Ensino
Número de inscrições de estudantes da rede pública do Rio Grande do Sul no Enem quase triplica neste ano

O número de estudantes da rede pública estadual do Rio Grande do Sul inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano quase triplicou em comparação a 2023.
De acordo com dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), foram registradas 70 mil inscrições de estudantes da rede estadual gaúcha, representando 89% dos concluintes do terceiro ano do ensino médio nas escolas públicas. Em 2023, foram 26 mil alunos inscritos. O Rio Grande do Sul possui 1.106 escolas estaduais de ensino médio, atendendo a 273.115 estudantes, dos quais 71.673 estão no terceiro ano.
Raquel Teixeira, titular da Secretaria Estadual da Educação, atribui esse crescimento ao esforço de mobilização da pasta junto à comunidade escolar. “Mesmo com os desafios da crise climática, a educação gaúcha deu uma resposta à altura com esse aumento significativo. Toda a nossa rede trabalhou para mostrar aos alunos a importância dessa avaliação para o futuro acadêmico e profissional. Não importa qual seja o sonho dos nossos estudantes, a universidade é a porta para realizá-los, e o Enem abre essa oportunidade. Estamos aqui para dar todo o apoio necessário para que eles estejam bem preparados”, afirmou Raquel.
O Mutirão Enem 2024, coordenado pela secretaria, promoveu diversas ações na rede estadual, incluindo atividades de divulgação e campanhas criadas pelos próprios alunos para estimular a participação no exame. Devido ao impacto das enchentes de maio, todos os candidatos gaúchos foram isentos pelo governo federal do pagamento da taxa de inscrição no Enem.
Enem 2024
As provas do Enem deste ano serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. O exame avalia o desempenho escolar dos estudantes que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio e é a principal porta de entrada para a educação superior no país.
O resultado do exame é utilizado como critério de seleção para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e o ProUni (Programa Universidade para Todos). Também é aceito para obtenção de bolsas de estudo em instituições privadas e universidades de países de língua portuguesa que possuem acordos com o Brasil.
Fonte: Jornal o Sul
Destaque
Mulheres e Educação: O protagonismo feminino na Unijuí e novas oportunidades acadêmicas

Nesta quarta-feira (02), o programa D’Life recebeu Bruna Comparsi, Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, e Taciana Enderle, Coordenadora do Campus Santa Rosa da mesma instituição. A conversa abordou o protagonismo feminino na educação e as novas oportunidades acadêmicas na Unijuí, universidade que ostenta conceito 5 no MEC.
A presença feminina na educação tem sido um fator essencial para o crescimento e emancipação das mulheres. Esse reflexo é evidente na Unijuí, onde 65% dos estudantes são mulheres, além de uma maioria feminina entre professores, técnicos e colaboradores. A ocupação de espaços antes inacessíveis para mulheres tem sido impulsionada pela educação, que se mostra um fator transformador.
Taciana Enderle enfatizou a importância da educação para todas as idades e destacou o programa 40 MAIS da Unijuí, que oferece descontos proporcionais à idade do estudante, incentivando a educação continuada e a inclusão acadêmica.
Novos Cursos e Expansão Acadêmica
Bruna Comparsi e Taciana Enderle também trouxeram novidades sobre os cursos que serão implementados na Unijuí em 2025. O campus Santa Rosa recebeu sua primeira turma nos cursos de Biomedicina, Farmácia e Fisioterapia, ampliando as opções na área da saúde.
A grande novidade anunciada foi a oferta dos cursos de Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Gestão do Agronegócio (tecnólogo), este último com duração de dois anos e meio, tornando-se uma opção atrativa para quem busca formação rápida e direcionada ao mercado de trabalho. As inscrições já estão abertas, e nos próximos dias ocorrerá o vestibular de inverno.
Curso de Medicina: Expectativa pelo Resultado
Outro ponto destacado foi o curso de Medicina, que possui um edital diferenciado. No Rio Grande do Sul, quatro regiões receberão o curso, com 11 regiões concorrendo e 19 projetos apresentados. Inicialmente, o resultado estava previsto para março, mas foi adiado para o dia 27 de junho, aumentando a expectativa dos candidatos e da comunidade acadêmica.
Com essas iniciativas, a Unijuí reforça seu compromisso com a educação inclusiva e inovadora, promovendo o crescimento profissional e pessoal de seus estudantes e consolidando-se como uma instituição de excelência no ensino superior.
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Destaque
A importância da Escola de Educação Profissional e Técnica como fundamento no desenvolvimento de nossos cidadãos

Por Liziana Pfarrius Ladeira Karam – diretora do Senac Santa Rosa, formada em Administração de Empresas com Especialização em Liderança, Coaching e Gestão Pessoas
Nos meus mais de 10 anos de experiência no ramo da educação profissional e técnica, posso afirmar que a escola desempenha um papel fundamental na formação de profissionais qualificados e competentes. A escola não é apenas um local de ensino, mas sim um ambiente de aprendizado e desenvolvimento que prepara os alunos para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.
A educação profissional e técnica é essencial para o desenvolvimento econômico e social de um país, fornecendo aos alunos as habilidades e competências necessárias para exercer uma profissão, contribuindo com o crescimento da produtividade e a competitividade das empresas.
Para além disso, o papel da escola na educação ajuda a reduzir a desigualdade social e a promover a mobilidade social através de projetos inovadores, diversos e inclusivos. A escola é um ambiente motivador para ações positivas e que enriquecem a cultura, reduzem a violência e a criminalidade e no caso da escola profissionalizante, é protagonista importantíssima na redução do desemprego.
No mês em que se comemora o dia da Escola cabe a todos nós enquanto sociedade refletir sobre a importância dessa instituição em nossa sociedade e cada vez mais contribuir para que ações sejam realizadas para fortalecer a educação básica, fundamental e profissional em nosso país.
Destaque
Escolas da Rede Municipal de Ensino recebem novos materiais de raciocínio lógico-matemático

A Prefeitura de Santa Rosa adquiriu novos materiais de raciocínio lógico-matemático para as escolas do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino. O objetivo é reforçar a compreensão dos alunos em relação aos conteúdos matemáticos, promovendo a resolução de problemas de forma ativa, prática e dinâmica. Os itens foram distribuídos nas 13 EMEFs do município e irão auxiliar os professores no desenvolvimento de atividades pedagógicas.
O material, que será utilizado como apoio no trabalho desenvolvido em sala de aula, influencia diretamente na aprendizagem dos alunos, favorecendo a socialização, a organização do pensamento, a concentração e a resolução de problemas matemáticos e do cotidiano. A Secretária de Educação, Josyane Heck, destacou a importância da ação, “Estamos constantemente renovando nosso acervo de materiais pedagógicos, sempre com o foco em estimular novas habilidades. Com certeza, serão bem aproveitados e vão promover, de forma lúdica e prática, o aprendizado dos nossos estudantes”.
Ao todo, 3.800 alunos serão contemplados com o material de raciocínio lógico-matemático, que irá auxiliar em disciplinas que exigem habilidades analíticas, como matemática, ciências exatas e programação.
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