Susepe tem recorde de presos inscritos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos
Connect with us

Ensino

Susepe tem recorde de presos inscritos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos

Publicado

em

Susepe tem recorde de presos inscritos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos
Número recorde de inscritos no Rio Grande do SulFoto de Divulgação Susepe

15 topo humberto pluralNuveraFAST AÇAÍ

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2023 teve um recorde de pessoas privadas de liberdade registradas no Rio Grande do Sul. Ao todo, 6.854 presos se inscreveram no exame, cuja participação é voluntária e gratuita. Em 2022, 5.253 apenados no Rio Grande do Sul se inscreveram, ou seja, houve um aumento de 30,47%. Em 2020, foram 4.307 participantes de 84 estabelecimentos; já em 2019, foram 4.239 pessoas de 75 unidades.

No Encceja de 2023, cerca de 4.309 pessoas custodiadas irão prestar provas para o ensino fundamental e 2.540 para o ensino médio. O nível de dificuldade das provas é o mesmo para um aluno de fora do sistema penitenciário, a única diferença é que, no caso das pessoas privadas de liberdade, as provas são aplicadas nas próprias casas prisionais, que, neste ano, ocorrerão em 100 das 112 unidades do Estado.

Para o secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana, a educação é uma porta para novas conquistas. “Significa inclusão, dignidade e respeito. É uma oportunidade de avançar enquanto se está privado de liberdade, ao mesmo tempo em que reforça que não há barreiras físicas para o conhecimento”.

Já o superintendente dos Serviços Penitenciários (Susepe), Mateus Schwartz, ressalta que “a ampliação dos índices de pessoas privadas de liberdade participando de exames de certificação é uma das metas estabelecidas no Plano Estadual de Educação às Pessoas Presas e Egressas do Sistema Prisional, que abrange o quadriênio 2021-2024, e contempla a necessidade de reinserção social dessas pessoas e acesso a um dos direitos básicos do ser humano, que é a educação”.

Para se inscrever no certame, os presos contaram com o auxílio dos coordenadores pedagógicos de cada casa prisional, que auxiliaram nas inscrições, já que estas só podiam ser feitas pela internet. Os apenados inscritos são alunos matriculados em um dos Núcleos Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (NEEJA). A parceria com esses Núcleos operacionaliza uma das missões da Susepe, que busca priorizar a implementação de políticas públicas para a promoção da educação continuada e para a ressocialização. Atualmente, a Superintendência dos Serviços Penitenciários conta com o apoio de 29 NEEJA dentro das unidades prisionais e mais 36 turmas descentralizadas.

Para tornar isso possível, a Susepe, por meio do Departamento de Tratamento Penal (DTP), busca acolher as medidas voltadas para a área de educação e de orientação profissional estabelecidas em legislação, para que técnicos superiores penitenciários de diversas áreas, como pedagogia, serviço social, direito e outras, assim como os policiais penais possam atuar nos estabelecimentos com efetividade, proporcionando à pessoa privada de liberdade o acesso à educação e também a sua reintegração à sociedade, conforme dispõe a lei.

Para a diretora do DTP, Rita Leonardi, “esse recorde de inscritos ressalta a importância do engajamento das Delegacias Penitenciárias e dos estabelecimentos prisionais, que foram responsáveis por este significativo resultado, fazendo referência ao próximo passo, que será a aplicação das provas, que irá contar com o envolvimento das equipes técnica, administrativa e de segurança na organização da logística para acesso ao exame de todos os candidatos inscritos”, destacou.

 

 

Encceja: oportunidade para concluir os estudos

O Encceja é um exame nacional para a avaliação de pessoas que não concluíram os ensinos fundamental e médio em idade regular. Assim como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o responsável pela elaboração do certame é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e as etapas de avaliação são aplicadas pelas secretarias de educação e pelos institutos federais.

Para a prova de ensino fundamental, o candidato precisa ser brasileiro e ter 15 anos de idade ou mais no dia da prova; e, para o ensino médio, ser brasileiro com 18 anos ou mais no dia da prova. Os candidatos ainda terão que resolver quatro provas com 30 questões objetivas cada, nas áreas de Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa; Língua Estrangeira Moderna; Artes; Educação Física; Redação; História; e Geografia, isso para o ensino fundamental.

Já para o ensino médio, as disciplinas são Ciências da Natureza e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Linguagens, Códigos e suas tecnologias; Redação; e Ciências Humanas e suas tecnologias.

As provas estão previstas para acontecer nos dias 17 e 18 de outubro, e o gabarito será divulgado no dia 3 de novembro. Os candidatos que conseguirem a pontuação mínima exigida receberão o Certificado de Conclusão referente ao nível ao qual se inscreveram. Caso seja alcançada a nota mínima em uma das quatro provas, mas não em todas, o candidato receberá uma Declaração Parcial de Proficiência.

Compartilhe

Destaque

Mulheres e Educação: O protagonismo feminino na Unijuí e novas oportunidades acadêmicas

Publicado

em

portal plural mulheres e educação o protagonismo feminino na unijuí e novas oportunidades acadêmicas

15 topo humberto pluralFAST AÇAÍNuvera

Nesta quarta-feira (02), o programa D’Life recebeu Bruna Comparsi, Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, e Taciana Enderle, Coordenadora do Campus Santa Rosa da mesma instituição. A conversa abordou o protagonismo feminino na educação e as novas oportunidades acadêmicas na Unijuí, universidade que ostenta conceito 5 no MEC.

A presença feminina na educação tem sido um fator essencial para o crescimento e emancipação das mulheres. Esse reflexo é evidente na Unijuí, onde 65% dos estudantes são mulheres, além de uma maioria feminina entre professores, técnicos e colaboradores. A ocupação de espaços antes inacessíveis para mulheres tem sido impulsionada pela educação, que se mostra um fator transformador.

Taciana Enderle enfatizou a importância da educação para todas as idades e destacou o programa 40 MAIS da Unijuí, que oferece descontos proporcionais à idade do estudante, incentivando a educação continuada e a inclusão acadêmica.

Novos Cursos e Expansão Acadêmica

Bruna Comparsi e Taciana Enderle também trouxeram novidades sobre os cursos que serão implementados na Unijuí em 2025. O campus Santa Rosa recebeu sua primeira turma nos cursos de Biomedicina, Farmácia e Fisioterapia, ampliando as opções na área da saúde.

A grande novidade anunciada foi a oferta dos cursos de Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Gestão do Agronegócio (tecnólogo), este último com duração de dois anos e meio, tornando-se uma opção atrativa para quem busca formação rápida e direcionada ao mercado de trabalho. As inscrições já estão abertas, e nos próximos dias ocorrerá o vestibular de inverno.

Curso de Medicina: Expectativa pelo Resultado

Outro ponto destacado foi o curso de Medicina, que possui um edital diferenciado. No Rio Grande do Sul, quatro regiões receberão o curso, com 11 regiões concorrendo e 19 projetos apresentados. Inicialmente, o resultado estava previsto para março, mas foi adiado para o dia 27 de junho, aumentando a expectativa dos candidatos e da comunidade acadêmica.

Com essas iniciativas, a Unijuí reforça seu compromisso com a educação inclusiva e inovadora, promovendo o crescimento profissional e pessoal de seus estudantes e consolidando-se como uma instituição de excelência no ensino superior.

 

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

A importância da Escola de Educação Profissional e Técnica como fundamento no desenvolvimento de nossos cidadãos

Publicado

em

portal plural a importância da escola de educação profissional e técnica como fundamento no desenvolvimento de nossos cidadãos

Nuvera15 topo humberto pluralFAST AÇAÍ

Por Liziana Pfarrius Ladeira Karam – diretora do Senac Santa Rosa, formada em Administração de Empresas com Especialização em Liderança, Coaching e Gestão Pessoas

Nos meus mais de 10 anos de experiência no ramo da educação profissional e técnica, posso afirmar que a escola desempenha um papel fundamental na formação de profissionais qualificados e competentes. A escola não é apenas um local de ensino, mas sim um ambiente de aprendizado e desenvolvimento que prepara os alunos para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.

A educação profissional e técnica é essencial para o desenvolvimento econômico e social de um país, fornecendo aos alunos as habilidades e competências necessárias para exercer uma profissão, contribuindo com o crescimento da produtividade e a competitividade das empresas.

Para além disso, o papel da escola na educação ajuda a reduzir a desigualdade social e a promover a mobilidade social através de projetos inovadores, diversos e inclusivos. A escola é um ambiente motivador para ações positivas e que enriquecem a cultura, reduzem a violência e a criminalidade e no caso da escola profissionalizante, é protagonista importantíssima na redução do desemprego.

No mês em que se comemora o dia da Escola cabe a todos nós enquanto sociedade refletir sobre a importância dessa instituição em nossa sociedade e cada vez mais contribuir para que ações sejam realizadas para fortalecer a educação básica, fundamental e profissional em nosso país.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Escolas da Rede Municipal de Ensino recebem novos materiais de raciocínio lógico-matemático

Publicado

em

portal plural escolas da rede municipal de ensino recebem novos materiais de raciocínio lógico matemático

Nuvera15 topo humberto pluralFAST AÇAÍ

A Prefeitura de Santa Rosa adquiriu novos materiais de raciocínio lógico-matemático para as escolas do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino. O objetivo é reforçar a compreensão dos alunos em relação aos conteúdos matemáticos, promovendo a resolução de problemas de forma ativa, prática e dinâmica. Os itens foram distribuídos nas 13 EMEFs do município e irão auxiliar os professores no desenvolvimento de atividades pedagógicas.

O material, que será utilizado como apoio no trabalho desenvolvido em sala de aula, influencia diretamente na aprendizagem dos alunos, favorecendo a socialização, a organização do pensamento, a concentração e a resolução de problemas matemáticos e do cotidiano. A Secretária de Educação, Josyane Heck, destacou a importância da ação, “Estamos constantemente renovando nosso acervo de materiais pedagógicos, sempre com o foco em estimular novas habilidades. Com certeza, serão bem aproveitados e vão promover, de forma lúdica e prática, o aprendizado dos nossos estudantes”.

Ao todo, 3.800 alunos serão contemplados com o material de raciocínio lógico-matemático, que irá auxiliar em disciplinas que exigem habilidades analíticas, como matemática, ciências exatas e programação.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

×

Entre em contato

×