Uncategorized
Acne na idade adulta
AFETA UM NÚMERO CADA VEZ MAIOR DE MULHERES
Cada vez mais mulheres estão sofrendo com acne adulta.
As causas mais comuns incluem:
• Alterações hormonais
• Estresse
• UV e poluição
• Histórico familiar
• Produtos de cuidado para pele e cabelos
• Efeitos colaterais de medicamentos e condições médicas não diagnosticadas
Você fica longe do chocolate, nem pensa em dormir com maquiagem e evita qualquer fórmula que contenha uma gota de óleo. No entanto, cravos e espinhas insistentes não deixam sua pele em paz. A acne pode ser mais do que um problema passageiro da adolescência e acontecer também na idade adulta: por voltade de 40% dos adultos sofrem com o problema, principalmente, mulheres. E ela se dá de duas maneiras. A primeira é quando as espinhas persistem além da adolescência. A segunda é aquela que já tem início tardio, pode afetar mesmo quem nunca sofreu com a condição na juventude e começa entre os 21 a 25 anos, podendo se estender até os 50.
“Apesar de semelhante à acne da adolescência, a acne da mulher adulta é desencadeada por aspectos diferentes”, explica a dermatologista Ana Lúcia Coutinho. Mesmo que as alterações hormonais sejam o principal vilão no caso das mulheres, fatores como hereditariedade, estresse, exposição à luz ultravioleta, obesidade e níveis aumentados de colesterol e lipoproteínas de baixa densidade podem ser algumas das causas por trás da acne da mulher adulta. “Existem ainda evidências de que tipos mais resistentes da bactéria Propionibacterium acnes poderiam piorar ainda mais as lesões”, explica a dermatologista e assessora do Departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Betina Stefanello. Mesmo que rara, a acne da mulher adulta pode ser também sintoma de outras condições ou doenças. “Ela pode indicar uma desordem endócrina subjacente como a síndrome do ovário policístico (SOP), a hiperplasia adrenal e a síndrome metabólica.”, esclarece Ana Lúcia. Por isso é importante investigar cada caso, com uma avaliação diagnóstica que envolva um time de especialistas.
Clinicamente, as espinhas na fase adulta não são as mesmas da época da adolescência e surgem gradualmente e de forma leve, ao passo que a acne adolescente se desenvolve rapidamente e se apresenta como doença grave. As lesões – que na maioria das vezes são “fechadas”, ou seja, a espinha branca em vez do cravo preto – se concentram mais frequentemente na zona U do rosto: queixo inferior, maxilar e pescoço. “Recentemente, porém, um estudo desafiou essa perspectiva mostrando que mulheres adultas apresentavam acne em múltiplas áreas do rosto”, diz Betina. É comum também que o caso extrapole o rosto e que espinhas apareçam também no colo e um pouco nas costas.
Cuidado diário
O caminho para a cura da acne da mulher adulta ainda é bem próximo do tratamento da acne vulgar. O básico é começar com aplicação de soluções tópicas, que podem variar dependendo de cada caso. A rotina de cuidados, no entanto, é imprescindível. A recomendação é lavar o rosto pelo menos duas vezes ao dia com sabonetes e produtos apropriados, lançar mão de adstringente, protetor solar e hidratantes indicados para pele oleosa e ainda produtos secativos pontuais para secar espinhas. Sem falar em maquiagem e outros cosméticos diários que devem ser de preferência oil free ou adequados para pele oleosa. Outras substâncias como ácido retinóico, peróxido de benzoíla e ácido azeláico podem compor o tratamento, dependendo da recomendação médica.
“Quando a resposta dos tratamentos tópicos não é satisfatória associamos novos medicamentos como os antiandrógenos, as pílulas contraceptivas e os antibióticos de uso oral”, completa Ana Lúcia. “Já o tratamento com isotretinoína [Roacutan] é prescrito em casos de acne da mulher adulta mais grave ou para pacientes com acne menos grave mas que são refratárias aos tratamentos convencionais”, afirma Betina. Peeling e outras terapias abrasivas também podem fazer parte do tratamento, mas de maneira complementar à terapia convencional, com objetivo de melhorar o aspecto da pele oleosa e suavizar cicatrizes. “Podem ser feitos peelings químicos de diferentes profundidades, microagulhamanto ou injeções intralesionais de corticoides”, esclarece Ana Lúcia.
Dieta da pele
Pele bonita, como se sabe, também passa pelo prato. O mito que comer chocolate dá espinhas não é completamente falso já que o consumo excessivo de alimentos com muito açúcar ou gordura podem agravar o quadro de acne – mesmo que não exclusivamente o chocolate. “O uso de suplementos alimentares ricos em aminoácidos de cadeia ramificada (os derivados do soro de leite) também devem ser evitados”
O que comer para diminuir as espinhas
Os principais alimentos que devem ser incluídos na dieta para diminuir as espinhas são:
- Grãos integrais: arroz integral, macarrão integral, farinha integral, quinoa, aveia;
- Ômega-3: sardinha, atum, salmão, linhaça, chia;
- Sementes: chia, linhaça, abóbora;
- Carnes magras: peixes, frango, lagarto, patinho e lombo suíno;
- Vitamina A: cenoura, mamão, espinafre, gema de ovo, manga;
- Vitamina C e E: limão, laranja, brócolis, abacate.
Além de enriquecer a alimentação nesses alimentos é fundamental beber 2 a 2,5 litros de água por dia para que a pele esteja hidratada e preparada para a cicatrização.
Alimentos que causam espinhas
Os alimentos que causam espinhas são principalmente alimento ricos em açúcar e gordura, como chocolate, carnes gordurosas, frituras, embutidos, fast food, comida pronta congelada e excesso de pães, salgados, biscoitos, doces e leite e derivados.
Quando a alimentação é muito gordurosa e rica em carboidratos simples como farinhas, pães e biscoitos, as glândulas sebáceas produzem mais sebo e os poros tendem a ficar entupidos mais facilmente. Por isso, durante o tratamento da acne, além do uso dos produtos cosméticos específicos, também é importante beber água e melhorar a alimentação, o que auxilia na eliminação das toxinas presentes no organismo e melhora a saúde da pele.
Assim, além das mudanças na alimentação, praticar atividade física diariamente também ajuda no controle da acne, pois melhore o controle do açúcar no sangue, a produção hormonal do organismo e reduz a oleosidade na pele.
Os chás de bardana, aroeira e dente-de-leão são ótimos remédios naturais para espinhas pois promovem uma limpeza de dentro para fora.
FONTE: REVISTA MARIECLAIRE – TUA SAUDE – MINHA VIDA
Uncategorized
Senado aprova obrigatoriedade de exame toxicológico para quem tirar a primeira carteira de motorista
O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (18) um projeto de lei que determina a utilização de recursos arrecadados com multas de trânsito para financiar a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por pessoas de baixa renda. O texto também amplia a obrigatoriedade do exame toxicológico, abrangendo motoristas de todas as categorias, inclusive aqueles que irão tirar a habilitação pela primeira vez. Após sofrer alterações no Senado, o projeto retorna para análise da Câmara dos Deputados.
Exame toxicológico e mudanças no financiamento
A obrigatoriedade do exame toxicológico, antes restrita a motoristas profissionais, foi estendida para condutores de aplicativos e para candidatos à primeira habilitação. No caso dos motoristas de aplicativos, os custos do exame deverão ser assumidos pelos próprios profissionais, já que eles não têm vínculo empregatício com as plataformas.
Além disso, o projeto busca promover a inclusão social, garantindo que recursos provenientes de multas de trânsito sejam destinados a custear a CNH de pessoas de baixa renda. Essa iniciativa, já adotada em alguns estados, tem como objetivo reduzir desigualdades e ampliar oportunidades no mercado de trabalho para aqueles que dependem da habilitação.
Outras alterações no trânsito
O texto também prevê mudanças na transferência de propriedade de veículos, que passará a ser realizada exclusivamente por meio eletrônico. Outra modificação importante é o aumento da pontuação mínima para a suspensão do direito de dirigir, que sobe de 40 para 50 pontos, desde que o condutor não tenha cometido infrações gravíssimas.
Impactos na segurança e na prevenção de acidentes
Rodolfo Rizzoto, coordenador do programa de segurança SOS Estradas, destacou os benefícios do exame toxicológico como ferramenta preventiva. Segundo ele, o exame foi mais eficiente que operações da Lei Seca ao identificar usuários habituais de substâncias químicas.
“Entre 2015 e 2017, quando o exame foi implementado integralmente, houve uma redução de 34% nos acidentes com caminhões e 45% com ônibus”, afirmou.
Rizzoto também revelou que aproximadamente 56 mil motoristas habilitados para dirigir motos ou carros foram impedidos de obter outras categorias de habilitação após falharem no teste. “Esse exame detecta comportamentos de risco e bloqueia usuários de drogas antes que obtenham a primeira habilitação. Não é algo que se identifique no exame médico convencional”, explicou.
Próximos passos
O projeto, de autoria do deputado José Guimarães (PT-CE), agora retorna à Câmara dos Deputados para análise final. Caso aprovado, seguirá para sanção presidencial e entrará em vigor.
Foto: Jornal o Sul
[mailpoet_form id="1"]Destaque
Mulher é presa após levar coroa de flores à casa de Lula e xingar agente da PF
Geral
Memorial da Evolução Agrícola celebra seu primeiro aniversário
O MEA – Memorial da Evolução Agrícola está completando seu primeiro ano em atividade. Inaugurado em Horizontina/RS, em 14 de dezembro de 2023, o MEA soma mais 60 mil visitações, entre nacionais e internacionais, vinculadas ao seus programas relacionados à exposição de longa duração e ao Complexo MEA, uma área esportiva e de lazer com 64 mil m².
“Nesse primeiro ano, direcionamos um olhar à diversidade, à inclusão, à valorização das narrativas ancestrais e do meio ambiente, especialmente aqui na região Noroeste, onde Horizontina e nossos vizinhos acolheram o MEA. Além disso, recebemos milhares de visitantes que conheceram a história da agricultura brasileira e aproveitaram toda a área de lazer que o MEA oferece”, destaca Karina Muniz Viana, diretora do MEA.
O MEA completa seu primeiro ciclo anual com nove programas oficiais, sendo eles Prosas com a escola, Mediação cultural, Mãos e fios, Deslocamentos MEA, Roda com Ciência, Noite no MEA, Acústicos MEA, Caminhos da memória e Férias no MEA.
Ao longo do ano, foram 223 escolas em contato com ações do MEA e com a exposição de longa duração no Memorial, somando mais de 17 mil alunos e alunas em agendamento com visita mediada, além das demais ações e parcerias com diversas esferas das comunidades locais.
[mailpoet_form id="1"]
- Clima/Tempo5 anos atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
- Uncategorized5 anos atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
- Destaque5 anos atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
- Destaque5 anos atrás
Atenção para não ser multado na Argentina
- Uncategorized5 anos atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM