Destaque
Orlando Desconsi e Leonardo Vicini debatem contrato com a Corsan
Orlando Desconsi, ex-prefeito de Santa Rosa, esteve no Programa Conexão aonde falou sobre o contrato que assinou com a Corsan e explicou que vantagens Santa Rosa garantiu.
O assunto gerou debate entre os participantes da mesa:
“Orlando é o grande protagonista do contrato com a Corsan, o bom é que vamos crescendo na política e entendendo cada vez mais. Lá atrás eu fiz uma critica totalmente destrutiva. Hoje eu aceito que o contrato é bom, mas algumas convicções minhas continuam. Quero mandar um abraço para os trabalhadores da Corsan, eu sei que me consideram talvez um ‘inimigo’ da Corsan, mas não é assim não, eu luto e me preocupo pela minha cidade, todo e qualquer plano que eu tenho para o futuro da água em Santa Rosa, penso com carinho em vocês e reconheço o excelente trabalho prestado, hoje a Corsan é uma das estatais mais enxutas do Brasil”, disse Leonardo Vicini.
Leonardo também falou sobre futuro, respondendo a Clairto Martin, Orlando e internautas do Portal Plural, “A água muito em breve será tratada como ‘commodity’, será um bem incrivelmente precioso, a qualquer momento a Corsan poderá ser vendida pelos políticos sem visão e sem noção que estão lá em Porto Alegre. Isso é um risco que corremos, eu acredito que possamos buscar apoio do Governador do Estado Eduardo Leite para podermos assumir toda essa divida gigante, que na verdade não é uma divida, mas quando você trás uma empresa para dentro de seu estabelecimento e você diz pra ela que tudo que for investido por ela ali é dela, quando ela for sair você tem que pagar o que foi investido o que gera uma ‘dívida’, resumindo, pra você reassumir o controle de sua água e de sua terra terá que pagar tudo o que aquela empresa aportou. Eu acredito que essa empresa é altamente lucrativa”.
Leonardo também deu exemplo citando a empresa VALE vendida por Fernando Henrique Cardoso então presidente do Brasil, segundo ele a empresa foi vendida por 1 bilhão de reais, e cinco anos depois a empresa lucrou 5 bilhões de reais. “Eu acredito que o modelo de negócio da água em parceria público privada, tirando a gestão dos políticos e chama Mogar Sincak, Elias Dallalba e a legião da Fenasoja, Valdir Carpenedo, Pedrinho Steffen, Fernando Dall’Agnese, os heróis da gestão, juntamente com Sicredi e as Cooperativas Cotrirosa, Coopermil, entregando 30% do capital dessa estatal, não da água, e eles gerenciam, em vez de vender por 1 bilhão de reais, aquele 5 bilhões de reais que a VALE teve será o nosso lucro e dividimos, o lucro será de Santa Rosa sem risco de ter um cabide de emprego gigante de pessoas estatais que não trabalham, que dão um prejuízo enorme, eu acredito nesse modelo”, disse Leonardo Vicini.
Orlando Desconsi contrariou Leonardo na questão dos gestores públicos e privados, “Não é divida, é um investimento que está sendo feito pela Corsan, que qualquer outra empresa sendo pública ou privada faria o investimento, mas o serviço é para a população, a população está usufruindo, e eu não trocaria, com devido respeito a esses gestores, parte deles prestam serviços e se tem buraco mal tapado a empresa do Mogar que ganhou a licitação e tapou o buraco, se tem problema no asfalto tem empresas de Santa Rosa que prestam o serviço, então com o devido respeito, tem problema no estatal e tem problema no privado, agora a gestão que nós fizemos eu não tenho medo de nenhum gestor privado fazer melhor, tomara que tenha”, disse Orlando.
O programa Conexão tem apresentação de Gelson Waier, com a participação de Leonardo Vicini e Clairto Martin e você internauta poderá fazer sua pergunta ou mandar seu recado.