Medicamentos desenvolvidos em hospital do RS reduzem necessidade de uso da bombinha contra asma
Connect with us

Saúde

Medicamentos desenvolvidos em hospital do RS reduzem necessidade de uso da bombinha contra asma

Publicado

em

portal plural medicamentos desenvolvidos em hospital do rs reduzem necessidade de uso da bombinha contra asma
Foto: Reprodução/ RBS TV

FAST AÇAÍ15 topo humberto pluralNuvera

A chegada do inverno, que começa nesta sexta-feira (21), aumenta a preocupação de quem sofre com doenças respiratórias. A data também marca o Dia Nacional de Controle da Asma.

Para aliviar os sintomas da asma, que não tem cura, pesquisadores da Santa Casa de Porto Alegre desenvolveram novos medicamentos disponibilizados pelo SUS para pacientes asmáticos. Esses imunobiológicos injetáveis ajudam a prevenir crises de falta de ar e reduzem a necessidade das tradicionais bombinhas.

Adalberto Rubin, chefe do Serviço de Pneumologia da Santa Casa, explica que o princípio ativo desses remédios age “no alvo da asma” e é aplicado com uma seringa semelhante a uma caneta.

“São medicamentos extremamente complexos, mas eficazes para qualquer tipo de asma. Esses imunobiológicos envolvem aplicações mensais de uma injeção subcutânea. Com isso, a cada mês, o paciente vai ao centro, recebe a aplicação do imunobiológico e tem a sua asma praticamente controlada”, afirma Rubin. Ele destaca a importância histórica das bombinhas no combate à asma, mas reconhece que as novas descobertas são mais eficazes.

“Cada dispositivo tem uma substância específica. O spray é apenas um método de administração do medicamento. Temos substâncias cada vez mais modernas e eficazes dentro dos nebulizadores e sprays, capazes de controlar a asma do paciente”, complementa Rubin.

A Santa Casa desenvolveu cinco tipos de medicamentos, dois dos quais estão disponíveis no SUS, enquanto os outros podem ser acessados por planos de saúde.

A Santa Casa também abriga o Centro de Asma Grave, um espaço semelhante a uma sala de treinamento físico, que auxilia pacientes na readaptação do organismo. Um exemplo é a aposentada Ana Luiza Mambrini, que aguarda um transplante de pulmão.

“Eu tenho bronquite asmática e enfisema pulmonar devido ao cigarro, mas principalmente por usar venenos de forma inadequada em casa. Coloquei veneno nas pedras para proteger os cachorros, mas fiz isso de maneira errada e acabei entrando em coma”, relembra Ana Luiza.

O Centro de Asma Grave oferece tratamento gratuito. Para ser atendido, o paciente deve ser indicado por um médico do posto de saúde ou hospital de referência.

Além do clima frio, os gaúchos enfrentam um problema adicional: a umidade e o mofo nas estruturas de muitos imóveis que ficaram submersos por até um mês.

“Além das casas com mofo e umidade, muitas pessoas estão em abrigos, onde o risco de transmissão de vírus aumenta. A recomendação é fazer o tratamento regularmente, especialmente agora que o frio está chegando”, aconselha Waldo Mattos, diretor da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.

A recomendação tem base estatística: metade da população interrompe os tratamentos sem orientação médica. “Se as pessoas usarem a medicação diariamente, a chance de uma crise grave ou fatalidade diminui drasticamente. Existem remédios gratuitos na farmácia popular e nas farmácias do SUS”, destaca Mattos.

Na Farmácia Popular, os medicamentos para controle da asma são distribuídos gratuitamente mediante apresentação de receita médica.

Anualmente, ocorrem 80 mil hospitalizações de pacientes com asma no Brasil, resultando em cerca de 2,8 mil óbitos — uma média de oito mortes por dia, segundo a Sociedade de Pneumologia.

Fonte: G1

Compartilhe

Destaque

Vida & Saúde recebe Selo Ouro no Programa do Prestador da Unimed

Publicado

em

portal plural vida & saúde recebe selo ouro no programa do prestador da unimed

FAST AÇAÍNuvera15 topo humberto plural

O Hospital Vida & Saúde obteve o Selo Ouro no Programa do Prestador 2024 da Unimed Fronteira Noroeste/RS. O programa avalia prestadores de serviços de saúde credenciados na Unimed, premiando de acordo com o desempenho de cada instituição.

“Manter a excelência dos nossos serviços, com qualidade e segurança no atendimento, é um dos principais objetivos do Hospital, por isso, este tipo de avaliação é tão relevante para a instituição”, destaca a diretora-geral Vanderli de Barros.

O programa avalia desde a documentação legal obrigatória, passando por indicadores de qualidade e segurança do paciente e a gestão de reclamações. Além de avaliar, o programa incentiva boas práticas de segurança do paciente, visando a garantia da entrega de serviços de qualidade para a população.

Com média acima dos demais hospitais avaliados, o Vida & Saúde foi uma das quatro instituições da região a receber o Selo Ouro.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Mutirão de vacinação contra a gripe vai ser realizado nesta terça-feira

Publicado

em

portal plural mutirão de vacinação contra a gripe vai ser realizado nesta terça feira

15 topo humberto pluralFAST AÇAÍNuvera

A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (FUMSSAR) informa que irá realizar, nesta terça-feira (15/04), um mutirão especial de vacinação contra a gripe. A ação acontecerá em horário estendido, das 17h30min às 21h, em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, com exceção da UBS Bela União. A iniciativa tem como objetivo facilitar o acesso da população, especialmente de quem não consegue comparecer durante o horário comercial.

Na última semana, a FUMSSAR recebeu uma nova remessa de vacinas contra o vírus influenza, que já foi distribuída entre as unidades. Na UBS Bela União, a vacinação será realizada em horário habitual, das 08h às 12h e das 13h30min às 17h.

Nos demais dias, a campanha de vacinação segue acontecendo conforme o cronograma de cada UBS. A imunização é destinada aos grupos prioritários, conforme listado abaixo.

Grupos prioritários para vacinação contra a gripe:

  • Pessoas acima de 60 anos
  • Crianças de 6 meses até menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias)
  • Gestantes
  • Puérperas (até 45 dias após o parto)
  • Profissionais de saúde
  • Professores
  • Pessoas com deficiência permanente
  • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
  • Profissionais de transporte coletivo rodoviário
  • Caminhoneiros
  • Profissionais portuários
  • Profissionais das forças de segurança e salvamento
  • Profissionais das Forças Armadas
  • Profissionais dos Correios
  • Pessoas em situação de rua
  • Indígenas e Quilombolas

Documentação necessária:

Para receber a vacina, é preciso apresentar um documento com foto e a caderneta de vacinação. Profissionais da saúde e professores devem levar comprovante de vínculo com a instituição em que atuam (como crachá ou holerite). Gestantes devem apresentar a carteira de pré-natal, e puérperas, um comprovante de parto realizado há até 45 dias.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

16ª Conferência Municipal de Saúde reúne comunidade para debater melhorias no SUS em Santa Rosa

Publicado

em

portal plural 16ª conferência municipal de saúde reúne comunidade para debater melhorias no sus em santa rosa

15 topo humberto pluralFAST AÇAÍNuvera

A Prefeitura de Santa Rosa, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde e a FUMSSAR, realizou nos dias 11 e 12 de abril, a 16ª Conferência Municipal de Saúde, no auditório da Unijuí. O evento reuniu 260 delegados, entre usuários, trabalhadores, gestores e prestadores de serviços de saúde, além de autoridades e da comunidade. Pela primeira vez, foi realizada de forma simultânea a 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador(a) de Santa Rosa.

Com o tema “O SUS e você: Protagonistas da sua saúde”, as conferências foram marcadas por debates intensos, construção coletiva e participação efetiva dos segmentos representativos da saúde. Ao todo, foram apreciadas 329 propostas ao longo dos dois dias de programação. Durante a abertura, o presidente das conferências, Dr. Fábio Queruz, médico da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa, destacou a importância do engajamento da população, “Este espaço é essencial para reafirmarmos o compromisso coletivo com a saúde pública, onde cada cidadão é protagonista na construção de um SUS mais forte, inclusivo e eficiente”.

A conferência também apresentou um retrato da diversidade e do engajamento dos participantes: a maioria era do gênero feminino (72,6%), com 48,4% representando o segmento de usuários e 46,6% participando pela primeira vez de uma conferência de saúde. As faixas etárias predominantes foram de 30 a 50 anos (37,2%) e de 20 a 30 anos (21,7%).

Além das propostas locais, foram eleitos os delegados que representarão Santa Rosa na 4ª Conferência Estadual da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, nos três segmentos: usuários, trabalhadores e gestores/prestadores.

Entre as propostas que serão encaminhadas ao Estado, destacam-se temas como:

– A promoção de ações intersetoriais para melhorar a saúde do trabalhador;

– A valorização dos profissionais da saúde, com incentivo à fixação no município;

– A criação de políticas de saúde mental no trabalho com enfoque multiprofissional;

– A inclusão da saúde do trabalhador na Rede de Atenção à Saúde do SUS;

– O incentivo à permanência do produtor no campo, com programas de diversificação e apoio à agroindústria familiar;

– A adequação da carga horária de trabalho, respeitando o equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

×

Entre em contato

×