Saiba o que pode mudar com a reforma do Ensino Médio
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Saiba o que pode mudar com a reforma do Ensino Médio

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Foto: Agência Brasil

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A Comissão de Educação e Cultura do Senado aprovou por votação simbólica, nesta quarta-feira (19), o parecer favorável ao projeto de lei que propõe uma reforma abrangente no ensino médio.

As alterações propostas pela relatora Dorinha Seabra (União-TO) incluem a ampliação da carga horária e o reforço da formação geral básica. Agora, o projeto segue para apreciação do Plenário com urgência. Como se trata de um substitutivo, o PL 5.230/23 precisará retornar à Câmara dos Deputados, se for aprovado pelo Senado.

O relatório foi apresentado na semana anterior e, após pedidos de vistas, foram feitas e incorporadas sugestões pela senadora Dorinha. Ajustes foram feitos principalmente em relação a prazos e carga horária. A versão aprovada prevê um aumento na carga horária mínima para a formação geral básica, passando das atuais 1,8 mil horas para 2,4 mil horas.

A carga horária mínima anual do ensino médio será elevada de 800 para 1 mil horas distribuídas ao longo de 200 dias letivos. Existe a possibilidade de ampliar progressivamente para 1,4 mil horas, com 70% destinadas à formação geral básica e 30% aos itinerários formativos, conforme metas do Plano Nacional de Educação (PNE).

Emendas também foram aceitas para aumentar as cargas horárias totais dos cursos técnicos, que poderão alcançar até 3,6 mil horas em 2029, de acordo com a ênfase na formação técnica e profissional.

Além disso, o texto inclui a língua espanhola como disciplina curricular obrigatória junto ao inglês. Também abre espaço para profissionais com notório saber atuarem na educação profissional, mesmo sem formação específica na área.

Outras disposições do relatório visam garantir pelo menos uma escola com ensino médio regular noturno em cada município, se houver demanda comprovada. A regulamentação para a atuação desses profissionais será definida pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).

Dorinha destacou que a formação contínua dos professores será essencial para implementar as novas diretrizes e metodologias, visando assegurar o êxito das transformações propostas para o ensino médio.

Fonte: Jornal o Sul

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Mulheres e Educação: O protagonismo feminino na Unijuí e novas oportunidades acadêmicas

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Nesta quarta-feira (02), o programa D’Life recebeu Bruna Comparsi, Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, e Taciana Enderle, Coordenadora do Campus Santa Rosa da mesma instituição. A conversa abordou o protagonismo feminino na educação e as novas oportunidades acadêmicas na Unijuí, universidade que ostenta conceito 5 no MEC.

A presença feminina na educação tem sido um fator essencial para o crescimento e emancipação das mulheres. Esse reflexo é evidente na Unijuí, onde 65% dos estudantes são mulheres, além de uma maioria feminina entre professores, técnicos e colaboradores. A ocupação de espaços antes inacessíveis para mulheres tem sido impulsionada pela educação, que se mostra um fator transformador.

Taciana Enderle enfatizou a importância da educação para todas as idades e destacou o programa 40 MAIS da Unijuí, que oferece descontos proporcionais à idade do estudante, incentivando a educação continuada e a inclusão acadêmica.

Novos Cursos e Expansão Acadêmica

Bruna Comparsi e Taciana Enderle também trouxeram novidades sobre os cursos que serão implementados na Unijuí em 2025. O campus Santa Rosa recebeu sua primeira turma nos cursos de Biomedicina, Farmácia e Fisioterapia, ampliando as opções na área da saúde.

A grande novidade anunciada foi a oferta dos cursos de Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Gestão do Agronegócio (tecnólogo), este último com duração de dois anos e meio, tornando-se uma opção atrativa para quem busca formação rápida e direcionada ao mercado de trabalho. As inscrições já estão abertas, e nos próximos dias ocorrerá o vestibular de inverno.

Curso de Medicina: Expectativa pelo Resultado

Outro ponto destacado foi o curso de Medicina, que possui um edital diferenciado. No Rio Grande do Sul, quatro regiões receberão o curso, com 11 regiões concorrendo e 19 projetos apresentados. Inicialmente, o resultado estava previsto para março, mas foi adiado para o dia 27 de junho, aumentando a expectativa dos candidatos e da comunidade acadêmica.

Com essas iniciativas, a Unijuí reforça seu compromisso com a educação inclusiva e inovadora, promovendo o crescimento profissional e pessoal de seus estudantes e consolidando-se como uma instituição de excelência no ensino superior.

 

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A importância da Escola de Educação Profissional e Técnica como fundamento no desenvolvimento de nossos cidadãos

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Por Liziana Pfarrius Ladeira Karam – diretora do Senac Santa Rosa, formada em Administração de Empresas com Especialização em Liderança, Coaching e Gestão Pessoas

Nos meus mais de 10 anos de experiência no ramo da educação profissional e técnica, posso afirmar que a escola desempenha um papel fundamental na formação de profissionais qualificados e competentes. A escola não é apenas um local de ensino, mas sim um ambiente de aprendizado e desenvolvimento que prepara os alunos para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.

A educação profissional e técnica é essencial para o desenvolvimento econômico e social de um país, fornecendo aos alunos as habilidades e competências necessárias para exercer uma profissão, contribuindo com o crescimento da produtividade e a competitividade das empresas.

Para além disso, o papel da escola na educação ajuda a reduzir a desigualdade social e a promover a mobilidade social através de projetos inovadores, diversos e inclusivos. A escola é um ambiente motivador para ações positivas e que enriquecem a cultura, reduzem a violência e a criminalidade e no caso da escola profissionalizante, é protagonista importantíssima na redução do desemprego.

No mês em que se comemora o dia da Escola cabe a todos nós enquanto sociedade refletir sobre a importância dessa instituição em nossa sociedade e cada vez mais contribuir para que ações sejam realizadas para fortalecer a educação básica, fundamental e profissional em nosso país.

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Escolas da Rede Municipal de Ensino recebem novos materiais de raciocínio lógico-matemático

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A Prefeitura de Santa Rosa adquiriu novos materiais de raciocínio lógico-matemático para as escolas do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino. O objetivo é reforçar a compreensão dos alunos em relação aos conteúdos matemáticos, promovendo a resolução de problemas de forma ativa, prática e dinâmica. Os itens foram distribuídos nas 13 EMEFs do município e irão auxiliar os professores no desenvolvimento de atividades pedagógicas.

O material, que será utilizado como apoio no trabalho desenvolvido em sala de aula, influencia diretamente na aprendizagem dos alunos, favorecendo a socialização, a organização do pensamento, a concentração e a resolução de problemas matemáticos e do cotidiano. A Secretária de Educação, Josyane Heck, destacou a importância da ação, “Estamos constantemente renovando nosso acervo de materiais pedagógicos, sempre com o foco em estimular novas habilidades. Com certeza, serão bem aproveitados e vão promover, de forma lúdica e prática, o aprendizado dos nossos estudantes”.

Ao todo, 3.800 alunos serão contemplados com o material de raciocínio lógico-matemático, que irá auxiliar em disciplinas que exigem habilidades analíticas, como matemática, ciências exatas e programação.

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