Economia
Crescimento econômico e comercial moderado previsto para o Rio Grande do Sul em 2024

A FCDL-RS (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul) espera que o ano de 2024 traga definições importantes que produzam uma nova fase de crescimento econômico no Rio Grande do Sul e no Brasil.
Para isso, considera fundamental reduzir a inflação de modo consistente e dar continuidade à queda da taxa de juros, o que gera crédito mais barato e amplia o consumo.
A projeção para o próximo ano, além da análise do que foi 2023 para o comércio e para a economia de modo geral, foi apresentada nesta terça-feira (12), em entrevista coletiva, pelo presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch e pelo economista e professor da Escola de Negócios da PUCRS, Gustavo Inácio de Moraes.
O presidente Vitor Augusto Koch salientou que 2023 se encerra com algumas perspectivas positivas, indicando, porém, a necessidade de ampliação do trabalho de saneamento das contas públicas, da atração de investimentos e da melhoria do ambiente de negócios para quem gera emprego e renda, tanto no Rio Grande do Sul quanto no Brasil.
“É fundamental termos gestões públicas eficazes e eficientes, tanto em nível estadual quanto federal, que nos ajudem a impulsionar o círculo virtuoso da economia e a acelerar o crescimento de todos os setores produtivos, em especial, o comércio”, avaliou Vitor Augusto Koch.
O dirigente salientou que as projeções para 2024 apontam que o próximo ano não deve ser muito diferente de 2023 no aspecto econômico. Nesse sentido, o professor Gustavo Inácio de Moraes enfatizou que mesmo a continuidade da queda da taxa básica de juros precisa vir acompanhada de outras medidas, especialmente voltadas a captação de investimentos.
“Mesmo o crescimento de 0,1% do PIB no terceiro semestre deste ano, na comparação com o trimestre anterior, reforça essa percepção, já que mostra uma desaceleração da atividade econômica, com queda de 2,5% nos investimentos ante o segundo trimestre do ano. Portanto, a perspectiva de longo prazo somente pode ser modificada com mudanças mais profundas, as quais temos chance de fazer em 2024. Entre elas, uma reforma tributária equilibrada, um realinhamento das contas públicas e uma liberação de crédito significativa para setores de infraestrutura”, ressaltou Gustavo Inácio de Moraes.
Retomada do comércio x aumento de tributos
O presidente Vitor Augusto Koch pontuou, também, que existe uma grande apreensão da sociedade gaúcha para 2024, na medida em que a possibilidade de aumento da alíquota modal do ICMS, de 17% para 19,5%, caso seja concretizada e vigore no próximo ano, causará o empobrecimento dos gaúchos, diminuirá a competitividade do estado e afugentará empreendimentos para outras unidades federativas com menor carga tributária.
“Precisamos manifestar, com forte mobilização da sociedade, nossa contrariedade à medidas que projetam o aumento de carga tributária e a redução na geração de empregos e renda. Vemos essa proposta de aumento da alíquota do ICMS e o veto do presidente da República à desoneração da folha de pagamento como medidas que impedem o avanço econômico, gerando aumento de custo das empresas e perda de milhares de postos de trabalho. E a FCDL-RS não concorda com essas ações de forma alguma”, afirmou o dirigente.
Além disso, ele lembrou que o aumento do ICMS proposto pelo governo estadual, caso seja aprovado, representará um incremento de aproximadamente 15% no ICMS, gerando uma elevação de preços em cascata que afetará todos os setores produtivos, de forma muito especial o comércio, pois vai diminuir a renda das famílias e retrair o consumo.
Diante deste cenário, Vitor Augusto Koch e Gustavo Inácio de Moraes acreditam que a queda da taxa de juros, ficando em torno de 10% ao ano, em termos nominais, no primeiro semestre de 2024, poderá dar um alento aos consumidores, o que representa perspectivas mais positivas ao comércio.
“Acelerar a concessão de crédito, ajudando a reativar a aquisição de bens duráveis, cujo consumo segue em queda por causa dos juros altos e do endividamento das famílias, é imprescindível para expandir o crescimento do comércio em 2024. Importante, também, fortalecer o mercado de trabalho, com a implementação de políticas públicas que favoreçam a criação de novos postos de trabalho. Mais geração de renda fortalece o orçamento das famílias, impulsiona o consumo e movimenta a roda da economia positivamente”, lembrou Vitor Augusto Koch.
O presidente da FCDL-RS voltou a afirmar que os gaúchos e os brasileiros esperam por ações governamentais e legislativas que produzam uma nova fase de crescimento econômico, com responsabilidade e senso de missão pública pelos formuladores de política.
São necessárias medidas coerentes e que busquem soluções permanentes ao invés de soluções fáceis e passageiras, para que o crescimento econômico seja maior do que os 2% ao ano projetados para 2024.
Aos comerciantes, diante do momento que segue sendo de incerteza, será fundamental manter o diálogo permanente com os clientes, criar promoções e ofertas e facilitar, na medida do possível, a aquisição de produtos. São os instrumentos pelos quais passará a incremento do comércio do Rio Grande do Sul e do Brasil no próximo ano.
Fonte: O Sul
Economia
Dilma continua à frente do Banco do Brics por mais 5 anos

A ex-presidenta Dilma Rousseff continuará à frente do Banco do Brics. A recondução da brasileira ao cargo – indicada em 2023 para mandato que se encerraria em julho deste ano – foi confirmada pela ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.
“Parabéns, presidenta Dilma Rousseff, pela recondução à presidência do Novo Banco de Desenvolvimento. Sob sua direção, o Banco dos Brics vem cumprindo importante papel no desenvolvimento de nossos países”, postou Gleisi em suas redes sociais.
A indicação de Dilma para continuar à frente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB – sigla em inglês) pelos próximos cinco anos já havia sido acenada no final do ano passado pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin. De acordo com as regras do banco, há um rodízio de indicações para o cargo, entre cada país-membro fundador do Brics, para mandatos de cinco anos. São membros fundadores do bloco Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Seguindo esse critério, a próxima indicação ficaria a cargo da Rússia. No entanto, durante o encerramento da 16º Cúpula dos Brics, em Kazan, na Rússia, Putin já havia acenado com a indicação de Dilma, enquanto estratégia para evitar “transferir todos os problemas [que em função da guerra com a Ucrânia] estão associados à Rússia”, discursou o presidente russo. Dilma assumiu a chefia do banco em março de 2023, no lugar de Marcos Troyjo, indicado pelo governo de Jair Bolsonaro. A troca dos ocupantes do cargo foi feita após Luiz Inácio Lula da Silva assumir a Presidência do Brasil.
Fonte: Agência Brasil.
[mailpoet_form id="1"]Destaque
Sicredi União RS/ES tem participação de mais de 92,5 mil associados na Assembleia 2025

Com o objetivo de apresentar os resultados de 2024 e decidir sobre as estratégias para 2025, a Sicredi União RS/ES realizou a Assembleia de Núcleos Extraordinária e Ordinária, no dia 25/02, no formato digital e contou com a participação de mais de 92,5 mil associados. Em 2024 reunimos mais de 61 mil associados, também no formato virtual.
Os associados puderam conferir as ações realizadas no último ano e votar sobre pautas da Assembleia Extraordinária: reforma do Estatuto Social e as pautas da Assembleia Ordinária prestação de contas do último exercício; destinação do resultado; deliberação de normativos; aprovação do regulamento do Fundo Social; retificação dos critérios para a utilização do fundo de incentivo a novas associações.
“As assembleias são mais uma oportunidade para que os associados, os donos do negócio, possam acompanhar e decidir a respeito de pautas e estratégias importantes da Cooperativa, sendo um dos diferenciais do nosso modelo cooperativo. Agradecemos a participação dos associados que, uma vez mais, contribuíram para o crescimento do cooperativismo de crédito e para o desenvolvimento econômico das comunidades. Vale ressaltar que todo o investimento do associado é revertido ao desenvolvimento da economia local. Desta forma, a rede de negócios é fortalecida, beneficiando a comunidade.”, explicou Sidnei Strejevitch.
Após esse encontro as decisões foram levadas pelos Coordenadores de Núcleo para a Assembleia Geral Extraordinária Ordinária (AGEO), que ocorreu no dia 15/03, momento em que ficou consolidada a representatividade dos associados e a homologação de todos os resultados aprovados na Assembleia de Núcleos.
Cooperativa reúne coordenadores de núcleo do Rio Grande do Sul e Espírito Santo
Também no dia 15/03, foi realizado a 1ª Convenção de Coordenadores de Núcleo, reunindo, no salão da Comunidade de Guia Lopes, em Santa Rosa mais de 450 coordenadores da área de atuação do Rio Grande do Sul e mais de 40 coordenadores da área de atuação do Espírito Santo. Foi abordado sobre a essência do cooperativismo, a história do cooperativismo e do Sicredi e o papel do coordenador de núcleo.
“Foi muito enriquecedor a Convenção, principalmente para nós coordenadores do Espírito Santo, que viemos para Rio Grande do Sul, onde o cooperativismo já está há mais de 100 anos. Conhecer novas pessoas, para ver sobre o cooperativismo no Rio Grande do Sul e a história da região e da Cooperativa”, disse Gilberto Miranda Fernandes, coordenador de núcleo no município de Marataízes/ES
Para saber mais sobre os resultados, acesse o Relatório Anual da Sicredi União RS/ES em https://www.sicredi.com.br/coop/uniaorses/documentos-e-relatorios/ e baixe o Relatório 2024.
Destaque
Oportunidades de Trabalho em Santa Rosa: Diversas Vagas Disponíveis

Santa Rosa está repleta de oportunidades para quem busca ingressar ou se reposicionar no mercado de trabalho. Nesta sexta (14/03), uma ampla gama de vagas está disponível para diferentes áreas de atuação. Se você está em busca de emprego, confira as oportunidades e prepare seu currículo!
Vagas Disponíveis
Entre as oportunidades ofertadas, há cargos para diversos níveis de escolaridade e experiência. Confira algumas das principais vagas:
- Setor Administrativo e Jurídico: Advogado, Assistente Fiscal/Tributário, Auxiliar de Departamento Pessoal, Auxiliar Contábil, Analista de Marketing.
- Estágios: Administração, Engenharia Civil.
- Atendimento e Vendas: Caixa de Loja, Corretor de Imóveis, Recepcionista (loja, hotel, motel), Promotor(a) de Vendas, Atendente de Loja, Assistente Comercial, Vendedor(a) (interno/externo, de confecções, calçados, consórcios, máquinas agrícolas e produtos diversos).
- Setor Industrial e Construção: Encarregado de Obras, Engenheiro Civil, Eletricista Industrial/Residencial, Operador de Máquina de Corte de Roupas, Pintor Industrial, Soldador, Torneiro CNC, Mecânico de Caminhões e de Motocicletas.
- Gastronomia e Serviços Gerais: Cozinheira de Restaurante, Confeiteiro, Auxiliar de Cozinha, Garçom, Atendente de Lanchonete, Empregada Doméstica, Jardineiro, Tosador de Animais Domésticos.
- Logística e Transporte: Motorista de Caminhão Basculante, Motorista de Carreta, Motorista Entregador (com EAR), Ajudante de Motorista, Despachante Emplacador.
- Outros Setores: Técnico em Segurança do Trabalho, Controlador de Pragas, Inspetor de Qualidade, Fiscal de Tráfego, Trabalhador Rural, Monitor Agrícola, Apontador de Obras.
Além dessas, há oportunidades específicas como Vaga PCD para Analista de Riscos Corporativos.
Como se candidatar?
Os interessados devem comparecer à agência de empregos portando documento pessoal (RG/CPF/CNH) e currículo atualizado.
Horário de Atendimento:
- Segunda a quinta-feira: 08h às 16h
- Sexta-feira: 08h às 15h (sem fechar ao meio-dia)
Local: Avenida Rio Branco, 634 – Centro, Santa Rosa. Informações e dúvidas: (55) 98106-0029
Não perca essa chance! Atualize seu currículo e aproveite as oportunidades disponíveis no mercado de trabalho de Santa Rosa.
[mailpoet_form id="1"]
Clima/Tempo6 anos atrásFrio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
Uncategorized6 anos atrásIsadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
Destaque6 anos atrás94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
Uncategorized6 anos atrásGrave acidente na RS 344 em Santa Rosa
Destaque6 anos atrásAtenção para não ser multado na Argentina
Destaque6 anos atrásPaciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
Uncategorized6 anos atrásCorpo de homem é encontrado sem vida
- Curiosidades6 anos atrás
Por que pessoas de cabelos ruivos e olhos azuis são raras?

















































