Destaque
Atenção para não ser multado na Argentina
Para transitar na Argentina seu veículo deve ter extintor e kit de primeiros socorros

Segundo informações obtidas pelo Portal Plural alguns veículos brasileiros foram multados na Argentina por não estarem dentro da legislação de trânsito do pais vizinho. Por exemplo no Brasil o uso de extintor não é mais obrigatório mas no país vizinho sim, assim como o kit de primeiros socorros.
Pensando nisso o Portal Plural trás algumas informações necessárias para você. Durante 90 dias, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é suficiente para que o turista brasileiro conduza veículos na Argentina. Após este prazo, é necessário solicitar a licença argentina para conduzir, caso não tenha a Permissão Internacional para Dirigir (PID). O motorista também deve portar documento de identidade original (RG) emitido nos últimos 10 anos, ou passaporte, e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).
Para veículos registrados no Brasil que ingressam em países do Mercosul, a Carta Verde é um seguro obrigatório que cobre danos de terceiros afetados por acidentes de trânsito e que pode ser obtido no Banco do Brasil ou com seguradoras autorizadas. Os veículos poderão ser conduzidos pelo proprietário, por seu cônjuge ou por familiares de até segundo grau de consanguinidade. Outras pessoas necessitam ser autorizadas expressamente.
Em território argentino, o farol baixo aceso é obrigatório a qualquer hora do dia, assim como os seguintes acessórios: uso do cinto de segurança – inclusive nos bancos traseiros, cabo de aço para reboque, dois triângulos de sinalização, kit de primeiros socorros, extintor de incêndio e correntes para pneus, caso neve no destino pretendido. Vale ressaltar que os vidros dos automóveis devem ser transparentes o suficiente para que os ocupantes sejam reconhecidos.
Para quem for viajar de automóvel, camioneta, caminhonete, utilitário para Argentina, não esquecer de:
01-Levar EXTINTOR DE INCÊNDIO com carga validade, pois a fiscalização de trânsito está exigindo;
02-ENGATE DE REBOQUE para os mesmos tipos de veículos quem tiverem o engate de reboque leve e que não está sendo usado (tracionando reboque), terá que dar um jeito de tirar a parte saliente que fica fora do para-choque. (existem modelos – conjunto – de engates de reboques instalados que tem a opção de remover essa parte que fica saliente);
03)-TRIÂNGULO, no mínimo 2 em cada veiculo.
04)-Kit primeiros socorros(estojo)”;
05)-Cambão;
06)-Lençol mortuário “pano ou .. branco ou preto” (esse deve ser para quando ocorrer acidente e houver vitimas para cobrir);
07)-Colete refletivo pra identificar o motorista (ou faixa refletiva ajustável para segurança);
08)-Carta Verde;
09)- Caminhonete: adesivo com velocidade a máxima permitida 110 km/h e fita reflexivas vermelhas traseira do veiculo; e,
10)–Documentação obrigatória do veiculo(CRLV) e do condutor do veiculo (CNH).
OBSERVAÇÃO: Os brasileiros que viajarem para o Paraguai precisarão portar o Certificado Internacional de Vacinação (CIVP), emitido no site da Anvisa. Brasileiros que viajarem para o Paraguai terão que se vacinar contra a febre amarela para entrar no país vizinho. A exigência foi feita pelo Ministério de Saúde Pública do Paraguai.
Informações Inspecar Inspeções Veiculares / Brasileiros na Argentina
Destaque
Inteligência Artificial, criação de nova disciplina para escolas municipais é proposta por Carlos Nasi

Na Sessão do dia 14/04/2025, o Vereador Carlos Alberto Marchioro Nasi (Progressistas) protocolou um Projeto de Lei para incorporar nova disciplina a grade curricular das escolas municipais de Santa Rosa, trata-se da disciplina Inteligência Artificial (I.A.).
Nasi salienta que o uso da Inteligência Artificial na formação de alunos os familiariza com tecnologias emergentes, preparando-os para um futuro no qual a habilidade de interagir com sistemas inteligentes será cada vez mais essencial.
O vereador lembra que o cenário educacional deve se manter em constante evolução. A Inteligência Artificial emerge como uma ferramenta poderosa para enriquecer a experiência de aprendizado, proporcionando benefícios significativos para alunos, educadores e instituições de ensino.
“Independentemente da profissão futura que os alunos irão escolher, a Inteligência Artificial será útil, porque estará presente em todos os setores, sendo assim essa uma experiência que irá ajudar os alunos a enxergar novas possibilidades profissionais” completa o vereador.
Destaque
Ação solidária com galetos neste sábado busca ajudar santa-rosense em tratamento pós-cirúrgico

No dia 14 de março, Fernando Schmidt passou por uma cirurgia de grande porte. O que todos esperavam ser um processo de recuperação difícil, mas administrável, acabou se tornando um verdadeiro desafio. “Nós sabíamos que a cicatrização não seria fácil, mas não imaginávamos que chegaria a esse ponto”, conta Fernando.
No início, os curativos eram simples — apenas gases e esparadrapo. No entanto, a intensa secreção fez com que o tratamento básico não fosse suficiente. Isso resultou em uma infecção, abertura dos pontos e, em pouco tempo, Fernando estava com um corte de mais de 30 centímetros aberto na perna.
Foi então que surgiu uma nova esperança: o Tratamento por Pressão Negativa (TPN), também conhecido como curativo a vácuo. “Nos primeiros sete dias, o curativo drenava cerca de 800ml de secreção por dia. Desde então, sigo com esse tratamento, que tem ajudado muito, mesmo que de forma bem gradativa”, explica.
Esse tipo de tratamento é relativamente novo na medicina e ainda não é coberto pelo SUS, o que significa que todos os custos precisam ser pagos de forma particular. Para seguir com a recuperação, Fernando e seus amigos o estão organizando uma ação solidária.
Ação com venda de galetos será neste sábado na Vigor
Neste sábado, será realizada uma venda de galetos na Vigor com o objetivo de arrecadar fundos para o tratamento. Os cartões estão à venda no Papa Burguer, na própria Vigor, ou diretamente com Fernando, pelo WhatsApp (55 9 9222-8665) e Instagram (@schmidt_com_schmidt).
“Tenho uma turma de amigos e familiares que estão me apoiando muito. Eles têm sido essenciais nas vendas e na organização. Algumas empresas da região também estão contribuindo para que tudo aconteça da melhor forma”, agradece Fernando. “Sou muito grato por todos!”, finaliza.
[mailpoet_form id="1"]Destaque
Santa Rosa amplia serviços de reabilitação auditiva e intelectual com anúncio de novo prédio do CER II

A Prefeitura de Santa Rosa anunciou uma grande novidade para a área da saúde. Foi assinada a ordem de início da construção do novo prédio do Centro Especializado em Reabilitação Auditiva e Intelectual – CER II. Com investimento superior a R$ 5 milhões, repassados pelo Ministério da Saúde, a nova sede vai qualificar o atendimento especializado para pessoas com deficiência, beneficiando não apenas o município, mas outras seis cidades da região Noroeste.
Após uma década da implantação do CER II em Santa Rosa, o serviço referência em reabilitação auditiva e intelectual vai ganhar uma nova estrutura. O prefeito Anderson Mantei assinou a ordem de início para as obras da nova sede do centro, que será construída em uma área total de 1.430,89 m², localizada na Rua Germano Dockhorn, ao lado do CRAS de Cruzeiro, “Essa é uma obra que simboliza cuidado, respeito e investimento em quem mais precisa. É uma conquista para Santa Rosa e toda a região”, enfatizou o prefeito.
O projeto foi elaborado pela equipe de arquitetos e engenheiros da Prefeitura e prevê uma infraestrutura moderna, pensada para acolher e qualificar ainda mais os atendimentos. Serão 10 salas de consultório e 6 salas de terapias que permitirão o desenvolvimento de atividades práticas, ações em grupo e estimulação precoce. O prédio contará ainda com vestiários, sanitários com acessibilidade, fraldários, depósito, almoxarifado, copa, sala de reuniões, recepção, sala administrativa, sala de audiometria com tratamento acústico completo e um auditório com capacidade para 36 pessoas.
Um dos grandes diferenciais do novo espaço está no atendimento ao público com Transtorno do Espectro Autista (TEA). As salas destinadas a esse grupo receberão tratamento acústico especial, e as áreas de atividade prática e estimulação precoce contarão com estruturas metálicas para atividades suspensas, trabalhadas pelos profissionais de fisioterapia e terapia ocupacional. Segundo o Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, a nova sede representa um avanço importante na qualidade do atendimento, “Cada profissional terá sua própria sala de atividades, o que vai permitir um cuidado mais individualizado e uma qualificação ainda maior nos serviços oferecidos aos nossos usuários”. A previsão de conclusão da obra é de 540 dias, conforme estipulado em contrato.
[mailpoet_form id="1"]- Clima/Tempo5 anos atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
- Uncategorized5 anos atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
- Destaque5 anos atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
- Uncategorized5 anos atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM
- Curiosidades5 anos atrás
Por que pessoas de cabelos ruivos e olhos azuis são raras?