Orlando Desconsi
Nenhum celular e ou carro elétrico funciona sem lítio.
Num deserto de sal da Bolívia está à maior reserva desta cobiçada matéria-prima.
O governo Morales fez de tudo para não repetir a história de exploração colonial. Mas num lago seco de 10 mil Km quadrados, o Solar de Uyuni. Segundo o Engenheiro Juan Montenegro, “aqui começa a era industrial de nosso país”. Ele se refere ao lítio, uma matéria-prima que atualmente interessa às corporações de todo o mundo.
Na Bolívia um novo golpe, as elites não resistem. Se perdem no voto tem que interromper o governo na marra. O que está em jogo na Bolívia além do petróleo é o gás natural, que o país tem a maior reserva do mundo, e a mais recentemente descoberta do lítio, que é usado para recarregar baterias. Sem o íon-lítio, não se tem telefone celular, bicicleta elétrica e naturalmente, nada de carro elétrico. Estima-se que a demanda global pelo lítio alcançará 111 mil toneladas até 2025.
O Governo de Evo Morales vinha resistindo aos investidores estrangeiros interessados, especialmente aos Estados Unidos, mantendo as portas fechadas para esses interesses.
O lítio, mais do que as reservas de petróleo e do cobiçado gás natural, é o que mais interessa. A Bolívia tem 70% das reservas de lítio do mundo.
O golpe da extrema-direita na Bolívia que está ocorrendo com extrema violência, não é pelo quarto mandato consecutivo de Evo Morales, nem pela suposta fraude eleitoral, já descartada. Evo se dispôs a realizar uma nova eleição, não adiantou, pois eles sabem que perdem no voto. Com o golpe e só com ele, para impor um governo que esteja a serviço dos interesses do grande capital, por lá estava a Organização dos Estados Americanos (OEA).
Governo Bolsonaro propõe o fim do seguro DPVAT, que indeniza vítimas de acidentes. Vamos nos dar conta de sua falta quando tivermos um sinistro na família. Lamentável. Tudo indica que é um ato de vingança para prejudicar seu ex-aliado, Presidente do PSL, Luciano Bivar. Até o SUS será afetado recebendo menos dinheiro.
Banrisul teve de lucro líquido neste 3º trimestre de R$ 291 milhões. O Governador Eduardo Leite (PSDB) quer que os seus “amigos” (setor privado-financeiro) fiquem com esse lucro e não o Governo que precisa botar a folha em dia. Lastima.
Lula corretamente chama atenção para a política econômica equivocada do atual governo. Pois esta só aumenta a desigualdade, só quem ganha os que se encontram na chamada elite, 1% dos brasileiros que vivem do rentismo.
Dia 12.11.19. Marque esta data. Congresso promulga a reforma da previdência que vai deixar muita gente sem direito à aposentadoria. Quem conseguir se aposentar receberá bem menos de benefício. Nós lutamos contra e avisamos que seria muito ruim para o povo. Lembram que lutamos contra e denunciávamos a reforma trabalhista, hoje a própria imprensa mediante os dados oficiais, reconhece que não se confirmou as expectativas anunciadas pelos defensores. Esta é mais uma lei anti-povo trabalhador. Orlando Desconsi
Orlando Desconsi
Quais as medidas adotadas para melhorar a vida do povo?

Já se passaram 10 meses do governo Jair Bolsonaro (PSL) e o povo pergunta: quais as medidas adotadas para melhorar a vida do povo? Ninguém responde. É que até agora só houveram medidas para melhorar a vida dos Banqueiros e alguns investidores estrangeiros. Para o povo mesmo só o fim do horário de verão e prejuízos com menos emprego, menos salário, trabalhar aos domingos, dificuldade de se aposentar e se aposentar ganhando menos e trabalhando mais tempo.
PT, denúncia Bolsonaro (PSL) e Moro ao STF: O PT, ingressou dia 04 de novembro no STF com notícia-crime contra o Presidente Jair Bolsonaro, seu filho Carlos Bolsonaro e o Ministro da Justiça Sérgio Moro. Motivo: As investigações do caso Marieli, dois milicianos moradores do condomínio Vivendas, onde mora Bolsonaro foram os autores da morte, falta identificar o mandante, no entanto, as evidências levam ao apartamento de número 58, moradia do Presidente Bolsonaro ou é o próprio e ou um de seus filhos que estão envolvidos com os milicianos pelas evidências.
Governo Leite (PSDB) vêem se mostrando uma tragédia, em 10 meses só enviou um projeto para a Assembléia Legislativa que previa a fim do plebiscito para vender CEEE, Sulgás, CRM. É muito pouco em 10 meses de governo. Quando anunciou o segundo que foi acabar com o desconto do IPVA e acabar com o parcelamento tornando tudo em parcela única em janeiro, levou uma pressão da sociedade e de dentro do governo e não resistiu um dia. Voltou atrás como era antes. É pouco trabalho em favor do povo e muita conversa fiada para preencher o tempo. Mais trabalho Governador.
A tentativa de se livrar da responsabilidade com a educação por parte do Governo Eduardo Leite (PSDB) é um absurdo. Onde pode passar para os municípios a responsabilidade, ele joga. Logo os municípios não suportarão sozinhos esta responsabilidade sem o acompanhamento dos recursos. Criando o caos amanhã.
Sugestão ao Governo Vicini (PP): Está faltando uns 200 metros para a conclusão de asfalto da Av. Bráulio de Oliveira até próximo do anel rodoviário, ou seja, em frente ao Pólo Multissetorial. É um trecho muito utilizado pelos motoristas para entrada e saída da cidade. Prefeito faz um esforço para concluir este trecho.
É muito estranho ver o governo municipal iniciar a campanha política um ano e meio antes da data da próxima eleição, inclusive com escolha de pré-candidato em seu partido, o PP. Está querendo manter o poder pelo poder. Pois, tem o mandato em curso faltando mais de um quarto do tempo e demonstra um certo cansaço, é uma forma esperta de desviar a atenção dos problemas corriqueiros de seu governo e usar a máquina antecipadamente para priorizar seu pré-candidato. O pré- candidato aparece em fotografias de atos do governo sem ser mais do governo, em discursos do prefeito faz questão de citar seu candidato. Isso pode? Não é campanha antecipada?
Eu pergunto ao Governo Vicini (PP): Quando mesmo vai concluir a regularização fundiária no Bairro Auxiliadora, que beneficiaria 600 famílias? Estás fechando 7 anos de governo e este convênio estava em andamento assinado em 2010, pelo meu governo, com o gov. Dilma. Para as vilas mais pobres as melhorias não são importantes? O que justifica quase 7 anos de demora?
Prefeitura de Santa Rosa em turno único: Já no mês novembro. O ano começa a morrer muito cedo. Com a direita no Município, no Estado e na União estamos indo a breca cada vez mais.
por Orlando Desconsi
[mailpoet_form id="1"]
Clima/Tempo6 anos atrásFrio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
Uncategorized6 anos atrásIsadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
Destaque6 anos atrás94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
Uncategorized6 anos atrásGrave acidente na RS 344 em Santa Rosa
Destaque6 anos atrásAtenção para não ser multado na Argentina
Destaque6 anos atrásPaciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
Uncategorized6 anos atrásCorpo de homem é encontrado sem vida
- Curiosidades6 anos atrás
Por que pessoas de cabelos ruivos e olhos azuis são raras?











































