Tecnologia
Facebook começa a liberar novo visual da rede social; veja como fica

O Facebook parece pronto para começar a experimentar no mundo real o novo visual da rede social nos desktops. Usuários estão sendo alertados da opção de testar a nova versão do serviço, chamada de “O Novo Facebook”, por meio de um pop-up quando eles fazem o login na plataforma.
A nova interface foi revelada no ano passado, em abril, quando a companhia anunciou uma nova identidade visual que minimizaria significativamente os tons de azul que se tornaram marcantes do Facebook. Os aplicativos de celular já contam com essa nova identidade, mas quando você acessa a plataforma pelo computador, ainda se depara com o visual azul antigo.
Com o novo visual menos azul e mais branco, o Facebook também vai implementar um modo escuro, similar ao que já existe em tantos serviços e aplicativos, com o objetivo de tornar o uso da plataforma menos desgastante para os olhos. Você pode ver as mudanças na imagem abaixo.

O menu lateral foi drasticamente redesenhado para destacar funcionalidades e grupos da rede social que você tende a acessar com mais frequência. Da mesma forma, os ícones no topo da página seguem a lógica dos aplicativos móveis, dando destaque para os recursos mais acessados.
Por enquanto, a liberação do novo visual do Facebook está em fase experimental, o que significa que poucos usuários estão recebendo a notificação para realizar os testes. Não há previsão de quando a nova interface seria liberada para todos.
Vale lembrar que, no passado, o Facebook já tentou redesenhar sua rede social nos desktops e desistiu no meio do caminho após um período de testes. O projeto havia sido anunciado em 2013, chegou a alguns usuários que, aparentemente, não gostaram muito, a ponto de forçar a companhia a desistir da ideia.
Olhar Digital
Tecnologia
Justiça do Trabalho gaúcha registra aumento no número de ataques hackers

O TRT4 (Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região), com sede em Porto Alegre, registrou um aumento significativo no número de ataques cibernéticos efetivos – aqueles que geram algum impacto nos sistemas – entre 2022 e 2024.
Enquanto 12 incidentes foram contabilizados em 2022 e 13 em 2023, o número saltou para 19 em 2024. No entanto, o diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações da Corte, André Farias, ressaltou que o volume de tentativas de ataques virtuais registrado diariamente é muito maior.
“Centenas de milhares de tentativas de ações maliciosas são registradas todos os dias, 24 horas por dia, todas devidamente bloqueadas pelos sistemas de segurança da informação”, afirmou Farias.
“O número, a complexidade e o poder danoso dos ataques têm aumentado cada vez mais ao longo dos anos”, disse o diretor, destacando a importância de manter sistemas robustos e atualizados para conter essas ameaças.
Somente entre 11 e 21 de novembro de 2024, os sistemas do tribunal bloquearam um robô (programa automatizado) que disparou 183 milhões de requisições ao sistema PJe (Processo Judicial Eletrônico). Frente ao avanço dos ataques hackers, o TRT4 tem intensificado a sua defesa cibernética.
Os ataques hackers mais frequentes enfrentados pela Justiça do Trabalho gaúcha são varreduras de rede, phishing e negação de serviço distribuído (DDoS, na sigla em inglês).
As varreduras de rede tentam identificar vulnerabilidades nos sistemas para futuras explorações. O phishing busca capturar credenciais de usuários ou induzi-los a executar programas maliciosos (softwares prejudiciais). Já os ataques DDoS visam sobrecarregar os sistemas e indisponibilizar o acesso a serviços digitais, como o PJe e o site do TRT4.
A origem dos ataques, muitas vezes, é mascarada por meio de técnicas que dificultam a identificação dos agressores. Contudo, investigações apontaram ações de organizações criminosas internacionais altamente especializadas.
Fonte: O Sul.
[mailpoet_form id="1"]Destaque
Instagram abandona formato quadrado e divide reações entre os usuários
Geral
WhatsApp lança recurso para transformar áudios em texto; aprenda a utilizar

Clima/Tempo6 anos atrásFrio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
Uncategorized6 anos atrásIsadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
Destaque6 anos atrás94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
Uncategorized6 anos atrásGrave acidente na RS 344 em Santa Rosa
Destaque6 anos atrásAtenção para não ser multado na Argentina
Destaque6 anos atrásPaciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
Uncategorized6 anos atrásCorpo de homem é encontrado sem vida
- Curiosidades6 anos atrás
Por que pessoas de cabelos ruivos e olhos azuis são raras?












































