205 escolas estaduais de ensino médio terão aulas em tempo integral
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205 escolas estaduais de ensino médio terão aulas em tempo integral

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A partir de 2024, a rede estadual de ensino contará com um total de 205 escolas de Ensino Médio em tempo integral, até o ano passado, haviam  111 escolas. Dentre as 94 novas instituições que adotarão essa modalidade, incluem-se os Colégios Tiradentes, sob administração da Brigada Militar, e escolas técnicas agrícolas. Adicionalmente, 71 das 205 instituições, que já oferecem o Ensino Fundamental em sua grade curricular, expandirão o tempo integral para os anos finais, abrangendo do 6º ao 9º ano. As aulas estão programadas para iniciar em 19 de fevereiro.

Considerando todas as etapas do ensino, a rede estadual passará a contar com 281 instituições de Educação Básica oferecendo ensino em tempo integral neste ano letivo. A Secretaria da Educação (Seduc) destaca que a meta atual é ampliar a oferta tanto para o Ensino Médio quanto para os anos finais do Fundamental. No Rio Grande do Sul, existem 2,3 mil escolas estaduais.

O governo estabeleceu como objetivo transformar 50% das instituições de Ensino Médio da rede pública em tempo integral até 2026, atingindo 25% de matrículas nessa modalidade. No entanto, a secretária da Educação, Raquel Teixeira, destaca que o maior aumento na adesão está previsto para a transição de 2025 para 2026. Ela enfatiza a necessidade de tempo para preparar infraestrutura, formar professores e criar condições ideais de funcionamento.

Na semana passada, o governo do Estado iniciou o repasse de aproximadamente R$ 100 milhões para as 2,3 mil instituições da rede estadual, visando melhorar a infraestrutura das escolas e fortalecer a implementação do programa. Desse montante, R$ 15 milhões serão direcionados às escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, com foco na qualificação de cozinhas e refeitórios. Além disso, o governo anunciou a nomeação de 1.542 professores efetivos para atuarem na rede estadual.

A lista de escolas terão o programa em 2024 foi publicada em portaria da Seduc no Diário Oficial do Estado em 29 de dezembro de 2023.

A oferta de aulas em tempo integral é uma das recomendações mencionadas pela Assembleia Legislativa, que, em outubro, apresentou a proposta do Marco Legal da Educação para aprimorar a educação no RS. Especialistas concordam que, sem aumentar a carga horária, torna-se desafiador preparar os alunos para o Enem e vestibular.

No modelo adotado pelo RS para o Ensino Médio em tempo integral, são oferecidas nove horas de aulas diárias, totalizando uma matriz curricular própria de 1,5 mil horas de atividades por ano e 4,5 mil horas até a conclusão da etapa. Nos finais do Ensino Fundamental em turno integral, a jornada diária aumenta de 4h30min para 9h.

Fonte: GZH

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Mulheres e Educação: O protagonismo feminino na Unijuí e novas oportunidades acadêmicas

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Nesta quarta-feira (02), o programa D’Life recebeu Bruna Comparsi, Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, e Taciana Enderle, Coordenadora do Campus Santa Rosa da mesma instituição. A conversa abordou o protagonismo feminino na educação e as novas oportunidades acadêmicas na Unijuí, universidade que ostenta conceito 5 no MEC.

A presença feminina na educação tem sido um fator essencial para o crescimento e emancipação das mulheres. Esse reflexo é evidente na Unijuí, onde 65% dos estudantes são mulheres, além de uma maioria feminina entre professores, técnicos e colaboradores. A ocupação de espaços antes inacessíveis para mulheres tem sido impulsionada pela educação, que se mostra um fator transformador.

Taciana Enderle enfatizou a importância da educação para todas as idades e destacou o programa 40 MAIS da Unijuí, que oferece descontos proporcionais à idade do estudante, incentivando a educação continuada e a inclusão acadêmica.

Novos Cursos e Expansão Acadêmica

Bruna Comparsi e Taciana Enderle também trouxeram novidades sobre os cursos que serão implementados na Unijuí em 2025. O campus Santa Rosa recebeu sua primeira turma nos cursos de Biomedicina, Farmácia e Fisioterapia, ampliando as opções na área da saúde.

A grande novidade anunciada foi a oferta dos cursos de Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Gestão do Agronegócio (tecnólogo), este último com duração de dois anos e meio, tornando-se uma opção atrativa para quem busca formação rápida e direcionada ao mercado de trabalho. As inscrições já estão abertas, e nos próximos dias ocorrerá o vestibular de inverno.

Curso de Medicina: Expectativa pelo Resultado

Outro ponto destacado foi o curso de Medicina, que possui um edital diferenciado. No Rio Grande do Sul, quatro regiões receberão o curso, com 11 regiões concorrendo e 19 projetos apresentados. Inicialmente, o resultado estava previsto para março, mas foi adiado para o dia 27 de junho, aumentando a expectativa dos candidatos e da comunidade acadêmica.

Com essas iniciativas, a Unijuí reforça seu compromisso com a educação inclusiva e inovadora, promovendo o crescimento profissional e pessoal de seus estudantes e consolidando-se como uma instituição de excelência no ensino superior.

 

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A importância da Escola de Educação Profissional e Técnica como fundamento no desenvolvimento de nossos cidadãos

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Por Liziana Pfarrius Ladeira Karam – diretora do Senac Santa Rosa, formada em Administração de Empresas com Especialização em Liderança, Coaching e Gestão Pessoas

Nos meus mais de 10 anos de experiência no ramo da educação profissional e técnica, posso afirmar que a escola desempenha um papel fundamental na formação de profissionais qualificados e competentes. A escola não é apenas um local de ensino, mas sim um ambiente de aprendizado e desenvolvimento que prepara os alunos para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.

A educação profissional e técnica é essencial para o desenvolvimento econômico e social de um país, fornecendo aos alunos as habilidades e competências necessárias para exercer uma profissão, contribuindo com o crescimento da produtividade e a competitividade das empresas.

Para além disso, o papel da escola na educação ajuda a reduzir a desigualdade social e a promover a mobilidade social através de projetos inovadores, diversos e inclusivos. A escola é um ambiente motivador para ações positivas e que enriquecem a cultura, reduzem a violência e a criminalidade e no caso da escola profissionalizante, é protagonista importantíssima na redução do desemprego.

No mês em que se comemora o dia da Escola cabe a todos nós enquanto sociedade refletir sobre a importância dessa instituição em nossa sociedade e cada vez mais contribuir para que ações sejam realizadas para fortalecer a educação básica, fundamental e profissional em nosso país.

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Escolas da Rede Municipal de Ensino recebem novos materiais de raciocínio lógico-matemático

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A Prefeitura de Santa Rosa adquiriu novos materiais de raciocínio lógico-matemático para as escolas do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino. O objetivo é reforçar a compreensão dos alunos em relação aos conteúdos matemáticos, promovendo a resolução de problemas de forma ativa, prática e dinâmica. Os itens foram distribuídos nas 13 EMEFs do município e irão auxiliar os professores no desenvolvimento de atividades pedagógicas.

O material, que será utilizado como apoio no trabalho desenvolvido em sala de aula, influencia diretamente na aprendizagem dos alunos, favorecendo a socialização, a organização do pensamento, a concentração e a resolução de problemas matemáticos e do cotidiano. A Secretária de Educação, Josyane Heck, destacou a importância da ação, “Estamos constantemente renovando nosso acervo de materiais pedagógicos, sempre com o foco em estimular novas habilidades. Com certeza, serão bem aproveitados e vão promover, de forma lúdica e prática, o aprendizado dos nossos estudantes”.

Ao todo, 3.800 alunos serão contemplados com o material de raciocínio lógico-matemático, que irá auxiliar em disciplinas que exigem habilidades analíticas, como matemática, ciências exatas e programação.

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