muita qualidade física e técnica”, destacou Santana.

Após o término das avaliações, serão escolhidos os atletas que formarão o plantel visando o Estadual da Liga Gaúcha sub-17.

A região de Santa Rosa tem como característica histórica revelar inúmeros atletas profissionais de futebol de campo e futsal e desta vez não será diferente. Pretendemos formar um excelente grupo para iniciar os treinamentos”, finalizou Urnau.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×