Economia
Janeiro aponta Intenção de Consumo das Famílias mais alta desde 2015
Essencial para dinamizar o consumo, a confiança das famílias refletiu a palidez da atividade econômica dos últimos anos. Ainda que permaneça no campo pessimista, a intenção de consumo das famílias vem crescendo desde meados de 2016 e alcançou o patamar mais alto para janeiro desde 2015. Esse é o principal resultado revelado pela Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) divulgado nesta sexta-feira, dia 24 de janeiro, pela Fecomércio-RS. Em janeiro deste ano, o ICF marcou 93,2 pontos, registrando alta de 7,7% em relação a janeiro do ano anterior e 1,0% de expansão em relação a dezembro. A pesquisa completa pode ser acessada aqui.
Dividida em três partes, a pesquisa traz a percepção dos consumidores gaúchos no que se refere a mercado de trabalho, consumo e expectativas. Os únicos indicadores que já ultrapassam os 100 pontos são o que avalia a segurança quanto ao emprego (113,7 pontos) e a perspectiva de consumo (102,7 pontos), mas a melhora já é visível nos demais indicadores. Dos sete indicadores avaliados, cinco registraram alta na comparação interanual.
“O último número do CAGED que conhecemos apontou a melhor geração de vagas formais para o RS no mês de novembro desde 2012. Gerar empregos formais acaba se refletindo na percepção de segurança das pessoas quanto a manutenção dos seus empregos e isso certamente repercute no comportamento de consumo”, comentou Luiz Carlos Bohn, presidente da Fecomércio-RS.