Entenda impactos positivos e negativos da EAD para formar professores no País
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Entenda impactos positivos e negativos da EAD para formar professores no País

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O Ministério da Educação (MEC) recentemente homologou um parecer do Conselho Nacional da Educação (CNE), que determina que cursos de formação de professores, como Licenciaturas e Pedagogia, devem ter 50% de carga horária presencial. Esta medida levanta a questão: a educação a distância (EAD) é eficaz para formar professores, ou a formação deveria ser exclusivamente presencial?

Defensores do ensino EAD argumentam que ele oferece uma alternativa viável para alunos de baixa renda que trabalham e têm menos tempo para estudar. Além disso, facilita o acesso à educação para quem vive em áreas rurais, no interior e nas periferias urbanas.

Alguns especialistas, no entanto, questionam a qualidade da formação de professores via EAD, apontando a falta de aulas práticas e de interação presencial com colegas e professores como grandes desvantagens. João Mattar, presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), e Heloisa Morel, diretora executiva do Instituto Península, discutem os dois lados dessa questão.

Heloisa Morel, do Instituto Península, ressalta que um diploma sem qualidade não ajuda o aluno a melhorar de vida. “Oferecer uma formação inadequada a baixo custo perpetua a exclusão social”, afirma Morel. Ela também destaca que a carreira dos professores envolve várias questões que precisam ser abordadas pelo governo e pela sociedade, além do formato EAD.

João Mattar esclarece que a legislação brasileira não permite cursos 100% a distância. O modelo nacional inclui polos de apoio presencial, onde são realizadas provas e encontros periódicos. “O Brasil adotou um modelo que utiliza polos de apoio presencial, diferente do modelo de alguns países”, explica Mattar.

Heloisa Morel aponta que os cursos de EAD mais procurados são Pedagogia e Educação Física, mas faltam professores em áreas como Química, Física e Inglês. Ela defende a oferta de bolsas específicas para estudantes de ensino presencial em regiões e disciplinas com maior carência de docentes.

Durante uma fiscalização do Conselho Federal de Enfermagem, foi encontrado um polo de EAD funcionando em uma borracharia, exemplificando a dificuldade do MEC em fiscalizar adequadamente esses cursos. Mattar sugere a criação de um instituto independente para essa tarefa, financiado pelas universidades.

Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que os professores são responsáveis por quase 60% do desempenho dos alunos no ensino fundamental. Heloisa Morel enfatiza a importância da prática em sala de aula durante a formação dos professores, algo que o EAD não proporciona adequadamente.

Perfil do Aluno de EAD

O típico aluno de EAD é mais velho, trabalha 40 horas por semana, é casado e não pode sair de sua cidade. Mattar argumenta que muitos desses alunos não conseguirão completar 50% do curso presencialmente devido às suas responsabilidades e localização geográfica.

“A maioria dos alunos de EAD não poderá fazer 50% do curso presencialmente, pois trabalham e vivem em cidades sem oferta de cursos presenciais”, conclui Mattar.

A EAD oferece uma solução acessível e flexível para muitos, mas enfrenta críticas quanto à qualidade da formação e à falta de experiência prática. Equilibrar esses fatores é essencial para garantir que a formação de professores atenda aos padrões necessários para uma educação de qualidade no Brasil.

Fonte: Estadão

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Mulheres e Educação: O protagonismo feminino na Unijuí e novas oportunidades acadêmicas

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Nesta quarta-feira (02), o programa D’Life recebeu Bruna Comparsi, Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, e Taciana Enderle, Coordenadora do Campus Santa Rosa da mesma instituição. A conversa abordou o protagonismo feminino na educação e as novas oportunidades acadêmicas na Unijuí, universidade que ostenta conceito 5 no MEC.

A presença feminina na educação tem sido um fator essencial para o crescimento e emancipação das mulheres. Esse reflexo é evidente na Unijuí, onde 65% dos estudantes são mulheres, além de uma maioria feminina entre professores, técnicos e colaboradores. A ocupação de espaços antes inacessíveis para mulheres tem sido impulsionada pela educação, que se mostra um fator transformador.

Taciana Enderle enfatizou a importância da educação para todas as idades e destacou o programa 40 MAIS da Unijuí, que oferece descontos proporcionais à idade do estudante, incentivando a educação continuada e a inclusão acadêmica.

Novos Cursos e Expansão Acadêmica

Bruna Comparsi e Taciana Enderle também trouxeram novidades sobre os cursos que serão implementados na Unijuí em 2025. O campus Santa Rosa recebeu sua primeira turma nos cursos de Biomedicina, Farmácia e Fisioterapia, ampliando as opções na área da saúde.

A grande novidade anunciada foi a oferta dos cursos de Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Gestão do Agronegócio (tecnólogo), este último com duração de dois anos e meio, tornando-se uma opção atrativa para quem busca formação rápida e direcionada ao mercado de trabalho. As inscrições já estão abertas, e nos próximos dias ocorrerá o vestibular de inverno.

Curso de Medicina: Expectativa pelo Resultado

Outro ponto destacado foi o curso de Medicina, que possui um edital diferenciado. No Rio Grande do Sul, quatro regiões receberão o curso, com 11 regiões concorrendo e 19 projetos apresentados. Inicialmente, o resultado estava previsto para março, mas foi adiado para o dia 27 de junho, aumentando a expectativa dos candidatos e da comunidade acadêmica.

Com essas iniciativas, a Unijuí reforça seu compromisso com a educação inclusiva e inovadora, promovendo o crescimento profissional e pessoal de seus estudantes e consolidando-se como uma instituição de excelência no ensino superior.

 

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A importância da Escola de Educação Profissional e Técnica como fundamento no desenvolvimento de nossos cidadãos

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Por Liziana Pfarrius Ladeira Karam – diretora do Senac Santa Rosa, formada em Administração de Empresas com Especialização em Liderança, Coaching e Gestão Pessoas

Nos meus mais de 10 anos de experiência no ramo da educação profissional e técnica, posso afirmar que a escola desempenha um papel fundamental na formação de profissionais qualificados e competentes. A escola não é apenas um local de ensino, mas sim um ambiente de aprendizado e desenvolvimento que prepara os alunos para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.

A educação profissional e técnica é essencial para o desenvolvimento econômico e social de um país, fornecendo aos alunos as habilidades e competências necessárias para exercer uma profissão, contribuindo com o crescimento da produtividade e a competitividade das empresas.

Para além disso, o papel da escola na educação ajuda a reduzir a desigualdade social e a promover a mobilidade social através de projetos inovadores, diversos e inclusivos. A escola é um ambiente motivador para ações positivas e que enriquecem a cultura, reduzem a violência e a criminalidade e no caso da escola profissionalizante, é protagonista importantíssima na redução do desemprego.

No mês em que se comemora o dia da Escola cabe a todos nós enquanto sociedade refletir sobre a importância dessa instituição em nossa sociedade e cada vez mais contribuir para que ações sejam realizadas para fortalecer a educação básica, fundamental e profissional em nosso país.

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Escolas da Rede Municipal de Ensino recebem novos materiais de raciocínio lógico-matemático

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A Prefeitura de Santa Rosa adquiriu novos materiais de raciocínio lógico-matemático para as escolas do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino. O objetivo é reforçar a compreensão dos alunos em relação aos conteúdos matemáticos, promovendo a resolução de problemas de forma ativa, prática e dinâmica. Os itens foram distribuídos nas 13 EMEFs do município e irão auxiliar os professores no desenvolvimento de atividades pedagógicas.

O material, que será utilizado como apoio no trabalho desenvolvido em sala de aula, influencia diretamente na aprendizagem dos alunos, favorecendo a socialização, a organização do pensamento, a concentração e a resolução de problemas matemáticos e do cotidiano. A Secretária de Educação, Josyane Heck, destacou a importância da ação, “Estamos constantemente renovando nosso acervo de materiais pedagógicos, sempre com o foco em estimular novas habilidades. Com certeza, serão bem aproveitados e vão promover, de forma lúdica e prática, o aprendizado dos nossos estudantes”.

Ao todo, 3.800 alunos serão contemplados com o material de raciocínio lógico-matemático, que irá auxiliar em disciplinas que exigem habilidades analíticas, como matemática, ciências exatas e programação.

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