Destaque

Diretora de Políticas para as Mulheres do RS se reúne com representantes de Santa Rosa para discutir ações durante a pandemia

Publicado

em

Os problemas enfrentados pelas mulheres gaúchas durante a pandemia de coronavírus foram pauta da reunião realizada por videoconferência na tarde desta sexta-feira, 17, entre a diretora do Departamento de Políticas para as Mulheres do Estado, Bianca Feijó, a Assessora de Políticas para as Mulheres de Santa Rosa, Solange Teresinha Griza, e a gerente do Centro de Referência de atendimento à Mulher e da Casa de Abrigo e Passagem do município, Marta Elisa Rembold.

Atualmente, o atendimento às mulheres vítimas de violência em Santa Rosa é referência de agilidade e eficácia em toda a região noroeste, que conta com um convênio de abrigamento com outros 20 municípios e um Centro de Referência que atende 24 cidades. Além disso, as medidas protetivas, que antes levavam de 48 a 72 horas, hoje saem em menos de 24 horas, graças à articulação da rede de proteção à mulher do Município.

Na Delegacia da Mulher, os casos de violência doméstica não demonstraram aumento durante a pandemia e permanecem com uma frequência de um a dois casos durante a semana e de quatro a seis no final de semana. Porém, a demanda para abrigamento de vítimas vem aumentando significativamente. Em 2019, foram atendidos 18 casos ao longo do ano, sendo que só em 2020, já foram realizados 17 acolhimentos entre janeiro e abril deste ano.

A reunião foi uma importante oportunidade para a realização de um melhor alinhamento entre Estado e Município, que é um dos objetivos centrais da atuação da diretora Bianca Feijó e tem sido mantido durante o período de isolamento. “O isolamento social, tão importante neste momento, não pode impossibilitar que continuemos avançando na realização de ações voltadas às mulheres de todo o Estado e nós estamos sempre abertos para ampliar a comunicação com cada município”, destacou ela.

DPM contra o COVID-19 – O Departamento Estadual de Políticas para as Mulheres (DPM) iniciou, nesta semana, uma série de reuniões que serão realizadas via internet, com diversas representantes de entidades e órgãos municipais de apoio e proteção às mulheres. A ideia é que  se crie uma rede de enfrentamento à violência contra a mulher durante a quarentena, pauta que causa preocupação pelo aumento alarmante  de casos registrados durante o isolamento em vários países.  

O departamento, segundo a diretora Bianca Feijó, está programando além desta outras diversas iniciativas de apoio às mulheres gaúchas, sobretudo as vítimas de violência, as chefes de família, e as microempreendedoras.

Além disso o DPM mantém o atendimento remoto pelo email dpm-sjdh@sjcdh.rs.gov.br ou pelo número de telefone, que também é  whatsaap 51 98683 3257.

Compartilhe
Clique para comentar

Trending

Sair da versão mobile