Diretora de Políticas para as Mulheres do RS se reúne com representantes de Santa Rosa para discutir ações durante a pandemia – Portal Plural
Connect with us

Destaque

Diretora de Políticas para as Mulheres do RS se reúne com representantes de Santa Rosa para discutir ações durante a pandemia

Publicado

em



Os problemas enfrentados pelas mulheres gaúchas durante a pandemia de coronavírus foram pauta da reunião realizada por videoconferência na tarde desta sexta-feira, 17, entre a diretora do Departamento de Políticas para as Mulheres do Estado, Bianca Feijó, a Assessora de Políticas para as Mulheres de Santa Rosa, Solange Teresinha Griza, e a gerente do Centro de Referência de atendimento à Mulher e da Casa de Abrigo e Passagem do município, Marta Elisa Rembold.

Atualmente, o atendimento às mulheres vítimas de violência em Santa Rosa é referência de agilidade e eficácia em toda a região noroeste, que conta com um convênio de abrigamento com outros 20 municípios e um Centro de Referência que atende 24 cidades. Além disso, as medidas protetivas, que antes levavam de 48 a 72 horas, hoje saem em menos de 24 horas, graças à articulação da rede de proteção à mulher do Município.

Na Delegacia da Mulher, os casos de violência doméstica não demonstraram aumento durante a pandemia e permanecem com uma frequência de um a dois casos durante a semana e de quatro a seis no final de semana. Porém, a demanda para abrigamento de vítimas vem aumentando significativamente. Em 2019, foram atendidos 18 casos ao longo do ano, sendo que só em 2020, já foram realizados 17 acolhimentos entre janeiro e abril deste ano.

A reunião foi uma importante oportunidade para a realização de um melhor alinhamento entre Estado e Município, que é um dos objetivos centrais da atuação da diretora Bianca Feijó e tem sido mantido durante o período de isolamento. “O isolamento social, tão importante neste momento, não pode impossibilitar que continuemos avançando na realização de ações voltadas às mulheres de todo o Estado e nós estamos sempre abertos para ampliar a comunicação com cada município”, destacou ela.

DPM contra o COVID-19 – O Departamento Estadual de Políticas para as Mulheres (DPM) iniciou, nesta semana, uma série de reuniões que serão realizadas via internet, com diversas representantes de entidades e órgãos municipais de apoio e proteção às mulheres. A ideia é que  se crie uma rede de enfrentamento à violência contra a mulher durante a quarentena, pauta que causa preocupação pelo aumento alarmante  de casos registrados durante o isolamento em vários países.  

O departamento, segundo a diretora Bianca Feijó, está programando além desta outras diversas iniciativas de apoio às mulheres gaúchas, sobretudo as vítimas de violência, as chefes de família, e as microempreendedoras.

Além disso o DPM mantém o atendimento remoto pelo email [email protected] ou pelo número de telefone, que também é  whatsaap 51 98683 3257.

Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Destaque

De Conti pede que Fundação recolha e doe óculos

Publicado

em



Na sessão legislativa desta segunda-feira, 27, o vereador Vitor Daniel De Conti apresentou indicação sugerindo ao Município que crie, através da Fundação Municipal de Saúde, um “Banco Óptico”. A proposta do vereador visa criar um projeto que permita a qualquer cidadão doar seus óculos usados para a FUMSSAR para que esta possa dar nova destinação, beneficiando pacientes da rede pública que necessitam de óculos. Sugere, ainda, que a Fundação desenvolva campanhas para incentivar a doação.
Vitor De Conti ressalta que as pessoas que apresentam deficiência visual se veem obrigadas a trocar de óculos periodicamente e que os mesmos são caros. “Tenho, na gaveta, três pares de óculos. Eles poderiam muito bem servir a outras pessoas. É assim com todos, porque os óculos e armações em desuso são guardados em casa ou entregues nas ópticas quando poderiam ser úteis a outros”, comentou.
O vereador justificou que, muitas vezes, esses óculos continuam em condições de uso e serviriam a pacientes com grau diferente de deficiência. Outras vezes, precisariam de pequenos consertos. Para tanto, a Fundação poderia conveniar com uma óptica ou profissional habilitado.
A proposição de Vitor sugere à Fundação Municipal de Saúde receber esses óculos e armações em toda a rede de postos, para depois fazer uma triagem e conserto, quando necessário, e dar novo encaminhamento em benefício a usuários que têm necessidade.
A indicação do vereador Vitor De Conti foi aprovada e outros parlamentares endossaram a matéria.
Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Indumóveis retoma reuniões com a Comissão Central

Publicado

em



A manhã da quinta-feira (30 de junho) foi marcada pela retomada do trabalho de preparação da Indumóveis 2023. Uma reunião realizada no Centro Administrativo do Parque de Exposições reuniu presidentes e integrantes de Comissões, que a partir de hoje intensificarão ações para a feira.
Os voluntários foram recepcionados pelo presidente Tito Feix, que lembrou o trabalho realizado durante e após a pandemia. O empresário reiterou a importância de cada integrante para o sucesso do evento. “O desafio é para que cada comissão a partir de hoje intensifique o trabalho, alinhe projetos e execute ações”, afirmou.
Entre as ações previstas para a edição de 2023 está a Mostra Arq. e Design – com novo layout e localização; Restaurante de negócios, Salão de Imóveis, Concurso de Design e Espaço Startups.
A Indumóveis acontece de 02 a 11 de junho de 2023 no Parque de Exposições de Santa Rosa.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Start Indumóveis 2023 reunirá imprensa

Publicado

em



A Comissão Central da Indumóveis reunirá integrantes , autoridades e a imprensa para um café da manhã quando se dará início oficial da organização para a Indumóveis 2023. O evento está programado para ocorrer a partir das 07h30min, no Centro Administrativo do Parque de Exposições. A imprensa deve confirmar presença pelo fone/whats 55-999185697 com Luciana.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PORTAL PLURAL LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2022 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×