Uma hora de corrida pode acrescentar sete horas à sua vida - Portal Plural
Connect with us

Esportes

Uma hora de corrida pode acrescentar sete horas à sua vida

Publicado

em


NuveraFAST AÇAÍ15 topo humberto plural

Correr é a atividade física que tem o maior efeito no aumento da expectativa de vida, segundo um estudo que reuniu várias pesquisas para sobre exercício e morte prematura. Ao revisar as informações de uma pesquisa do Instituto Cooper, nos Estados Unidos, os cientistas descobriram que os corredores tendem a viver aproximadamente três anos a mais do que aqueles que não praticam esse esporte – mesmo que seja uma atividade esporádica ou que eles fumem, bebam álcool ou estejam acima do peso ideal. Nenhuma outra forma de exercício mostrou um efeito tão claro na vida útil das pessoas, como mostra reportagem de Phys Ed no New York Times.

Os cientistas descobriram que até mesmo cinco minutos de corrida diária já garantem uma vida mais prolongada.

De acordo com Duck-chul Lee, professor de Cinesiologia na Universidade estadual de Iowa e coautor do estudo, estatísticas mostraram que o ato de correr traz um retorno muito maior de tempo para a vida das pessoas do que as horas consumidas pelo exercício. Partindo de duas horas de treinamento semanais – a média reportada pelos participantes do estudo –, os pesquisadores acreditam que um corredor gastaria menos de seis meses correndo durante um período de 40 anos, mas poderia contar com um aumento na expectativa de vida de 3,2 anos, ou seja, um “ganho” de 2,8 anos.

Em termos concretos, uma hora de corrida alonga a expectativa de vida em sete horas.

A descoberta segue-se à revisão de um estudo realizado há três anos, que envolveu os efeitos do exercício no ser humano. Realizado pelo Instituto Cooper, em Dallas, Texas, os cientistas se propuseram a verificar e cruzar dados para responder a questões de atletas. Correr só traz benefícios? Correr demais pode trazer danos? Outras atividades, como caminhadas e andar de bicicleta, trazem os mesmos benefícios da corrida na redução de riscos de mortalidade?
A revisão acabou reforçando conclusões de pesquisas anteriores. Os dados indicam que, seja qual for a distância ou a velocidade, correr diminui o risco de morte prematura em quase 40% – um benefício que se manteve até em casos em que o corredor fumava, bebia álcool e tinha um histórico de problemas de saúde, como hipertensão ou obesidade.

Com os números em mãos, os cientistas determinaram que se todo não-corredor do mesmo estudo decidisse praticar o esporte a partir de agora, haveria 16% menos mortes no total, e 25% menos ataques cardíacos fatais. (Vale dizer que a maioria dos participantes do estudo era composta por caucasianos de classe média)

O professor Lee afirma, porém, que não adianta alguém sair correndo por anos seguidos, no estilo Forrest Gump, achando que vai viver para sempre. “Correr não torna ninguém imortal”, diz o cientista. Os ganhos na vida útil atingem um máximo de três anos a mais, não importa o tempo que se passe correndo na vida.

Para os adeptos das corridas longas que acumulam quilômetros de passadas em suas vidas, a boa notícia é que não há um efeito negativo que seja visível. Correr muito não faz alguém viver para sempre, mas também não encurta a vida de ninguém. O aumento na expectativa de vida atinge seu ponto máximo quando as pessoas correm quatro horas por semana.

Outros tipos de exercício também revelaram benefícios para o quesito longevidade, mas não na mesma proporção que a corrida. Caminhar, andar de bicicleta e praticar outras atividades que exijam o mesmo nível de esforço do corpo, só conseguiam diminuir o risco de morte prematura em cerca de 12%.

O que os cientistas não conseguiram determinar é por que correr é tão eficaz contra a mortalidade. Segundo Lee, a causa poderia estar no seu combate a tantos riscos comuns para morte prematura, incluindo pressão alta e acúmulo de gordura, principalmente na cintura. Correr também promove o aumento no preparo aeróbico, que é um dos indicadores mais conhecidos de saúde no longo prazo.

É importante lembrar que as conclusões desta revisão de estudos são associáveis. “Os corredores normalmente levam uma vida mais saudável”, diz Lee. “E esse estilo de vida pode ter um peso maior na busca pela longevidade”.

O fato principal permanece; correr realmente acrescenta anos às nossas vidas.

Época Negócios

Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Atleta santarosense Manu Hein chega à Sérvia para disputar os Jogos Estudantis Mundiais

Publicado

em

portal plural atleta santarosense manu hein chega à sérvia para disputar os jogos estudantis mundiais

Nuvera15 topo humberto pluralFAST AÇAÍ

A jovem atleta Manu Hein, de 14 anos, natural de Santa Rosa, já está em solo europeu para representar o Brasil nos Jogos Estudantis Mundiais, que acontecem em Belgrado, capital da Sérvia. Ela chegou ao país neste final de semana, após uma conexão na Alemanha, integrando a delegação da seleção brasileira escolar.

Manu irá competir nas provas de 800 metros e 1.500 metros rasos, duas das mais desafiadoras do atletismo de meio fundo. A participação da jovem nos jogos é resultado de um ciclo de treinos intensos e conquistas em competições nacionais, que a credenciaram a vestir a camisa do Brasil nesta competição internacional.

Nesta segunda-feira (7), a atleta terá acesso à programação oficial dos Jogos, incluindo os dias, horários e locais das suas provas. A expectativa é grande para o início das disputas, e Manu já demonstra foco e determinação para alcançar bons resultados e levar o nome de Santa Rosa ao pódio internacional.

A comunidade santarosense acompanha com orgulho e torcida a trajetória da atleta, que é considerada uma das promessas do esporte brasileiro na sua categoria.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Portal Plural e Marcos Bones: A nova casa do Santa Rosa Futsal nas transmissões online

Publicado

em

portal plural portal plural e marcos bones a nova casa do santa rosa futsal nas transmissões online

15 topo humberto pluralNuveraFAST AÇAÍ

A temporada 2025 começa com grandes novidades para os torcedores do Santa Rosa Futsal. Neste sábado, a equipe entra em quadra para disputar seu primeiro campeonato oficial do ano contra a AGSL de São Luiz Gonzaga. A partida acontece no Ginásio João Batista Moroni, no Berço Nacional da Soja, marcando o início da temporada.

E para os torcedores que desejam acompanhar cada lance do Santa Rosa Futsal, a parceria entre o Grupo Plural de Comunicação e a Equipe Esportiva Marcos Bones promete transmissões de alta qualidade. Todos os jogos estarão disponíveis nas redes do Portal Plural, garantindo informação e entretenimento com profissionalismo e emoção.

A Equipe Esportiva Marcos Bones é uma referência quando o assunto é transmissões esportivas. Com 15 anos de experiência, a equipe tem se destacado na cobertura de diversas competições, sempre com compromisso e qualidade. Pioneiros na transmissão por vídeo, seus profissionais conhecem os bastidores do esporte e traduzem cada jogada com precisão e paixão. Ao longo dos anos, marcaram presença em grandes eventos esportivos, consolidando credibilidade e inovação na comunicação esportiva.

O futsal de 2025 promete ser inesquecível, com a melhor equipe esportiva e a maior audiência online do Norte e Noroeste Gaúcho. Além das transmissões do Santa Rosa Futsal, a parceria entre a Equipe Esportiva Marcos Bones e o Portal Plural levará ao público a cobertura de diversos eventos municipais. Com tecnologia e dedicação, a equipe estará presente nos principais acontecimentos esportivos da região, garantindo emoção e informação em tempo real.

Fique ligado! Acompanhe tudo sobre o Santa Rosa Futsal e o melhor do esporte regional com o Grupo Plural e a Equipe Esportiva Marcos Bones.

 

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Patinadores de Santa Rosa e região se destacam no Campeonato Brasileiro 2025

Publicado

em

portal plural patinadores de santa rosa e região se destacam no campeonato brasileiro 2025

NuveraFAST AÇAÍ15 topo humberto plural

Atletas da Academia Trans Nação tiveram destaque no Campeonato Brasileiro e Torneio Nacional de Patinação Artística 2025, que aconteceu em Venâncio Aires/RS. No total, 16 patinadores representando Santa Rosa e região participaram deste evento que é o mais importante da temporada, já que classifica o ranking para as convocações da Seleção Brasileira. No total, foram conquistadas 23 medalhas.

A partir dos seus resultados, os patinadores, Manuela, Heloísa e Eduardo foram convocados para integrar a Seleção Brasileira nas duas etapas de Semifinais da Copa do Mundo, a “Artistic Internacional Series”, em Buenos Aires na Argentina e Trieste na Itália. O Secretário de Esporte, Cauhã Pereira da Silva, destacou as importantes conquistas obtidas pelo grupo, “O desempenho dos nossos atletas em diversos campeonatos é motivo de muito orgulho para a cidade e para a região. Sabemos do compromisso da Academia Trans Nação, que é uma inspiração e exemplo de dedicação ao esporte. Com os resultados alcançados, estamos vendo o reconhecimento de nossa região no cenário nacional e internacional da patinação artística”.

A Academia de Patinação Trans Nação trabalha há mais de 30 anos, na prática e desenvolvimento da patinação artística, e é a única escola da região filiada à Federação Gaúcha de Patinagem (FGP) e Confederação Skate Brasil (CSB). Além das aulas em Santa Rosa, a escola conta com aulas para todas as idades em Horizontina, Três de Maio, Giruá e Santo Cristo. A escola é dirigida pelas técnicas, Michele e Vanessa Flores e conta também com o trabalho da técnica Carolina Rebellato, todas qualificadas e habilitadas pela CSB.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

×

Entre em contato

×