Nenhum celular e ou carro elétrico funciona sem lítio. – Portal Plural
Connect with us

Orlando Desconsi

Nenhum celular e ou carro elétrico funciona sem lítio.

Publicado

em



 

Num deserto de sal da Bolívia está à maior reserva desta cobiçada matéria-prima.

O governo Morales fez de tudo para não repetir a história de exploração colonial. Mas num lago seco de 10 mil Km quadrados, o Solar de Uyuni. Segundo o Engenheiro Juan Montenegro, “aqui começa a era industrial de nosso país”. Ele se refere ao lítio, uma matéria-prima que atualmente interessa às corporações de todo o mundo.

Na Bolívia um novo golpe, as elites não resistem. Se perdem no voto tem que interromper o governo na marra. O que está em jogo na Bolívia além do petróleo é o gás natural,  que o país tem a maior reserva do mundo, e a mais recentemente descoberta do lítio, que é usado para recarregar baterias. Sem o íon-lítio, não se tem telefone celular, bicicleta elétrica e naturalmente, nada de carro elétrico. Estima-se que a demanda global pelo lítio alcançará 111 mil toneladas até 2025.

O Governo de Evo Morales vinha resistindo aos investidores estrangeiros interessados, especialmente aos Estados Unidos, mantendo as portas fechadas para esses interesses.

O lítio, mais do que as reservas de petróleo e do cobiçado gás natural, é o que mais interessa. A Bolívia tem 70% das reservas de lítio do mundo.

O golpe da extrema-direita na Bolívia que está ocorrendo com extrema violência, não é pelo quarto mandato consecutivo de Evo Morales, nem pela suposta fraude eleitoral, já descartada. Evo se dispôs a realizar uma nova eleição, não adiantou, pois eles sabem que perdem no voto. Com o golpe e só com ele, para impor um governo que esteja a serviço dos interesses do grande capital, por lá estava a Organização dos Estados Americanos (OEA).

Governo Bolsonaro propõe o fim do seguro DPVAT, que indeniza vítimas de acidentes. Vamos nos dar conta de sua falta quando tivermos um sinistro na família. Lamentável. Tudo indica que é um ato de vingança para prejudicar seu ex-aliado, Presidente do PSL, Luciano Bivar. Até o SUS será afetado recebendo menos dinheiro.

Banrisul teve de lucro líquido neste 3º trimestre de R$ 291 milhões. O Governador Eduardo Leite (PSDB) quer que os seus “amigos” (setor privado-financeiro) fiquem com esse lucro e não o Governo que precisa botar a folha em dia. Lastima.

Lula corretamente chama atenção para a política econômica equivocada do atual governo. Pois esta só aumenta a desigualdade, só quem ganha os que se encontram na chamada elite, 1% dos brasileiros que vivem do rentismo.

Dia 12.11.19. Marque esta data. Congresso promulga a reforma da previdência que vai deixar muita gente sem direito à aposentadoria. Quem conseguir se aposentar receberá bem menos de benefício. Nós lutamos contra e avisamos que seria muito ruim para o povo. Lembram que lutamos contra e denunciávamos a reforma trabalhista, hoje a própria imprensa mediante os dados oficiais, reconhece que não se confirmou as expectativas anunciadas pelos defensores. Esta é mais uma lei anti-povo trabalhador.  Orlando Desconsi

Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Orlando Desconsi

Quais as medidas adotadas para melhorar a vida do povo?

Publicado

em



 

Já se passaram 10 meses do governo Jair Bolsonaro (PSL) e o povo pergunta: quais as medidas adotadas para melhorar a vida do povo? Ninguém responde. É que até agora só houveram medidas para melhorar a vida dos Banqueiros e alguns investidores estrangeiros. Para o povo mesmo só o fim do horário de verão e prejuízos com menos emprego, menos salário, trabalhar aos domingos, dificuldade de se aposentar e se aposentar ganhando menos e trabalhando mais tempo.

PT, denúncia Bolsonaro (PSL) e Moro ao STF: O PT, ingressou dia 04 de novembro no STF com notícia-crime contra o Presidente Jair Bolsonaro, seu filho Carlos Bolsonaro e o Ministro da Justiça Sérgio Moro.  Motivo: As investigações do caso Marieli, dois milicianos moradores do condomínio Vivendas, onde mora Bolsonaro foram os autores da morte, falta identificar o mandante, no entanto, as evidências levam ao apartamento de número 58, moradia do Presidente Bolsonaro ou é o próprio e ou um de seus filhos que estão envolvidos com os milicianos pelas evidências.

Governo Leite (PSDB) vêem se mostrando uma tragédia, em 10 meses só enviou um projeto para a Assembléia Legislativa que previa a fim do plebiscito para vender CEEE, Sulgás, CRM. É muito pouco em 10 meses de governo. Quando anunciou o segundo que foi acabar com o desconto do IPVA e acabar com o parcelamento tornando tudo em parcela única em janeiro, levou uma pressão da sociedade e de dentro do governo e não resistiu um dia. Voltou atrás como era antes. É pouco trabalho em favor do povo e muita conversa fiada para preencher o tempo. Mais trabalho Governador.

A tentativa de se livrar da responsabilidade com a educação por parte do Governo Eduardo Leite (PSDB) é um absurdo. Onde pode passar para os municípios a responsabilidade, ele joga. Logo os municípios não suportarão sozinhos  esta responsabilidade sem o acompanhamento dos recursos. Criando o caos amanhã.

Sugestão ao Governo Vicini (PP): Está faltando uns 200 metros para a conclusão de asfalto da Av. Bráulio de Oliveira até próximo do anel rodoviário, ou seja, em frente ao Pólo Multissetorial. É um trecho muito utilizado pelos motoristas para entrada e saída da cidade. Prefeito faz um esforço para concluir este trecho.

É muito estranho ver o governo municipal iniciar a campanha política um ano e meio antes da data da próxima eleição, inclusive com escolha de pré-candidato em seu partido, o PP. Está querendo manter o poder pelo poder. Pois, tem o mandato em curso  faltando mais de um quarto do tempo e demonstra um certo cansaço, é uma forma esperta de desviar a atenção dos problemas corriqueiros de seu governo  e usar a máquina antecipadamente para priorizar seu pré-candidato. O pré- candidato aparece em fotografias de atos do governo sem ser mais do governo, em discursos do prefeito faz questão de citar seu candidato. Isso pode? Não é campanha antecipada?

Eu pergunto ao Governo Vicini (PP): Quando mesmo vai concluir a regularização fundiária no Bairro Auxiliadora, que beneficiaria 600 famílias? Estás fechando 7 anos de governo e este convênio estava em andamento assinado em 2010, pelo meu governo, com o gov. Dilma. Para as vilas mais pobres as melhorias não são importantes? O que justifica quase 7 anos de demora?

Prefeitura de Santa Rosa em turno único: Já no mês novembro. O ano começa a morrer muito cedo. Com a direita no Município, no Estado e na União estamos indo a breca cada vez mais.

por Orlando Desconsi

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PORTAL PLURAL LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2022 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×